Censura à pipoca no cinema

por Guss de Lucca

Um boato sobre a produção surge na internet. Semanas depois o estúdio confirma o projeto. Não custa muito para que divulguem os roteiristas, diretor e nomes que encabeçam o elenco. O coração palpita e a imaginação vai a mil por hora. Você pensa no ator vestindo o figurino da personagem, imagina algumas cenas e tenta até adivinhar as escolhas da direção.

Meses depois um site divulga a primeira foto. Misteriosa, ela serve para aguçar a necessidade de saber mais sobre a produção. Nos fóruns de discussão as pessoas já comentam e muito tempo depois surge o primeiro trailer. Imagem e som editados. Atores em ação. Sequências desconexas sobre uma possível grande história. “Uau! Preciso ver esse filme ontem”, você pensa enquanto assiste ao trailer pela vigésima vez.

A data de lançamento é marcada e você compra o ingresso para a pré-estreia. O dia parece que não passa. O relógio, que até então avançava vagarosamente, só começa a correr quando você deixa o trabalho e voa para a sala de cinema. Não se atrasar pode ser a garantia de um bom lugar, caso você prefira o disputado miolo da sala de projeção.

Já acomodado em sua poltrona você se distraí com a música ambiente e observa a enorme tela branca, ciente de que em poucos minutos o processo que começou meses atrás – às vezes anos! – está para se encerrar. As luzes se apagam. O projetor é ligado. Você prende a respiração. O filme começa. E nesse momento mágico um filho da puta enfia a mão no gigantesco saco de pipoca de seu colo e começa a mastigar aquele milho salgado e barulhento.

Feita a introdução, vamos ao que interessa.

Quem gosta ver filmes não come no cinema. Ponto. E não há argumento algum que me convença de que tal afirmação está errada. Assistir a um filme é uma atividade que requer atenção, concentração e conforto. Se você é uma das pessoas que não consegue ficar sem comer, beber, ir ao banheiro e conversar durante duas horas de sua vida, considere-se uma idiota.

Uma pessoa idiota, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Novo Aurélio, sofre de idiotia, que nas palavras da mesma obra consiste em “atraso intelectual profundo, caracterizado por ausência de linguagem e nível mental inferior ao da idade normal de três anos”. Uma ótima definição para quem não consegue prestar atenção durante o tempo de um filme.

Pessoas inteligentes não falam no cinema.  Tampouco comem. Elas se alimentam antes ou depois das sessões. Jamais durante. E sempre vão ao banheiro antes do filme começar, afinal, dentro do cinema seu objetivo é um só: assistir a uma história.

Quando compram um ingresso na bilheteria do cinema, as pessoas que gostam de filmes sabem que estão pagando por uma poltrona e pelo direito de assistir a uma projeção sossegadamente. E seria justo que as demais pagantes se portassem de acordo com a ocasião, respeitando o direito sagrado de ver um filme no mais completo silêncio. Se isso não fosse importante, para que construiriam salas com proteção acústica?

Defensores da pipoca dizem que ela tem tudo a ver com cinema. Sempre que ouço isso eu lhes pergunto: Como assim?! Pipoca é um dos alimentos mais barulhentos do mundo. E de boa, é também um dos mais sem graça – tem gosto de sal, fede a manteiga, suja os dedos de quem come e enche os vãos dos dentes de lascas. E sequer é nutritivo ou mata a fome. Comer pipoca e não comer nada só não é a mesma coisa porque o nada não faz barulho.

E até onde sei, quem come pipoca no cinema não o faz nos teatros, igrejas ou durante o sexo – bom, alguns devem comer pipoca durante o sexo, mas não vou me ater a bizarrices. Então por que diabos as pessoas precisam comer pipoca durante um filme? É tão difícil imaginar-se durante uma sessão de cinema sem comer nada, emitir opinião ou ir ao banheiro?

O cinema é o instrumento utilizado para se contar uma história, e a única maneira de entender uma história é prestar atenção em quem a conta – no caso, um diretor por meio de uma câmera. Quem não tem interesse em ouvir – ou no caso assistir – uma história, não deve ir a uma sessão de cinema. Mas a relação das pessoas com os filmes é diferente.

Com o passar dos anos, ir ao cinema tornou-se um programa qualquer, deixando de ser uma grande ocasião. E é curioso analisar que as pessoas não vão a um restaurante quando não estão com fome, ou não vão ao motel quando não querem fazer sexo – mais uma vez melhor ignorar as bizarrices. Porém, muitas vão ao cinema sem sequer saber qualquer informação sobre o filme que assistirão. Idiotas que, para infelicidade geral, só sabem atrapalhar.

