“Clube da Esquina” eleito melhor álbum brasileiro de todos os tempos!

A maior e mais abrangente eleição já feita no país a respeito de LPs e CDs acaba de ter seu Top 10 divulgado. Para chegar à lista final, a equipe do podcast Discoteca Básica convidou 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à produção musical (jornalistas, youtubers, podcasters, músicos, produtores etc). Cada um contribui com sua lista pessoal dos 50 melhores álbuns de todos os tempos. A tabulação completa será publicada no livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”, já em campanha de financiamento coletivo no maior site de crowdfunding do Brasil, o Catarse. O link oficial é podcastdiscotecabasica.com/livro

A enquete foi realizada ao longo do segundo semestre de 2021 com grandes nomes como os jornalistas Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira, produtores como Kassin, Pupillo e Lampadinha e músicos como Leoni, André Abujamra e vários outros – conheça aqui os 50 discos listados pelo editor do Scream & Yell, Marcelo Costa, para a votação do Discoteca Básica. O resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, tanto por causa do tamanho corpo votante quanto pelo número de discos elencados. O Top 10 revela toda a diversidade da música feita no Brasil:

01. Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
02. Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
03. Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
04. Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
05. Construção (1971) – Chico Buarque
06. A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
07. Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
08. Transa (1972) – Caetano Veloso
09. Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
10. Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

O resultado completo da eleição será divulgado no livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”. Na página da campanha, podcastdiscotecabasica.com/livro, o público apoia a produção do livro e escolhe as recompensas que quer receber. As recompensas vão de pôsteres e marca-páginas até um EP tributo com cinco artistas da nova geração recriando músicas do álbum “Clube da Esquina”. Também é possível visualizar o projeto gráfico do livro, de Fernando Pires, ex-editor de arte da revista Bizz.

O Discoteca Básica é um dos maiores podcast de música do Brasil, somando quase 1,5 milhões de downloads em suas três primeiras temporadas e ocupando o Top 10 da categoria em todas as grandes plataformas de streaming do Brasil. O programa, disponível em todas as plataformas de podcast, é apresentado pelo jornalista Ricardo Alexandre, ex-diretor de redação das revistas Bizz e Trip, premiado pela biografia “Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” e diretor do documentário “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”. No Discoteca Básica, Alexandre traz semanalmente áudio-documentários a respeito dos grandes álbuns da música pop da história, sempre com convidados especiais como Nando Reis, Herbert Vianna, Teresa Cristina, Titi Müller, Luis Fernando Veríssimo, Pitty, e muitos outros.

O primeiro episódio da quarta temporada já está no ar, claro, a respeito de “Clube da Esquina”, oficialmente agora o maior álbum brasileiro de todos os tempos. O convidado do programa é o também mineiro Samuel Rosa. A nova temporada terá dez episódios, todos selecionados dos 30 primeiros colocados do ranking. O programa está disponível desde o meio-dia de 09 de maio, em todas as principais plataformas de podcast, e também no site oficial www.podcastdiscotecabasica.com

A campanha e a produção do livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos” estão sendo coordenados pela Jambô Editora, responsável por alguns dos maiores crowdfundings do Brasil (“Tormenta”, “Tormenta 20”). A campanha fica no ar por tempo limitado, até 09 de julho.

Leia também:
Meus 50 discos brasileiros de todos os tempos, por Marcelo Costa
Ouça e faça o download de “Mil Tom”, tributo a Milton Nascimento
– Rolling Stone Brasil: As 100 Maiores Músicas da MPB de todos os tempos
– Revista Bravo: As 100 músicas essenciais da música brasileira

7 thoughts on ““Clube da Esquina” eleito melhor álbum brasileiro de todos os tempos!

  1. Bem interessante a lista do Marcelo. Notei que galera nordestina dos anos 70 teve pouco espaço, mas é a questão da vivência de cada um.

  2. me desculpa ma clube da esquina não é o melhor dico de todos os tempo !!

    sem duvida seria ”Da Lama ao caos” de Chico Science & Nação Zumbi sem nem uma duvida !!!!!!

    1. Eu ouço esse disco desde meus 17 anos e até hoje sinto a mesma emoção,pra aquele garoto que ouvia de Kc and sunshine band à Pink Floyd. Realmente é inexplicável o que significa essa obra prima. Respeitando as opiniões contrarias é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.