Entrevista: Mario Luiz C. Barroso, editor da Abril à época, relembra 30 anos depois o lançamento de “A Morte do Super-Homem”

entrevista por João Paulo Barreto

Há três décadas, em novembro de 1993, era lançada pela Editora Abril aquela que viria a ser a revista em quadrinhos de super-heróis que mais vendeu no Brasil. Com 250 mil exemplares, e mais 50 mil unidades de um kit especial, “A Morte do Super-Homem”, fenômeno midiático que, onze meses antes, havia chacoalhado o mercado estadunidense, se tornou o gibi recorde de aquisições em território nacional, algo que, diante dos números apresentados no decorrer dos 30 anos seguintes, e com um tipo de mercado totalmente diferente, nunca voltou a se repetir.

Para marcar a efeméride, o Scream & Yell conversou com um dos responsáveis pelo lançamento do marco da nona arte no país, o editor Mario Luiz C. Barroso, que junto à equipe da Editora Abril, trouxe para os leitores brasileiros esse icônico momento da Cultura Pop em um encadernado de 160 páginas que estampava o brasão do herói kriptoniano em alto relevo e “sangrando”. Atuando como editor da revista mensal do Super-Homem desde 1989, cargo que ocupou até 1997, Mario se tornou o editor mais longevo à frente do título do Homem de Aço, que começou a ser publicada em 1984 e teve, em sua primeira série mensal, 147 edições.

“Durante todos os meses durante o meu período na Editora abril, editei pelo menos uma revista do Super-Homem. Por isso, dessa fase que saiu há 30 anos, em 1993, naturalmente ‘A Morte do Super-Homem’, a minissérie ‘Funeral para um Amigo’, a edição especial ‘Super-Homem Além da Morte’ e, finalmente, a minissérie em três edições ‘O Retorno do Super-Homem’, tudo isso caiu no meu colo para que eu pudesse editar”, relembra Mario. O impacto na mídia dos Estados Unidos, e que acabou reverberando em todo o mundo, justifica a grande responsabilidade que o jovem editor de 24 anos tinha à época. Tendo um período de lançamentos que, diante de todo processo logístico, acabava lançando no Brasil os quadrinhos americanos com dois anos de intervalo, Mario relembra que o ‘Parem as máquinas!’ foi crucial.

“Esses quadrinhos foram feitos com bastante carinho. A gente sabia que era algo importante. Isso porque tínhamos uma defasagem de tempo com relação aos lançamentos nos Estados Unidos. Então, já sabíamos o número de vendas de lá. E só saiu antes da época, com relação à cronologia porque, como sempre acontecia, veio uma ordem da diretoria dizendo: ‘Olha, isso aqui está vendendo muito lá fora. Publiquem o quanto antes!’”, pontua o editor.

A ordem vertical merece uma contextualização. O lançamento nos Estados Unidos, em dezembro de 1992, do exemplar 18 de “Man of Steel”, quando foi apresentado o vilão Apocalipse, uma criatura bestial que acaba trucidando toda a Liga da Justiça e destruindo várias cidades americanas, incluindo a fictícia Metrópoles, lar do Homem de Aço, bem como o da edição de 75 de “Superman”, outra revista americana focada no personagem, representou o fechamento de uma saga que determinaria a morte do maior de todos os heróis.

O alcance de vendas desta última foi de mais de 6 milhões de exemplares, se tornando a revista em quadrinhos que mais vendeu naquele ano. Somado a isso, toda a cobertura dos jornais da terra do Tio Sam, programas de entretenimento e juntamente à propaganda boca a boca que, em uma fase pré-internet, fazia muita diferença, atiçou a curiosidade tanto de leitores habituais quanto de novos curiosos por quadrinhos. Assim, se tornava primordial que a Editora Abril acelerasse o processo de importação das bobinas (que poderia levar seis meses de navio devido ao peso) com os filmes originais tão logo se tornassem disponíveis para que se pudesse lançar o material em português para os fãs brasileiros. Isso só seria possível em novembro de 1993, quando o encadernado de 160 páginas no clássico “formatinho” reunindo as edições gringas com toda a saga até o momento do perecimento do herói foi lançado como o especial “A Morte do Super-Homem”.

“Saiu em vários canais”, comenta Mario sobre a cobertura da mídia no Brasil. “O SBT fez um funeral simulado com um caixão de papelão e coisas assim (risos). Ocupou espaço importante nos nossos jornais, também. Foi para o caderno dois do Estado de SP, para a Folha Ilustrada, e tantos outros jornais em todo o Brasil. Houve uma repercussão grande aqui no Brasil do que a imprensa dos Estados Unidos estava publicando sobre o lançamento”, relembra o editor e tradutor. “Muitas imagens (repercutidas aqui) foram pegas lá fora. Tinha entrevista com o Mike Carlin, que era o editor na DC Comics à época, e com os criadores, como Jerry Ordway e Dan Jurgens. A imprensa (brasileira) repercutiu no momento contando o que aconteceu e fazendo o voice over, aquela dublagem em cima dos editores e artistas falando sobre o lançamento e as repercussões. E foi justamente essa repercussão midiática no Brasil, associada à tremenda vendagem, responsável para que a Abril tomasse a decisão de lançar o quanto antes”, crava o profissional.

Hoje, é possível se encontrar a saga escrita por Dan Jurgens, Louise Simonson, Jerry Ordway e desenhada por outra gama imensa de talentosos artistas, em variados formatos que vão além do formatinho na qual a Editora Abril lançou há exatos 30 anos. São edições de luxo, como a que saiu pela Editora Panini em dois volumes há pouco mais de 10 anos, ou a pesadíssima (tanto em gramas quanto financeiramente) edição no formato Omnibus, que traz a saga completa, indo além da morte do herói, que faleceu após a sangrenta batalha contra o algoz Apocalipse, e trazendo seu funeral, encontro com o além morte e seu eventual retorno na saga publicada em três edições em 1994.

“Hoje em dia, uma revista que vende 5 mil exemplares é considerada sucesso e as que mais vendem, em relação a quadrinhos de super-heróis e que vendiam dezenas de milhares naquela época, hoje vendem de 3 a 5 mil, e o mais bem sucedido, 10 mil exemplares”, contextualiza Mario ao ser abordado sobre uma comparação entre o alcance de vendas de uma revista como “A Morte do Super-Homem”, lançada há 30 anos em formatinho, e o mercado das HQs hoje em dia. É válido frisar, porém, que, apesar do citado preço salgado das edições em formatos de luxo, como é o caso das Omnibus, com centenas de páginas e capa dura, o mercado atual oferece uma variedade de preços atrativo a vários bolsos, sendo que a série de coleções “A Saga de…”, que a editora Panini inaugurou há alguns anos, um dos mais viáveis economicamente, com diversos personagens e em uma encadernação que não encarece tanto o produto. Para Mário, “Essa coleção ‘A Saga de…’ é um tremendo acerto da Panini porque estão oferecendo um material que, em formato americano, é inédito. E se não for inédito, ainda assim estão oferecendo por um preço muito mais acessível, pois tem capa cartão”, complementa o editor da Abril.

“A Saga do Superman” retorna às bancas em janeiro de 2024, após uma pausa que foi anunciada há dois meses. Uma prova da imortalidade desse personagem clássico que, em um “crime” mercadológico perfeito, ousaram matar há 30 anos. No papo abaixo, Mario relembra o processo de lançamento de “A Morte do Super-Homem” em 1993 e aprofunda sua experiência dentro do mercado dos quadrinhos. Confira!

