Faixa a faixa: “Intervenção Lunar”, Vanguart

Faixa a faixa por Helio Flanders, Reginaldo Lincoln e Fernanda Kostchak

Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 a banda Vanguart esteve em estúdio e gravou algumas canções inéditas. As novas composições serão lançadas em dois álbuns. O primeiro é “Intervenção Lunar“, com sete faixas que expressam a intimidade e a doçura que se anunciavam no projeto “Vanguart Acoustic Night”. Se no álbum anterior, “Beijo Estranho” (2017), o grupo apostava em orquestrações épicas e uma camada imensa de instrumentos, o novo trabalho tem o papel de trazer o ouvinte para perto de si. Como sempre, há composições de Helio Flanders e Reginaldo Lincoln, e dessa vez uma canção 100% autoral de Fernanda Kostchak, que não só compôs como canta em “Lá Está”.

“Intervenção Lunar” foi produzido por Fabio Pinczowski em parceria com a banda. Além dos integrantes Helio Flanders (voz, violão, trompete, piano e gaita), Reginaldo Lincoln (voz, violão de 12 cordas, baixo, guitarra, bandolim, órgão e percussão) e Fernanda Kostchak (voz e violino) participam do álbum Kezo Nogueira (bateria, percussão), Pedro Pelotas (órgão, piano), João de Pierro, que tocou as violas em “Suas Coisas Favoritas”, e Felipe Ventura, que fez arranjos de cordas e tocou violino e viola em “Canção Para o Sol”.

A foto da capa pertence ao acervo da fotógrafa Nina Bruno. “Fizemos uma longa pesquisa que incluía a ideia de uma superfície lunar mas que não fosse só isso. Na foto, a imagem das moedas de uma fonte dos desejos sem água casou perfeitamente com os versos da faixa-título: “Intervenção lunar / olha pro céu e vê / de onde você vier / pede o que vai querer”. O álbum aborda temas como desejo e a vontade de uma mudança profunda no mundo através do afeto”, comenta Helio. Abaixo, ele mais Reginaldo e Fernanda comentam o novo disco.

01. Vamos Viver (Helio Flanders / Reginaldo Lincoln)
Reginaldo: A canção nasceu no auge da pandemia, um sentimento devastador de perda e luto estavam muito presentes. Quando surgiu chamava-se “não vou te esquecer”. Falava sobre essas perdas. A melodia do refrão apareceu no violão e ficou grudada em mim. Depois veio a ideia do encontro repentino que muda a sua vida para sempre, das pessoas que não vamos esquecer e às vezes nem sabemos explicar o porquê da aproximação ou o porquê de tanto amor. Quando eu e Helio embarcamos na canção juntos, ela se mostrou ser muito mais sobre quem está aqui do que sobre quem partiu, daí “vamos viver” aconteceu de fato.

Helio: Queríamos um clima Traveling Wilburys, com todo mundo tocando livremente, e assim foi: três violões na sala de gravação, todos tocando ao mesmo tempo, como uma grande banda

Fernanda Kostchak: violino
Helio Flanders: voz, violão
Reginaldo Lincoln: voz, violão de 12 cordas, baixo
+
Fabio Pinczowski: violão, piano
Kezo Nogueira: bateria, percussão
Pedro Pelotas: órgão

02. Intervenção Lunar (Reginaldo Lincoln)
Helio: Quando Reginaldo me mostrou essa música, me emocionei muito porque ela trazia coisas que eram teoricamente vagas, mas que me transportavam para imagens muito íntimas, e acredito que esse é o poder de uma grande canção: te entregar o roteiro pra você imaginar a cena. E assim foi. O sentimento de esperar uma intervenção lunar, no coração, seja onde for, é o que sempre me deu esperanças em momentos difíceis e espero que possa trazer essa força pra todos nós na vida pós-pandemia.

Reginaldo: O Helio disse tudo, são imagens. O espírito viajando para lugares de imensa luz. A intervenção lunar é uma coisa linda, um lugar perfeito, um voo de paz, onde os olhos brilham e você se encosta para experienciar. A gravação dessa música foi especial pois mesmo tendo os instrumentos básicos da nossa discografia (bateria, baixo, violão, bandolim e violino), sinto que ela traz uma novidade nessa sonoridade. Conseguimos explorar esse lado da canção também.

Fernanda Kostchak: violino
Helio Flanders: voz, violão
Reginaldo Lincoln: voz, violão, bandolim, baixo, órgão, percussão
+
Kezo Nogueira: bateria, percussão

03. Sente (Reginaldo Lincoln)
Helio: “Sente” é a música mais antiga do álbum e a única não-inédita. Foi gravada no fim de 2019 e meio confirmou a nossa suspeita que o Fabio Pinczowski deveria produzir o disco conosco. É certamente uma das minhas canções favoritas de todo o catálogo do Vanguart.

