Entrevista: Hijas de La Muerte, uma das grandes promessas do selo Punk Black Records

entrevista por João Pedro Ramos

O trio norte-americano Hijas De La Muerte – composto por Sami Jo na bateria, Ara Kamble na guitarra e Ohpie (Mob) no baixo – vem do sul da Flórida e, unido por suas raízes indianas e hispânicas, oferece uma mistura única de influências para sua música.

Apesar de serem recém-chegadas à cena, a banda conquistou rapidamente o seu espaço, com um som que transborda influências tão diferenciadas como Prince, Misfits, Lady Gaga, The Mars Volta, Britney Spears, Dead Kennedys, Selena, Korn e Portishead, todas citadas por elas como inspirações.

Até o momento, a banda lançou dois EPs – “Lotería” (2021) e “Homenaje” (2023) – além do single “Furniture Sex Robot”, em 2022, que ganhou um clipe divertidíssimo. Sua habilidade em misturar elementos de punk, rock e grunge com outros gêneros diversos de maneira harmoniosa chamou a atenção, o que as fez serem uma das grandes promessas do catálogo da Punk Black Records.

Fundada em 2015, a Punk Black desempenha um papel crucial ao amplificar vozes e talentos sub-representados, consolidando-se como uma força vital na promoção da diversidade e inclusão nas esferas da música e da cultura.

Tivemos a oportunidade de conversar com o Hijas De La Muerte, que nos ofereceu um olhar mais próximo sobre seu processo criativo, inspirações e planos para o futuro.

Como cada uma de vocês encontrou seu caminho na música e o que as atraiu a se unirem como Hijas de la Muerte?
Sami: Trauma! (todos riem)

Ara: Entrar na música… Minha mãe é pianista clássica, a música corre na minha família, então eu sabia que ia tocar um instrumento, seja piano ou flauta, que foi meu primeiro instrumento. Eu era uma criança da banda. Peguei violão no ensino médio e me apaixonei, comecei a ouvir muito Nirvana, era o meu lance – eu cresci disso, ouvia Kurt e adorava o ritmo da guitarra dele, a maneira como ele tocava daquele jeito e conseguia cantar ao mesmo tempo, adorava seu estilo de composição. Encontrei um baterista, me apaixonei por ele e comecei bandas de garagem… sexo e rock and roll, e depois me mudei para a Flórida.

Mob: Meu pai cantando os Beatles em inglês capenga para mim quando criança moldou meu amor pela música de muitas maneiras…

Sami: Começamos como um projeto de vingança, mas floresceu em uma amizade cheia de suor e lágrimas. Muito suor e lágrimas. E sangue.

Como os elementos culturais indianos e hispânicos influenciam a composição e as performances de vocês?
Ara: Sinto que ainda não mergulhei o suficiente nisso, mas estou ansiosa para criar mais conteúdo com essa estética e trabalhar em direção a algo com estilo polirrítmico como o Cobra Man, por exemplo, ou a influência da dança em nossa música que pode ser derivada de raízes latinas e indianas… Temos uma vibe de dança em algumas de nossas músicas. Mas sim, estou ansiosa para não resistir a isso e escrever algo mais com minhas raízes e incorporá-las mais no futuro.

Mob: Sinto que também queremos escrever mais sobre coisas que estão acontecendo com minorias, especificamente latinos, aqui nos EUA. Temos músicas em espanhol, mas queremos abordar outras partes do que significa ser filhos de imigrantes na América.

Sami: Concordo com ambas.

Me conta sobre o significado por trás do nome da banda, “Hijas de la Muerte”, e como ele faz parte de sua música e mensagem.
Sami: Costumava ser porque eu queria algo para representar minhas raízes culturais, mas agora sinto que lidamos com muita morte – espiritualmente, fisicamente – e para mim, Hijas de la Muerte se manifestou como uma fênix matando nossos velhos “eu” e renascendo repetidamente em novas eras… Com o Hijas, agora, trata-se de morte e renascimento, e vejo isso como algo muito positivo. É assim que vejo também em nossa música. Tópicos específicos que precisam ser discutidos e são importantes para nós, e outras coisas que enterramos, fisicamente e metaforicamente.

Qual foi o momento mais memorável em sua jornada musical até assinarem com a Punk Black Records?
Sami: Para mim, foi no Gramps, tocando com o LA Witch. Eles foram tão gentis e nos convidaram, esperamos tocar com eles novamente.

