“Juju Claudius”, The Chatham Singers

Por Adriano Mello Costa

Imagine estar em algum bar sujo situado no Delta do Mississipi nos anos 30, tomando um gole de uísque falsificado enquanto Robert Johnson dedilha seu violão ou então novamente em um bar, mas desta vez no sul de Chicago nos anos 40, com Elmore James ou Willie Dixon tocando a sua alma em cima de um palco qualquer. Conseguiu imaginar? Se não, coloque para tocar “Juju Claudius”, novo trabalho do The Chatham Singers, que ficará mais fácil.

The Chatham Singers é mais um projeto do prolífico senhor John Steven Hamper, nascido em 1º de dezembro de 1959, mais conhecido por Billy Childish. No decorrer dos anos, Billy Childish construiu sua carreira em diversas áreas além da música, como a poesia, fotografia e pintura. Na música, esteve a frente de inúmeras bandas ou projetos, como o Headcoats e o Buff Medways, para ficar só nos mais conhecidos.

Em 2009, o multi artista volta a ativa com o segundo trabalho do The Chatham Singers que toca junto com sua esposa Julie Hamp e os amigos Wolf Howard e “Bludy” Jim. “Juju Claudius” é um disco que traz como matriz principal o blues dos anos 30 e 40, optando por adicionar um pouco de folk e country ocasionalmente. O resultado disso são 14 quatorze canções completamente viciantes, entre covers e próprias.

O climão presente no disco é de um bar sujo na beira da estrada, bebida sendo consumida em grande escala, mulheres dançando sensualmente e os músicos arremessando a própria alma nos instrumentos. Faixas como “All Who Cheated And Lied”, “The Son Of Art”, “Queen Bee” “The Good Times” e “Baby What’s Wrong” são alguns exemplos disso. O vocal ora de Billy ora de sua esposa, também é carregado de tosquice, o que ajuda no resultado final.

Ninguém sabe ao certo se o The Chatham Singers chegará ao terceiro disco ou acabará neste “Juju Claudius”, uma vez que Billy Childish é conhecido por mudar freqüentemente, o fato no entanto é que prestes a completar 50 anos, esse louco artista continua a presentear o mundo com pequenos retalhos da sua excelência, sempre de maneira errática e sem nenhuma predisposição firmada. Consuma sem a menor moderação.

My Space: http://www.myspace.com/thechathamsingers

*******

Adriano Mello Costa assina o blog Coisa Pop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.