Mario, qual o período que você atuou como editor da revista mensal do Super-Homem, na primeira fase de publicação do personagem pela Editora Abril? Pode falar um pouco sobre como foi chegar ainda jovem à editora e ter permanecido à frente da revista de tão emblemático personagem por tanto tempo?
Eu fui o editor da revista do Super-Homem do primeiro dia em que cheguei na Editora Abril até o último dia em que trabalhei lá. Quando cheguei, a primeira coisa que me passaram para fazer (isso sob a supervisão de uma colega editora para ela ver se eu estava fazendo certo ou não) foi fechar uma revista do Super-Homem. A última coisa que fiz antes de sair da Abril, no meu último dia, foi fechar uma revista do Super-Homem. Pelo menos em uma faixa aí de uns 40 anos, contando a editora Ebal, a Abril e, depois, a Panini, eu tive sorte de ter sido a pessoa que mais tempo trabalhou com um personagem. Fui o editor que passou mais tempo responsável pelo personagem e por ser o editor do Super-Homem. Provavelmente, o primeiro exemplar do Super-Homem que editei foi o 64. Se você chegar ali no mês de outubro de 1989, eu editei a revista que estava indo para a gráfica. Provavelmente, foi a número 64 da primeira série da revista do Super-Homem que estava saindo pela Abril. A série estreou junto com a revista do Batman, em 1984. A do Batman, infelizmente, foi cancelada no número 10. Já a do Super-Homem continuou até o número 147. Só não foi mais longe porque as revistas foram zeradas, mas não ficou nenhum mês sem sair um novo exemplar nesse período todo entre 1984 e 1996. Então, quero dizer que durante todos os meses durante o meu período na Editora abril, que foi de 1989 até 1997, eu editei pelo menos uma revista do Super-Homem. Por isso, dessa fase que saiu há 30 anos, em 1993, naturalmente “A Morte do Super-Homem”, a minissérie “Funeral para um Amigo”, a edição especial “Super-Homem Além da Morte” e, finalmente, a minissérie em três edições “O Retorno do Super-Homem”, tudo isso caiu no meu colo para que eu pudesse editar. Foram quadrinhos feitos com bastante carinho. A gente sabia que era algo importante. Isso porque tínhamos uma defasagem de tempo com relação aos lançamentos nos Estados Unidos. Então, já sabíamos o número de vendas de lá. E só saiu antes da época, com relação à cronologia, porque, como sempre acontecia, veio uma ordem da diretoria dizendo: “Olha, isso aqui está vendendo muito lá fora. Publiquem o quanto antes!”.

Em uma fase pré internet, quando as revistas informativas voltadas para quadrinhos ainda não saiam no Brasil, a seção de cartas era uma fonte ideal de informação para o leitor. Lembro que era você quem assinava as respostas das dúvidas dos leitores, inclusive.
Sim. Todas as seções de cartas que eu respondia, eu assinava. E, às vezes, quando alguém saia de férias, eu assinava na seção tradicional desse outro colega. Mas, dificilmente, quando eu saía de férias, alguém assinava por mim. Porque sempre fui muito fominha (risos). Eu adorava a seção de cartas. Então, eu deixava tudo pronto. O que ia ao encontro e a favor do que o meu editor-chefe pensava. Isso porque ele preferia que nós saíssemos de férias tendo antecipado um mês de trabalho para não sobrar nada para o outro editor. Pelo menos as seções de correspondência, que foi algo abandonado com as inovações tecnológicas, eu respondia. Tanto que ele ficava bravo porque às vezes eu fazia quatro páginas de seção de cartas. Ele falava: “Pelo amor de Deus! Não coloca tudo isso, não. Uma tá bom, duas tá ótimo. Não exagere!” E eu falava: “Olha, eu vou oferecer algo para o leitor. Eu não vou colocar, por exemplo, arte do leitor”. Sempre tive uma birra com a arte do leitor porque eu achava que só duas pessoas iriam gostar da arte do leitor: o leitor que mandou e a mãe dele. Porque nem o pai gosta (risos). Já com uma seção de correspondência, eu posso tirar a dúvida de uma pessoa e tirar a dúvida de várias. Então, eu informo. Acho que é mais democrático. Por isso sempre fiz seções de correspondência.

Era notório para quem era colecionador naquele período saber da defasagem de tempo em relação às histórias que eram publicadas no Brasil e as que eram publicadas no Estados Unidos. Você editava todo o material da DC e comentou que chegou a editar alguns da Marvel. Como era que funcionava essa questão logística de publicação em relação a essa defasagem?
Eu trabalhei com algumas revistas da Marvel, mas praticamente todos os títulos da DC ficavam comigo. As revistas mensais da DC, mais a revista Super Powers, que era trimestral, era eu quem editava. Isso incluía a revista em formato americano do Batman, que não era formatinho como todas as outras. Mas essa do Batman, eu comecei a editar a partir da número três. Assim que eu cheguei, a revista estava em outras mãos, mas fizeram um ajuste muito correto. Era metade/metade. Cada editor ficava responsável por parte das revistas da Marvel e de parte das revistas da DC. A DC tinha uma vantagem com relação à Marvel porque, quando saiu a minissérie “Crise nas Infinitas Terras” (1986), as revistas da DC que saiam no Brasil ficaram com uma distância só de dois anos das que saiam nos Estados Unidos. As da Marvel estavam a cinco anos de distância. Uma defasagem grande. E naquele tempo, sem tecnologia digital, no tempo das máquinas de escrever, dos filmes e fotolitos, o material físico para produzir uma edição demorava muito tempo para chegar até aqui. Porque ele era um material fotográfico. Era como uma foto que você pega na mão, só que era uma foto em preto e branco da arte original do quadrinho americano. E aquilo vinha em volumes imensos, em bobinas imensas. E traziam várias revistas juntas naquelas bobinas de material em preto e branco. E era pesadíssimo. Por isso, o jeito mais barato que a editora Abril encontrou era trazer de navio para o Brasil. Por terra era inviável, e de avião até daria, mas seria caríssimo. E o tempo do navio para sair de lá e chegar no Brasil era de seis meses. Então, seria impossível publicar qualquer material com uma distância inferior a esses seis meses, a não ser que houvesse um gasto imenso. Com um gasto imenso, você realmente pode colocar em um avião um dia e no outro dia está chegando. Só que, também, dependendo dessa tecnologia, não era imediatamente após a impressão e a publicação que os filmes ficavam liberados pelas editoras americanas. O material fotográfico, que tem o nome técnico de bromuro, que é um material que traz a foto, para ser mais exato, do quadrinho original, da arte original em preto e branco. Para a editora americana, era tão trabalhoso quanto mexer com filme. Isso até mesmo para fazer os contatos. Parece que tinha um tempo de resguardo das editoras para poder fazer isso. Não era só acabar de imprimir e liberar em seguida para as editoras gringas, como a Abril, por exemplo. Era um pouco mais demorado. Então, tínhamos que respeitar um espaço de seis meses.

