#PremierFaro: “Domingo”, de Niña Lobo

Para Niña Lobo, tudo aconteceu de forma rápida e surpreendente. Por isso e por causa da pandemia, os planos sempre acabam mudando. Com seu primeiro EP, a fúria era tanta que elas imediatamente tiveram que ir para o estúdio gravar um segundo. Eles pularam de pequenas salas para teatros, mas sua primeira e triunfante participação em um grande festival foi reduzida com a chegada de Covid-19. O vídeo que planejavam lançar como primeira apresentação audiovisual acaba estreando hoje no #PremierFaro.

“Domingo” pertence à primeira tríade de canções que o quinteto lançou em 2019, e seu vídeo era uma grande aposta da banda. Em grande parte porque é um projeto liderado por duas de suas integrantes: Camila Rodríguez e Andrea “Chane” Pérez. “Nos apresentamos ao Fundo Nacional de Música no final de 2019, com a intenção de lançá-lo no primeiro semestre de 2020, e já vocês sabem como a história continua”, dizem. “Tínhamos intenções de filmar e lançar mais cedo, mas também tínhamos outros obstáculos que nos levaram a filmar apenas em dezembro de 2020. Já havíamos lançado nosso primeiro videoclipe oficial do single ‘Fin de Año’ com Santiago Motorizado. Ficamos pensando se deveríamos continuar com o videoclipe de ‘Domingo’, mas estávamos tão entusiasmadas com a ideia e a equipe estava tão comprometida que continuamos com o projeto”.

Para elas, esse visual é a “peça que faltava” de seu quebra-cabeça como banda, já que une os universos de seus primeiros EPs com a coletânea lançada ano passado pela Little Butterfly Records. “Ter tanto tempo para trabalhar resultou em um videoclipe que representa a nós e toda a equipe que dedicou seu tempo e amor. Agradeço às pessoas que nos apoiaram desde o lugar que cada um pôde, e àqueles que sempre estiveram conosco, estamos aqui apresentando esta pequena nova parte do nosso universo”.

Este vídeo é a porta de entrada para a arte de seus discos e para conhecer a personagem da Niña Lobo em pessoa. Idealizada por Camila, Andrea e a artista plástica Adriana Navarro, elas sabiam desde o início que esse seria o caminho. “Desde o início, surgiram-nos os dois principais cenários deste mundo: o quarto da personagem da Niña Lobo e o bosque em que ela se perde ao sair de casa. Justamente na época em que estávamos desenvolvendo a ideia do vídeo, pensávamos também na arte que iria acompanhar o álbum físico que reúne os dois EPs e a partir daí, nessa busca de unir o ‘interior’ do primeiro EP com o ‘exterior’ do segundo, apareceu a imagem do quarto em que essa menina loba mora na mata”, conta Camila. “Então, com todo esse universo em mente, com Chane começamos a escrever um roteiro baseado na seguinte premissa: em qualquer domingo cinza, Niña Lobo luta contra si mesma e o desejo de mergulhar nas trevas”.

Niña Lobo é Julieta Spinelli, atriz que estreou no cinema no ano passado com o filme terrorista “Al morir la matinée”, de Maxi Contenti, e se transformou na personagem criada por Melissa Donde por Adriana Navarro, artista multifacetada com experiência na moda e fotografia. “Ela desenvolveu o universo estilístico de Niña Lobo em seu formato real e as figurinistas e maquiadoras (Cecilia Pérez, Virginia Cesías e Indira Bermúdez) seguiram essas orientações para encontrar as roupas e a maquiagem certas. A obra de Adriana dialoga diretamente com a arte de Cecilia Guerriero e Marina Fernández, que também se inspiraram nos espaços das ilustrações, mas as levaram a outro patamar, a um lugar muito mais surrealista”.

Neste sábado, 8, Niña Lobo se apresentará digitalmente no festival Panorama Neutral, mostrando um show realizado em dezembro do ano passado na Plaza Mateo, no momento em que a pandemia diminuía em Montevidéu. “Para nós, aquele espectáculo foi muito especial e queremos partilhá-lo. Até porque queremos dar àquelas pessoas que vivem em países onde os palcos ainda não abriram a oportunidade de ver uma experiência que foi ao vivo”, afirmam.

A banda está no meio do processo de composição do primeiro LP a ser gravado em junho, então, novamente, não vai demorar muito para ouvi-los. “Na Niña Lobo vivemos tudo com intensidade e emoção mas realmente este momento é dos mais emocionantes, porque estamos muito entusiasmadas com as novas canções, para o novo universo estético que estamos a criar e com a equipe com que trabalhamos. A ideia é lançar o álbum ainda este ano, por enquanto esses são os nossos planos”.

O videoclipe de “Domingo” foi filmado em dezembro de 2020 Parque Rivera e no estúdio de filmagem da Universidade ORT. Para a sua realização contou com o apoio do Fundo Nacional de Música e da Universidade ORT. Assista abaixo!

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.