Random header image... Refresh for more!

Marcando presença no Cervejocast

O chef de cozinha e sommelier de cervejas Ronaldo Rossi trabalha como professor, consultor e chef executivo há quase 20 anos. Um dos grandes nomes do meio cervejeiro brasileiro, Ronado dá aulas de história da gastronomia na Universidade São Marcos e na formação de sommelieres de cerveja no Senac SP (ou seja, foi meu professor no curso de sommelier de cervejas que fiz em 2013). É colunista da Revista da Cerveja, criador da Riff Beer e proprietário da Cervejoteca. Atualmente se dedica à criação de receitas e preparações que utilizam a bebida como ingrediente e produz uma série de videocasts, todos disponíveis em seu canal (http://ronaldorossi.com.br/blog), tendo a cerveja sendo o ponto de conexão. Participei do primeiro da série Cervejocast In Concert, em que o papo é cerveja e rock and roll, ao lado de Ivan Busic. Assista abaixo!

setembro 23, 2017   Encha o copo

Dicas Scream & Yell: Little Quail

Vinte anos após seu término, a cultuada banda brasiliense Little Quail and The Mad Birds têm parte de sua discografia liberada nas plataformas virtuais. O trio formado por Gabriel Thomaz (guitarra e vocais), Zé Ovo (baixo e vocais) e Bacalhau (bateria) tem se reunido bissextualmente (como neste grande show em 2016 no Sesc Santo Amaro) e agora disponibiliza para streaming o álbum “Lírou Quêiol en de Méd Bãrds” (1994, originalmente lançado pelo selo Banguela Records), o EP homônimo de 1998 (lançado pelo selo Tamborete), a antológica demo tape lançada originalmente em fita cassete em 1992 e, ainda, um “Compacto” independente lançado em 2017 com sobras de estúdio gravadas entre o primeiro e o segundo disco da banda. Diversão garantida.

Mais Dicas Scream & Yell

setembro 20, 2017   Encha o copo

TV Pirata: Roubo de Ouro

TV Pirata 30 anos: “Estamos aqui para apresentar para vocês o Roubo de Ouro, a Parada da Corrupção! As melhores negociatas, os maiores escândalos, os corruptos mais vendidos da semana estrelando Paulinho da Violação, Q1 de Abelha e os Capitalistas Selvagens, Rouberto Carlos, Caetano Oneroso e Lalau Santos”

setembro 20, 2017   Encha o copo

Dez links e dois vídeos

setembro 18, 2017   Encha o copo

Dicas Scream & Yell: Nirvana no MASP

Aberta até 12 de dezembro no Lounge Bienal (abaixo do Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera), em São Paulo, a exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses” exibe 200 itens relacionados ao Nirvana e seus integrantes. Neste texto no Scream & Yell eu falo um pouco mais sobre a mostra, e no vídeo abaixo você pode conferir o passeio de imprensa que fizemos no local. Imperdível.

Mais Dicas Scream & Yell

setembro 17, 2017   Encha o copo

Scream & Yell Vídeos: Paul no Brasil

Paul McCartney está prestes a desembarcar no país para mais quatro shows inesquecíveis. No Scream & Yell eu faço um balanção da turnê One on One com as músicas mais tocadas e o provável set list da tour (confira aqui). Abaixo eu falo sobre a emoção de ver Paul ao vivo. Confira

Mais Dicas Scream & Yell

setembro 15, 2017   Encha o copo

Scream & Yell Festivais: Primavera Fauna

O line-up está acima. No Scream & Yell você pode conferir a minha experiência no ano em que o Pulp fechou o festival. E abaixo mais um Scream & Yell Vídeos 🙂

Mais Dicas Scream & Yell

setembro 14, 2017   Encha o copo

Uma canção: “Uma Tarde na Sensorial Discos”

Vocês sabem que a minha receita é simples
Estrofes à Minor Threat, refrões à Oasis
No fundo, aquilo que os Rancid fizeram no álbum preto do ano 2000
E não faço muito diferente agora, apenas mais devagar
Continuo a querer ir directo ao assunto para dizer
Marcelo Costa e Marcelo Perdido
O meu coração é vosso

Uma tarde na Sensorial Discos
Pouca gente mas muita emoção
Daqui conquistamos a nação
Porque a gratidão é o combustível do amor

E não o esqueço o Rodrigo
Que de Londres foi de propósito ver o meu concerto com o Sami e o Fúria no Musicbox em 2015
E, lá estava ele, agora em S. Paulo

E não esqueço o Bruno Capelas,
que fez aquela entrevista para a Scream & Yell
que ainda hoje se destaca de todas outras
E, lá estava ele, agora aqui em S. Paulo

setembro 13, 2017   Encha o copo

Assista: um doc sobre Jards Macalé

Lançado em 2010, “Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal”, de Marco Abujamra e João Pimentel, é um documentário imperdível que repassa quatro décadas de carreira de um dos músicos mais geniais deste país, Jards Anet da Silva, ou Jards Macalé. Em um dos momentos deliciosos do filme, Macalé olha para a câmera e ameaça: “Olha que eu posso processar vocês!”. O motivo é a insegurança do músico em como os diretores irão retrata-lo no documentário. “Qual é seu medo?”, um deles pergunta. “O medo de que vocês desconstruam tudo o que construí – minha vida”. Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Zé Celso e, claro, o onipresente Nelson Motta são alguns dos nomes que participam deste documentário respeitoso e divertido.

Leia também:
– Show: Jards Macalé e Jorge Mautner em SP (2008)
– Resenha: Macalé crava no peito a verdade absoluta do violão em “Macao”

setembro 9, 2017   Encha o copo

Dicas Scream & Yell: Kent

Em um texto de 12 anos atrás no Scream & Yell, Eduardo Palandi cravava: “a Suécia é, por excelência, o país do refrão, numa tradição que tem 30 anos de vida internacional – vem pelo menos desde “Waterloo”, do Abba. Nos anos seguintes, Roxette, Cardigans e Hellacopters encarregaram-se de fazer o mundo cantar junto e de trazer ainda mais divisas para esse rico país. O Kent é uma banda pouco conhecida fora da Escandinávia. “Vapen Och Ammunition” (“Arma e Munição”), de 2002, é seu quinto trabalho, lançado apenas em sueco. Em suas 10 canções a banda faz um tratado pop, uma obra-prima composta de refrões, guitarras, teclados estrategicamente posicionados e backing vocals. Nada original, mas minha mãe já ensinava que o que importa não é “o que” você faz, mas “como” faz. E você precisa ouvir “o que” e “como” o Kent fez esse disco”. Continue lendo o texto aqui. Acima, no vídeo, eu falo do belo box “Kent: 1991/2008”.

Mais Dicas Scream & Yell

setembro 8, 2017   Encha o copo