Novo Rock Gaúcho 011: Insanity Seas, Välika, Os Aciderais e Insira Aqui

por Homero Pivotto Jr.

As águas de março fecharam o verão e abril já é realidade. Se o pop não poupa ninguém, o tempo também. Ontem era janeiro, e agora entramos no quarto mês do ano em meio a conflitos internacionais, incertezas e especulações eleitorais em ano de pleito. De constante, temos a música que nos toca e traz a utopia de alguma esperança. Nessa toada, destacamos alguns lançamentos da produção autoral do Rio Grande do Sul nesta nova coluna do Novo Rock Gaúcho no Scream & Yell. Tem do extremo ao emo, confere aí.

– “Estamira”, Insanity Seas – Novo single da banda porto-alegrense de death/doom Insanity Seas. O som, que carrega reminiscências dos holandeses do Asphyx, vem acompanhado de clipe feito pela galera da Chama Vídeo (Canoas).

Conforme conta o grupo, “a música versa sobre temas como o condicionamento da existência humana, as determinações estruturais, o paradoxo da autoconsciência e da lucidez e a dissolução subjetiva do indivíduo.”

O trabalho de gravação e mix de “Estamira” ficou nas mãos de Júnior Sessi, e a masterização, de Neto Grous (estúdio Absolute Master). A arte da capa, feita por artista que tem como identificação Melancolia Cancerígena, é pensada para dialogar diretamente com o conteúdo lírico.


– “Tartarus”, Välika – Boas novas pra quem curte barulheira acelerada e ciente do caos mundano: é “Tartarus”, novo EP do quarteto porto-alegrense Välika. São cinco faixas que carregam a raiva do hardcore/crust encardidos de elementos do metal mais extremo. O material está disponível nas plataformas de streaming e em fita K7.

Este segundo registro oficial marca a estreia de Thami Athanasio (vocais) e Eduardo Rutkowski (baixo) em estúdio – dupla que é acompanhada pelos integrantes originais Moises Borba (guitarra) e André Znort (bateria).

O nome do trampo faz referência a Tártaro, que, na mitologia grega, é o precipício sombrio abaixo do submundo. Esse local serve como prisão para inimigos dos deuses e é castigo eterno para os injustos

O EP, como o nome sugere, leva o ouvinte até os confins do abismo onde a amargura e o horror da decadência humana habitam. As faixas destilam todas as nuances da desordem. “Tartarus” vocifera sobre abuso policial, racismo e violência contra a mulher e vai de encontro aos que enfrentam os impactos diretos de uma guerra, que encontram-se desolados e aos que não estão mais aqui.


– “Lado B”, Os Aciderais – Discos de vinil tem dois lados, o A e o B. E Os Aciderais também! Explica-se: a banda porto-alegrense de rockão psicodélico lançou seu segundo EP, chamado “Lado B” – o registro anterior, que saiu em 2025, foi batizado de “Lado A”.

São quatro faixas que carregam referências como The Doors, Grand Funk Railroad, Raul Seixas, Blondie, Secos & Molhados e Rory Gallagher. É o rock das antigas, principalmente da safra setentista, aqui adaptado à sonoridade contemporânea. Afinal, arte – música inclusa – é fruto de um contexto espaço/tempo.

Conforme material da própria banda: “Se o “Lado A” apresentou o primeiro vislumbre desse universo, o “Lado B” mergulha mais fundo na experiência. As novas faixas expandem o horizonte da banda e revelam outras camadas da sua identidade sonora: guitarras que atravessam atmosferas densas, grooves que conduzem a mente para além do óbvio e composições que transitam entre peso, contemplação e intensidade psicodélica. O resultado é um rock que convida à escuta atenta, feito para sentir, atravessar e interpretar.”

O quarteto segue explorando em sua música aquilo que move o espírito do rock desde sempre: inquietação, descoberta e transformação.”


– “Filmes De Romance Mentiram Pras Pessoas”, Insira Aqui – Há evidência, já no título, de que a faixa aqui em questão é uma canção romântica. Melhor pontuando: emo. E sim, ela é! E das boas! Em seu segundo single, a Insira Aqui mostra que tem boas referências entre a ala dos que têm coragem de falar sobre sentimentos. E isso fica claro na nova música, que carrega boas sacadas no instrumental e uma letra esperta.

– Homero Pivotto Jr. é jornalista, vocalista da Diokane e responsável pelo videocast O Ben Para Todo Mal.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *