Download: Um disco por dia (Setembro)

Seleção e curadoria de Marcelo Costa

30/09 – “Fluxo”, Zé Bigode (Independente)
Download: https://zebigode.bandcamp.com/album/fluxo
A big band carioca Zé Bigode lança seu disco de estreia num dos melhores momentos da música instrumental brasileira, onde há uma grande produção na área e um público atento a esse cenário. “Fluxo” pode se beneficiar no meio disso, já que seu caldeirão sonoro aponta para vários lados do mundo (leia mais)

29/09 – “O Velho Arsenal dos Lacraus”, Os Lacraus (FlorCaveira / Scream & Yell)
Download: https://screamyell.com.br/site/
Como não poderia deixar de ser, o disco para download gratuito de hoje é a coletânea de 25 anos dos portugueses dos Lacraus, primeiro lançamento deles oficial no Brasil, e uma parceria do selo FlorCaveira com o Scream & Yell, da qual nos orgulhamos muito. Leia o texto empolgante de Tiago Cavaco e baixe o disco, via Mediafire, aqui.

28/09 – “Líquido ou a Vida Pede Mais Abraço que Razão”, Tibério Azul (Independente)
Download: http://amusicoteca.com.br/
Após quase 6 anos do excelente “Bandarra”, Tibério Azul ressurge, inspirado e muito bem acompanhado, através de ‘Líquido ou a vida pede mais abraço que razão’ em que se destacam participações de Vítor Araújo, Clarice Falcão e Pedro Luiz. “Faço um disco como quem escreve um livro, é um hábito”, explicou Tibério em entrevista ao Scream & Yell. Baixe o disco no Musicoteca e leia a entrevista aqui.

27/09 – “Tudo Arbitrário”, Beto Cupertino (Independente)
Download: https://betocupertino.wixsite.com/betocupertino
Nesta sua estreia solo, Beto Cupertino desejava condensar todo o universo musical que ele havia somado ao longo do tempo, notadamente em seus trabalhos com o Violins e o Tonto. Desta forma, “Tudo Arbitrário” é um disco de rock (denso ainda que um tanto melancólico) daqueles para se ouvir prestando atenção às letras: “Melhor viver a minha confusão / melhor amar o caos no coração“, ele canta em “A Suspensão do Juízo”.

26/09 – “Soledad”, Soledad (EAEO Records)
Download: https://soledadsoledad.bandcamp.com/album/soledad
Nascida em Fortaleza, Soledad desenvolve um trabalho híbrido, que vai da composição à interpretação, dos palcos de teatro à militância feminista. Representante da nova safra da música brasileira, a cantora busca descobrir e resgatar com liberdade, estilos musicais distintos, como num laboratório de experimentos sonoros, onde as influências e sonoridades são diluídas com muita sutileza e elegância. Com arranjos bem elaborados e parcerias com seus amigos Gui Amabis, Fernando Catatau, Vitor Colares, Bruno Rafael, Guilherme Mendonça, Felipe Lima, Sol lança este primeiro álbum, “Soledad”.

25/09 – “A Concorrencia é Demais”, Graxa (Independente)
Download: https://graxa.bandcamp.com/
Quinto álbum do músico recifense Angelo Souza (sucessor do genial “Canções de Protesto”, de 2016), “A Concorrência é Demais” segue a trilha folk lo-fi aberta por “Molho”, o disco de estreia de 2013, esbarra no gospel em “Naquele Hotel Nacional”, entope de fuzz o canal esquerdo do som em “Ladainha é Negócio de Padre” e namora psicodelia em “Você é Muito Chato Demais”. E tem mais, muito mais… Vá com fé.

24/09 – “Filme”, Cris Braun & Dinho Zampier (Independente)
Download: http://www.crisbraun.com.br/
Cris Braun é ex-vocalista da banda Sex Beatles e mantém uma bela carreira solo que já conta com três álbuns. Dinho Zampier é a metade do duo Figueroas além de colaborar ativamente com Wado e o grupo Mopho. Em “Filme”, conta Cris Braun em entrevista ao Scream & Yell, “não houve a menor tentativa de agradar ou ser palatável, ou qualquer dúvida se ia ser viável ou não. Ligamos o “vamos” e fomos”

23/09 – “Alternative Melodies Vol. 6”, Vários (A Lonely Ghost Burning)
Download: https://alonelyghostburning.bandcamp.com/
Mais um álbum do selo britânico que buscar dar exposição a novos artistas, “Alternative Melodies Vol. 6 ” segue a linha das coletâneas anteriores apostando em sons etéreos, dream pop e trip hop.

22/09 – “The Lights”, The Cigarettes (Pug Records)
Download: https://pugrecords.bandcamp.com/album/the-lights-ep
“The Lights” funciona como um “best of” das gravações mais recentes de Marcelo Colares. A faixa-título é uma prévia de seu sétimo álbum, que será lançado ainda em 2017 pela Pug Records. Também inédita, “Never Know Why” estava engavetada enquanto as outras três canções circularam recentemente em coletâneas e singles virtuais. Condensando diferentes influências, o EP traz incursões acústicas, baterias primitivas, beats eletrônicos, solos intermináveis, timbres estourados e atmosferas glaciais que remetem a nomes como Neil Young, Beat Happening, Radio Dept., J Mascis, Neutral Milk Hotel e Slowdive, necessariamente nesta ordem.

21/09 – “Sol Velho Lua Nova”, Flavio Tris (Circus)
Download: http://flaviotris.com/
Minimalista e contemplativo, “Sol Velho Lua Nova” foi gravado em uma imersão de quatro dias na sala de estar da Casa Lumieiro, em São Paulo, na companhia dos compositores mineiros Luiz Gabriel Lopes e César Lacerda – que também assinam a direção musical do álbum – do produtor carioca Elisio Freitas – responsável pela captação e mixagem – e do paulista Guiaugusto Pacheco.

20/09 – “Lacunar”, Kelton (Independente)
Download: http://lacunar.com.br
Viabilizado por financiamento coletivo, o músico e produtor Kelton disponibiliza seu segundo disco, “Lacunar”, para download gratuito através de uma ação interativa. No hotsite lacunar.com.br, ouvintes podem compartilhar anonimamente histórias de fim de relacionamento (tema central do álbum), assim como acessar os relatos dos outros ao som das novas faixas (entre o indie rock e a MPB)

19/09 – “Beer, Dog Shit & Chanel N°5”, Callaz (Independente)
Download: https://callaz.bandcamp.com/releases
“Callaz é a assinatura da artista lisboeta Maria Soromenho, artista visual e designer com um percurso na indústria da moda de Portugal que lhe incute um sentido estético e uma preferência pela filosofia DIY.  ‘Beer, Dog Shit & Chanel N°5’ é seu EP de estreia com cinco canções produzidas por Filipe Paes em Lisboa”

18/09 – “M. Takara 3?+?1”, M. Takara 3?+?1 (DESMONTA / EAEO Records)
Download: https://mtakara3mais1.bandcamp.com/
Álbum gravado ao vivo no dia 02/11/2013 nos estúdios EAEO por João Noronha, mas lançado apenas em 01/09/2017. A banda é formada por Mauricio Takara (bateria e eletrônicos), Rogério Martins (percussão, teclado e sopros), Guilherme Valério (guitarra e percussão) e Ricardo Pereira (percussão) .

17/09 – “Turbulência”, Mineiros da Lua (La Femme Qui Roule)
Download: http://www.lafemmequiroule.net/mineirosdalua
Uma batidinha suave, quase praieira, quase bossa, introduz a faixa “Ensaio ao Som, Sem Nenhum Passo Coordenado”, que abre o EP “Turbulência” com um leve trecho noise pós um minuto e meio de instrumental antes da entrada do vocal. Já a faixa seguinte, “O Imperador”, exibe um sotaque pós-punk, sonoridade que irá prevalecer nas três faixas seguintes deste bom disco de estreia produzido pelo quarteto mineiro ao lado do produtor Leonardo Marques (Transmissor).

16/09 – “Life is a Minestrone, Volume 26” (Independente)
Download: https://lifeisaminestrone.bandcamp.com
Em 2015, o francês Franck Zeisel conversou com o Scream & Yell sobre as coletâneas que ele lançava de maneira gratuita: “Pesquiso mais de 50 bandas por dia e preciso fazer um julgamento rápido e impiedoso”, ele disse nesta entrevista. Naquela época, Franck lançava o número 8 da “Life is a Ministrone”. Agora já está na coletânea 26 com artistas de Nova York, Chicago, Bergen (Noruega) e Melbourne (Austrália), entre outros.

15/09 – “Música Para Sectas”, Verde y los Caballos a Marte” (Fuego Amigo Discos)
Download: http://www.fuegoamigodiscos.com.ar/catalogo.html
Formada em abril de 2015 em Buenos Aires, a Verde y los Caballos a Marte lançou seu primeiro EP, “Gracias Por El Viaje” no mesmo ano pelo selo Black Fish Discos. Agora eles retornam com seu segundo trabalho, “Música Para Sectas”, um EP de seis faixas que ganhou lançamento conjunto entre os selos Cíncope Records e Fuego Amigo Discos. As tags são shoegaze, dreampop, rock alternativo e space rock.

14/09 – “Vida Aventureira”, Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano (Independente)
Download: http://www.tataaeroplano.com/site/vida_ventureira/
“Em março de 2017, Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano entraram no estúdio Minduca junto com Dustan Gallas, Junior Boca, Bruno Buarque, Clayton Martin e Lenis Rino para gravar o disco “Vida Ventureira”, álbum de parcerias inéditas que conta a história de um casal pé na estrada viajando pelo mundo. A dupla criou as canções na Fazenda Serrinha, em contato com a natureza dionisíaca e cercados de muita arte”

13/09 – “Baby Budas no Jardim de Infância”, Baby Budas (Selo 180)
Download: https://babybudas.bandcamp.com/
“Gestado em festas universitárias e de rua, o álbum registra o período formativo da banda. Gravado com um baixíssimo orçamento e o apoio de amigos muito competentes, o “disquinho” faz um “barraco no barroco” e toma da Porto Alegre roqueira o que ela tem de melhor: um bocado de originalidade com um tantinho de “chinelagem””, escreveu Edson Bini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.