Eu citei a seção de cartas como algo importante para os leitores se informarem na fase pré-internet sobre o que estava saindo lá fora. Imagino que esse acesso difícil à informação também gerava um impacto na programação de vocês quanto ao que se pretendia lançar ou não, bem como ao que seria viável financeiramente se lançar ou não.
Verdade. Nós não éramos informados com uma velocidade tão grande sobre o que estava acontecendo lá fora, mesmo existindo publicações mensais como “Amazing Heroes”, a “Comic Scene”, “Comics Buyer’s Guide”, entre outras, que eram revistas jornalísticas e informativas sobre quadrinhos, com entrevistas com autores e matérias divulgando o que ia acontecer lá fora. E a grande questão é que você poderia acabar envolvido em uma série que parecia promissora e, depois de um tempo, essa série era cancelada. E nós sempre publicamos muito menos títulos do que o que saía lá fora. Porque eu era editor responsável por quatro revistas mensais onde entravam, no máximo, três histórias, três gibis americanos em cada uma dessas revistas. Então, eu publicava mais ou menos doze títulos mensais aqui no Brasil. Se você considerar que a Super Powers vinha com três histórias em média, e poderia vir mais, mas em média vinha com três histórias, em uma revista trimestral, digamos que se espalhasse as histórias que eu publicava em 13 títulos por mês, talvez. Mas a gente tem que considerar que só o Super-Homem tinha quatro títulos mensais lá fora, e ele tinha uma revista própria aqui que tinha seu público fiel. Então, a gente não podia correr o risco de embarcar em uma série que seria brevemente cancelada no número seis ou número oito. Não podíamos correr o risco de começar a publicar uma minissérie que, por ventura, teve algum atraso. Por exemplo, tem uma minissérie chamada “Big Numbers”, do Alan Moore, que lembro que saiu com um espaçamento enorme entre uma edição e outra lá fora. Tem um do Frank Miller e do Geof Darrow chamada “Hard Boiled”, que saiu a número 1 e a 2 e depois ficou séculos para sair a número 3. Então, as editoras brasileiras não tinham como ficar esperando esse tempo todo para publicar alguma coisa. Vai sair uma minissérie, ela teria que ser mensal ou, no máximo, bimestral. Não poderia se dar a esse luxo. Então, esses seis meses serviam como uma distância de segurança para que não viéssemos a repetir as besteiras que os americanos fizeram. Ou seja, embarcar em uma série que vai ser cancelada, ter um problema de atraso e assim por diante. Essa distância era um mal necessário. A gente tinha que fazer uma escolha. E não tínhamos direito de publicar material ruim. Isso era complicado. Mas nos permitia, inclusive, fazer análises como: “essa minissérie é importante, mas ela não é tão boa em termos de roteiro ou desenho. Então, não compensa sair como minissérie, porque vai ser um fracasso. Vamos lançar dentro da revista mensal.” Ou então uma situação inversa: “Nossa, mas tem um arco de histórias aqui na revista mensal que está espetacular. E ele se sustenta como minissérie. Então, vamos transformar em minissérie.” Havia também o fato de que, no verão americano, as revistas ficavam quinzenais. Então, durante três meses, ao invés de sair 12 números lá fora, saiam 15, porque tem seis edições em três meses. E muitas vezes era uma saga de seis edições. A Marvel fazia muito isso. Costumávamos transformar essas seis edições em um anual brasileiro. Isso era algo que não tinha até então. Foi uma ideia nossa.

Curioso você falar sobre esse planejamento em relação ao que seria lançado com um risco de não se vender e um eventual cancelamento de uma revista mensal acontecer. Em paralelo ao constante lançamento da mensal do Super-Homem, o outro medalhão da DC Comics, o Batman, não teve uma revista que durasse tanto tempo.
Sim. A revista do Super-Homem, na sua primeira série pela Abril, foi do 1 ao 147, começando no ano de 1984 e indo até 1996 com a edição 147 (N.E. Naquele ano, houve um reboot e a revista foi relançada do número zero). Já o Batman teve quatro revistas. Por três vezes, o personagem teve um título cancelado. Batman era um gibi que não vendia bem aqui no Brasil. Hoje em dia, curiosamente, é o que mais vende, somando Marvel e DC. Mas ele não vendia naquela época tanto assim. E era uma revista que chegava em uma linha de corte. Se vendesse menos de 50 mil exemplares por um período de 4 a 6 meses, vinha a ordem da diretoria: esse gibi tinha que ser cancelado. Então, a gente não tinha direito de publicar coisa ruim. Não tínhamos o direito de publicar coisa que o leitor não queria. Curioso que o Batman era uma revista que, historicamente, vendia de forma espetacular os números 1 e 2, mas, depois, ela vinha em uma descida muito rápida. A primeira série durou até o número 10 (N.E. Lançada em julho de 1984, foi cancelada após dez números em abril de 1985). A segunda série foi até o 16 (N.E. Lançada em setembro de 1987, foi cancelada após dezesseis edições em dezembro de 1988). A terceira série, que foi lançada em formato americano, teve um número 0 e foi até o 29 (N.E. Lançada na época do filme do Tim Burton, o exemplar zero chegou às bancas em janeiro de 1990 e durou até junho de 1992). Somente em 1995, com “A Queda do Morcego”, que as coisas mais ou menos se consolidaram e aí o Batman passou a ter não só uma revista, mas um pouco mais pra frente, duas revistas mensais. Em relação a outros personagens da DC, me lembro que houve um período de dois a três anos nos quais capas com o Flash e com a Mulher Maravilha ficaram sem sair. A editora não tinha dinheiro para fazer pesquisa. Porque para fazer pesquisa, era necessário mandar um possível encarte nas revistas e pagar o porte dos Correios para o leitor poder mandar de volta aquele formulário com a pesquisa. Então, a gente descobria que os leitores não gostavam de determinado personagem não pelas cartas, porque muita gente tinha preguiça de escrever. Era até representativo, mas não o suficiente. A gente descobria isso quando determinados personagens iam para a capa da revista e as vendas caiam. E o Flash e a Mulher Maravilha, quando iam para a capa de algumas revistas, as vendas caiam. Era assim que a gente descobria que aquele personagem não era querido pelos leitores da época e assim por diante.

Você falou sobre essa cronologia ajustada para dois anos de defasagem em relação ao que era publicado pela DC Comics nos Estados Unidos. Após o lançamento de “A Morte do Super-Homem” lá fora e toda febre midiática que rolou, como foi lidar com a decisão da Editora Abril em publicar por aqui o quanto antes?
O pessoal da diretoria tinha a vontade de publicar logo “A Morte do Super-Homem”, e eles eram bem instruídos sobre as dificuldades editoriais. Sabiam que, mesmo com o sucesso lá fora, antes de seis meses, não seria publicado. Então, até liberarem esse material, os filmes, como eu expliquei, e que vinham de navio, o momento entre a publicação lá fora e quando saiu aqui, demorou um pouquinho. Então, eram dois detalhes. Sabíamos que não tinha como publicar tão imediatamente. Já o outro detalhe era que ia atrapalhar toda a questão da cronologia. Porque, para quem não acompanha os super-heróis, é uma grande novela, pois o que acontece na revista de um personagem pode afetar ou não a vida de outros. Além disso, existem as sagas que envolvem todos os personagens e todo mundo tem que estar mais ou menos ao mesmo tempo para que cada um, na sua própria revista, participe daquela saga, daquele evento que está abalando a Terra ou o universo naquele momento. Sérgio Figueiredo, que era o editor-chefe da Abril, sempre teve uma excelente visão de mercado. E é aquela coisa, claro, do manda quem pode, obedece quem tem juízo, mas ele realmente achava que sim, que compensava fazer aquele planejamento, adiantar o processo e lançar logo “A Morte do Super-Homem”. Porque, afinal de contas, o importante é você vender, é você mostrar serviço. É você mostrar para a sua editora que as suas publicações, que aquela redação que tinha pelo menos quinze pessoas empregadas, era uma redação que dava lucro. Que estava justificando ter quinze salários sendo pagos ali, com todos os encargos, e assim por diante. Lembro que ele me perguntou o que eu achava. Se você ler o livro do Manoel de Sousa e do Maurício Muniz, “O Império dos Gibis”, ali tem uma colocação minha: “Se depender de mim, sou contra”. Por que o que vamos fazer? Vamos privar o leitor de todo o material que tem entre o agora e esse salto narrativo? A gente vai para frente e depois volta e publica o que não saiu? Porque isso aí, na verdade, é uma febre do momento. Se gente for publicar seis meses depois, a febre já vai ter passado, porque na imprensa, as coisas duram. Por exemplo, a gente perdeu uma figura importantíssima na virada do ano passado que foi o Pelé. Mas a gente não passa o ano todo dia discutindo na imprensa a ausência do Pelé ou a importância que ele teve em vida ou as conquistas dele. Nós não estamos todo dia fazendo isso, porque chegam outras notícias. Então, existem perdas sentidas de pessoas significativas e que contribuíram e muito para uma área da sociedade e da nossa cultura, mas a vida segue. Então, eu não via justificativa de publicar algo no mínimo seis meses depois. Acabou saindo um ano depois por uma febre que era temporária. Para mim, não fazia o menor sentido. Eu era contra. Com uma cronologia tão ajustada com todos os personagens. Naquele momento, a DC estava com dois anos de distância. Então, digamos que em outubro de 1993, estavam saindo todas as revistas de outubro de 1991.Estava tudo alinhado, mês a mês. Estava muito bem orquestrado. Falei que era veementemente contra. Mas, como editor, eu não tomo a decisão final. Mas, como a gente ia ter que fazer, obviamente, como tudo que fizemos ali, nós nos dedicamos a fazer o melhor possível para que o leitor de sempre fosse privilegiado e respeitado, e visando, também, o leitor ocasional, que é o que tínhamos que atrair.