Não custa imaginar o futuro, sonhar com o surgimento do “cinema dos justos”, que um dia há de ser construído e onde não serão permitidos alimentos, conversas e idas ao banheiro durante a projeção. Em suma, um cinema à prova de idiotas. Será que vai demorar muito?

*******
Este texto é dedicado ao amigo e editor do site Marcelo Costa, que se divertiu com minha inflamada defesa da proibição da pipoca nos cinemas durante um almoço e me convenceu a escrever isso.

*******

Guss de Lucca é jornalista e historiador, e trabalha no iG Cultura.

86 thoughts on “Censura à pipoca no cinema

  1. Concordo em absolutamente todos os pontos. Pipoca nunca teve nada a ver com cinema, e os primeiros a admitir isso deveriam ser os donos de cinema, que devem ter os custos de manutenção e limpeza bastante altos por causa dela. Sem contar que a pipoca de cinema é sempre fria e com uma manteiga asquerosa.

  2. Apoiado. Se fosse só a pipoca, até que era moleza. Mas é impressionante a falta de educação das pessoas nos cinemas: barulhentas, fazendo comentários altos e estúpidos durante o filme (se for uma cena “picante”, então, sempre tem um bobinho pra soltar uma besteira e achar que é o engraçadão), conversando ao seu lado sobre assuntos aleatórios. Uma pena ter que aturar tanto idiota assim.

  3. O tipico defensor da “alta cultura” no Brasil. Concordo muito com a questão de não se falar / conversar nos filmes, mas agora reclamar de quem come pipoca, cujo barulho é mínimo perto do som que é produzido por um filme, é uma bobagem sem tamanho.

    Mas é aquele negócio, isso se resolve comprando uma boa televisão de 50″, um som 5.1, um Playstation 3 (que roda BluRay) e um sofá confortável. Sem pipocas, nem pessoas falando, só você e sua revolta geriátrica.

    1. Comparar o barulho de mexer no saco de pipoca e mastigar aquela cousa de boca aberta ao“barulho” que se produz num filme é a maior estupidez que li na vida. A gente vai no cinema pra ouvir o “barulho” do filme e nâo pra ouvir o barulho da comida alheia. Respeito ao outro é super bom.

  4. Geralmente sofro com casos assim quando vou assistir filmes mais… hmm… pipoca (risos). É terrível. Fora o próprio filme, Alice nos País das Maravilhas foi uma tortura de assistir. As pessoas ficavam falando, comendo todo tipo de coisa e rindo nos momentos mais sem sentido possíveis.

    Mas tem também o super cult frequentador de cinema. O chato que aplaude cenas o tempo todo, ri escandalosamente de qualquer personagem do Almodóvar e etc. Como tem idiotas no cinema…

  5. tsc, que absurdo! esse texto é o rick bonadio do dia, hahahaha!

    tem que censurar é a falta de educação e não a pipoca.

    a pipoca e o refrigerante sustentam os cinemas hoje em dia, pode perguntar pra qquer distribuidor.

  6. Discordo. Comer pipoca vendo filmes – não só no cinema – é uma tradição. É um dos hábitos menos irritantes dos frequentadores das salas. Não só há alimentos mais barulhentos, mas há quem se levante várias vezes, não desliga o celular e, como presenciei durante as quase 3h de Avatar, leem a legenda em voz alta.

    Além disso, a inteligência de alguém não deve ser medida quanto à sua habilidade de assistir um filme e comer. Não há tarefa mais fácil que comer pipoca e olhar pra tela, sem precisar desviar os olhos. Desde quando fazer duas coisas ao mesmo tempo é sinal de falta de inteligência?

  7. “O tipico defensor da “alta cultura” no Brasil.” [2]

    A questão não tem a ver com comida, mas sim com a educação das pessoas. Quem faz barulho em cinema faz com ou sem pipoca e isso é uma questão cultural. Agora, chamar de idiota a pessoa que se sente mais confortável comendo ou bebendo algo durante a sessão é total ignorância. O “cinema dos justos” ao qual você se refere certamente será a sua sala de TV.

  8. Pois bem, em uma entrevista o presidente do Cinemark Brasil disse que o que sustenta hoje a rede é o Snack Bar…
    Sem ele e com o exagero de meias entradas nem a própria rede ficaria aberta…
    Se vc não gosta de pipoca, existem cinemas nas quais elas não são admitidas ou aparecem em pouca quatidade, então frequente esses cinemas.. que por sinal estão começando a fechar, pois não tem patrocinio e sçao frequentados pela “alta cultura” que não conseguem manter eles abertos..

  9. O cara não consegue comer e prestar atenção ao filme e os outros é que são idiotas?!?!

    Concordo em banir a falta de educação dos que conversam durante a projeção, não colocam o celular em modo silêncioso/vibracall, fazem muito barulho com alimentos, etc. Mas, é possível comer pipoca, balinhas e similares sem invadir o espaço pessoal alheio.

