#PremierFaro: Assista ao clipe de “Cenizas en el Piso”, Los Pilotos (Espanha) feat. Pedrina (Colômbia)

Uma nova edição do #PremierFaro chega com a estreia mundial do videoclipe de “Cenizas en el Piso”. Nele, a banda espanhola Los Pilotos nos faz dançar sem pausa acompanhados pela colombiana Pedrina.

A intenção de Los Pilotos é ambiciosa: formar um tratado sobre a música eletrônica popular contemporânea da América Latina. Esse é o desafio que Banin e Florent, integrantes do Los Planetas, assumiram ao embarcar na criação de “Alianza Atlántica”, o próximo trabalho da banda do qual participam 14 artistas latino-americanos.

Assim, os resultados de tal iniciativa estimulante chegam gradativamente; o primeiro episódio foi “El Ciclo de Las Mareas”, com a colaboração do trio dominicano Mula, e agora vem “Cenizas en el Piso”, uma canção que conta com a colombiana Pedrina – autora da letra e co-autora, junto com Banin, da música – associando sua voz ao enredo eletrônico arranjado por Florent e Banin para descrever a desolação que permanece no fim do amor. O videoclipe, em preto e branco, é inspirado no surrealismo tardio de Maya Deren, artista ucraniana que desenvolveu seu trabalho nos Estados Unidos.

“‘Cenizas en el Piso’ nasceu de maneira inesperada e espontânea”, conta Banin. “A produção do álbum teve que ser muito bem planejada devido à sua natureza colaborativa. Escolher os artistas e atribuir-lhes a música que melhor se adequava ao seu estilo foi uma tarefa cuidadosa e elaborada. No entanto, ‘Cenizas en el Piso’ surgiu quase por acaso. Demos a Pedrina duas músicas para que ela escolhesse a opção que mais gostava, uma com letra e melodia de voz para que ela simplesmente fizesse sua interpretação, e outra sem esses elementos, para que ela pudesse criar a melodia e a letra. Primeiro ela nos enviou uma versão com a que não tinha melodia nem letra, e nos encantamos. Depois ela mandou uma versão da outra faixa, mas optou por tirar nossa melodia e letra e colocar a dela. E gostamos ainda mais. Mas a música não era mais a mesma, então tivemos que ser refaze-la do zero adaptando-se ao que ela havia nos enviado. Aumentamos as batidas, adicionamos baixo com o Roland TB303, três sequências complementares com diferentes sintetizadores e guitarras nos refrãos. E, quase sem querer, se tornou uma das músicas mais importantes do álbum”, define o músico.

Sobre o videoclipe, produzido pelo grupo Pareja de Hecho, Banin nos conta: “Conhecemos bem seu trabalho (um de seus integrantes integra o Los Pilotos ao vivo). Como quase sempre acontece com os cineastas que escolhemos, demos a eles total liberdade para fazer sua interpretação visual da música. A escolha do preto e branco acho que foi quase imediata, e muito bem-sucedida, já que tínhamos em mente a estética dos filme noir dos anos 40. Mas o que a letra da música sugeria a eles era o surrealismo tardio de Maya Deren, um artista ucraniana que desenvolveu seu trabalho nos Estados Unidos e cujo curta ‘Meshes of the Afternoon’ é um dos maiores expoentes do cinema experimental do século XX. Como neste curta, no vídeo de ‘Cenizas en el Piso’ são exploradas as imagens mentais de uma mulher, mas aqui ela é ferida pelo amor, sofrendo a sensação de nunca poder realizar o que busca”, explica.

Finalmente, Banin nos fala sobre o projeto “Aliança Atlántica”: “A ideia surgiu de dois eixos principais. O primeiro é o amor pela cena musical latino-americana que descobrimos quando começamos a ir tocar com nosso outro grupo, Los Planetas. Ficamos fascinados com a facilidade com que se misturam estilos e como usam seu folclore para atualizá-lo e dar-lhe uma nova dimensão. Pensamos que uma visão tão ampla e caleidoscópica seria perfeita para a abordagem de trabalho que tínhamos em mente. O álbum tinha que ser um trabalho conjunto. O segundo é a intenção de criar pontes entre a Espanha e a América Latina, destacando a linguagem que compartilhamos e chamando a atenção para a necessidade de estabelecer vínculos entre ambas as partes. É algo que deveria ser natural, mas ocorre de forma muito limitada. Principalmente agora que vivemos em um mundo globalizado em que as distâncias e os tempos encurtaram. Agora mais do que nunca, esta aliança estratégica é necessária, nestes tempos de individualismo feroz, onde as redes sociais nos levam a uma polarização que restringe a possibilidade de diálogo entre os opostos”.

Enquanto esperamos pelo álbum podemos desfrutar “El Ciclo de Las Mareas” e a novíssima “Cenizas en el Piso”, estreia exclusiva na Faro, a aliança dos meios musicais e culturais latino-americanos formada pela Magazine AM: PM (Cuba), Indie Hoy (Argentina), IndieRocks! (México), Piiila (Uruguai), POTQ (Chile), Rock Achorao ‘(Peru), Shock (Colômbia), Scream & Yell (Brasil) e Zona de Obras (Espanha). Assista aos dois clipes!

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.