Boteco: Cinco cervejas da 3 Cariocas

por Marcelo Costa

Estreando uma série de cinco cervejas da cigana 3 Cariocas, cervejaria surgida em 2014 no Rio de Janeiro que produz suas receitas na Cia Mineira de Bebidas, em Matias Borba, MG, com a Sour Saison du Leblon, versão com lactobacilos da receita original (que vem na sequencia) que junta manga, baunilha e pimenta do reino branca. De coloração amarela com leve dourado e creme branco de ótima formação e longa retenção, a 3 Cariocas Sour Saison du Leblon exibe um aroma espetacular que combina sugestões de baunilha, manga e maracujá em uma das melhores paletas aromáticas de 2017 no Brasil. Na boca, um suquinho de maracujá e manga com acidez marcante no primeiro toque seguida do chamego da baunilha, amargor suave (26 IBUs) e acidez potente. A textura é frisante e picante enquanto o conjunto seguirá nessa vibe com a doçura da fruta e a baunilha tentando equilibrar a contenda, deliciosa. O final é suave e azedinho. No retrogosto, maracujá, manga, refrescancia, baunilha leve e azedinho. Delicia.

A rigor, a 3 Cariocas Saison du Leblon deveria ter vindo antes da Sour nesta série, já que é a base para ela, mas essa Farmhouse Ale com manga, baunilha e pimenta do reino branca chega agora com uma coloração mais puxada para o amarelo do que na anterior e creme branco de formação ótima formação e longa retenção. No nariz, baunilha se destaca de maneira deliciosa numa paleta que ainda traz banana, manga e leve condimentação. Na boca, baunilha trazendo leve doçura no primeiro toque, que se abre de maneira sútil com especiarias na sequencia. A textura é cremosa com leve picância num conjunto saboroso, ainda que a baunilha acaba amaciando a aridez do estilo. Dai pra frente, um perfil belga relido pelo universo carioca (até poderia ser mais áspero que o original) com a baunilha amaciando geral. No final, azedinho e leve toque de baunilha, percepção que retorna no retrogosto.

A terceira 3 Cariocas da série sai do Leblon e vai para Laranjeiras com uma Berliner Weisse que recebe adição de extrato de casca de laranja. De coloração amarelo palha com creme branco de muito boa formação e média alta retenção, a 3 Cariocas Laranjeiras exibe um aroma com leve doçura disfarçando a aridez tradicional da levedura, que ainda assim é perceptível. Há, ainda, leve sugestão de laranja e, mais ainda, de limão. Na boca, acidez e aridez de levedura surgem no primeiro toque trazendo consigo sal, mas logo na metade do segundo seguinte há doçura e cítrico amaciando a pancada Sour. A textura é frisante (e sobre a língua percebe-se com muito mais facilidade a casca de laranja) e levemente acética enquanto amargor é baixo, deixando em segundo plano pela acidez e pelo azedume, que conduzem a experiência até o final, levemente salgado com um toque de laranja. No retrogosto, casca de laranja, acidez e salgado leve. Delicinha.

A quarta 3 Cariocas é a Session IPA nema, a primeira receita da cervejaria a ganhar projeção com a Medalha de Platina no Mondial de La Bière Rio 2014. De coloração levemente âmbar com leve percepção dourada e creme bege bem clarinho, praticamente branco, de formação excelente e média retenção, a 3 Cariocas Session IPA nema exibe um aroma frutado cítrico que valoriza os lúpulos norte-americanos da receita sugerindo maracujá, manga e tangerina com leve aceno herbal (pinho) e floral sobre uma base suave de mel. Na boca, cítrico envolvente (maracujá) no primeiro toque (com leve efervescência da fruta) seguido de uma deliciosa refrescancia. A textura é levemente picante com média cremosidade enquanto o amargor, de 42 IBUs, se mostra caprichado. Dai pra frente, uma bela Session nacional que finaliza com leve amargor herbal. No retrogosto, pinho, resina e maracujá equilibrados. Boa.

Fechando esse primeiro quinteto da 3 Cariocas com a Caça Palavras, uma Imperial Black IPA de coloração marrom bem escura com creme bege espesso de ótima formação e retenção. No nariz, uma belíssima junção de derivados de lúpulos cítricos (maracujá, tangerina e limão) com de tosta e torra do malte (caramelo, café e chocolate) mais herbal (pinho) suave. Na boca, o primeiro toque traz cítrico potente que só depois de uns dois segundos recebe a pancada de torra, tosta e amargor alcançando 113 IBUs, que não são tão profundos, mas ficam e ficam e ficam e ficam. A textura é levemente picante. Dai pra frente surge um conjunto extremamente caprichado, com 9% de álcool imperceptíveis, amargor potente, mas não intimidante, e cítrico envolvente até o final, amaaargo. No retrogosto, maracujá, café discreto e caramelo. Ótima!

Balanço
Uma das melhores cervejas que experimentei no Slow Beer São Paulo 2017, a 3 Cariocas Sour Saison du Leblon é um sonho de cerveja com acidez, doçura, frutado cítrico e azedume numa perfeita combinação. Isso é o Rio de Janeiro. Já a 3 Cariocas Saison du Leblon é também um grande acerto da casa, mas perde território para a Sour, que soa mais interessante, e também porque a aridez Saison é bem discreta no conjunto. Mas, ainda, assim, uma baita cerveja. Mantém o alto padrão da casa, a Berliner Laranjeiras é uma delicinha que respeita o estilo alemão como poucas no país. Ótima. Primeira cerveja que bebi dos cariocas, a Session IPA nema continua redondinha e bem caprichada, uma Session na medida. Fechando a série com a 3 Cariocas Caça Palavras, uma baaaita Black IPA, extremamente saborosa e amarga. Incrível.

3 Cariocas Sour Saison du Leblon
– Produto: Sour
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6.5%
– Nota: 4,03/5

3 Cariocas Saison du Leblon
– Produto: Farmhouse Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6.9%
– Nota: 3,63/5

3 Cariocas Laranjeiras
– Produto: Berliner Weisse
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 3.8%
– Nota: 3,50/5

3 Cariocas Session IPA nema
– Produto: Spice Herb Beer
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 4.8%
– Nota: 3,44/5

3 Cariocas Caça Palavras
– Produto: Imperial Black IPA
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 9%
– Nota: 3,90/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.