    Agora, posar de erudito e confundir “tampouco” com “tão pouco” mostra que o autor precisa aprender mais sobre seu idioma nativo (“E tão pouco comem.”). Talvez indo menos ao cinema e lendo mais.

    “Guss de Lucca é jornalista”: hmmm… entendo agora porque não exigem diploma para o exercício da profissão. 🙂

  10. É inevitável atrapalhar os outros com pipoca, não é questão de falta de educação. O cinema é uma sala acarpetada e sem ventilação além do ar condicionado. O cheiro de chulé da manteiga vagaba fica impregnado no lugar. Se você só vai no cinema de sábado à noite, adora uma fila e paga 13 reais por milho que custa 15 centavos, quem sabe o cheiro da pipoca ative a sua memória afetiva e você até goste. isso deveria ser problema seu. Infelizmente, não é. Quer manter a boca ocupada durante o filme? Pegue algo sem cheiro/barulho. Sugestão? Amendoim, M&M, uma namorada que não faça muito escândalo. Só não incomode os outros.

  11. Eu discordo de você em um ponto: as pessoas não mudaram a relação com o cinema. O cinema sempre foi diversão para quem busca diversão. No passado (um passado bem distante), elas fumavam nas salas, conversavam aos brados, gritavam e se comportavam de maneira nada polida. Outra parte do público, no entanto, se vestia de terno e gravata e vestidos para acompanhar os filmes ditos “sérios”. Ou seja, nada mudou. Hj, nos filmes “comerciais”, a balbúrdia continua (é até menor que nos anos 1950, creio) e nas “salas de arte” as pessoas comportam-se melhor, falam menos, chupam balinhas em vez de abrirem lanches gigantes na poltrona.

    Enfim, sobre a pipoca, confesso, eu a odeio também, mas ela é um mal necessário e sustenta a exibição dos filmes, como lembrou a Flávia aqui em cima.

    Eu também encaro o cinema como uma experiência singular que me toma toda a atenção durante a projeção e solto uma onomatopeia de reprimenda consideravelmente ameaçadora quando insistem em conversar próximo a mim. (E sempre funciona rs). Meu conselho é: relaxe e vamos indicar cada vez mais filmes a amigos, conhecidos e familiares para que eles continuem cheios e não corram o risco de virarem igrejas ou galpões abandonados.

  12. Curioso é que a maioria dos mascadores de pipoca são mulheres – descontados balofos e balofas.

    Desconfio que seja por que mulheres em geral são mais ansiosas…

  13. Concordo completamente… com o Ian.
    Só acrescentando, você também pode ir ao Reserva Cultura, que até onde me lembro não vende pipoca, mas que nas poucas vezes que fui lá fiz questão de comprar pipoca do tiozinho em frente a Casper Libero.
    Abaixo a repressão e alta cultura, viva a pipoca e a educação!!! 🙂

  14. Lucas, você é um imbecil.

    O submarino pode te ajudar nesse ponto. Faça como o amigo ali em cima escreveu. Tv lcd, dvd, blue-ray e casa.

  15. sinceramente, idiotia pra mim tem quem não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo,comer pipoca e apreender o conteúdo de um filme, ou mesmo é cheio de frescura quando se trata de uma atividade de lazer. dica: compre uma tela de plasma gigante e um home theater e curta a sua pseudocultura. \°/

  16. O q precisa mesmo é uma campanha contra as pessoas q falam no cinema. Fico surpreso como pedem pra desligar o celular mas nao dao o recado pra calarem a boca.

  17. Embora eu não coma pipoca (em canto algum), não vejo problema com quem come. Se o barulho do mastigar incomoda você, o cinema ou o filme tem algum problema. Ou você é idiota (como gosta da palavra, aproveito para usá-la) o suficiente para se incomodar porque outra pessoa vai “feder à manteiga, sujar os dedos e encher os vãos dos dentes de lasca”. Caso esta última opção é o problema, faça o que Ian sugeriu.

    O cara reclama até de quem vai ao banheiro. Peço desculpa pelas pessoas que não têm o organismo igual ao seu. Aliás, no mundo dele, ninguém pode chegar atrasado (trânsito e outros compromissos não existem), para comer e beber durante a sessão, ou mesmo ir ao banheiro.

    Já o David reclama até do cheiro da pipoca. Já, já vão proibir a entrada de pessoas que comeram ovo, cebola e repolho antes de ir ao cinema, para não soltarem flatulências mais fedorentas do que o cheiro de um pacote de pipoca.

    É como o Ian disse, conversar no filme é uma coisa (ou mesmo deixar o celular ligado e falar nele durante a sessão), mas comer pipoca? Até de BEBER ele reclama. Será que engolir o líquido incomoda nosso querido escritor de ouvidos sensíveis?