Imagino que a cobertura midiática ajudou a atrair muitos desses novos leitores. Eu fui um deles, inclusive.
Sim. Afinal, saiu em vários canais. O SBT fez um funeral simulado com um caixão de papelão e coisas assim (risos). Ocupou espaço importante nos nossos jornais. Foi para o caderno dois do Estado de SP, para a Folha Ilustrada, e tantos outros jornais em todo o Brasil. Houve uma repercussão grande aqui no Brasil do que a imprensa dos Estados Unidos estava publicando sobre o lançamento. Muitas imagens (repercutidas aqui) foram pegas lá fora. Tinha entrevista com o Mike Carlin, que era o editor na DC Comics à época, e com os criadores, como Jerry Ordway e Dan Jurgens. A imprensa (brasileira) repercutiu no momento contando o que aconteceu e fazendo o voice over, aquela dublagem em cima dos editores e artistas falando sobre o lançamento e as repercussões. E foi justamente essa repercussão midiática no Brasil, associada à tremenda vendagem, responsável para que a Abril tomasse a decisão de lançar o quanto antes. Certamente vários curiosos iam querer comprar o quadrinho para ler. Outros iam querer comprar para ter e outros que tinham parado de ler quadrinhos do Super-Homem iam querer voltar a ler por gostar do personagem e ficarem curiosos sobre a história da morte. E a partir do momento que ia sair de qualquer jeito, começamos ali uma operação para preparar o terreno para atender a esses dois públicos diferentes, que é o leitor de sempre e o não leitor, para que ele não sentisse que pegou o bonde andando. A ideia era explicar da melhor forma possível para esses novos leitores como é que estava o personagem e assim por diante para que ele não sentisse a necessidade de comprar dezenas de gibis antigos para saber o que estava acontecendo no momento da morte. Até o lançamento, onde meses depois,ficou aquela contagem regressiva de quando ia chegar, de quando ia ser publicado. O lançamento no Brasil teve um impacto nos jornais, mas bem menor em termos de mídia. Obviamente, claro, tivemos um impacto de vendagem que foi absurdo. Foi o gibi de super-herói que mais vendeu até hoje no Brasil. A Abril vendeu 250 mil exemplares de “A Morte do Super-Homem” e mais 50 mil exemplares do Kit “A Morte do Super-Homem”, que vinha com uma série de mimos. É um número gigante que não foi alcançado até hoje.

A revista “Man of Steel” número 18, com o começo da história com “A Morte do Super-Homem”, saiu nos Estados Unidos em novembro de 1992. Em que momento vocês tiveram acesso a esse material e começaram a planejar, após o impacto da imprensa, o lançamento no Brasil?
O gibi impresso que saía nos Estados Unidos a gente recebia até mesmo antes que o leitor americano. Porque, pelo contrato, tanto a Marvel quanto a DC, e até mesmo editores que não tinha contrato com a Abril, mas queriam que a Abril publicasse o material dela, sempre mandavam os materiais para a gente assim que saiam da gráfica. Mandavam sempre dois exemplares ou mais. Então, para ler e estarmos informados sobre o que estava acontecendo, a gente recebia no mesmo mês que o leitor americano. Mas, como eu disse antes, não era o gibi que a gente usava para a impressão, era o filme. Era a foto. Então, o material começou a chegar, mas a grande questão era outra. Como íamos lançar um encadernado com o conteúdo completo, não adiantaria ter em dezembro, que eles poderiam mandar se viesse direto, mas, ainda assim, em dezembro havia saído só o começo da saga. E para que o leitor, e principalmente o não leitor, tivesse tudo na mão, tivesse aquilo que viria a ser um encadernado de 160 páginas com “A Morte do Super-Homem”, a gente precisaria mais ou menos ter umas oito revistas que fariam a composição da saga completa. Então, foi preciso esperar. E para ter um custo melhor em termos de frete, era interessante que a gente recebesse várias revistas ao mesmo tempo. As pessoas que lidam com frete hoje em dia, compram de diversos locais, seja direto de uma editora ou de uma empresa ou de locais de venda múltipla. Você sabe que se a compra for acima de um valor, tem frete grátis. Do mesmo jeito que se você lida com Correios, você tem que fazer muitas remessas por mês e assinar um contrato. Assim, se você mandar 1kg, é o mesmo preço de 10kg. Então, compensava mais esperar completar 10kg, ou no caso uns 100kg, porque era muito pesado aquele material. Se por 10kg você paga o mesmo que por 100kg, então, você espera juntar 100kg. Era o que acabava acontecendo. Então, a chegada do material não foi tão a conta gotas porque não chegava só uma revista. Chegavam as quatro revistas do mês que tinham o Super-Homem como personagem principal. O que saiu na edição de 160 páginas publicada pela Abril há 30 anos foi o que havia sido publicado pela DC Comics nos Estados Unidos durante dois meses, no máximo três. Porque são os quatro títulos do Super-Homem em um mês, mais os quatro do mês seguinte. Eram a as revistas “Superman”, a “Adventures of Superman”, a “Action Comics” e a revista nova à época, a “Man of Steel”. Então, o que saiu no encadernado “A Morte do Super-Homem” em novembro de 1993 pela Abril foram as oito edições que haviam sido publicadas nos Estados Unidos naquele final de 1992 e início de 1993.

Relendo a reedição recente em formato Omnibus que a Panini publicou, vi alguns momentos que não estavam na edição em formatinho lançada há 30 anos. Como foi esse processo de edição de pontos que poderiam prejudicar a leitura, uma vez que havia uma defasagem de dois anos para o que saia no Brasil?
Tivemos o cuidado de tirar algumas páginas que seriam spoiler. Refletimos a respeito e acabamos não incluindo. Mas quando digo spoiler, me refiro a fatos corriqueiros, de personagens, da vida particular do Clark Kent ou coadjuvantes, mas coisas que não interferiam de forma alguma na narrativa da saga da morte e que seriam importantes para o leitor de sempre. Então, se você é um leitor ocasional, se você vê essas páginas perdidas, você se perguntava quem era aquele personagem estranho, o que ele está fazendo, por que ele está reclamando disso. E isso não ia contribuir em nada para o leitor ocasional. Para o leitor de sempre, ia ser um spoiler. O que foi feito com essas páginas? Elas foram devolvidas ao longo dos meses na época certa em que elas poderiam ser publicadas no meio de outras histórias. Assim, a gente não estragava a surpresa para o leitor de sempre, e não entregava o que poderia ser um motivo para o leitor novo não gostar por não estar entendendo quem eram aqueles personagens. Então, fizemos uma proteção para os dois lados. Você não estraga as surpresas para o leitor, e você não entrega o que não interessa. O leitor ocasional está ali para ver “A Morte do Super-Homem”, então, apenas as circunstâncias envolvendo diretamente o acontecimento foram publicadas. Porque as oito edições somavam 176 páginas. Eram revistas de 22 páginas cada. Sendo que a revista Superman 75 tinha até mais do que isso. Então, páginas precisaram ser cortadas, mas, ao contrário de um costume da época, e que as pessoas tanto reclamam hoje, ali foi cortado para poder ser devolvido em um outro momento. E todas essas páginas que não entraram em “A Morte do Super-Homem” foram devolvidas ao leitor na revista mensal do personagem.

