Pato Fu libera vídeos em site especial

Texto: Marcelo Costa
Foto: Gabriela Lima

Na semana passada, um e-mail antecipava que o Pato Fu preparava algo bacana para o mês de maio, mas o projeto estava sendo guardado a sete chaves, até a segunda (04/05) quando entrou no ar o site “Extra!” (http://patofu.com.br/extra/), que junta um extenso material de vídeos da turnê “Daqui Para o Futuro”, que a banda está liberando para os fãs assistirem em streaming ou mesmo baixarem para seus computadores gratuitamente.

“É um material que a gente vai capturando durante o ano, extras mesmo, e às vezes os extras são muito melhores que as coisas do próprio DVD”, conta John Ulhoa, principal compositor da banda em conversa por telefone. “E nesse caso, o conceito do DVD é o site. O DVD mesmo é um item de colecionador, meio artesanal, pois nunca achamos que seria algo comercial”, completa.

“Extra!” é dividido em cinco seções: “Fake Demos”, que são registros caseiros de todas as canções do álbum “Daqui Pro Futuro” em versões bem próximas de como foram compostas; “Vídeo Clipes” (com cinco clipes, incluindo o raríssimo “Rotomusic de Liquidificapum”, com a banda em início de carreira), seis registros da série intimista “Música de Bolso”, oito “Lições de Estrada” e dois documentários de turnê, todos disponíveis no site.

Para John, a internet “é aliada total. Fomos uma das primeiras bandas a ter site. A gente até tinha que explicar como funcionava (risos). Colocávamos MP3, umas coisas raras, até descobrir que as pessoas querem mesmo a música que toca na rádio. A gente tem prazer em lidar com a Internet, não é algo de marketing. E esse site do Extra! é totalmente old school, pois não está ligado a redes sociais, é o site da banda”, explica o músico.

Um dos documentários flagra a dupla John e Fernanda Takai em sua viagem ao Japão, em 2007, e o outro, foi dirigido por Gabriela Lima. “Conhecemos a Gabi por volta de 95, 96. Ela é uma amiga nossa de Pelotas, que ultrapassou o lance de fã. Ela fez uma viagem longa com a gente e desde então tem feito coisas legais, como fotos, afinal ela tem um acesso à banda que outras pessoas não têm”, conta o guitarrista.

Gabriela acompanhou o Pato Fu na estrada em shows, pockets e entrevistas. O resultado foi “Pra Onde a Gente Vai Agora?”, documentário que traz 51 minutos de imagens que permitem adentrar o universo da banda e conhecer um pouco mais da rotina do grupo e dos cinco integrantes. “Acho que o Pato Fu é uma banda tão normal que as pessoas se surpreendem com a gente”, conta Fernanda para Gabriela.

Um dos trechos interessantes do documentário é quando Fernanda e John falam sobre os métodos de composição. “Uma música, às vezes, tem três ou quatro versões. E quando vejo estou cantando a primeira”, lembra rindo Fernanda. “As letras vão aparecendo, pedacinhos que eu vou anotando no meu Moleskine, dois os três versos, que às vezes eu junto e vou testando. E não é plágio, mas outras bandas nos inspiram, discos antigos, livros, filmes, um instrumento”, explica John por telefone.

Outra seção assinada por Gabriela são as “Lições de Estrada”, oito peças divertidas que flagram momentos engraçados da estrada como “Não fale mal da banda preferida da sua mulher”, “Spinal Tap é baseado em fatos reais” ou “Entregue sua demo para a pessoa certa”. Esta última mostra a banda no ônibus sarreando uma demo de uma banda novata. “Mas isso não é inédito!”, conta John rindo. “Passou na MTV. Não sei quem são os caras, mas se achar vou ter que pedir desculpas”, confessa.

Assim como “Daqui Pro Futuro” e a edição comemorativa de 15 anos do álbum “Rotomusic de Liquidificapum”, o DVD de “Extra!” foi lançado pelo selo da própria banda, o Rotomusic, e está sendo vendido no site por R$ 15 (mais postagem). “A gente faz as coisas com as próprias mãos, e o fato de sermos uma banda conhecida, com discos de ouro, ajudou nessa passagem para a independência”, conta John. “Este DVD, por exemplo, não seria um produto para ser lançado em uma major”, acredita.

Estar produzindo em casa e lançando os próprios produtos não impede a banda de analisar um convite de uma grande gravadora. “Estar em uma gravadora também tem pontos positivos. No fundo, a independência foi uma mistura de escolha com falta de opção. É negócio puro. Se aparecer algum convite interessante… não temos preconceitos e acho até que pegamos o lado bom das majors como experiência”, analisa John.

Como curiosidade, “Extra!” traz imagens de John e Fernanda conversando e entregando CDs do Pato Fu para integrantes do Devo, uma das três bandas preferidas de John, no Festival Planeta Terra de 2007. “As outras duas podem ser The Clash e B’52s, que eu assisti em Porto Alegre. Foi muito legal”, conta John. “Outro herói é o Elvis Costello”, completa. Já Fernanda nunca escondeu sua paixão por Duran Duran, The Cure e Suzanne Vega.

John entra de manhã no estúdio e passa o dia inteiro trabalhando, produzindo material para os discos de Zélia Duncan (“Sete músicas. As outras sete foram produzidas pelo Beto Linhares”), Erika Machado, Falcatrua (que acabou de lançar um CD com canções de Tim Maia em versão turbo-rock produzido por John) e se prepara para a gravação do DVD solo de Fernanda Takai com o registro do show “Onde Brilhem Os Olhos Seus”, o que não quer dizer que o Pato Fu esteja de férias. “Vamos continuar fazendo shows. A gente tem um projeto secreto para este ano, uma encrenca, é muito secreto, mas não posso revelar (risos)”, diz. Ou seja, tem mais surpresas do Pato Fu pela frente. Aguarde.

Leia também:
– “Rotomusic de Liquidificapum 15 Anos”, Pato Fu, por Marcelo Costa (aqui)
– “Pato Fu ao vivo no Sesc Pompéia 12/2008”, por Marcelo Costa (aqui)
– “Daqui pro Futuro”, Pato Fu, por Marcelo Costa (aqui)
– “Onde Brilhem os Olhos Seus”, Fernanda Takai, por Marcelo Costa (aqui)
– “Toda Cura Para Todo Mal – DVD”, Pato Fu, por Marcelo Costa (aqui)
– “Toda Cura Para Todo Mal” faixa a faixa por Fernanda Takai (aqui)



12 thoughts on “Pato Fu libera vídeos em site especial

  1. Faço minhas as palavras do Júlio.
    Adoro o Pato Fu.
    Pena que eles não vieram mais em Marília fazer shows.
    Pô, adoro o Scream&Yell também (risos).

  2. oi pessoal!
    os videos qnd eu baixei nao posso assitir, vcs tb tiveram esse problema? so o musica de bolso funciona bem… os outros so se escuta o som… alguma dica?

    bjos!

    leave a reply to:florenciapotter@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.