  18. Concordo plenamente contigo em relação a educação (ou a falta dela) no cinema onde parece que o público é um bando de macaco de tanto barulho.

    Porém, quem realmente quer ter paz no cinema e não precisar se encomodar com o barulho da pipoca, não assiste obras super-faturadas hollywoodianas muito menos na pré-estreia que é sempre lotada e em cinemas que vendem sacos enormes de pipoca.

    Para isso que tem lugares mais bacanudos como os espaços culturais espalhados por São Paulo onde o “nível intelectual” das pessoas é alto o suficiente para, ter pipoca para vender, mas as pessoas não entram na sala comendo.

  19. Concordo com o Ian e o André aqui em cima. Texto mais rabungento. Não gosta de pessoas, espera sair em DVD/BluRay =). Pô, Mac, seleciona melhor seus colaboradores aí, rs.

  20. Concordo com o Ian.

    O ruído emitido por qualquer atividade relacionada a pipoca (com exceção do momento da fritura do milho, onde este estoura e produz um ruído maior) é mínimo e totalmente mascarado por sons mais altos, como por exemplo, da fala. Que dirá de um sistema de som projetado, como o de salas de cinema. Não conhece o fenômeno do mascaramento sonoro? Procura no Google que achas. Um beijo acalorado entre um casal de namorados pode produzir mais barulho que a pipoca.

    Cheiro, esse pode ser um inconveniente… mas em matéria de incômodo com cheiro, temos os perfumes. Pra você, podem ser maravilhosos. Pra mim, odiosos. Sem contar flatos, gente fedida mesmo (que anda por aí e vai ao cinema) etc.

  21. Gosto de pipoca, mas não no cinema. Tenho uma relação religiosa com o cinema, mesmo envolvendo filmes despretenciosos. Mas tudo bem, entendo quem gosta e não me atrapalha. O que está acabando com o prazer de frequentar cinemas é a falta de educação mesmo. Pessoas que ficam interagindo com o filme, retrucando os personagens. Turminhas que vão e ficam conversando o tempo todo, coisa que poderiam fazer fora do cinema numa boa. Gente que fica comentando, dizendo que tal cena é armação, mentirada, coisas do tipo. A pessoa comentar baixinho uma cena ou outra com a pessoa que está ao lado é aceitável. Complicado é não calar a boca, e em voz alta, durante toda exibição.

  22. cara, menos, bem menos!! também não gosto de barulho no cinema, mas para mim o grande problema é a falta de educação; vou ao cinema regularmente, com minha esposa e ambos comemos pipoca – tenho certeza que não incomodamos ninguém, nem mesmo os que estiverem sentados ao nosso lado.

    cinema é bom, e o grande barato é assistir em comunidade, saber que outros estão sendo expostos aos mesmos estímulos simultaneamente… coisa mais deprimente é sala de cinema vazia!

  23. Se ele reclamasse de quem joga pipoca nos outros, eu até entenderia, mas, sinceramente, pegou pesao com a pipoquinha e foi desrespeitoso ao chamar idiotas pessoas que comem uma simples pipoquinha contra a vontade dele, que provavelmente deve ser a única a ser respeitada na sala do cinema. Se voar pipoca nele, não fui eu, viu?

    P.S – escreve um texto sobre celular tocando e mamães tirando foto dos pimpolhos durante o filme!

  24. ahã … senta lá Cláudia. Assistir umas dessas produções de entrenetimento que tem como único objetivo divertir, rir ou chorar e não te faz refletir em nada na vida merece um saco bem grande pipoca, além de chocolates e balinhas. Pq não são todos que ficaram meses ou anos esperando a produçao. A maioria está ali só para se divertir e assistir uma história, sem mt pretensão. Educação sim. Mas ficar parado duas horas (às vezes mais) sem uma pipoquinha ou balinha sequer não é justo. Até pq ajuda a acalmar a minha frustração qd a produção me faz sentir q perdi horas da minha vida que nunca serão recuperadas. Pelo menos, estava fazendo algo que tb dá prazer e é permitido em área pública: comer. Ah! sem nunca perder a educação. Chegar tarde, sair e voltar no meio da sessão, celular (o pior inimigo de todos), conversar o tempo todo são os maiores inimigos do meu prazer de ir ao cinema

  25. concordo em gênero, número e grau com o rapaz que escreveu isso aí acima!

    E outra: tô baixando tudo antes de sair aqui nos cinemas e vejo tranquilamente em casa no conforto do meu quarto em minha LCD.