E eu me lembro de ter lido um texto explicativo em alguma das edições mensais, inclusive.
Verdade. Eu redigi um texto em algum momento no qual eu explicava ao leitor na revista mensal o que estava acontecendo para ele poder entender. E também há alguns outros detalhes. Do mesmo jeito que eu tirei páginas de “A Morte do Super-Homem” que não tinham nada a ver com a história e que só iam estragar a vida do leitor e não iam contribuir em nada para o não-leitor, e eu as devolvi mais pra frente, nas revistas americanas que antecedem essas oito histórias, que são a reta final para a história da morte, havia páginas que mostravam a chegada do vilão Apocalipse. Eram quadros com um punho esmurrando uma parede de metal, que eram o local onde ele estava preso. Essas páginas saíram nas publicações anteriores a essas oito revistas da reta final. Decidimos, então, publicá-las nas revistas do presente. Então, o leitor que acompanhava a revista mensal do Super-Homem na ordem cronológica normal teve acesso a essas páginas porque elas eram foram sendo colocadas ali para que tivessem a mesma experiência do leitor americano sobre estar chegando alguma coisa. Mas, claro, o leitor brasileiro já sabia o que era, porque já estava noticiado.

Lendo o livro “Império dos Gibis”, há um trecho sobre um bônus pago aos funcionários por conta do sucesso das vendas e que o mesmo ajudou a arrefecer certo clima pesado que aconteceu antes entre funcionários e diretoria. Como foi esse processo?
Dentro não só da minha redação, mas das outras redações, o clima era bom. O clima ruim era uma oposição entre pessoas que ali estavam e as pessoas em cargos superiores que tinham uma questão de defasagem. É importante lembrar que, naquele começo de 1993, ainda faltava um ano e meio para o Plano Real. Tivemos vários momentos de faíscas, mas quem resolvia essas questões era o sindicato. Então, o clima de animosidade era aquele tradicional entre o sindicato que está representando determinada categoria, como o dos jornalistas ou dos gráficos e proprietários ou direção, e assim por diante. Mas dentro da redação, como era época de inflação alta, período precede o Plano Real, essas rusgas eram reais e sempre aconteciam próximas da data do reajuste anual dos salários, que era quando se buscava resgatar perdas referentes à inflação. Mas o clima na redação sempre foi bom, independente do que estivesse acontecendo fora. Porque eram pessoas fazendo o que gostavam muito. Esse bônus que acabou vindo depois era algo que nunca foi prometido, na verdade, foi uma surpresa. Então, ele não teria como ter um impacto na gente se não prometeram. Quando chegou, foi em um fim de ano e foi comentado como algo da produção geral. Não foi por causa só de uma revista. Pelo que entendemos na época, foi algo que toda a Editora Abril havia recebido. Enfim, estávamos felizes ali com o nosso bônus. Mas o clima estava bom o tempo todo e a gente realmente se dedicou a fazer o melhor. Mas não por ser uma revista que a gente achava que ia vender muito (e vendeu!), mas porque a gente tentava fazer o melhor, mesmo, para cada revista. A gente tinha um nível de perfeccionismo bem dosado, bem focado no trabalho, sem exageros, para tentar oferecer o melhor para o leitor.

Na entrevista que fiz em 2021 com o Manoel de Sousa, falamos sobre os cortes que aconteceram na ocasião do lançamento de “Guerras Secretas” por conta de personagens ainda inéditos no Brasil. É um assunto bem polêmico entre os leitores. Você teve algum problema relacionado às escolhas nos cortes que aconteceram em “A Morte do Super-Homem”?
Nós podemos ter várias opiniões sobre isso e eu respeito muito todas porque são linhas de pensamento. Tem gente que é mais purista, que acha que não se mexe de forma alguma, não se toca, não se altera, não se facilita, é 100% fiel. Não se ajuda tanto o leitor e tem que ser exatamente a ideia dos autores originais E tem a linha que é pró facilitação ao leitor, etc. Enfim, eu considero linhas diferentes. Não considero nenhuma certa ou errada, mas temos que escolher uma linha e seguir. E ali tivemos que escolher a de facilitar para o leitor. Mas eu respeito muito quem fala sobre não fazer cortes. Eu sempre falo que, com relação à revista “A Morte do Super-Homem”, pelo menos, tudo o que foi cortado foi devolvido. Então, está tudo certo. Tem uns materiais que. infelizmente ali, principalmente antes de eu chegar, foram cortados. Quando eu cheguei, já dei a sorte de as coisas estarem mais encaminhadas e já não tinham tantos cortes. Mas havia a filosofia de cortes. Posso ter tomado a decisão certa sob alguns pontos de vista de algumas pessoas, mas respeito muito quem considera errado. Mas, basicamente, eu acho que precisa ter a noção do momento em que isso aconteceu.

