Rock Raro: Zakarrias

por Wagner Xavier

Não deixe se enganar pelo nome: Zakarrias não é um cantor, e sim um grupo que lançou seu único disco de difícil classificação, um belíssimo álbum enigimático que passeia entre o folk, o rock com pitadas psicodélicas, a soul music e até mesmo o hard rock. Lançado em 1971 pelo selo Deram (que lançou alguns dos primeiros trabalhos de David Bowie), “Zakarrias” foi o único trabalho da banda homônima, que sumiu do mapa logo depois.

Denso, lento e profundo, o álbum traz nove canções de tirar o fôlego – seja pela melodia atraente, pelos bons arranjos ou pela voz suave de seu cantor, o austríaco Bobby Haumer, que assumia as funções de vocalista, guitarrista e baixista do grupo, contando ainda com um competente grupo de apoio formado por Martin Harrison na bateria, Peter Robinson nos teclados, Geoff Leigh no sax e flauta e Don Gould nos arranjos de cordas e piano.

“Zakarrias” abre com a psicodélica “Country Out of Reach”, uma faixa pesada para a época que mostra uma boa melodia de baixo acompanhado de um bom trabalho vocal de Haumer. A faixa – ainda que mais leve – chega a lembrar os momentos iniciais do Black Sabbath. “Who Gave You Love”, na seqüência, é um sonzaço de primeira linha. Peso com muita qualidade, boas passagens acústicas que nos remetem a Crosby, Stills, Nash e Young.

Já “Never Reachin’” é uma belíssima passagem do disco, onde vocal, flautas e violões criam um momento sublime. Passagens do “Led Zeppelin III” também marcam presença, principalmente em faixas acústicas como a longa e ótima “The Unknown Years”. O lado B do disco mantém o nível elevado. “Sunny Side” traz um poderoso órgão Hammond e um baixo contundente que atacam a canção em meio a uma intrigante melodia.

“Spring of Fate” é uma emocionante balada com direito a violinos, momento em que o Zakarrias mostra o seu lado mais emotivo e melódico. Let Us Change nos remete a Bowie, Led Zeppelin em sua fase mais acústica e até Van Der Graaf em momentos solo. Novamente um intrigante e rico trabalho instrumental. “Cosmic Bride” encerra o disco com um poderoso trabalho instrumental que ainda hoje soa atual e interessante – e que deve agradar fãs de grupos sofisticados como Love e Moby Grape além de cantores como Van Morrison e David Bowie.

Lançado o disco, os integrantes da banda não conseguiram renovar seus vistos no Reino Unidos, e tiveram que deixar Londres e a carreira, voltando para a Áustria encerrando de forma precoce suas atividades musicais. Incrível constatar com um músico que lança um álbum tão rico em melodias e detalhes, diversificado e interessante fica pelo caminho sem que tenhamos qualquer outro registro fonográfico.

Depois de tantos anos de ostracismo, o álbum teve um importante relançamento pelo ótimo selo Tapestry Records, novamente em pouquíssimas cópias para novamente se tornar mais um clássico do rock raro. Corra para conhecer mais esta maravilha deste marcante período do rock mundial.]

********

Wagner Xavier assina a coluna Rock Raro no Scream & Yell. Veja outras raridades aqui. Wagner também está lançando o livro “Rock Raro, o Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock”. Saiba mais aqui.

4 thoughts on “Rock Raro: Zakarrias

  1. Obrigado Marcelo ! exatamente…

    Alessandro, nao recebi seu e-mail, consultei em minha conta e realmente nao chegou, talvez tenha ocorrido algum problema na recepção pelo provedor.

    Pode me enviar por favor ? O livro está pronto para ser encaminhado para qualquer lugar do Brasil.

    Se o quiser mande com seu endereço. O custo do livro é 70,00 + 15 de frete (modelo padrão) que demora de 7 a 10 dias.

    Abracos e obrigado,
    Wagner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.