    Não tem coisa melhor. Cinema sux! Bando de chatos que riem de tudo, comem batendo boca, deixam celular ligado(conversam inclusive durante a exibição!!!), contam algo previsível antes do mesmo sequer passar entre outras coisas. Fora algumas salas que tem a temperatura do ar condicionado ou muito fraco ou intenso ao extremo(RRR). Fuck off!

    Baixe e veja em casa. Nem precisa gastar mídia já que o mesmo será plugado através de um simples pendrive no aparelho de dvd que suporta esse tipo de conexão e ligado na LCD com cabo Monster HDMI e Home Theater. Ai que lindo!

    Filme é prazer solitário. Fato!

  26. Meu amigo. Cinema dos justos, uso reiterado do termo idiota, pessoas inteligentes não falam no cinema, pessoas inteligentes vão ao banheiro antes(…). Quanta bobagem pra um texto só.

    Primeiramente, o seleto grupo ao qual você se refere como “pessoas inteligentes”, ninguém aqui crê que você o integra considerando o texto mal escrito. Seu processo de expectativa em relação ao filme, passa a imagem de um marketing tão grande, que nenhum filme menos “pipoca” que “homem de ferro 2” teria. A negativa do cinema como forma de entretenimento mostra o desconhecimento da história do mesmo. Também como já foi dito, se o barulho de pipoca ou alguém ir ao banheiro te faz perder o sentido do filme. Tu é uma lontra mesmo.

    Típico defensor da “alta cultura” brasileira mesmo. Aposto que vira e mexe você solta aquele discursinho cafona de que quem assiste filme mais comercial não se encontra em condições de apreciar um Bergman, Rohmer, Herzog, ou o caralho do Godard.

    Vai ler!

  27. antigamente se fumava no cinema… que chic, nao?
    colega… cinema nao eh arte, e sim entretenimento… veja cinema paradiso, puta filme lindo sobre cinema…
    ta bom que vou ficar 3 horas vendo Avatar sem colocar algo na boca…
    mas pipoca nao combina com Adeus Lenin ou Machuca… ai sim precisa de uma atencao melhor…

  28. Nossa, vc parece mto chato. HUAHA
    Concordo com algumas coisas que vc falou. Mas reclamar da pipoca que os outros estão comendo é o cúmulo. Tem gente que consegue estudar ouvindo musica, por exemplo, então pq alguém não pode conseguir prestar atenção no filme ao mesmo tempo q come?

    Como alguns já comentaram, assista em casa :). Cinema tb é pra vc passar um tempo de qualidade, um tempo prazerosos com seus amigos. E com ctz rola uns comentários, umas risadas e gente comendo pipoca.
    O que precisa, como mta gente tb já falou, é ter educação. Nada de berrar, jogar pipoca nos outros e atrapalhar todo mundo ver o filme.

    Não tem mto que discutir, vc chamou todo mundo de idiota só pq comem pipoca. E eu acho que vc deve ser uma pessoa um tanto quanto infeliz pq não aproveita os OUTROS pequenos prazeres q uma sessão de cinema traz, como por exemplo comer pipoca. (:

  29. Imagina esse cara no maior amasso com uma mulher…
    De repente ele tira a camisa, vira as costas para ela, dobra a camisa direitinho e coloca na gaveta e depois volta pra continuar porque,”não suporta ver o quarto bagunçado”…rsrs….

    Daqui a pouco vamos ter que criar cinemas individuais para chatos como esse colunista aí. Se possível com um aparelhinho igual daquele filme “Laranja mecanica” http://adevidacomedia.files.wordpress.com/2009/06/laranja-mecanica.jpeg
    para arregalar bem os olhos do cara para ele ficar bem atento ao filme.

  30. QUE CARA CHATO!!!! fica em casa e ve o filme sozinho. pelamordedeus, vai ser ranzinza assim no inferno! meu amigo, deixa de ser pseudo-intelectual. cinema é diversão, entretenimento. nada de falar alto ou invadir o espaço do outro, agora, uma pipoquinha nunca fez e nunca vai fazer mal a ninguém.

  31. Nunca vi um texto, assim, sem conteúdo no scream & yell. Falta do que escrever é brincadeira.
    Porque não fazer a resenha do novo bom disco do the Black Keys, ao invés de ficar resmungando babaquices geriátricas. Fala sério!
    Screamyell já esteve em melhores tempos.

  32. Fantástico texto – especialmente pela descrição da pipoca enquanto alimento mais sem graça do mundo. (Sem falar no preço que os cinemas cobram por um quitute tão sem sal).

