Panoramas FARO: Conheça os destaques de outubro em oito países (Mujer Cebra, Idea Blanca, Travis Birds, Mint Field e mais)

por ALIANÇA FARO

O fim de um novo mês chegou e com ele chega mais um Panorama de Faro repleto de indicações e novidades. Aqui, a Alianza de Medios Culturales de Iberoamérica reúne em um só lugar os lançamentos mais destacados da região, selecionados por cada um dos meios de comunicação participantes. Além de saber mais sobre cada artista destacado do mês, cada um dos sites prepara uma seleção ampliada que pode ser ouvida em nossa playlist Panorama Iberoamericano no Spotify, que também é atualizada todos os meses.

Faro é uma aliança ibero-americana de meios culturais formada pelos sites jornalísticos Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks (México), MagazineAM:PM (Cuba), Mondo SonoroZona de Obras (Espanha), Piiila Musica  Uruguai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia) e Scream & Yell (Brasil) . 


ARGENTINA
Por Juampa Barbero – Indie Hoy

MUJER CEBRA – “CLASE”
Com mais adrenalina e mais veneno, o segundo álbum da Mujer Cebra é um manifesto visceral, uma declaração de intenções que busca transformar o cenário do rock alternativo local. Composto por 11 músicas que vão da exaltação violenta à perturbação emocional do inconsciente coletivo argentino, em “Clase B” o power trio mostra toda a energia, versatilidade e dinâmica que os caracteriza. Mujer Cebra sabe que o fogo foi feito para queimar, seja por dentro ou por fora. Os novos temores da era pós-pandemia implicaram em novos desafios para a banda de Buenos Aires. Em meio à turbulência do presente, “Clase B” se torna a trilha sonora de uma geração que não tem medo de enfrentar o desconhecido, mas também sabe como abraçar sua própria vulnerabilidade onde termina o silêncio. Entre a fúria e a melancolia, Mujer Cebra encontra o equilíbrio certo para lançar luz sobre a complexidade desses tempos difíceis.

Playlist Argentina:
Mujer Cebra – “Y no me digan nada”
Los Besos y Barbi Recanati – “Un preámbulo”
Justo Antes de la Guerra con los Esquimales – “Evil Dead”
Bestia Bebé – “El rock and roll pasó de moda”
Erich Larsson – “Hasta ver el sol”


BRASIL
por Marcelo Costa – Scream & Yell

ANA FRANGO ELÉTRICO – “ME CHAMA DE GATO QUE EU SOU SUA”
Nome emblemático da nova música brasileira, seja com seus discos solo, (“Little Electric Chicken Heart”, de 2019, ganhou diversos prêmios), seja como produtora (“Sim Sim Sim”, do Bala Desejo, foi laureado com um Latin Grammy em 2022), Ana Frango Elétrico está de volta com o aguardado “Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua”, seu novo álbum, que saiu em parceria com os selos RISCO (Brasil), Mr Bongo (Inglaterra) e Think! Records (Japão). No release para a imprensa, Ana explicou: “Este é um álbum sobre produção musical: baterias setentistas com processamentos oitentistas; diferentes referências de décadas com diferentes processamentos. Testar os limites dos sons orgânicos, voltar atrás/ir além! Vinha me perguntando: o que é a produção musical? Concluí recentemente que é esculpir o ar”. A definição, poética, resulta é um álbum que, sonoramente, paga tributo a nomes como Lincoln Olivetti, Rita Lee, Tim Maia, Cassiano e Roberto Carlos, mas, tematicamente, é apaixonadamente2023. Para ouvir, dançar e amar.