O Super-Homem já era, em 1989, quando você assumiu como editor, um símbolo da Cultura Pop que acabara de completar 50 anos. A equipe da Abril e, particularmente você, tinha essa noção do poder de influência daquele personagem na vida das pessoas? Como isso influenciava no trabalho de vocês dentro da redação? E qual foi o impacto, para além das vendas, claro, do lançamento de “A Morte do Super-Homem” à época?
Falando do Super-Homem especificamente, já existiam heróis na cultura pop, seja nos romances pulp, sejam nas novelas de rádio, sejam nos próprios quadrinhos. Então, a gente já tinha Buck Rogers, Tarzan, Fantasma – O Espírito que Anda, e assim por diante. Mas o primeiro super-herói, alguém com poderes, foi o Super-Homem. E aí desencadeou uma série de coisas. O Super-Homem tem um impacto gigante. Um personagem criado em 1938, com mais de 80 anos de existência, e que chegou a todos os meios. Ele rapidamente foi transformado em desenho animado, em novela de rádio, e assim por diante. Depois, claro, virou seriado de cinema, virou filme de cinema, virou seriado de TV. E tem os mais diferentes produtos relacionados. São lancheiras, cadernos, jogos de videogame. Há um impacto do personagem. Para nós, somos pessoas que tivemos a sorte de estar no lugar certo e na hora certa. Porque não foi a gente que teve a ideia de chegar e publicar “A Morte do Super-Homem”. Nós estávamos cuidando, o melhor possível, dentro dos nossos limites humanos e profissionais, de cada personagem que estávamos fazendo. A sorte de todos, eu acho, é que, dentro da minha redação, cada pessoa ali já era um agente do outro lado antes de ser contratado. Cada pessoa ali era um fã, era um leitor, que ia dar o melhor. Ninguém estava ali achando que aquilo era apenas um emprego, com pensamentos do tipo: “Ah, isso aqui é apenas temporário. Eu não quero fazer isso para o resto da vida.” Não! Todo mundo estava ali muito a fim de fazer o que estava fazendo. E com muito amor e muita paixão e muita consciência de quem era cada um daqueles personagens, por mais obscuros que fossem, ou fossem coadjuvantes, e assim por diante. Então, era algo feito de leitores com a sorte de estar dentro de uma redação, para leitores que estavam do outro lado lendo. E a gente ficava feliz com os resultados, mas ninguém ali saiu se achando um pop star porque fez o que fez. Seja o lançamento de “A Morte do Super-Homem”, que foi, realmente, o maior sucesso de vendagens, seja o lançamento de “A Queda do Morcego”, seja o lançamento da Image Comics, quando teve, depois, a revolução dos autores da Image, e assim por diante. Os personagens sempre foram infinitamente maiores do que qualquer pessoa que estivesse ali. E acredito que muito provavelmente deva ser assim. Porque as pessoas compram a revista por causa do Super-Homem, não por causa do Mario. E na verdade, entravam e saiam editores ou revisores ou editores de arte, ou artistas de capa, alguma coisa assim, com alguma frequência. Não era uma gigantesca rotatividade, mas existia a rotatividade. E isso não refletia na vendagem da revista. “Ah, trocou o editor, a revista vai vender mais ou menos.” Não. Nenhum de nós nunca brilhou mais que nenhum personagem. E nunca foi o objetivo que nenhum de nós brilhasse mais. De todo mundo que lia, alguns leitores na época sabiam quem eram os editores. Isso porque havia pessoas que liam a seção de cartas. Mas tinha pessoas que preferiam que tivesse mais páginas de quadrinhos ali, ou um pôster ou um labirinto para você fazer com um lápis para preencher, ou alguma coisa assim. Qualquer coisa que não fosse propaganda, porque a propaganda sempre foi necessária para sustentar as vendas, mas quem está como consumidor não que ficar vendo uma propaganda pela frente. A pessoa quer assistir a um filme sem intervalo comercial, por exemplo. Mas as TVs abertas, por exemplo, não têm como se sustentar dessa forma. Então, dos leitores da época, poucos, bem poucos, sabiam quem eram os editores. Quem dirá se a pessoa ia se dedicar àquela letra minúscula em corpo 5 ou 6 que está dizendo quem que é o editor de arte, a assistente de arte, o letrista, o responsável pelas correspondências. Nesses tempos pré internet, pré digital, era com cartas, mesmo, para colocar nos Correios, e assim por diante. Então, assim, naquela época, poucos sabiam quem nós éramos. Em um universo tão grande, lembrando que se, com 50 mil para menos, cancelavam uma revista, então, sempre tinham 50 mil pessoas ou mais te acompanhando. Mas dessas 50 mil pessoas, talvez 500 ou mil soubessem quem você era. Não saíamos em turnê no Brasil fazendo palestras. Não saíamos em programas de auditório ou de entrevistas como o Programa do Jô. Ninguém ficou mais famoso por isso. E ninguém ficou mais rico por isso. A gente não tinha participação nos lucros. O bônus, como eu falei, foi aquela coisa. Legal que veio, mas, para a gente, na época, era uma coisa que nem entendíamos direito porque estávamos recebendo. Mas, claro, estávamos felizes. Então, assim, ninguém teve uma auto-imagem aumentada por causa disso. Temos a alegria de ter realizado um trabalho bem-feito, e, no nosso caso, com personagens que a gente gosta tanto. São boas histórias para contar em uma roda de amigos, para contar para filhos, netos. Mas, realmente, ninguém convida alguém que esteve envolvido no lançamento de “A Morte do Super-Homem” há 30 anos para participar de um congresso, de um evento de quadrinhos, para falar sobre isso. Então, do mesmo jeito que o impacto beira a zero, nós já não esperávamos que tivesse um impacto pessoal grande. Não teve. E também não havia ninguém frustrado com isso, porque ninguém esperava nada a mais.

Hoje, claro, existe muito da questão sentimental, nostálgica e de puro colecionismo em relação aos formatinhos. Há todo um mercado voltado para isso, inclusive. Mas a Abril inovou durante os anos 1980 imprimindo quadrinhos em formato original (o chamado “formato americano”). Como se dava essa decisão do que ia sair em formatinho e o que ia sair em formato americano naquele período? Havia uma preferência sobre qual era o melhor ou qual formato o leitor preferia? Por exemplo, revistas como a “Monstro do Pântano”, ou a terceira série da revista “Batman”, a “Conflito do Vietnã” e a “Fabulosos X-Men” passaram por qual crivo para terem formato americano como o escolhido?
As pessoas perdem muito tempo discutindo se formatinho é melhor, se o formato americano é melhor, e o formato americano é melhor porque quanto maior o gibi, melhor. Quanto mais qualidade de impressão, melhor. Só que o formatinho era o que permitia caber no bolso do maior número de brasileiros possível. O formatinho é fruto de um total aproveitamento da folha de papel industrial. Não havia perda, porque, com o formatinho, pegamos uma folha de papel industrial e utilizamos totalmente. Se você pegar um jornal como o Estado de São Paulo ou o Estado de Minas, por exemplo, a folha de papel industrial é do tamanho de duas páginas de jornal abertas. E o formatinho é o resultado da dobra daquela página podendo chegar a blocos de 16 páginas. E por isso as revistas tinha 16, 32, 48, 64 ou 80 páginas. Porque elas eram cadernos de 16 páginas com aproveitamento de 100% do papel. Então, era o que se permitia à época. E isso barateava absurdamente e permitia que fossem impressos uma quantidade de dezenas de milhares de gibis com um preço acessível. E é por isso que dezenas de milhares, em vários casos, e um pouco mais de uma centena de milhares, como é o caso da revista mensal do Homem-Aranha, da revista Espada Selvagem de Conan, e em alguns momentos, da revista dos X-Men, no Brasil inteiro, conseguiam ter acesso. Sendo que hoje em dia, uma revista que vende 5 mil exemplares é considerada sucesso e as que mais vendem, em relação a quadrinhos de super-heróis e que vendiam dezenas de milhares naquela época, hoje vendem 3 a 5 mil, e o mais bem sucedido, 10 mil exemplares. Cada revista em formato americano acabava tendo um motivo para ela ser em formato americano. Quando cheguei, tinha a revista do Batman em formato americano. Já havia saído a número zero, e as números 1, 2. Fizemos da número 3 até a número 29. Como disse antes, quando cheguei, aquela já era a terceira série de revistas mensais do Batman. A série 1, foi lançada em 1984 e cancelada na número 10. A segunda série saiu em 1987 e foi do 1 ao 16, sendo cancelada. A de formato americano era a terceira série. Saiu na ocasião do cinquentenário do personagem, em 1989, ano em que teve o filme do Tim Burton. O filme, inclusive, fez um tremendo sucesso fora e aqui no Brasil. Mas, assim, qualquer impacto que ele tenha tido, ele ajuda a vender o que? A adaptação oficial do filme, que saiu junto na época, e ajuda a vender os primeiros números da revista mensal. Mas não é uma coisa que dura para sempre. Seis meses depois, a revista está vendendo normal e, no caso, como cancelou na número 29, dois anos e meio depois ela foi encerrada pela Abril por causa dos resultados nas vendas. Era um fenômeno muito pontual. E naquele período, também, foram lançadas minisséries especiais em formato americano, como a “Batman – O Messias”, “As Dez Noites da Besta”, etc. Quando cheguei lá, imperava o pensamento de que o personagem do Batman só vendia bem se a revista fosse em formato americano. E nessa crença, lançaram essa mensal do Batman nesse formato, quando, na verdade, 29 números depois, como eu disse, descobriram que não era esse o caso. Descobriram que o Batman não vende nem em formatinho e nem em formato americano. O problema era o personagem e não o formato do quadrinho. “Monstro do Pântano” era uma publicação de uma outra redação que era a de materiais adultos. E chegou-se a um consenso entre os editores de que não compensaria lançar em formatinho porque se perdia muito texto dos autores originais. Tinha material do Alan Moore. Então, lançou-se em um formato maior a partir da número 9 (N.E. A revista Monstro do Pântano começou a ser publicada em formatinho em janeiro de 1990 e foi encerrada no número 19 em julho de 1991). A revista “Fabulosos X-Men” saiu em um formato maior para privilegiar os desenhos do Jim Lee. Já a “Conflito do Vietnã” era publicada em preto & branco, logo, visava um público maior que não ia comprar formatinho por achar que era coisa de criança. E aí saia em P&B porque, apesar de maior, tinha menos páginas. E quando eram menos páginas em P&B, dava para conseguir um preço melhor.