  33. Eu acho que deveria existir niveis para essa proibiçao. Como não comer pipoca vendo Homem de Ferro e Avatar, por exemplo. Muitas vezes a pipoca é muito melhor do que esses filmes (rssss). Mas uma cena como a primeira do Bastardos Inglorios, que tem muita sutileza, não merece o barulho das pessoas comendo. Podia se criar uma censura para pipocas assim como para filmes, por exemplo. Avatar é censura livre e pipoca livre. Bastardos podia ser censura 14 anos e pipoca proibida. E por ai vai. Abraços

  34. “E é curioso analisar que as pessoas não vão a um restaurante quando não estão com fome, ou não vão ao motel quando não querem fazer sexo – mais uma vez melhor ignorar as bizarrices. Porém, muitas vão ao cinema sem sequer saber qualquer informação sobre o filme que assistirão.” — fato!

    Já cansei de testemunhar gente na fila do ingresso que decide o que vai escolher na hora de pagar. E ainda fica perguntando pras moças do caixa: “mas e esse ‘Fúria de Titãs’, é o quê? Comédia?”, para meu completo desespero.

  35. Bicho, ranzinza demais seu texto.
    Tudo bem que realmente tem uns filhos da puta no cinema, que fazem barulho demais, conversam, chutam sua poltrona e o escambal.
    Mas você falar que gente que come no cinema é idiota?
    Idiota é você mano, com esse radicalismo cinéfilo xiita aí.

    Você me desculpe, mas depois do tom das suas palavras, eu tenho que emitir uma opinião: apesar de não discordar de tudo o que você fala, seu texto é de extremo e péssimo gosto!

  36. Pessas inteligentes também não escreveriam “tão pouco” comem pipoca… 🙂

    – Tampouco é advérbio de negação equivalente a “também não”, “muito menos”. [1]

    Não se deve confundir tampouco com a expressão tão pouco, cujo sentido é o de “pequena quantidade”, “diminuto”, “escasso”.

  37. bah, velho, na boa: tava lendo esse negócio outra vez – vai te tratar!! além do texto ridículo e idiótico, ainda tem aquele cartunzinho pra lá de ruim…

  38. Lendo o texto, me lembrei do personagem do “Como Ser Legal” do Nick Hornby, “O Cara Mais Ranzinza de …. (não me lembro o lugar)”. Apoiado todos os que falaram mal do texto e autor. Como diria o Homer: Boriiiingggg.

  39. Uma das coisas mais legais que faço é levar meu filho e meu sobrinho ao cinema para assistir uma animação ou desenho (voces sabem, Shrek, Era do Gelo, etc…)… e sim, eu COMPRO PIPOCA para mim e para eles. Além de ver a criançada da sessão rindo e “comentando” o filme… as vezes dou mais risada com os comentários das crianças do que do filme em si.

    Fazer o que esse IDIOTA propõe é tirar um grande prazer que apenas pais tem, pelo visto (espero que não só nós, pais) que é ver a felicidade de nossas crias assistindo um filme no cinema.

    E mesmo quando vou sozinho, EU COMPRO PIPOCA e (olha que coisa incrível!!) consigo entender o filme!!! uau!!!!

    Para o IDIOTA autor do texto… vai pro cantinho do castigo e só sai de lá depois que aprender o que é tolerância.

  40. Concordo plenamente. Os q se incomodaram com os comentários devem ser aqueles q acham que estão no sofazão de casa, ao lado do cachorro. Pena que ainda não liberaram a geladeira de isopor, não é?
    Sugiro que comprem os DVDs piratas antes da exibição nos cinemas, aí vcs poderão fazer o q quiser, sem prejudicar os outros com seus comentários esdrúxulos durante os filmes.

  41. Nossa cara, que besteira. Falar no cinema ok, mas comer? Eu consigo comer e prestar mais atenção no filme q muita gente q fica só vendo.

  42. Tem gente chata,recalcada,corrupta e ridicula.Tipo o caso desse moleque estagiário que fica escrevendo asneiras.Só concordei quanto a barulho de celular porque é falta de educação mesmo,mas é só isso!Se se concentrassem mais nessa questão em vez de ficar falando de pipoca,algo tão banal.Só se o imbecil que escreveu o texto tem trauma.Tadinho,te levar na fábrica da Yoki,haha.Ou num milharal!

    Milho,pipoca;me lembram outra coisa:panela.Isso explica porque o Mac bota esses caras.

  43. aqui em Belém deixei de ir ao cinema por dois motivos: o primeiro é que cinema agora só em shopping. isso quer dizer, vc não pode mais assistir a sessões repetidas vezes, nem entrar no meio do filme, tem que comprar ingresso antes, e pior: a variedade de filmes é ínfima. são, por exemplo, 12 a 15 salas exibindo apenas três filmes. e o segundo motivo é que o público atual de cinema é mal educado, barulhento e desrespeitoso. ir ao cinema se tornou algo estressante e não mais prazeroso. que bom ler algo como esse texto. nunca consegui entender o desespero de pessoas que compram baldes de pipoca, copos imensos de refrigerantes, batata frita etc. e ainda ficam trocando mensagens no celular durante o filme. E também me espanta o nível de agressividade nos comentários. tem gente que fala em tolerância e é intolerante no comentário.