Playlist Brasil
Ed Motta – Of Good Strain
Julico – Cervejoim
Ana Frango Elétrico – Dr. Sabe Tudo
Lurdez da Luz – Quebrante
Alzira E + Corte – Chão do Abandono


CHILE
Por Javiera Tapia – POTQ Magazine

IDEA BLANCA – “ALGO (TAN SIMPLE)”
Camila Florez está, pouco a pouco, deixando a adolescência para trás. Nativa de Talca, uma cidade 238 quilômetros ao sul da capital chilena, Camila já nos deu uma amostra da liberdade com que se move em diferentes gêneros, do pop ao trap, em seu primeiro EP, “Textos Vol. 1”, de 2021, com seu projeto Idea Blanco. E neste mês de outubro, ela nos encanta novamente com “Algo (Tan simple)”, uma peça pop luminosa e primaveril que precisávamos urgentemente para esquecermos o inverno. “É um mantra cantado que nasceu de uma entrevista com a avó Amtokatlnesli sobre a morte, que foi uma inspiração”, diz Florez. “A partir daí, surgiu o desejo de criar um lembrete pessoal para se deixar levar pelo momento. Eu queria expressar um ponto de vista sobre relaxar, aceitar os erros e ser grato por eles”. Num momento em que a maquinaria do algoritmo é cada vez mais sufocante, propostas como a de Idea Blanco, que se move com total liberdade por suas referências e gêneros favoritos, são muito bem-vindas.

Playlist Chile
Reina Luisa – Aves de papel ft. Salares
Mariel Mariel – Cuerpo y guitarra
KYA – REGINA (FT. Loyaltty)
Ana Tijoux – Tania
Ceaese – Paleta (feat. Julianno Sosa y Ms Nina)


COLOMBIA
Por Valentina Alfonso – Shock.co

OBLIVION’S MIGHTY TRASH- “NO ME ACUERDO”
Em seu primeiro álbum, Juan Sebastián Álvarez Sierra, rapper de Medellín mais conhecido como Oblivion’s Mighty Trash, coloca nos beats a sua vida e o que o rap significa para ele. Ele passou oito meses trabalhando nesse álbum e seu conceito, segundo ele, não tem nenhuma pretensão além de falar sobre o “parche de amigos” que o cerca (quer dizer o “grupo de amigos”, para aqueles que nos leem fora da Colômbia). É uma estreia íntima, na qual Juan narra sua vida em uma cidade conhecida, do lado de fora, por exportar reggaeton, mas que tem uma longa tradição de rap mais clássico. Suas rimas são sólidas, suas batidas são sujas, e talvez o que o defina e o separe das antigas escolas de rap de sua cidade seja sua divagação sobre suas emoções diante do próximo e do familiar. Oblivion’s Might Trash, com apenas 20 anos de idade, é uma das apostas da Shock para 2023 e, sem dúvida, representa o futuro do rap colombiano.

Playlist Colômbia
R4PSTAR – Oblivion´s Mighty Trash
Brillo – Komba y Bella Álvarez
Serio – Junior Zamora ft. Nicolai Fella
Satisfayer – Rap Bang Club
Trendi – Kei Lynch


CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

HECTOR TELLEZ JR. FEAT KRIST NOVOSELIC – “SI NO FUERA”
Radicado no Tennessee há alguns anos, Hector Tellez Jr. é um guitarrista e cantor que é uma das vozes mais refrescantes do rock cubano. Seu lançamento mais recente é um blues estradeiro acelerado intitulado “Si No Fuera”, para o qual ele contou com a colaboração de Krist Novoselic, cofundador e baixista do Nirvana. Essa faixa pertence a um projeto que os dois artistas desenvolveram há algum tempo e que Tellez reuniu em seu EP mais recente, também intitulado “Si No Fuera”. Esse trabalho também conta com a participação de Peter Buck, cofundador e guitarrista do R.E.M., e é um sinal da direção e do escopo que esse talentoso artista está buscando.

