Boteco: Cervejas da Tailândia, Holanda e Brasil

por Marcelo Costa

Lançada pela Tropical Beverage Company, em 2002, e produzida desde 2005 pela San Miguel Brewery na ilha de Phuket, na Tailândia, a Phuket Lager Beer é uma Premium American Lager que recebe adição de arroz jasmim tailandês, para aumentar a suavidade e aroma da cerveja. O resultado é uma interessante Pale Lager, que ganharia certo destaque nesta lista de 10 cervejas Pale Lager (ficaria a frente da italiana Birra Moretti). De coloração dourada cristalina e creme branco de média baixa formação e curta permanência, a Phuket Lager Beer já se destaca por ter aroma (algo quase ignorado no estilo): ainda que sem intensidade, é possível perceber herbal (grama), cereais (trigo), biscoito e minerais (calcário). Na boca, tudo muito simples, mas eficiente para o estilo: amargorzinho (21 de IBU), notas herbais e sugestão de cereais bastante suaves. O final traz leves notas herbais mais biscoito enquanto o retrogosto, quase inexistente, traz algo de limão e amarguinho.

A Metropolitan Deli é uma doceria localizada no número 135 da Warmoesstraat, uma das ruas mais famosas e antigas de Amsterdam, que tem sua própria cerveja em receita (com adição de cacau) desenvolvida em parceria com a cervejaria De Prael, cujo prédio fica quatro minutos a pé, na Herengracht (e vale a visita!). De coloração âmbar escura com creme bege abundante em formação e com longa permanência, a Metropolian Cacao Beer apresenta um aroma que remete a chocolate amargo, mas é prioritariamente adocicado (cacau, caramelo, toffee e leve baunilha). Há leve sugestão de café (com notas derivadas da torra do malte) tanto quanto uma suave percepção metálica. Na boca, primeiro toque rápido de doçura achocolatada e subsequente amargor assertivo e caprichado, que surpreende. Há novamente percepção de algo metálico tanto quanto reforço das notas de doçura (caramelo e baunilha) e de chocolate amargo. O final é melado, alcoólico (7.4%) e suavemente amargo. No retrogosto, chocolate.

A Huey é uma banda barulhenta de São Paulo que lançou o ótimo “Ace” (2014) pelo selo Sinewave (baixe grátis). O álbum ganhou edição em vinil, que valoriza a bela arte gráfica da capa, e uma versão cerveja produzida pela artesanal Mut Brewing, de Guarulhos. Chama a atenção que o acerto na arte do disco não se repetiu na cerveja, com o rótulo somente legível com a garrafa vazia. Ainda assim, essa Huey APA Dry Hop é uma das mais acertadas parcerias entre uma banda e uma cerveja no Brasil, porque o estilo, amargo e arisco, combina bastante com a sonoridade árida do quinteto paulistano. De coloração âmbar caramelada e creme bege abundante em formação (com direito a “gushing”) e de longa permanência, a Huey APA Dry Hop apresenta um aroma potente, combinadas notas cítricas (maracujá), resina e caramelo. Na boca, picância condimentada, amargor e álcool posam ao lado de maracujá, caramelo e resina. O final é amargo, cítrico e levemente resinoso. No retrogosto, amargor e maracujá.

Balanço
Começando o passeio pela Tailândia, a Phuket Lager Beer é um interessante exemplar de Premium American Lager, que não bate os nomes estabelecidos do estilo (Heineken e Stella Artois), mas supera nomes como Birra Moretti, Budweiser, Sol e Red Stripe. Ou seja, nesta área de cervejas simplistas, ela não faz muito feio. Já a Metropolitan Cacao Beer é uma cerveja produzida pela De Prael para a doceria localizada na “rua mais cool” de Amsterdam (aspas minhas, ok). Eu esperava bem mais doçura, e fiquei feliz que eles tenham optado por puxar essa Belgian Dubbel para o lado do chocolate amargo. O conjunto é correto, mas houve quase principio de “gushing” (quando a cerveja não para de espumar) e uma leve percepção metálica que atrapalharam o conjunto. Ainda assim, valeu a experiência. Fechando o trio, uma bela combinação de uma banda barulhenta (Huey) com uma cerveja que representa muito bem a sonoridade do grupo: esta Huey APA Dry Hop foi produzida em edição limitada para o lançamento do álbum “Ace”, no primeiro semestre de 2014, e, descontando o “gushing” insistente, é um bom exemplar de American Pale Ale, com amargor potente, mas abrindo espaço para a doçura de caramelo. Bem boa.

Phuket Lager Beer
– Produto: Premium American Lager
– Nacionalidade: Tailândia
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,32/5
– Preço pago em São Paulo: R$ 5,95 – 330 ml

De Prael Metropolitan Cacao Beer
– Produto:: Belgian Dubbel
– Nacionalidade: Holanda
– Graduação alcoólica: 7,4%
– Nota: 2,99/5
– Preço pago em Amsterdam: 2,95 euros – 330 ml

Huey APA Dry Hop
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Escócia
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 2,99/5
– Cortesia da banda

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.