Dia dos Povos Indígenas: Cinco músicos indígenas para ouvir no YouTube

por Herbert Moura

A internet se tornou uma grandes ferramenta para músicos independentes divulgarem sua arte, principalmente aqueles que vêm de grupos menos representados ou de regiões mais distantes das grandes capitais e metrópoles do país.

Entre eles estão alguns artistas nacionais de origem indígena que utilizam o Youtube para exaltar e fortalecer não só sua música, mas também a cultura do seu povo, incluindo letras em guarani e outros idiomas pouco conhecidos por outros brasileiros.

Conheça abaixo alguns músicos indígenas para descobrir e ouvir no YouTube:

Katu Mirim
Indígena de ancestralidade Boe, seu som tem uma pegada pop eletrônica. Não se considera uma artista que só produz dentro da temática indígena, mas sim que usa a música para falar sobre tudo que envolve o seu mundo. Vá ao canal aqui.


Kunumi MC
Esse é o nome artístico de Werá Jeguaka Mirim, rapper, escritor de literatura nativa e ativista que luta pela causa e direitos do seu povo. Muitas das letras do artista são cantadas em guarani. Veja mais aqui.


Kaê Guajajara
Kaê (foto que abre o texto) é uma cantora e compositora do povo Guajajara. Em 2020, ela lançou o EP Wiramiri, disponível na íntegra no YouTube, que aborda temas diversos, incluindo ancestralidade e a pandemia de Covid-19. Ouça mais aqui.


Oz Guarani
O grupo de rap é formado por jovens da Terra Indígena Jaraguá, aos pés do Pico do Jaraguá na cidade de São Paulo. Suas canções misturam versos em português e guarani. Confira o canal aqui.


Arandu Arakuaa
A banda de heavy metal, cujo nome significa “sabedoria do cosmos” em tupi guarani, foi fundada em 2008 em Brasília e mistura letras nos idiomas Tupi Antigo, Xerente e Xavante. Assista a outros clipes e ouça os novos singles aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.