Ara: Foi um show na Geórgia, que foi incrível, no Boggs, algo que foi pessoalmente inspirador para mim. Abriu meus olhos para nosso gênero de música e quão diversificado ele pode ser. Só toquei com pessoas que não pertenciam a nenhuma minoria racial até estar com as Hijas, e tocar com elas e ver o que o Punk Black representa foi como um momento em que não me senti sozinha… Senti um despertar, vendo pessoas de diversas etnias, uma plateia mista, curtindo meu gênero de música com o qual cresci me sentindo sozinha nos subúrbios, e essas eram as únicas pessoas que senti que compartilhavam meu amor pela minha música até agora.

Mob: Para mim, houve dois momentos. Um foi quando alguém veio ao nosso show usando nossa camiseta. Ela conhecia as letras, estava dançando, parecia tão linda, e me fez pensar em como escrevo para que as pessoas possam se identificar. Ela estava na linha de frente olhando para mim. Ela é uma pessoa maravilhosa e valorizo muito suas opiniões agora. O outro momento também foi no Boggs, na Geórgia. Foi nossa primeira vez tocando lá, e um casal veio até nós. A esposa nos disse que chorou quando nos viu porque conseguia sentir o quanto tudo significava para nós e se tornou uma fã. Isso me atingiu forte, e eu também chorei… mas para ser justa, eu choro muito com mulheres como nós, porque é para elas que realmente faço isso.

Suas influências abrangem vários gêneros e artistas. Como essas inspirações musicais diversas moldam o som das Hijas de la Muerte?
Sami: A diversidade das nossas preferências nos permite ter uma oportunidade mais ampla de experimentar dentro da banda. Também nos permitimos muita liberdade criativa que não tínhamos anteriormente em outros projetos.

O sul da Flórida tem uma cena musical rica. Como o ambiente lá contribui e influencia seu processo criativo?
Sami: O rancor. A verdade honesta para mim é o rancor. Temos bandas e artistas incríveis que amo e respeito muito, mas ainda temos muitas pessoas ativas na cena que não deveriam estar lá e não vão embora. Rancor, para mim, é uma coisa enorme, porque planejo matar essas pessoas com gentileza. Isso me impulsiona em direção ao meu processo criativo. A raiva feminina influencia muito minha música para a banda e como eu escrevo e como eu me apresento.

Ara: A cena musical da Flórida me inspira a crescer como musicista para que eu possa sair da Flórida. Sou realmente grata pelo que a Flórida trouxe para mim, porque eu não era uma musicista ativa até vir para a Flórida, mas fui nutrida até um ponto em que fui inspirada a sair. Gosto da energia e exuberância que a Flórida tem, da qual eu não participava antes, então sou grata por tudo o que ela me ensinou. Aprendi muito tocando aqui, como o significado de ter presença de palco e realmente me envolver com a multidão, mas estou ansiosa para tocar em outras cidades pelo país.

Mob: Posso concordar com Sami e Ara… A Flórida tem muitas pessoas na cena que não deveriam ser tão bem-vindas e abertas… Mas é minha casa. Estive na cena nos últimos 13 anos e vi muitos altos e baixos. Eu tento não deixar isso me influenciar muito, porque, no final do dia, quero escrever música para NÓS e para nossas vidas. Se muitas pessoas amarem, incrível, mas se não, se atingir algumas pessoas de maneira significativa, isso é suficiente para mim. O sul da Flórida pode ser muito fechado. Muitas pessoas convencionalmente atraentes têm muito mais oportunidades por causa disso. Eu só quero tocar onde sou bem-vinda e me sinto segura para ser eu mesma e me expressar como uma mulher que não se encaixa em um padrão convencional. Miami tem algumas das pessoas mais fisicamente bonitas do mundo, mas eu não quero que isso influencie como me expresso ou como faço minha música ou onde toco.

Me conte mais sobre sua discografia até agora. Como vocês evoluíram desde o início da banda?
Sami: Sinto que continuamos empurrando nossos limites e nos testamos musicalmente e criativamente.

Ara: Fiquei surpresa que Sami ficou ao meu lado. Eu não sabia o que estava fazendo, escrevendo música, mas tenho uma maior confiança em minha arte e minha capacidade de escrever música. Quando comecei, senti que estava improvisando, mas agora me sinto mais confiante como compositora e na composição, mas do começo ao fim posso ver o crescimento que tive como artista.

