Aliança FARO: Panorama CUBA (Destaques de Abril de 2022)

ABRIL 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de abril!

CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

Abril passou como um turbilhão pelas nossas vidas. Foi um mês vertiginoso marcado pela reabertura da Fábrica de Arte Cubano, com os seus shows, jam sessions, exposições, workshops de dança, masterclasses; a entrega do Grammy 2022 aos cubanos Gonzalo Rubalcaba, Chucho Valdés e Alex Cuba; as indicações para os próximos Prêmios Cubadisco; e a saída repentina de três artistas de destaque da cena musical cubana: o trovador Lázaro García, o DJ e promotor de sons eletrônicos Ernesto Jorge Hidalgo (a.k.a DJ Tiko), e o flautista e líder do grupo NG La Banda, José Luis Cortes (El Tosco).

A tudo isso soma-se o lançamento do livro “Celia en Cuba (1925-1962)”, da musicógrafa cubana Rosa Marquetti Torres, no qual são criteriosamente reveladas as circunstâncias vitais e profissionais, bem como a trajetória inicial que preparou o subsequente estrelato desta imensa artista que se tornou um ícone latino nos Estados Unidos e no mundo. Leitura altamente recomendada.

Enquanto isso, os lançamentos musicais não ficaram muito atrás:

YILIAN CAÑIZARES – “RESILIENCE”: A violinista e cantora cubano-suíça Yilian Cañizares estreou seu EP “Resilience” em abril, que é, por si só, sua própria afirmação. As cordas são importantes neste material e, juntamente com letras sensíveis, toques africanos e melodias ocidentais, descrevem o sentimento de perda que a artista estava passando no momento de compor essas músicas. “Conjuro”, o primeiro single, é uma colaboração com Michael League que merece várias escutas.


LEONI TORRES E LENIER – “VENENO”: As vozes de Leoni Torres e Lenier se unem em “Veneno”, uma salsita com uma pitada do sonero do tres cubanos, e um texto fresco e sensual, cuja harmonia, desenvolvida em mambos e tumbaos, lembra muitos temas da timba e da salsa cubanas. Se sua boca cheira a perigo, você está ouvindo a música certa.


RUY ADRIÁN LÓPEZ-NUSSA, HAROLD LÓPEZ-NUSSA, WILLIAM ROBLEJO E DAYRON ORTIZ – “LOS 3 MOSQUETEROS”: “Los 3 Mosqueteros” é a primeira faixa de um DVD auto-intitulado produzido pela Bis Music e criado por Ruy Adrián López-Nussa, Harold López-Nussa, William Roblejo e Dayron Ortiz. Juntos, a partir de um ambiente de jazz, eles trazem de volta sons cubanos próximos à rumba com a levada de guaguancó e blocos inusitados. O desenvolvimento de motivos melódico-harmônicos é acompanhado por sequências improvisadas que trabalham com elementos sonoros do rock, new jazz, latim e songo.


XENIA RUBINOS E EL INDIVIDUO: “MADRUGADA”: “Madrugada” é um single que é percebido de forma diferente em todas as suas escutas. É também um sucesso totalmente inovador de seus criadores, a cantora, compositora e multi-instrumentista americana Xenia Rubinos e o cubano El Individuo. Este último, um rapper que tem uma bela poesia que navega em cenas manipuladas por sons eletrônicos, e que é perfeitamente complementado por sua voz, esperançosa, sutil, intimamente ligada ao R&B e ao jazz experimental.


ORQUESTA ARAGÓN E OSCAR D’LEÓN – “PARAM PAM PAM”: Uma nova versão de “Param Pam Pam” aparece com este lyric video animado da Orquesta Aragón com Oscar D’León, lançado nas plataformas digitais pela Puntilla Music. Dois mestres de música caribenha que, através dos sons da charanga, potencializam refrões cheios de sabor para movimentar os pés do bailarino. Com certeza você será atraído pelos seus coros, suas letras ousadas e engraçadas, porque com esses músicos e “com esse ritmo, você tem que tirar o chapéu”.


BOOMERANG – “MÍRALO MÍRALO“: A nova geração da música cubana tem um talento imperdível, por isso Boomerang está entre nossas recomendações hoje com “Míralo Míralo”. A música tem uma letra linda, uma melodia com muitas nuances que deve à trova cubana e coros harmonizados de tirar o fôlego. Seus protagonistas são uma nova banda alternativa que faz música cubana com R&B, funk, jazz, pop rock e eletrônica experimental. Sergio Ochoa nos vocais, Frank Fonte no baixo e Simón Ibáñez no piano, buscam novos caminhos para a música alternativa na Ilha. Arnerys Toledano Font e Amed de la Paz aparecem nos coros, enquanto no violão imprime sua marca Daniel Saúl .


YARIMA BLANCO E SON LATINO – “EL PRESUMIDO”: Yarima Blanco junto com o conjunto Son Latino são puramente cubanos e tradicionais ao vivo em “El Presumido”, uma das canções mais agradáveis de “Pa’ mi três” (2021, Bis Music), o fonograma da tresera Yarima Blanco junto com o conjunto Son Latino. Muitas citações intertextuais são ouvidas nesta faixa que bebe da seiva musical de um dos gêneros estrela da música cubana. Os códigos rítmicos da sonera são reforçados e os coros “a la Aragón”, com os seus guias picarescos e as suas improvisações com os três, convidam a dançar.


CAMILA CABELLO – “DON’T GO YET”: Camila Cabello tem sangue latino para comer e vestir, e sempre o usa a favor de sua música, o que a enriquece ainda mais. É por isso que “Don’t Go Yet”, uma de suas canções mais recentes, tem gosto daquele ajiaco multicultural que incorpora cumbia, samba e música caribenha. Ouça-o alto e desfrute da energia positiva que transmite em companhia.


IBEYI E JORJA SMITH – “LAVENDER & RED ROSES”: Três mulheres de pura garra se unem em “Lavender & Red Roses”. As Ibeyi e Jorja Smith desenvolvem neste single uma história da mitologia grega que, segundo elas, personifica o destino. “’Lavender & Red Roses’ é uma música sobre o sentimento que todos nós experimentamos quando amamos alguém que é problemático. Pode ser um parceiro, um irmão, um pai, um amigo”. O vídeo que acompanha este single é dirigido por Lucrecia Taormina e ambientado na época do mito. A música também será incluída em “Spell 31”, o próximo álbum do Ibeyi.


IVÁN MELÓN LEWIS – “VOYAGER”: “Voyager” é a segunda faixa do álbum homônimo do pianista Iván Melón Lewis. O vídeo, lançado este mês nas plataformas digitais, foi dirigido por Joseph Ros, um dos cineastas mais requisitados e com mais longa trajetória na Ilha. Através do som daquele jazz latino melódico e sensível, “Voyager” recria uma história protagonizada pelo próprio Melon, ambientado em estilo vintage, viajando por muitos universos imaginários de sua mente criativa.


O que vem em maio:
Cubadisco, o evento mais relevante da música cubana, comemora sua 25ª edição a partir deste mês. Em breve teremos novidades dos álbuns premiados no concurso. Mais tarde, o festival Havana World Music vai aquecer o Club 500, no El Vedado de Havana, de 26 a 28, com um line-up que traz artistas locais e outras revelações do exterior.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.