Panoramas da Iberoamérica pela FARO: Os destaques de julho de 2023 em oito países (El Mató, Luiza Lian, Montoya, Dorotheo)

A aliança ibero-americana de meios culturais FARO regressa este mês com um novo Panorama que reúne os destaques de julho na região. Cada uma destas recomendações, além de uma seleção mais ampla, pode ser encontrada, como sempre, na nossa playlist PANORAMA IBEROAMERICANO, disponível no Spotify. Deixamos então você com os destaques da música ibero-americana em julho com curadoria dos meios de comunicação membros da aliança: Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks (México), Magazine AM:PM (Cuba), Mondo Sonoro (Espanha), Piiila Musica (Urugauai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia), Scream & Yell (Brasil) e Zona de Obras (Espanha).


ARGENTINA
Por Juampa Barbero – Indie Hoy

“SÚPER TERROR”, EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO: Em “Súper Terror”, a El Mató aventura-se em horizontes sinuosos que expandem a sua linguagem musical. O seu quarto álbum, há muito aguardado, reflete a ligação entre o passado e o presente enquanto procura abrir caminho para um futuro inexplorado. Movendo-se entre a luz e a escuridão, num mundo de incerteza e mudança, a banda de La Plata aborda temas ligados à passagem do tempo, ao destino e à procura de novos começos. Pelo caminho, encontram um universo desolado, mas também uma réstia de esperança. Cada canção de “Súper Terror” esconde um segredo, uma obsessão e uma sonoridade cuidadosa que acrescenta uma complexidade distinta ao sucessor de “La Síntesis O’Konor” (2017). Com guitarras espaciais, sintetizadores envolventes e bateria eletrônica, o álbum desdobra atmosferas densas e melodias épicas que abraçam o desconhecido com devoção.

Playlist Argentina (Julho 2023)
El Mató a un Policía Motorizado – “Medalla de oro”
Isla de Caras – “Terca”
Malena Villa – “Cortaste toda la luz”
El Príncipe Idiota con Cítrico – “Calor”
Nina Suárez – “Corrida al arco”


BRASIL
por Marcelo Costa – Scream & Yell

“7 ESTRELAS | QUEM ARRANCOU O CÉU?”, LUIZA LIAN: “A minha música é uma paisagem pra você entrar e fazer sua viagem”, canta Luiza Lian na música que abre “7 Estrelas | quem arrancou o céu?”, seu quarto álbum e terceiro ao lado do produtor Charles Tixier, lançado no Brasil pelo Selo Risco e no mercado internacional pela ZZK Records. A dupla, que chapou todos aqueles que mergulharam no brilhante disco anterior, “Azul Moderno”, de 2018, retoma seus experimentos que chocam música eletrônica com música brasileira os expandindo de maneira poderosa. Charles se utiliza de ruídos, texturas, filtros, batidas fragmentadas e manipulação de vozes (chega a ser impressionante o que ele faz com a voz de Luiza em “Minha Música”) visando alcançar um resultado soturno que faz a cama para frases como “Lá fora o mundo está morrendo”, de “Tecnicolor”, ou “Nós podíamos ter um amor mas não deu”, da irresistível “Homenagem”, ou ainda “Onde é o fim do mundo? Que horas chega o futuro? Qual altura desse muro?”, da esparsa “Eu Estou Aqui”, destaques de um disco irresistível para se manter no repeat.

Playlist Brasil (Julho 2023)
Luiza Lian – “Homenagem”
Zé Bigode Orquestra – “Faca de Ponta feat Jef Rodriguez”
Hibizco – “Sozinho”
Garotas Suecas – “Gentrificação”
Melvin e os Inoxidáveis – “Chá de Fita”


CHILE
Por POTQ Magazine

“PEQUEÑO DUELO”, PDA: Bárbara Pérez de Arce fez parte de relevantes projetos indie chilenos como Velódromo e El Cómodo Silencio de Los Que Hablan Poco; paralelamente a estas aventuras, ela preparou um dos nossos álbuns preferidos do mês. “Pequeño Duelo” é a sua estreia, uma colaboração artística com Sebastián Gaete (zenki) em que diferentes gêneros se encontram nas apenas em torno da perda, da mudança e da dor, mas também da ilusão que encontramos no fim das coisas e as novas possibilidades que elas trazem. O luto tem muitas formas e sons, como demonstra PDA – o pseudónimo musical da artista chilena. Há perdas que se transformam em memórias doces e oníricas como um bom dream pop, assim como pessoas ou ações que magoam e mobilizam como um trance irresistível mais próximo do shoegaze. Num primeiro álbum cheio de texturas envolventes, PDA investe em uma construção muito fiel não apenas ao pop e ao indie chilenos, mas também à geração digital onde os recursos e a motivação para a experimentação eletrônica estão na ordem do dia. “Pequeño Duelo” são oito canções que parecem uma carícia para a alma, especialmente quando estamos com o peso de sentir que o que conhecíamos não será mais assim, que aqueles que estavam aqui não irão mais voltar.

Playlist Chile (Julho 2023)
doblesanto – “PELIGRO”
Niña Tormenta – “Vivo imaginando cosas”
Rubio – “Lo que no hablas”
Bronko, Masquemusica, Pedropiedra – “Cool & Casual”


COLOMBIA
Por Fabián Páez López, de Shock.co

“EL NIDO”, MONTOYA: Este álbum começa com um sonho. Nidia Góngora, uma famosa cantora tradicional do Pacífico colombiano, conduz-nos através de um sonho fantasioso e emotivo que é também um desejo de pintar o mundo com cores. Mais tarde, ao longo do mesmo caminho e durante mais 10 canções, são reveladas imagens que evocam a imensidão das paisagens latino-americanas. São cinco instrumentais e seis colaborações em que somos guiados por vozes femininas: as colombianas Nidia Góngora, Montañera e Pedrina; bem como Pahua (México), La Chica (França-Venezuela) e Lara Nuh (Peru). Montoya, um produtor colombiano radicado na Itália, está por detrás da maquinaria e da atmosfera: é IDM e techno, mas com um toque latino tanto na forma como na substância. “El Nido” é o seu terceiro álbum e, como ele o descreve, soa como um lugar calmo para contemplar depois de fechar os olhos.

