Download: Projeto Visto

Download: EP Projeto Visto
Organização: Pedro Salgado e Pedro Marques Pereira

Reaproximando Brasil e Portugal

Com o Projeto Visto, pretendemos contribuir para uma aproximação das novas realidades musicais, tendo como resultado prático a apresentação, em formato virtual, no site Scream & Yell, de uma coletânea em que músicos de Portugal e Brasil escolheram respetiva e livremente um tema brasileiro e português da sua preferência.

A iniciativa reflete a crescente curiosidade de artistas e públicos em encontrar diferentes realidades, apela ao segmento conhecedor da música independente, cantada em português, e espelha as preferências de uma audiência moderna que cresceu com as novas ferramentas da Internet.

De uma forma gradual, os músicos envolvidos gravaram as versões pelos seus próprios meios, que posteriormente seriam misturadas e masterizadas no Estúdio Fuga, afeto ao Projeto Visto, em Montemor-O-Novo (Portugal). E é possível encontrar vários motivos de interesse.

Desde logo, na recriação carimbó meets rock canônico de “Movimento Perpétuo Associativo”, do Deolinda, pelo Do Amor, prolongar a força das palavras de “Longo Passeio”, do Los Porongas, na elegância musical do Vitorino Voador ou envolver-se na toada hipnótica de “A Lenda Do Homem Pássaro”, de JP Simões, reinterpretada pelo Graveola e o Lixo Polifônico, entre outros.

No total, são seis as músicas que compõem o EP disponibilizado e potenciam a descoberta (ou redescoberta), de vários temas de eleição e representam mais uma forma de aproximar músicos, agentes culturais e públicos de Portugal e Brasil. Agradecemos ao Scream & Yell (http://screamyell.com.br/site), na pessoa de Marcelo Costa, e a todos os músicos que participaram na iniciativa, o interesse e a disponibilidade revelados em todo o processo.

Pedro Salgado, jornalista
Pedro Marques Pereira, músico

Contato: projetovisto@gmail.com

Em nome do Scream & Yell, é um imenso prazer participar desta interessante troca musical entre Brasil e Portugal. Nesta batalha por derrubar fronteiras musicais, da qual o amigo Leonardo Vinhas, responsável pela seção Conexão Latina no Scream & Yell, também faz parte, o jornalista português Pedro Salgado é um incansável soldado pop. Seu primeiro texto publicado aqui data de outubro de 2010, e de lá pra cá, Pedro nos apresentou diversos representantes de uma nova música portuguesa, jovem, viva e vibrante que está completamente conectada com a nova cena musical brasileira.

De Pontos Negros a B Fachada, de Nuno Prata a Deolinda, de Peixe : Avião a Orelha Negra, de Os Lábios a Dead Combo passando ainda por Os Lacraus, Capitão Fausto, A Miúda, O Salto e Anarchicks, estes mais de dois anos de colaboração do jornalista Pedro Salgado com o Scream & Yell ampliou o alcance do meu olhar sobre a música portuguesa, e, espero, também o de diversos leitores do site. Que este EP Projeto Visto seja apenas o primeiro de muitos projetos envolvendo músicos brasileiros e portugueses.

Marcelo Costa, editor do Scream & Yell

BAIXE AQUI O EP PROJETO VISTO

20 thoughts on “Download: Projeto Visto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *