The Abbatoir Blues Tour, Nick Cave and The Bad Seeds

Depois que colocou o belíssimo álbum duplo “Abattoir Blues / The Lyre of Orpheus” nas lojas, em 2004, Nick Cave tirou o segundo semestre daquele ano para se dedicar ao álbum, em uma turnê que se seguiu pela Europa. O resultado desta temporada na estrada pode ser conferida agora, com “The Abattoir Blues Tour”, registro quádruplo (dois CDs e dois DVDs) das apresentações de Nick Cave and The Bad Seeds por cidades como Milão, Munique, Amsterdã, Paris, Copenhague, Dusseldorf, Hamburgo e, claro, Londres, um flagra de uma grandes formações de rock de todos os tempos encantando anjos e demônios sobre um palco.

No formato CD foram compiladas 17 faixas, sendo 10 destas retiradas da dobradinha “Abattoir Blues / The Lyre of Orpheus”. Se em estúdio, os dois álbuns em questão estão entre as melhores coisas que Nick Cave and The Bad Seeds produziram em toda a sua carreira, ao vivo o repertório fica ainda melhor. Canções como as baladas blues “O Children” e “Hiding All Away”, a maravilhosa “Breathless” (com um teor pop apurado) e, principalmente, a porrada “Get Ready For Love” não ficam devendo nada a clássicos como “Red Right Hand”, “The Ship Song” ou “Deanna”, que também marcam presença no repertório. A grande canção do show é “God Is In The House”, em uma interpretação magnífica de Cave.

Ao contrário do CD, que pesca interpretações de dez cidades diferentes, o DVD se concentra em Londres, em dois shows específicos. O primeiro, de 07 de junho de 2003 no Hammersmih Apollo, centra foco nas canções de “Nocturama”, como a bonita “Wonderful Life”, que abre o show com Nick Cave ao piano, e já dá o tom da empreitada: iluminação mágica em tons azuis, excelente edição de imagens, e uma apresentação arrebatadora de Cave e a Bad Seeds, com o vocalista fumando um cigarro atrás do outro, e Warren Ellis arrasando no violino.

O segundo DVD registra 14 músicas de uma apresentação em novembro de 2004, no Brixton Academy. Aqui, o repertório se apóia principalmente em “Abattoir Blues / The Lyre of Orpheus”, abrindo concessões para interpretações poderosas de “God Is In The House”, “Red Right Hand”, “The Ship Song” e “Stagger Lee”. Além das majestosas imagens e sons de uma grande banda em ação, que consegue ir do lirismo a violência em questão de segundos, “The Abattoir Blues Tour” ainda traz como bônus cinco clipes promocionais (“Bring It On”, “Babe, I’m On Fire”, “Nature Boy”, “Breathless” e “Get Ready For Love”), o making of do clipe de “Bring It On”, e um documentário de 11 minutos sobre a gravação do álbum duplo lançado em 2004. Melhor momento:

“Sei que nem todos vão gostar (desse disco). Sei que (essas canções) não são para todos, que é necessário um certo tipo de coragem visceral para ouvir algumas dessas coisas. Mas amo as minhas músicas. Elas estão na periferia, olhando as outras músicas. Lá no fundo do ônibus, fumando e rindo de todas as outras músicas”.

“The Abattoir Blues Tour” foi lançado como DVD duplo, na Argentina, e não tem previsão de lançamento no Brasil. No mercado estrangeiro podem ser encontradas as três versões, com dois CDs, com dois DVDs, ou a quádrupla (dois CDs e dois DVDs). O documentário e o making of do clipe de “Bring It On” trazem legendas em “brazilian portuguese”.

The Abattoir Blues Tour, Nick Cave and The Bad Seeds (EMI)
Preço (Importado) em média: R$ 100

4 thoughts on “The Abbatoir Blues Tour, Nick Cave and The Bad Seeds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.