É curioso ver um personagem como o Batman ter três títulos cancelados por razões de venda, sendo um deles em formato americano.
Sim. E uma reclamação dos leitores que não compravam Batman em formato americano era que a revista tinha apenas duas histórias e o mesmo preço de um formatinho que tinha três histórias e meia, pois cabiam três histórias e mais um conto curto de oito páginas. Então, os leitores se recusavam a comprar Batman com o argumento: “por que eu vou pagar mais por duas histórias?” Para a maioria dos leitores, que é quem definia se a publicação de um gibi vai durar ou não, naquela época, não fazia a menor diferença se era formatinho ou se era formato americano. Ele queria ler mais histórias. E uma revista em formato americano só com duas histórias não atingia a cota de histórias dele. O pensamento era: “Eu não vou comprar o Batman. Eu vou comprar o Super-Homem porque tem três histórias e meia. Vou comprar o Capitão América, o X-Men, que é tão legal quanto o Batman, faz tanto sucesso quanto, e tem três histórias e meia.” Afinal de contas, tem quase o dobro de histórias pelo mesmo preço. É difícil pensar com a cabeça de hoje. Mas para o leitor da época, sim. E podem até questionar aqui: “Ah, mas como é que você pode entrar na cabeça do leitor?” Eu não estou. Eu só estou dizendo que a revista com o formato maior não vendia. Então, é lógico que não existia um número suficiente de leitores que gostassem e que comprassem o quadrinho em formato americano. Não adianta dizer que o preço era caro. Não era. Tinha o mesmo preço que o formatinho, mas com menos histórias. E essa noção de consumidor sendo lesado tomava conta do pensamento geral. A ideia era ler mais histórias. Então, era o que acontecia com o formato americano. E para a editora saía mais caro porque, como não era formatinho, logo não era utilizado 100% do papel industrial, havendo uma parte da folha que era descartada. Ou mesmo que ele viesse a ser reciclado, uma vez que a Abril já tinha esse direcionamento para a reciclagem no final dos anos 1980. Mas a questão é a seguinte: se você faz um papel que é 100% aproveitado, você tem um lucro imediato. Se você tem um papel que vai virar resto de papel, ou como era chamado na época, que vai virar “apara”, e depois vai ser reciclado, havia um gasto. Sou totalmente a favor da reciclagem, mas ali era uma outra situação. A editora não teria, com o uso total da folha industrial, um gasto a mais que seria o do processo de reciclagem. No caso da impressão do quadrinho em formato americano, era um papel que era cortado e uma parte ia ser descartado. E isso ia gerar um gasto a mais. A reciclagem era essencial, mas não era de graça. Então, para uma empresa que visava o lucro, era mais interessante fazer o formatinho.

Falamos antes de “Fabulosos X-Men”, a revista mensal em formato americano que foi lançada em 1996, e isso me fez lembrar da minissérie em três edições (que chegaram aqui em 1995) desenhadas pelo Jim Lee. Foram um fenômeno de vendas lá fora. Como foi esse impacto em comparação ao de “A Morte do Super-Homem”?
Se não me engano, essa revista dos X-Men pelo Jim Lee vendou mais de 5 milhões de exemplares lá nos Estados Unidos. Ela, inclusive, teve uma venda bem expressiva no Brasil, também, e ajudou a lançar a revista mensal da equipe, a “Fabulosos X-Men”, em formato americano, no começo de 1996. Lembro que a revista do Homem-Aranha desenhado pelo Todd McFarlane que saiu antes, vendeu quase 3 milhões. E depois saiu a X-Force, desenhada pelo Rob Liefeld, que vendeu 5 milhões de exemplares. E aí o Jim Lee veio com a edição 1 de X-Men e vendeu mais de 5 milhões. Mas por mais que Jim Lee fizesse sucesso (e realmente foi), não chegou a ser o mesmo sucesso aqui do que foi lá fora ou do mesmo modo como foi “A Morte do Super-Homem”. Afinal, nenhum personagem estava morrendo, nascendo ou casando naquele momento. Era muito, entre aspas, “apenas” um desenhista espetacular e desenhando muito bem os personagens que já era queridos do público há muito tempo. Os quadrinhos do X-Men já era um campeão de vendas lá fora há um tempo. E se falar de Marvel e DC, é bom citar que, apesar de “A Morte do Super-Homem” ter sido o gibi de super herói mais vendido no Brasil em todos os tempos, por outro lado, a Marvel sempre vendeu mais que a DC. Vendia mais antes de chegar na Abril, vendeu mais durante meu período lá, e continuou vendendo após minha saída. Tanto que a Marvel tinha seis revistas mensais. A DC tinha quatro. Isso não era por graça, ou porque alguém quis ou porque alguém se importou mais com “X” ou com “Y”. Era porque a DC não conseguia vender bem mais do que quatro revistas mensais e um trimestral. E a Marvel vendia seis revistas e uma trimestral. Isso sem contar “A Espada Selvagem de Conan”, que era uma campeã de vendas e tinha um formato magazine. Era uma revista com um sucesso gigante de vendas na época. Ela nunca vendia menos de 100 mil exemplares. Mas em relação a essa concorrência entre Marvel e DC, não gerava uma preocupação. Essa concorrência existe até hoje lá fora, claro, ainda mais com a Marvel indo para a Disney e a DC indo para a Warner, e isso acaba se multiplicando pelas empresas proprietárias das editoras. Mas, aqui, no Brasil, não existia muito isso. Ainda hoje, as duas estão com a mesma editora, que é a Panini. Na época, estava com a Abril. Então, não existia muito essa preocupação. Eu era um editor que editava tanto Marvel quanto DC, então, eu não tinha crise de identidade por causa de uma ou de outra. Eu queria que fosse um material bom independente de ser Marvel ou DC. Ou até mesmo se eu viesse a editar os materiais de outra além dessas duas, como foi o caso com a Image Comics, que eu vim a editar depois. Minha intenção era que fosse um material bom para o leitor. Eu queria que o leitor se divertisse e eu queria, também, além de fazer o melhor trabalho que fosse possível, me divertir com isso. Porque, quando você está trabalhado com o que gosta, é ótimo você ter a chance de se divertir fazendo aquilo. Então, nunca existiu essa competição dentro da Abril porque era a mesma editora publicando tanto a DC quanto a Marvel.

Falamos antes do filme do Tim Burton, fenômeno de 1989, e que ele teve certa influência no lançamento da terceira série mensal da revista do Batman. No começo dos anos 1990, o desenho animado dos X-Men foi um sucesso na TV. Você se lembra se houve algum reflexo nas vendas dos quadrinhos?
Para o que já vendia da revista “X-Men”, e não vendia pouco, o desenho animando não representou um grande aumento nos números. Já vendia muito. Vendeu um pouco mais quando saiu, mas depois tudo se normalizou, como foi o caso da mensal do Batman em formato americano. Mesmo porque os públicos são diferentes. O público de cinema, TV, seriado e, hoje ,streaming, sempre é muito maior do que o público de leitores de quadrinhos, no caso. Porque tem gente que só acompanha a Marvel em filmes, no cinema e no streaming. E isso é normal. E tem gente que só joga vídeo game da Marvel. E não vai ao cinema porque é uma pessoa mais interativa ali e se interessa mais pelo videogame. Tanto faz para ela o que acontece no gibi ou no cinema. Mas é preciso ter noção de que o público do cinema sempre vai ditar o que acontece na vida de um personagem em cima do público dos quadrinhos. Porque muito mais gente vai assistir aquele filme no cinema. Porque é o público do cinema e que, por acaso, gosta do personagem e ficou curioso. Mesmo porque não há aquele compromisso de acompanhar todo mês, afinal, é só um filme. Então, o público é sempre maior e mais determinante.