Fernanda Kostchak: violino, vocais
Helio Flanders: voz, piano, trompete
Reginaldo Lincoln: voz, violão, baixo
+
Fabio Pinczowski: metalofone, órgão
Kezo Nogueira: bateria

04. Canção Para o Sol (Helio Flanders)
Helio: Escrevi essa música imaginando uma espécie de “rendição”, como se o narrador dissesse: “eu me rendo, cansei de fugir do amor”. Eu me entreguei muitas vezes a sentimentos na vida, mas em outras fugi também, e foi uma forma de incentivar as pessoas a se lançarem à sorte.

Reginaldo: Uma canção super simples que a gente gravou com toda essa simplicidade e a junção resultou em algo surpreendente. Quando entraram as cordas do Felipe tudo ganhou muita força, é uma canção que conversa com você enquanto você a ouve.

Helio Flanders: voz, piano
Reginaldo Lincoln: baixo, guitarra
+
Fabio Pinczowski: violão, piano, órgão
Felipe Ventura: arranjo de cordas, violino, viola
Kezo Nogueira: bateria

05. Suas Coisas Favoritas (Reginaldo Lincoln)
Reginaldo: Uma ode à Olivia, minha filha, à vida e a exploração do nosso interior. Uma canção para se aventurar. Escrevi em uma manhã, a mesa do café posta e não tinha espaço para pisar no chão, todas as coisas dela espalhadas pela sala, uma bagunça só e ela cantando sem parar, perguntando onde estava o lápis, cadê a boneca??? Aí eu me teletransportei e a imaginei descendo o rio em uma canoa. As árvores e os bichos eram os brinquedos espalhados pela sala, um paralelo entre cidade e natureza. Todas as suas coisas favoritas estavam por perto. A melodia e os versos vieram de uma vez enquanto ela brincava.

Helio: Junto com “Homem-deus”, do nosso álbum anterior, faz parte do nosso mundo de canções de realismo fantástico.

Helio Flanders: voz
Reginaldo Lincoln: voz, violão, baixo, órgão, percussão
+
João de Pierro Jr: arranjo de cordas, viola, violino
Kezo Nogueira: bateria, percussão

06. Lá Está (Fernanda Kostchak)
Fernanda: Quando comecei a escrever “Lá está”, eu nem sabia direito que uma música sairia dali. Eu tinha uma melodia que foi me acompanhando por dias até que ela começou a manifestar palavras e virou uma história. A atmosfera da música com certeza veio da vontade de fazer algo assim no palco. Desde que comecei a cantar devagarinho nos shows me senti muito, mas muito acolhida pelo nosso público então essa canção veio pra ter mais um momento de “olho no olho” com os fãs, que é o que eu mais amo na vida.

Reginaldo: A Fer compôs a canção de uma maneira muito interessante, sem instrumentos harmônicos, a letra e a melodia apenas e a gente concebeu a parte instrumental. Foi um processo novo entre nós, funcionou de primeira. O Fabio Pinczowski tomou as rédeas da canção na hora de gravar e a trouxe para o mundo do Vanguart nos timbres, percussões e vocalizações dos discos que a gente ama ouvir.

Helio: Além de achar a canção muito boa e que a Fernanda está cantando lindamente, é muito bom tê-la se juntando a nós como compositora neste álbum e só reafirma o seu tamanho gigante como artista.

Fernanda Kostchak: voz, violino,
Helio Flanders: vocais, trompete
Reginaldo Lincoln: vocais, violão, baixo
+
Fabio Pinczowski: guitarra, órgão, percussão
Kezo Nogueira: bateria, percussão
Pedro Pelotas: piano

07. Vento do Metrô (Helio Flanders)
Helio: “O Vento do Metrô” entra no hall de canções espirituais, que componho sem muito filtro, apenas colocando para gravar, e traz o tom épico que gosto de usar às vezes, pré-anunciando grandes acontecimentos, seja uma luz que se adianta para brilhar tamanha sua vontade de existir até uma concepção de que o amor pode dominar o mundo.

Reginaldo: Essa é para quem gosta de Vanguart! A letra é fantástica, te prende na riqueza dos detalhes. Foi uma das concepções de arranjo mais complexas que a gente já viveu, talvez a mais complexa. Mas nem por isso difícil ou turbulenta. Nos encontramos tocando juntos no estúdio, naturalmente. A nossa função principal no arranjo foi não diminuir a intensidade que ela já tinha com apenas um violão e voz. A intenção foi se equiparar em grandeza e expressividade.

Fernanda: O violino nessa música é puro movimento, adiciona uma camada de timbre no bloco das levadas, vira mais um elemento de condução só que num instrumento de arco. É um violino tocado com o corpo inteiro sentindo o fluxo do ritmo da música e se movimentando no groove.

Fernanda Kostchak: violino
Helio Flanders: voz, violão, gaita
Reginaldo Lincoln: vocais, violão, baixo
+
Fabio Pinczowski: guitarra, piano, vocais, percussão
Kezo Nogueira: bateria, percussão
Pedro Pelotas: órgão

Ficha Técnica
Produzido por Fabio Pinczowski e Vanguart.
Gravado por Fabio Pinczowski e Éric Yoshino no Estúdio 12 Dólares
Mixado por Vitor Farias
Masterizado por Fabio Roberto no Estúdio Tambor

5 thoughts on “Faixa a faixa: “Intervenção Lunar”, Vanguart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.