Panoramas da Iberoamérica pela FARO: Os destaques de agosto em oito países (Mariá Codino, YPU, Sen Senra, La Dame Blanche)

Faro, a aliança ibero-americana de meios culturais, regressa este mês com um novo Panorama que reúne os destaques do mês de agosto em cada um dos países do coletivo. Cada uma destas recomendações, mais uma seleção muito mais ampla, pode ser encontrada, como sempre, na nossa playlist Panorama Iberoamericano no Spotify. Conheça os destaques de cada país abaixo: selecionados por Indie Hoy(Argentina), Indie Rocks (México), Magazine AM:PM (Cuba), Mondo Sonoro e Zona de Obras (Espanha), Piiila Musica (Uruguai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia) e Scream & Yell (Brasil).


ARGENTINA
Por Juampa Barbero – Indie Hoy

“TIENE QUE HABER UN MAPA”, MARÍA CODINO: No seu muito aguardado primeiro álbum, a cantora e compositora portenha María Codino aventura-se numa viagem de exploração pessoal e expressiva, imersa num vasto leque de sonoridades. Esta busca é entrelaçada com experiências de viagem e reflexões geográficas, formando a base conceitual de “Tiene Que Haber Un Mapa”. De canções situacionais a épicos pungentes e alguns lampejos de experimentação, a artista debate-se com as emoções coletivas de um mundo pós-pandêmico, destilando confusão, contradições e esperança tenaz. Produzido por ela própria – e ao lado de Estanislao López em três das sete canções – “Tiene Que Haber Un Mapa” surge como uma manifestação completa da sua visão, sendo ela própria a artífice de cada nuance, transmitindo um espírito que transborda vitalidade e paixão. Com uma autenticidade palpável, Codino mergulha-nos no seu universo artístico, guiando-nos através de um labirinto de sons que ressoam profundamente nas nossas próprias emoções.

Playlist Argentina (Agosto o 2023)
María Codino – “Desconcierto”
Juliana Gattas – “Maquillada en la cama”
Kill Flora – “Pussy pancake”
Fonso con Marilina Bertoldi – “Salir del confort”
Luciana Tagliapietra con Santiago Motorizado – “Azul”


BRASIL
por Leonardo Vinhas – Scream & Yell

“PARANOAR”, YPU: “Paranoar”, da YPU, é um disco de casal (Ayla Gresta y Gustavo Halfeld), um disco de banda, um disco de ousadia e reencontro. É um álbum nascido do desejo de purgar as dores do recolhimento pandêmico, de afastar as teias de aranha que se instalaram na libido com a suspensão de vida do lockdown, de redescobrir a si mesmo depois de anos de isolamento, vida conjugal e distopia ultradireitista. É, também, o primeiro álbum da banda, depois de dois EPs e alguns singles, e um que apresenta uma sonoridade quase radicalmente nova para o duo. É um dos álbuns de estreias mais inventivos da safra atual da música brasileira, com uma mistura ímpar de inocência e conhecimento de causa que só é possível quando se está buscando uma transformação pessoal e artística profunda e significativa, só que sem a poeira dos anos de estrada para atrapalhar o funcionamento das engrenagens criativas. O disco vem ao mundo em uma parceria inédita entre o Scream & Yell e a Monstro Discos, um dos selos mais longevos e tradicionais da cena cultural brasileira, liberado para download gratuito, mas também disponível em vinil e streaming.

Playlist Brasil (Agosto 2023)
Clarice Falcão – “Chorar na Boite”
Lulis – “Quintal”
Julia Branco – “Fim e Começo”
Retrato – “Espelho”
Lupe de Lupe – “Gabriela”


CHILE
Por POTQ Magazine

Em produção


COLOMBIA
Por Fabián Páez López, de Shock.co

“RE-EVOLUCIÓN”- RANCHO APARTE: Este é um álbum com história, graça e tradição condensadas em nove canções que destacam letras com duplo sentido, piadas e histórias de vida no campo e nas cidades do Pacífico colombiano. Dino Manuelle, o vocalista do grupo, é como um furacão que arrasta, levanta e sacode corpos. Mas para entender melhor o que ele nos diz, temos que nos situar. Os membros do Rancho Aparte, que existe há mais de 15 anos, são do departamento de Chocó, uma zona rural, maioritariamente povoada por comunidades negras e indígenas. Foi lá que nasceu e se difundiu a chirimía, um formato musical herdado da gaita de foles europeia e reformado pelas comunidades locais com o uso de caixa, tarolas, tambores, clarinetes e bombardinos. É uma música animada, atrevida e festiva por onde quer que se olhe. É isso, entre outros temas mais vanguardistas, que o Rancho Aparte pratica. Assim, se você quer rir ou tem interesse em saber o que acontece quando alguém bebe o licor tradicional do Pacífico (o viche), ou ainda conhecer como a violência afetou a área que esse povo vive (porque também tem crítica social), ouça “Re-evolución”. Como se diz em Bundemente, quando o Rancho Aparte toca, o ambiente festeja.

Playlist Colombia (Agosto 2023)
Bundemente – Rancho Aparte
Triste serenata – La Muchacha y el propio junte
Restos – TSH Sudaca ft. Lil Keren
Mujeres vuelan en guitarras – Gabriela Ponce
Antes de los 30 – Nicolás y los fumadores


CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

“OÍDOS SORDOS”, LA DAME BLANCHE (TIGRE DEN SESSION): Metais e bateria abrem no que parece ser uma coreografia de dança perfeitamente coordenada. O baixo serve para completar o ambiente de perseguição. A guitarra junta-se a eles. O ritmo é acelerado. A orquestra está pronta e La Dame Blanche começa a fazer rap. Numa luta feroz, a sua língua afiada luta com melodia e ritmo derramando letras que retratam o cansaço da ilha cubana. “Para palavras tolas, ouvidos surdos”, finaliza. Yaité Ramos foi coroada como uma revelação no cenário do rap hispânico há alguns anos. Hoje, o seu single “Oídos sordos”, uma colaboração com Tigre Studio, é o testemunho de que a sua carreira está no auge.

Playlist Cuba (Agosto 2023)
Alain Pérez – Pa To’ La Vida
Harold López-Nussa – Timba a la Americana
Ruido Blnco – La Noche Eterna
Lachy Torriente, Zo Bringviyer – Vida


ESPANHA
pela equipe do site Mondo Sonoro

“MIS AMIGOS OPINAN LO MISMO”, SEN SENRA: Sen Senra lançou em agosto, quase de surpresa, um novo single intitulado “Mis Amigos Opinan Lo Mismo”, uma peça que serve de ponte entre os dois volumes do seu álbum “PO2054AZ” (destaque de junho na Faro); um final brilhante para o primeiro e um início perfeito para o universo sonoro que está a construir para o segundo. Este novo single, que não ultrapassa um minuto e meio de duração, serve para Senra nos mostrar que está no seu melhor momento de composição, além de se tornar uma peça delicada e estratégica para os seus próximos passos. A faixa é acompanhada por um vídeo teaser filmado na sua terra natal, no qual Senra se mistura com a natureza e o mar, sentindo-se sempre livre. Embora as expectativas sejam elevadas para este segundo lançamento, que sucede ao primeiro volume de “PO2054AZ”, estamos certos de que o galego voltará a romper com os padrões.

Playlist Espanha (Agosto 2023)
Sen Senra – Mis magos opinan lo mismo
Els Amics de les Arts – Tothom es separa
Adiós Amores – La Culpa
Chill Chicos + Yarea
Tigre y Diamante – Corredores de la India


MÉXICO
por AnaLi Rodríguez – Indie Rocks!

“MAGIC EXPERIENCE BAND”, DANIEL QUIÉN: Natural de Mazatlán, Sinaloa, Daniel Quién apresenta o seu novo álbum de estúdio. Com a produção de Oscar Daniel Hernández e Victor Petrucci, o músico retrata um novo ambiente sonoro que envolve diferentes camadas de sons e texturas vocais que enriquecem a experiência: uma viagem pela galáxia. Um álbum cheio de psicodelia, bossa nova, com bases de jazz, brilhos acústicos e muita filosofia espero por sua audição nesta produção de 17 canções que vem da Universal Music México. Desfruta desde “El Tiempo es como un Río I” até “Ciencia Extraña” e viva uma catarse sonica.

Playlist México (Agosto 2023)
Disco Bahía – “Paradisco”
Hello Seahorse! – “Todo lo que Hice”
Te Vi en un Planetario – “La danza de las brujas”
Gibrana Cervantes – “Infinita Presencia”
Foudeqush – “rangerover”


URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

Em produção

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.