Em 2008, quando assisti ao primeiro filme do “Homem de Ferro”, notei que a inovação trazida pelo diretor Jon Favreau em mostrar o rosto do Tony Stark por dentro da máscara passou a surgir nas páginas da revista em quadrinhos do personagem, como um claro exemplo do modo como o cinema passou a ditar os quadrinhos. Isso não aconteceu, por exemplo, com o “Batman” de Tim Burton que, apesar de trazer o uniforme preto, o dos quadrinhos continuou cinza e azul. Para você, esse modo como o cinema vem ditando os nortes dos quadrinhos é algo que atrapalha?
Para o leitor frequente, o cinema ditando o norte dos quadrinhos, atrapalha. Porque ele gera uma obrigação das editoras em zerarem suas histórias a cada cinco, seis anos. É o que chamamos popularmente de “reebots”. Isso porque os quadrinhos entraram nessa linha de sempre acompanhar o cinema. Porque a formação dos Vingadores, por exemplo, tem que ser a mesma do filme do cinema, para a pessoa sair do cinema e se quiser ver a mesma formação dos Vingadores, vai encontrar nos quadrinhos e assim por diante. Para quem gosta de acompanhar, digamos assim, a novela dos personagens por mais tempo, é ruim porque toda hora zera os números das revistas e recomeça. Para quem vem de fora, é ótimo. Assistiu os filmes dos Vingadores, o seriado WandaVision, e quer ir para os quadrinhos querendo mais daquilo, vai encontrar. Porque a editora está ali a serviço do estúdio de cinema. E é quem dá bem mais dinheiro pela quantidade de pessoas que alcança. E mesmo porque a entrada para o cinema acaba sendo mais cara do que um gibi mensal, por exemplo. Então, vai gerar muito mais lucro. Assim, para o leitor ocasional, aquele que está chegando, e para a empresa proprietária, é ótimo. Para o leitor que está querendo dar uma continuidade, geralmente acaba sendo ruim porque ele está ali, evoluindo aquela leitura, e volta tudo para começo. Quando não do começo, mas é refeito, tendo uma mudança brusca. Então, talvez tenha essa utilidade em termos de longevidade, porque se você não se reinventa, você vira algo ultrapassado, mas esses leitores talvez não acompanhem. Meu amigo JP Martins, possivelmente o maior tradutor de quadrinhos do Brasil, pontuava que as editoras precisam lembrar que o leitor, o fã, nasce, cresce, envelhece e, um dia, morre. E se for ficar fazendo o gibi sempre para o leitor antigo, chega uma hora em que todos os fãs já partiram e a editora não tem mais para quem vender. Então, é um jeito da editora se reciclar. Se reinventar, se reciclar e atingir as novas gerações. Existe uma necessidade de você sempre captar novos leitores. E, aparentemente, essa é uma das formas que as editoras encontram para fazer isso.

Falamos sobre os dois formatos principais de lançamentos no seu período como editor, a formatinho e a formato americano. Hoje, temos uma série de opções para diversos leitores e colecionadores, sendo que uma tendência bem perceptível é a de focar na nostalgia, com o relançamento de histórias clássicas, sejam em capa dura e formatos Omnibus (mais caros e luxuosos), ou os formatos em capa cartão da coleção “A Saga de…”. Para alguém que esteve presente nessas mudanças de um mercado que se adequou a vários bolsos, como você avalia essa abrangência de opções?
Eu acho superinteressante que todas as editoras, e não só a Panini, tenham vários formatos para atingir vários bolsos, vários níveis de exigência e vários tipos de leitores. Então, tem um tipo de leitor que tem mais poder aquisitivo. Ou simplesmente ele não tem poder aquisitivo, mas tem um nível de exigência maior, e ele só vai usar o dinheiro dele em publicações que atendem a esse nível de exigência. Então, tem aquele leitor que tem poder aquisitivo e pode comprar fácil. Tem aquele leitor que não pode comprar fácil, pois exige um sacrifício, mas ele topa fazer isso porque quer esse padrão de publicação. Então, a gente tem os leitores de Omnibus, que são essas revistas com centenas de páginas, capa dura, um tipo de impressão etc. Mas quando a gente fala de “A Saga de…”, que é um tremendo sucesso e eu, particularmente, adoro, eu enxergo como algo que está atingindo um tipo de leitor que, por algum detalhe ou outro, ainda não tinha sido atingido. Porque eu acredito que ofereça um custo-benefício muito grande e um preço muito mais acessível. Porque é capa cartão. Toda vez que se tem algo em capa dura, você paga a mais por isso. Paga mais duas vezes. Porque o gibi custa mais caro, e o frete, pelo fato do gibi ficar mais pesado, vai custar mais caro. Não é só preço do custo de produção que encarece o produto. É o preço do custo do envio, também, que está ali. Quando é capa cartão, o gibi, claro, é mais leve no peso físico. Assim, se torna um gibi mais acessível, mais barato, e tem uma quantidade boa de histórias. E ele atinge dois públicos: um público que leu em formatinho e queria muito ter aquela história em formato original, e aquele público que sempre ouviu falar de tal história, e ele até teria uma disposição para ler em formatinho, mas a grande verdade é que o mercado de usados está bem aquecido. Os valores dos quadrinhos em formatinho estão elevados. Para você conseguir uma coleção completa é uma dificuldade e é mais caro ainda. E porque, também, muitas vezes a quantidade disponível é pequena. Porque quem tem não quer vender porque tem um valor sentimental. Então, por isso, sobe o valor do formatinho. E aí você vai comprar um gibi da coleção “A Saga de…” por um preço menor do que o cobrado por um formatinho no mercado de usados. Então, essa coleção “A Saga de…” é um tremendo acerto da Panini porque estão oferecendo um material que em formato americano é inédito. E se não for inédito, ainda assim estão oferecendo por um preço muito mais acessível, com capa cartão, um material que, por algum motivo, digamos que alguma saga muito grande que foi publicada no Brasil talvez pela própria Panini ou pela Eaglemoss, mas ele saiu em capa dura. E ele tem um custo muito alto para o bolso dessa pessoa que está feliz da vida comprando a coleção “A Saga de…” em capa cartão. Então, é um acerto gigante da Panini.

– João Paulo Barreto é jornalista, crítico de cinema e curador do Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema. Membro da Abraccine, colabora para o Jornal A Tarde e assina o blog Película Virtual.

4 thoughts on “Entrevista: Mario Luiz C. Barroso, editor da Abril à época, relembra 30 anos depois o lançamento de “A Morte do Super-Homem”

  1. Quem dera mais entrevistas assim fossem comuns, com pessoas que estiveram nas trincheiras do mercado editorial de quadrinhos do Brasil numa época sem internet. Tem muita história boa pronta pra ser contada. Ajudou muito a clara noção que o entrevistador tinha sobre os fatos a serem perguntados, contextos, e a vontade do Mario em responder da melhor forma. Depois do Jotapê, ele era o nome que eu mais lembrava como tradutor/editor das revistas na época da Abril. Grande matéria!

  2. Muito interessante essa matéria. Parabéns João pela escrita da mesma e parabéns e obrigado Mário pelo trabalho realizado. Eu particularmente lia mais Marvel mas com certeza o trabalho feito por você e sua equipe fizeram a vida de muitos brasileiros mais feliz.
    Abraço!

    1. Valeu, Vinícius! De fato, o trabalho do Mario ajudou a formar muitos adolescentes culturalmente, trazendo o hábito da leitura a tanta gente.

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