AGOSTO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de agosto! E ouça nossa playlist.
CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM
Encerrou-se um suposto agosto de verão, praia, sol, mas a grande maioria dos cubanos nem sequer teve o suficiente para pagar um dia de passeio. Assim, desesperado e cansado, o grande problema em nosso ambiente é a situação insuportável e o êxodo maciço do ano passado que já supera em números a soma das maiores crises migratórias que ocorreram em Cuba após o triunfo revolucionário. A impressão é que os infortúnios nos seguem, aos quais se soma a epidemia não declarada de dengue e os primeiros casos de varíola que surgiram recentemente. Mas com esta capacidade de resistência aparentemente infinita, e certos de que a música será sempre uma espécie de oásis, mesmo nos piores momentos, terminámos este verão a ouvir e a compartilhar o que melhor soou da nossa música.
DESTAQUE PRINCIPAL
GONZALO RUBALCABA – “TURNING POINT/ TRIO D’ETE”: O pianista e compositor cubano Gonzalo Rubalcaba lançou “Turning Point/ Trio D’ete”, sua mais recente produção discográfica. O jazzista recria, através de sete faixas, sons do jazz latino e da música cubana, carregados de uma sensibilidade e elegância que cativam. Faixas como “IKU” e “Hard One” criam sensações viciantes e efervescentes.
OUTROS DESTAQUES
CHARLY SIABA – “VOLANDO EP”: Enfim chegou a hora de ouvir este compêndio de músicas viscerais de Charly Siaba envoltas na magia e beleza de um EP. As quatro canções que o compõem, “Lejos de Aquí”, “Desnúdate”, “Donde Estabas Tú” e “Volando”, transpiram da própria essência de seu autor e flutuam na noite como nuvens, fazendo o ouvinte sonhar e voar. O jovem guitarrista e compositor cubano gosta de colaborar com a arte de músicos como Andy García, Jesús Pupo, Gelo Hau, Ricardo Wheelock e Ana Tejeda.
DAYMÉ AROCENA – “DANÇAR E VOAR”: Este samba no estilo da tradição brasileira nos traz uma Daymé ousada e renovada. O ritmo, os coros, o som da cuica e a interpretação em português e espanhol são um sucesso total na carreira desta jovem jazzista cubana que ainda tem muito a nos dar. Aproxime-se de Daymé com essa entrevista que fizemos recentemente.
ISLA ESCARLATA Y FRANK MITCHELL – “EL MIEDO”: A dupla Javier Sampredro e Samuel Delgado continua a surpreender com uma estética intensa e inovadora. O forte trabalho visual que desenvolvem com imagens em cores escuras, letras nítidas e um discurso que, em sintonia com a nossa realidade, canta a dor, o medo e o desejo de liberdade, ganha vida feroz neste single que faz parte do EP “Los Perros”, como uma trilogia, junto com a canção homônima e “La Gritería”. A colaboração com o músico Frank Mitchell, com seu talento inato, contribui para a explosividade deste single. Conheça um pouco mais sobre a origem do grupo aqui.
RAPZODIA, BARBARITO TORRES Y ANDRÉS PEDROSO – “BOLERO VERDE”: Que bela poesia apresenta este bolerito. Reúne Leonard Akozta, um rapper que ousa cantar, e sons ambientes que nos identificam, com toda aquela magia apaixonada do cubano que inclui charutos e trombetas em cena. A combinação da harmonia do piano, o dedilhamento e a improvisação melodiosa dos três de Barbarito com o jogo de vozes entre Daniela e seu avô, fazem esta música apontar para algo especial e verdadeiro.
MAIS CULTURA
Abrimos o mês de setembro comemorando nosso quarto aniversário com o retorno da Magazine AM:PM Downloads, momento em que nos encontramos com aquela comunidade divina de amantes da música que está conosco há vários anos. O verão acabou e o retorno às aulas trouxe a abertura de uma série de novos espaços para música, gastronomia e fruição do público, como: Música Punto Cero, no final da Avenida del Puerto em Havana Velha, um projeto liderado pelo ícone da salsa Issac Delgado. Estão também anunciados o Festival Habano e um dia de concertos no Parque Almendares da capital.