MIS prepara Mostra Legião Urbana

por Bruno Capelas

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo está preparando uma exposição sobre o cantor Renato Russo e a Legião Urbana para 2016. É o que disse na última terça-feira, 15/07, André Sturm, diretor executivo da instituição, durante entrevista exclusiva na abertura da exposição sobre o programa infantil Castelo Rá-Tim Bum.

“Temos uma conversa caminhando bem para fazer uma exposição sobre o Renato Russo em 2016”, disse Sturm. Segundo o diretor executivo do MIS, o filho do cantor, Giuliano Manfredini, abriu as portas do apartamento de Renato para os técnicos do museu.

“É impressionante: o Renato é um cara que guardava tudo. Vamos fazer uma parceria para restaurar materiais, fotos, diários, e a partir disso vamos construir uma exposição sobre o Renato, e lógico, sobre a Legião Urbana para daqui a dois anos”, completou o diretor executivo, que, à frente do MIS, tem sido o responsável por uma guinada mais pop na programação do museu: nos últimos dois anos, a instituição paulista recebeu mostras de nomes como os cineastas Georges Meliés e Stanley Kubrick e o cantor David Bowie.

A ideia de uma exposição sobre Renato e a Legião já havia sido comentada recentemente por Giuliano Manfredini em uma entrevista ao portal UOL – o texto menciona que a exposição será itinerante e deve rodar o País daqui a dois anos. A reportagem comenta ainda que o apartamento de Renato, localizado na rua Nascimento Silva, em Ipanema, contém também a coleção pessoal de discos de Renato, esculturas, desenhos, discos de ouro e de platina e até mesmo suas roupas.

Resta saber se a exposição contará com o aval e o apoio dos outros integrantes da Legião Urbana. Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, que formavam a Legião em 1996, quando o grupo chegou ao seu fim após a morte de Renato, são rompidos com a família Manfredini e disputam os direitos sobre a marca e o legado artístico do grupo. Para a família de Renato, o líder do grupo é o único dono dos direitos sobre a banda, enquanto Bonfá e Villa-Lobos tentam juridicamente provar que também têm direito sobre a marca – hoje eles são impedidos de fazer shows ou tributos utilizando o nome do grupo.

Há cerca de dois meses, o último incidente entre as duas partes envolveu um “novo site” da Legião Urbana, lançado pela família do músico. Em nota distribuída para a imprensa, Dado e Bonfá criticaram o herdeiro: “Achamos por bem esclarecer que essa nova versão do site não conta com a participação, apoio ou qualquer tipo de consentimento e/ou autorização da nossa parte. (…) Nem o herdeiro de Renato Manfredini Jr. nem a empresa Legião Urbana Produções Artísticas nos representa e tampouco representa idealística e/ou artisticamente a banda Legião Urbana”, dizia a nota, que pedia para que os fãs acompanhassem o desenrolar do caso no site http://entendaocasolegiao.blogspot.com.br/.

A foto que abre este texto é um registro da sessão que rendeu a imagem da capa do álbum “Que País é Este” (1987), e é de Ricardo Junqueira, foto presente na galeria de imagens do atual site oficial da Legião Urbana. A segunda imagem é um registro feito por Marcelo Costa, editor do Scream & Yell, de um show da Legião Urbana na cidade de São José dos Campos em agosto de 1992. Na foto, Renato Russo está com o pandeiro que o acompanhou durante quase todo o show, e que ele arremessaria ao chão no fim de “Metrópole”, a penúltima música daquela noite, partindo o instrumento em três e lançando-os para o público na sequencia. Um dos pedaços do instrumento (abaixo) integra o acervo do site Scream & Yell.

Bruno Capelas (@noacapelas) é jornalista e assina o blog Pergunte ao Pop.

Leia também:
– Tributo à Legião Urbana com Wagner Moura emociona plateia, por Bruno Capelas (aqui)
– 15 anos de morte de Renato Russo, por Ismael Machado (aqui)
– Clássicos do Rock Nacional: “Dois”, da Legião Urbana, por Tiago Agostini (aqui)
– DVD “Legião Urbana e Paralamas Juntos” é um retrato exemplar, por Marcelo Costa (aqui)
– Mônica e Eduardo, uma análise comportamental, por Adolar Gangorra (aqui)
– Top 20 Melhores dos anos 90 Scream & Yell: dois álbuns da Legião Urbana na lista (aqui)
– Entrevista: Henrique Rodrigues, organizador do livro “Como Se Não Houve Amanhã” (aqui)

8 thoughts on “MIS prepara Mostra Legião Urbana

  1. prepare-se para diversos comentários sobre as ‘letras pueris’ de renato russo, sobre como eles eram músicos ruins etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.