Playlist Cuba
Hector Tellez Jr. & Krist Novoselic – “Sin No Fuera”
Páramos – Frank Mitchel – 11J
Washypupa – DJ Unic; El Taiger; Wampi; Dany Ome; Kevincito El 13
La Tía Yamilet – Maykel Blanco Y Su Salsa Mayor; Fixty Ordara y Ja Rulay; Dj Cham; Cuban Deejays; Ernesto Losa
Suave y Pegao – Daymé Arocena; Rafa Pabön


ESPANHA
pela equipe do site Mondo Sonoro

TRAVIS BIRDS – “PERRO DESEO”
O terceiro álbum de Travis Birds segue a linha de seus trabalhos anteriores e, ao mesmo tempo, rompe com todos eles. Em “Perro Deseo” (Calaverita Records, 23), a madrilenha apresenta onze canções que, mais uma vez, seguem o mesmo fio condutor, que nesta ocasião é caracterizado pelo desejo. Ela captou em cada uma das peças um desejo pessoal que teve durante esses quase dois anos de composição. Mas, apesar dessa estrutura conceitual, a verdade é que as músicas têm pouco a ver umas com as outras. Porque, como já se tornou tradição em todo o seu trabalho, Travis mais uma vez optou por criar um universo musical para cada faixa. Dessa forma, não há um estilo específico que domine o trabalho, dando a sensação de que a autora pode se adaptar, sem problema algum, a qualquer ritmo que apareça em seu caminho. Diversidade musical que ela já possuía antes, mas que dessa vez foi levada ao extremo. O que fica claro é que, com esse novo trabalho, Travis Birds consegue ampliar e consolidar ainda mais seu espaço no cenário espanhol.

Playlist Espanha
Travis Birds – Mis aires
Sidonie – Que me bese todo el mundo
Adios Amores – El Camino
Ruiseñora-Al sereno – Cántico de expiación
Amatria – Boye – La tierra del lince


MÉXICO
por AnaLi Rodríguezs – Indie Rocks!

MINT FIELD – “APRENDER A SER”
Depois de três anos, Estrella del Sol e Sebastián Neyra compartilham, sob o projeto Mint Field, seu novo terceiro álbum, “Aprender a Ser”. São 10 melodias que demonstram a evolução da dupla de Tijuana, que se desenvolvem com clareza entre lampejos de dream pop, shoegaze e elementos orgânicos, tornando-se um encontro etéreo e místico. O que vem hoje de Field o ajudará a trabalhar suas emoções e a questionar a direção de sua vida. De “El Suspiro Cambia Todo” a “Antes de que se acabe el año”, o grupo mexicano expõe seu meticuloso processo de composição, gravação e produção nesse material em que você realmente aprenderá a ser.

Playlist México
Te vi en un planetario – “Luna”
Policías y Ladrones – “Más tiempo”
Silvana Estada – “Qué Problema”
Diles que no me maten – “Obrigaggi”
Vondré – “Estática”


URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

FELIPE FUENTES – “GATO”
Compositor, produtor e multi-instrumentista, Felipe Fuentes começou a cultivar um currículo interessante desde muito jovem. Estudou com importantes músicos do exterior; colaborou com Urbano Moraes, com quem recentemente dividiu o palco ao lado de Juana Molina; produziu o excelente álbum “Sankofa” (2020), da AVR; coproduziu com Mariano Gallardo Pahlen seu excelente show de apresentação para “Los Sueños de los Otros” (2021); e agora, finalmente, se apresenta como solista. Como não poderia deixar de ser, em “Gato” ele desempenhou todas as tarefas e funções de seu processo. Desde a composição, tocando todos os instrumentos e cantando, até a mixagem e a masterização. “Pareceu mais coerente para um primeiro álbum”, ele declara em seu Instagram. Assim, ele nos apresenta um conjunto de músicas que combinam diferentes influências, gêneros e intenções. Há um jazz moderno que se sobrepõe ao trap, um R&B sinuoso que escorrega pelas rachaduras da música popular uruguaia. Tudo junto forma uma grande estreia que mostra de forma caleidoscópica as diferentes facetas do artista.

Playlist Uruguai
Felipe Fuentes – Mariposa Urbana
Eros White ft Agustín Casulo – Juegos
dos – El Agua al Cuello
Jhona Lemole y la Orquesta Deforme – Algún Dios
Davus – Chapón

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.