Aliança FARO: Panorama PERU (Destaques de Abril de 2022)

ABRIL 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de abril!

PERU
por Luis Merino Costa do site Rock Achorao’

Abril foi um mês mais do que agudo e quase instável. O governo peruano continua em declínio com os três poderes que regem o país; o preço dos alimentos básicos aumentou na sequência do conflito do outro lado do continente; Questões ambientais e econômicas e vários escândalos que atordoam qualquer um com memes e virais não foram resolvidos. Há desagrado no olhar de todos que vivem aqui, de Tumbes a Tacna. Mas com a música peruana foi o contrário. Muitos dos artistas mencionados nesta lista estavam em turnê fora do Peru durante o mês e se saíram maravilhosamente bem. Outros receberam grandes críticas de suas obras enfatizando seu valor na cena. Alguns fizeram uma estreia impecável, entre experimentações, sonoridades já consagradas e colaborações de sonhos. Aqui está um resumo do melhor do território peruano!

AUTOBUS X WE ARE THE GRAND – “UN PENDIENTE”: O que acontece quando se junta duas bandas talentosas do Peru e do Chile em uma única produção? Você tem uma música tão vigorosa e cheia de espírito indie quanto “Un Pendiente”. A canção trabalhada por Autobus x We Are The Grand exibe uma mistura de rock/pop americano dos anos 90 e indie alternativo contemporâneo com vozes que lembram melodias do rock argentino. Uma amostra interessante do que o reconhecido trabalho de ambos os grupos em vigor até hoje pode fazer.


ATI LANE – “MARÍA LLENA”: Ati Lane acostumou seus seguidores e outros curiosos a propostas tão peculiares como “María Llena”. O trabalho produzido com os músicos peruanos Daniel Quiñones e Myneza Morales, do coletivo de produções DQ, resultou numa peça graciosa e lúgubre com a voz calorosa de Lane, que envolve um sentimento profano que dança em torno da morte e da perda em seu recente single. Uma reviravolta inesperada, mas que confirma a versatilidade da jovem cantora peruana. Escute isto. Altamente recomendado.


POUNDA & NOMODICO X EVAH X A.C.O X NERO LVIGI X SKY SAPIENS – “RICO (REMIX)”: Dentro da elite de talentos do gênero urbano bicolor está a virtuosa dupla Pounda & NoModico que, por trás de vários projetos musicais, sempre encontra espaço com músicas tão suculentas quanto “Rico (Remix)”. Listado como uma de suas produções marcantes com uma bela mensagem de superação e gratidão, encontramos elementos característicos da dupla de Lima, na companhia de outros irmãos musicais como A.C.O, Evah, Nero Lvigi e Sky Sapiens, artistas notáveis na cena peruana. Minutos intensos de batidas e rimas cheios de sentimentos que você não deve perder.


KINDER – “WINNIE LOOPER”: Uma produção esperada por muitos no Peru. Depois de seis anos sem lançar um novo álbum, Kinder finalmente anuncia “Winnie Looper”, o primeiro single do que acabará se tornando seu próximo álbum. O single reflete um crescimento interessante na sonoridade da banda, estendendo-se por sons bem elaborados em direção ao math rock matemática e ao post rock, apoiados por sintetizadores, além de utilizar diversos recursos novos na proposta da banda experiente.


NÚMEROS PRIMOS – “AL MARGEN DE LA TRAMA”: Um EP pensado para ouvir e desfrutar com calma. A dupla de sucesso Números Primos não se contentou em compartilhar “Nadie en Casa” com a talentosa Camille Jackson, eles foram além com o lançamento de “Al margen de la trama”. Um total de cinco músicas muito intensas, profundas e em ritmo de descontração e qualidade. Lançado no final de abril, augura uma etapa interessante para a proposta independente. Não os perca de vista, nem os deixe de ouvir!


ASTRONAUT PROJECT – “ERA”: O Astronaut Project voltou em abril com um novo álbum cheio de impressões durante a pandemia. “Era” é uma produção de dez peças muito intimistas que colocam o álbum como uma mudança sutil na proposta comandada por Alberto Zegarra e companhia, pois conseguiram se reinventar sem tocar na essência pop do grupo de Lima, explorando outras melodias para dar de conhecer o mais recôndito de cada um dos membros, e assim se mostram vulneráveis às situações atravessadas antes de sua produção galáctica. O intenso é deixado um pouco de lado, de modo que “Era” gravita entre dream pop, bossa-nova e outros gêneros semelhantes. Interessante.


TIERRA SUR – “HIGH PERFORMANCE”: Pochi Marambio é interminável. O lendário reggae nacional continua avançando sonoramente com “High Performance”, onde ouvimos Tierra Sur em sua primeira produção gravada ao vivo, para nos aproximarmos da encantadora conexão que eles têm com seu público. O álbum reúne dez sucessos da banda, gravados a partir de seu memorável show no La Cúpula de las Artes em 2021, onde não só Pochi, mas toda a família Marambio e músicos deixam o melhor para a posteridade.


MAYA ENDO – “MAYAMAYA”: “MayaMaya” é o álbum de estreia da cantora e compositora peruana Maya Endo, no qual nos mostra uma apresentação impecável do seu mundo musical. O álbum foi produzido por Alejandro Rivas e masterizado pelo engenheiro de som Matías Cella. Você terá oito temas carregados de indie folk, bedroom pop e até landó peruano. Uma mistura muito marcante que coloca Endo no mapa para futuras produções.


LUKRO – “RIDDIMS”: Quatro músicas com alta dose de batidas e mixagens dançantes e debochadas. É a premissa de “Riddim”, o recente EP do DJ peruano radicado no México, Lukro. Não se surpreenda se ouvir o material lhe parecer curto soando rápido no player, pois isso fará com que você queira ouvir quantas vezes for necessário e se mover ao ritmo do reggaeton e suas variantes até o chão estourar. Garantido.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.