Aliança FARO: Panorama BRASIL (Destaques de JUNHO de 2022)

JUNHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.

BRASIL
por Marcelo Costa / do site Scream & Yell

Estamos cada vez mais próximos das eleições presidenciais, que acontece em 02 de outubro. Há grande chance de Lula vencer no 1º turno tanto quanto de Bolsonaro, seguindo o exemplo de Trump, desacreditar o resultado. É um cenário incerto com distribuição de fake news, tentativas desesperadas do atual presidente de reverter a situação a qualquer custo enquanto inflação, pobreza e violência sistêmica (que vitimou Dom Phillips e Bruno Pereira, entre tantos) crescem de maneira assustadora em todo o país. Esperamos que a democracia vença e que possamos reconstruir a nação, transformada em terra arrasada por uma família inescrupulosa.

A música segue nos auxiliando no dia a dia, e muitos lançamentos importantes andam chacoalhando o mercado brasileiro. Em junho, um dos que mais surpreendeu foi o novo EP de MC Tha, cantora e compositora nascida em São Paulo. Após uma estreia perfeita com o álbum “Rito de Passá” (2019), ela retorna com “Meu Santo é Forte“, um mergulho profundo da artista em pesquisas e vivência com as religiões afro-brasileiras, mesclando estéticas e ritmos por meio do funk, das batidas de tambores e dos pontos cantados em candomblés, nas umbandas, morros e periferias.

O ponto de partida de MC Tha foram as canções afro-religiosas cantadas por uma grande sambista brasileira, Alcione – as cinco faixas do EP são do repertório dela, e três canções ganharam um coro especial da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. A base do som é o funk e, junto com o EP, MC Tha também libera o programa ‘Clima Quente Show’, dirigido por Rodrigo de Carvalho e Vitor Nunes, em que ela recebe artistas em desenvolvimento na cena atual da música brasileira convidando a MC para apresentar as canções de “Meu Santo é Forte”. Assista abaixo!


OUTROS DESTAQUES
JUÇARA MARÇAL – “EPDEB”: Responsável pelo grande disco brasileiro de 2021, “Delta Estácio Blues” (Prêmio Scream & Yell e APCA), Juçara Marçal retorna com um EP com quatro faixas extras feitas nas sessões do premiado álbum e repleto de parcerias.


TIM BERNARDES – “MIL COISAS IMPOSSÍVEIS”: Em seu segundo disco solo, Tim une a narrativa autobiográfica herdada do pai Mauricio Pereira com uma sonoridade folk orquestral num disco que soa como a trilha sonora de um livro sobre amadurecimento.


ARTHUS FOCHI – “ANO SABÁTICO”: Carioca filho de pai guarani paraguaio, Arthus entrega neste bonito disco 11 parcerias (com artistas emergentes) em que ele busca reler, de maneira moderna, ritmos tradicionais e folclóricos do Brasil e da América Latina. Conheça o disco faixa a faixa!


MULAMBA – “SERÁ SÓ AOS ARES”: Sexteto de Curitiba composto por mulheres que estreou com um disco poderoso em 2018, a Mulamba lança seu segundo disco incluindo brasilidade onde antes predominava o rock num resultado forte, lírico e empolgante.


MAIS
Considerado por muitos como o “pai da percussão moderna” devido a trabalhos icônicos com o Quarteto Novo (1967), com Miles Davis (no histórico álbum “Bitches Brew”), com Herbie Hancock e com o supergrupo Return to Forever, que formou ao lado do pianista Chick Corea, do baixista Stanley Clarke e de sua esposa Flora Purim, o baterista, percussionista e compositor AIRTO MOREIRA, de 80 anos, foi diagnosticado com uma pneumonia forte, que o colocou em risco e deixou sequelas motoras. Diante dos altos custos para cuidar de sua saúde, foi iniciada uma campanha para apoiar o artista. “Nosso objetivo é arrecadar uma quantia suficiente pra que ele possa atravessar esse momento delicado com serenidade, conforto, dignidade e todos os cuidados necessários”, diz o texto. Toda força e toda ajuda para Airto Moreira.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.