Mob: Quando entrei na banda, ela já estava estabelecida, e eu estava preocupada que não me permitissem contribuir, mas Sami e Ara foram tão acolhedoras e acenderam chamas sob mim e meus processos criativos, que posso fazer o que quiser confortavelmente sem julgamentos, especialmente quando se trata de músicas em que canto. Estar nesta banda e crescer com essas mulheres me ajudou a me sentir mais confiante em explorar outros sons, e estou empolgada com o que estamos escrevendo atualmente.

Além da música, quais outras iniciativas artísticas ou criativas influenciam o trabalho de vocês na banda?
Sami: Jogos e filmes. Nossas transições durante os shows ao vivo têm a ver com filmes porque queremos mostrar ao público coisas que gostamos. Costumávamos usar maquiagem como parte da encenação, mas agora podemos mostrar o quão estranhas somos usando pequenas amostras para mostrar quem somos. Eu quero chegar a um tipo de estranheza como o GWAR.

Mob: Sempre tive um talento para edição, então ter minhas amigas de banda confiando em mim no processo de edição de vídeo tem sido algo desafiador, mas divertido de se fazer. Não sou profissional de forma alguma, mas ter a habilidade de fazer algo além da música e mostrar é divertido, e estou feliz por ter espaço para fazer isso. Tive muitas experiências de aprendizado em todos nossos videoclipes. Ainda assim, seria bom pagar um profissional aqui e ali para fazer isso, mas também podemos ser muito neuróticos e práticos com nosso trabalho…

Ara: Tenho estado realmente envolvida com dança e movimento e presença de palco. Tenho estudado artistas e gosto de assistir a coreografias e movimentos. Gosto de apresentações ao vivo e da presença dos artistas no palco, gosto de assistir a outros artistas se apresentando… mesmo que ainda não tenhamos incorporado coreografias no palco, é algo que gostaria de adicionar no futuro.

De que maneiras vocês acham que a banda contribui para a representação e diversidade nas cenas de punk e grunge?
Ara: Acho que sermos todas mulheres racializadas é ótimo, porque no sul da Flórida é um deserto quando se trata de grupos formados apenas por mulheres.

Sami: No sul da Flórida, somos raridade, pois todas cantamos, todas tocamos, e aparecemos em diferentes músicas. Nos disseram que inspiramos pessoas que se parecem conosco, que gostam das mesmas coisas que nós, a iniciar seus próprios projetos.

Mob: Já tive mulheres de todas as formas e tamanhos vindo até mim e me dizendo que estão felizes por eu me expor porque se sentem um pouco menos assustadas em fazer o mesmo. Gostem de nós, nos odeiem, nos amem, quero continuar por aí e mostrar às pessoas que podemos estar no mesmo nível daqueles que têm mais dinheiro e recursos do que nós, porque sempre encontramos uma maneira de fazer dar certo. Também quero que as mulheres sintam que podem realmente fazer qualquer coisa, especialmente em espaços que eram predominantemente dominados por homens de um certo tipo.

Olhando para o futuro, quais são as aspirações ou metas que vocês têm para a banda, tanto musicalmente quanto no cenário mais amplo da indústria musical?
Sami: A meta agora é fazer turnês e, no futuro, adoraria que nossa música estivesse em videogames. Sinto que, além disso, se pudéssemos colaborar com uma linha de roupas, seria incrível, uma que esteja alinhada com o que é importante para nós.

Ara: Metas de curto prazo, definitivamente, queremos escrever um álbum completo do qual possamos nos orgulhar. Eu gostaria de criar um movimento onde as pessoas parem de apoiar predadores na cena musical, porque é um problema terrível e as pessoas os protegem e apoiam apenas porque são artistas… e realmente dar voz às pessoas que estão tentando se livrar deles. É terrível.

Mob: As metas de Sami e Ara ressoam comigo. Eu também gostaria que estivéssemos em shows ou filmes… Fui uma atriz teatral por 7 anos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, então ter nossa música nesse meio seria nada menos que um sonho realizado… Especialmente se fosse arte relacionada ao feminismo, direitos civis, imigração ou raiva feminina, ou algo que todos nós sentimos profundamente.

 João Pedro Ramos é jornalista, redator, social media, colecJionador de vinis, CDs e música em geral. E é um dos responsáveis pelo podcast Troca Fitas! Ouça aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.