SCREAM & YELL: 128 CONVIDADOS ESCOLHEM OS MELHORES DE 2023

por Marcelo Costa

É quase março, mas, enfim, o especial de Melhores do Ano do Scream & Yell está no ar. Antes tarde do que nunca (hehe). O fato é que o ano começou atribulado e esse especial, que é uma pequena bola de neve com quase 150 páginas, foi ficando, ficando, ficando e, finalmente chegou a hora (saímos antes do Oscar, ao menos). Aliás, a demora ajudou a muitos dos votantes, que puderam assistir aos filmes mais badalados da temporada tanto quanto ir atrás desse ou daquele disquinho que tinha passado batido nos 365 dias do ano passado.

Olhando a lista dos destacados, porém, o resultado é bem fresco, um retrato muito bacana de um cenário cultural efervescente, com muitos nomes novos, diretores novos, séries novas, discos e músicas ainda novas e tudo mais. 2023 passou zunindo nos ouvidos, e deixou uma porção de boas memórias. Por isso, respeito muito todos os amigues que se dispuseram a preparar uma listinha para dividir com todos os leitores, pois não é das tarefas mais fáceis listar os favoritos (sem pré-lista!) num tempo/espaço repleto de ofertas para “perdemos o nosso tempo” (Temos todo o tempo do mundo? Será?).

Mais do que um especial com 7 destacados em diversas categorias (a maneira copo meio vazio de enxergar a brincadeira toda), o Melhores do Ano do Scream & Yell são 128 listas de Melhores do Ano, de gente que consome cultura apaixonadamente a ponto de querer compartilhar gostos, e a ideia “maquiavélica” é de que cada escolha de cada um dos votantes possa abrir uma portinhola de curiosidade sobre um disco, uma série, uma música, um show, um podcast, um filme, incluindo um novo favorito na sua vida também. Dicas e sugestões não faltam…

Falando nos votantes, ano a ano buscamos trazer gente nova. Tem gente aqui que votou nos Melhores dos Anos 90, que aconteceu antes da primeira votação, em 2001. E tem gente que está chegando agora. Tem gente que edita blog, site e/ou revista sobre cultura pop em algum lugar hoje, e tem gente que teve ou colaborou com algum site de cultura 15 anos atrás, e que continua super atualizado de tudo que anda acontecendo no mundinho pop, e em seus subterrâneos. A todos vocês, obrigado pela parceria e pela confiança.

E a você, caro leitor, essa votação e essas listas vão muito além, porque elas são apenas a ponta do iceberg de uma enorme produção cultural, grande parte dela independente. Faça um passeio nas listas desse amplo grupo de votantes que nos ajudou a construir esse especial com seus olhares particulares, e também visite seus sites, assine suas newsletters, assista seus vídeos, ouça seus podcasts e programas de rádios: há muito material de qualidade agregado a essa lista, tudo a um clique do mouse ao lado do nome de cada votante. Eles precisam de seu apoio!

Para finalizar, a mesma ladainha anual. Juntando 128 votos de pessoas com um olhar, um ouvido e um coração atento para a cultura pop, em geral, e música em particular, apontamos os 7 Melhores de 2023 em diversas categorias: Melhores Discos, Filmes, Músicas, Livros, Podcasts, Shows, TV & Streaming. Por que 7? Curtimos essa coisa meio cabalística do número, mas também gostamos de ser diferentes. Cada votante elencou suas obras favoritas do período, sem pré-lista, sem regras pré-estabelecidas, confiando apenas na boa e velha… memória. E com todos os votos abertos! Os vencedores estão logo abaixo. Divirta-se. E até janeiro (ou fevereiro) de 2025…

Ps. Lembrando que a gente mantém os votos de quem vota em suas próprias obras, mas eles não são computados na votação final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.