Playlist Colômbia (Julho 2023)
Montoya, Nidia Góngora – “Soñé”
Pablo Trujillo ft. Soy Emilia – “Quiero Verte Así”
Sincerity García, Alexis Play, Queen Medina – “Brooklyn Pacífico”
Keke Minowa, Lil Keren – “Jartera”
Loyal Lobos – “Si volviera a conocerte”


CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

“LLAMADO”, ALFREDO RODRIGUEZ Y CIMAFUNK: O que trazemos para a mesa não precisa de apresentações: duas das vozes mais poderosas da sua geração, o pianista Alfredo Rodríguez e o fenómeno Cimafunk, unidos numa faixa explosiva. O lançamento do single “Llamado” é um poderoso adianto do próximo álbum de Rodríguez, “Coral Way”, e um convite que Cimafunk disse estar honrado em receber. Misturando ritmos afro-cubanos e funk, esta faixa altamente cativante mostra os dois artistas no seu melhor, com um domínio absoluto dos seus respectivos talentos, e deixa o ouvinte querendo saber o que mais poderia sair desta colaboração se eles se juntassem mais vezes.

Playlist Cuba (Julho 2023)
Alfredo Rodríguez ft. Cimafunk – “El llamado”
Okan – “Iglú”
Milton McDonald, The Black Bandanaz – “Dímelo”
Malaka, Wampi, El Bandolero – “Bea”
Yilian Cañizares – “Bembé”


ESPANHA
pela equipe do site Zona de Obras

“LO DEJO”, CUPIDO: Todos nós sabemos como é complexo as canções que falam sobre o coração. Muitas delas, talvez até demais, falam sobre ele, mas são pouquíssimas as que realmente nos tocam de verdade. Entre elas está “Lo Dejo”, o novo single do Cupido. Basta dar o play que vemos a capacidade de um quarteto capaz de compor hinos com uma aptidão notável, com uma facilidade quase espantosa. Uma canção construída por um enxame de guitarras cintilantes, sintetizadores cremosos e ruídos variados que se colam ao cérebro de uma forma irreprimível.

Playlist Espanha (Julho 2023)
Cupido – “Lo dejo”
Texxcoco – “Los pasos perdidos”
Rels B – “AfroLOVA’23”
Le Parody – “Como la mirada negra de los perros que no ponen nombres a las cosas”
DA-CAT – “Soy clasista”


MÉXICO
pela equipe do site Indie Rocks!

“NADA ESCRITO”, DOROTHEO: Com mais de uma década de existência, Dorotheo, um querido projeto de Guadalajara, Jalisco, chega com sua terceira produção completa: “Nada Escrito”. Trata-se de um material composto por oito encantadoras faixas psicodélicas produzidas por Hugo Quezada (Exploded View) no seu lendário estúdio, Progreso Nacional. “Nada Escrito” fala das mudanças que seus integrantes enfrentaram, dos reencontros inesperados, das despedidas infelizes e do amor como nexo de união diante das adversidades. Sob a tutela do rock progressivo e do space rock – que se posicionou com grande força no México no seio da comunidade alternativa –, Dorotheo conjura uma atmosfera de mistério e mexicanidade que torna o seu som único e rico. Formado por Benjamín Zárate (guitarra, voz, sintetizadores), Otto Malgesto (percussão, voz), Anton Cerda (baixista original da banda), Cynthia Estevez (sintetizador, clarinete e voz) e Efraín Valadez (sintetizador e percussão), este quinteto está de parabéns.

Playlist México (Julho de 2023):
Valeria Jasso – “Noches”
Valgur – “Virgen del Apocalipsis”
CLUBZ – “Discomanía”
Descartes a Kant – “After Destruction”
CRNZ, La risa de Asgard, Ace Hitter – “Recapacitación”


URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

“LA SUITE DE RAYMUNDO”, DE MANDRAKE Y LOS DRUIDAS: Mandrake Wolf, uma das grandes referências da canção uruguaia (como mera referência, é o autor da canção “Amor Profundo” popularizada por Jaime Roos), continua a surpreender com o seu mais recente projeto, Mandrake y los Druidas. Seis anos depois da sua estreia, oferecem-nos um EP onde cada faixa é um movimento numa peça contínua. “La Suite de Raymundo” é uma obra conceitual, que se dirige para os lados mais experimentais e setentistas, afastando-se pouco do rock valvulado que os caracteriza, mas mantendo as suas letras e melodias duradouras e cativantes. O quarteto, que se completa com Ignacio Iturria na guitarra, Ignacio Echeverría no baixo e piano e Federico Anastasiadis na bateria e percussão, gravou esta obra ao vivo, que também foi captada num audiovisual que pode ser visto abaixo.

Playlist Uruguai (Julho 2023)
Mandrake y Los Druidas – “La Suite de Raymundo Mov III, Miro, Miro para Arriba”
Mocchi – “Nadie me lo enseñó”
Alfonsina y MaisonMusic – “Líneas del cielo”
Kira 1312 y Ojos finos – “Wacha Piola”
CELP – “Medianoche”

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.