  44. Reacionário e contundente, o Sr. Guss poderia ter sustentado o mesmíssimo argumento sem que para isso precisasse se comportar como um selvagem em frente ao teclado. Acredite, cinema é minha razão, e sei que me enquadro no que pode ser considerado um bom frequentador, tanto pelos motivos que me levam a uma sala de cinema quanto pelo meu modus operandi. Eu também não tenho por hábito comer no cinema (muito pela exploração dos preços cobrados), e também acho extremamente indelicado conversar ou falar ao celular. Mas há tanta coisa em jogo além de sua vaidade, rapaz…
    Banheiro é subjetivo… Consideremos “a idiotice da mulher grávida” ou “a falta de inteligência do portador de incontinência urinária”… Sobre a pipoca… Guardo boa recordaçoes de ser criança com meus pais e dividir pipoca sentado entre os dois, feliz porque minha mãe me deixava segurar o “balde”… Ora, que família de idiotas devíamos ser.
    O texto era pra ser engraçado (era?). Acabou virando algo de profundo mal gosto.

  45. Muito obrigado por este texto. Se pipoca não faz barulho suficiente pra incomodar as pessoas, tem o cheiro de manteiga, numa sala fechada, é horrível.
    Engraçado as pessoas mandarem que se incomoda com as pipocas irem para outros lugares, porque os não-fumantes não fazem isto também. Concordo q o fumo prejudica a saúde das pessoas mas, quem vai no cinema não precisa ficar sentindo cheiro de pipoca, barulhos e etc.
    O preço altamente abusivo dos cinemas e o fato pipoca me tiraram de lá. Conheci alguns lugares onde esta pratica não acontecia, o Guion por exemplo, nos bons tempos passavam ótimos filmes e não tinha o fato pipoca envolvido, filmes de arte, que não passagem em Cinemark por exemplo.
    Se o ganha-pão do cinema é pipoca ou ele tem que ser mantido por elas, melhor mesmo o Lynch, Coppola, Richard Kelly e outros tantos pararem de fazer filmes já que os mesmos não rendem fortunas como Avatar, Titanic e outras coisas. Seria ótimo inclusive, as bandas que não geram grana não gravarem discos e fazerem shows. Seria ótimo também, apenas imbecis comendo pipoca nos cinemas, atendendo celular, indo no banheiro e etc, poderiam inclusive colocar alguém fumando um cigarro pra fechar a conta.

  46. “Este texto é dedicado ao amigo e editor do site Marcelo Costa, que se divertiu com minha inflamada defesa da proibição da pipoca nos cinemas durante um almoço e me convenceu a escrever isso.”

    Acho que o Marcelo Costa não se havia se dado conta do tamanho da asneira que o sr. – do cinema dos justos – estava prestes a publicar.
    Este texto é de longe, e posso dizer que felizmente o único, o pior já publicado no screamm & yell.
    Quanta falta de conhecimento e interesse pelo outro, e acima de tudo, de educação! Difícil acreditar que pessoas assim apreciem ou saibam o que é cinema.
    Sem contar a balela chata e mentirosa dos quatro primeiros parágrafos.

    Take it easy com a vida amigo, a vida é bela e pode ser leve, e o cinema tbm é sobre isso! Caso nunca tenha notado.

  47. Daniela, o senhor Marcelo Costa sabe muito bem o que publica, acredita que a liberdade de expressão é um dos maiores bens da humanidade, e conhece todos os mais de três mil textos publicados no Scream & Yell desde novembro de 2000 (afinal ele os editou, todos). E pode afirmar, melhor que qualquer outra pessoa, que esse não é o pior texto. É sim alguém opinando sobre algo que o incomoda. Ele tem o direito de escrever isso, o senhor Marcelo Costa de publicar, e você de discordar. A vida é bela e pode ser leve dependendo do ponto de vista. Sempre.

    Abraços
    Mac

  48. Mezenga, concordo com o Jairo, do comentario 43. Se a gente nao comer pipoca no Alice e no Avatar, vai fazer o que? 🙂 Porem, comer pipoca em Dogville? Seria por ali, e os comentarios estao bem diversos.

    Abs
    Mac

  49. Bom,
    esta questão, em particular, acho um tanto quanto polêmica… Guss, eu acredito que você tenha esquecido de um detalhe: a que tipo de filme você está se referindo? É preciso uma diferenciaçãozinha básica. Filmes que fortalecem o meu lado idiota (sim, eu acredito que todo ser humano tem um lado idiota), aí você pode incluir as categorias “hollywoodiano”, “água com açúcar”, “enlatado norte-americano”, e por aí vai, são estes que se identificam com meu lado idiota, combinam perfeitamente com a famigerada pipoca, que eu amo de paixão, e acompanhada de um copão de coca, então, hmmmm, delícia… rs. Mas, enfim, continuando, filmes da categoria “arte”, em que há possibilidades de você observar as peculiaridades estéticas, as surpresas, o surpreendente, geralmente, não provocam essa vontade de comer lixo enquanto se está assistindo ou quem assiste não tem esse costume e vice-e-versa, antes o contrário, faz pessoas como você se manifestar contra os que têm essa obsessão de comer quando numa sala de cinema. Resumindo: Filmes idiotas (tipo Iron Man II) combinam com pipoca e toda sorte de junkfood; filmes de arte, para os cult, dispensam esse acessório.
    Beijo.
    Tchau.

  50. ditadura? blablabla.
    o autor desse texto tá muito mais para o Grande Ditador, de Chaplin, que para o Adolf Hitler que vocês querem pintar.
    o bom de um texto ranzinza como esse é que ele gera um monte de comentários revoltadinhos de gente que se leva a sério.

  51. Olha até concordo com algumas colocações suas, mas falar que pipoca não é nutritiva? o milho é um alimento ideal para se comer, pois tem energia e pouca gordura. Sal e manteiga é que vc que bota quanto quiser.

    E é por ela que os donos de cinema ainda têm cinema! grande parte do lucro advém delas e das guloseimas que compramos. Assim, sem pipoca, sem cinema ( com todo os luxos)

    Cara, larga de ser chato e aprenda uma coisa, cada um tem um jeito de assistir a filmes, tem gente que gosta de comer e gente que não gosta de comer, então, para que querer impor um pensamento único, pois, todo mundo tem o direito ( se pagam o ingresso) de ver o filme como quiser.

  52. Bem, acompanho esse site há quase uma década e nunca li tanta besteira . Claro que tem pessoas que vao ao cinema pra fazer baderna e bancar os gostosoes (idiotas) Mas, ai falar que pessoas inteligentes nao comem no cinema é demais. Sou um grande fan de Alice por exemplo e contava os dias pra a estreia ( ate faltei no trabalho por isso ) e se nao tivesse acabado de almocar levaria minha pipoca normalmente pro cinema e o que nao diminui nem um pouco minha vontade de ver o filme.
    E sim, qual o problema de eu estar almocando com meus pais, e decidir do nada ir ver um filme no Cinemark?
    E essa coisa de “idiotas” , “pessoas inteligentes” é de uma prepotencia terrivel.
    Lamentavel texto.

  53. Sempre definir os filmes em:
    Os que são pra pipoca e os que deviam servir uísque. Pra atiçar os neurônios, claro. Não pra se embriagar.
    Dogville, como Marcelo citou, com três doses do “cachorro engarrafado” num cinema ia bem.

    PS: Acho que o texto tem que ser visto com mais humor. Só um completo idiota falaria tais coisas a vera.

  54. Quem faz todas essas coisas descritas nos 3 primeiros parágrafos pode realmente falar com propriedade sobre idiotia.

    Só não pode fazer o mesmo com a língua portuguesa. O fato de desconhecer a diferença entre ‘tão pouco ‘ e ‘tampouco’ (“E tão pouco comem.”) levanta dúvidas sobre a real profissão desse jornalista(?).

    Para que diploma mesmo?

  55. Pois é, e aquela história de café com leite? Queijo com goiabada? Cada absurdo né?

    Exageros não são legais em nenhum lugar, mas pipoca e cinema só não tem nada a ver pra você, deixa de ser chato.

  56. POP CORN SUCKS!
    E quem veio aqui pra defender a pipoca tem home theater em casa e raramente vai ao cine. O problema não é um sujeito comendo um saquinho de pipoca, mas vários retardados comendo uma montanha de pipoca cada um, impossível não se incomodar!

  57. ADOREI o artigo!
    Barulho de pipoca, gente indo ao banheiro, toque de celular, conversas, gente q chega após o filme começar, odeio!!
    Parabéns pelo texto!
    Amelia

  58. Discordo. Claro que existem pessoas que vão ao cinema com o único intuito de sair de casa, mas não podemos generalizar. Sou amante do cinema sim, assim como da pipoca. E acho que um completa o outro. Não é a ação de comer pipoca que vai tirar sua atenção do filme. Se você realmente está interessado no que a obra-prima está para lhe oferecer, essa simples ação se tornará algo complementar que não irá te atrapalhar. Mesmo assim concordo em gênero, número e grau sobre pessoas que adoram fazer barulhos e conversar nos cinemas!! Mas pipoca não, ela já faz parte da cultura cinematográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.