Aliança FARO: Panorama MÉXICO (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

MÉXICO
por Cynthia Flores do site Indie Rocks!

No início de março passado, o México viveu um doloroso ato de violência no meio de um campo de futebol, o La Corregidora, em Querétaro. Armados com barras de ferro e madeira, e arremessando cadeiras e outros objetos do estádio, torcedores da equipe local (Los Gallos) entraram em confronto com torcedores do Atlas, quando o time visitante vencia por 1 a 0 – a forte rivalidade pois Querétaro e Guadalajara, cidade do Atlas, são cidades próximas. O resultado do combate infeliz foi a hospitalização de 26 pessoas – o governo não declarou se houve algum óbito – num acontecimento de terror que deixa claro o quanto de ódio e violência corre nas veias do povo desse país. Um dia que encheu nossos corações de tristeza.

Algumas semanas depois, na Cidade do México, a música ganhou atenção para celebrar e nos unir com o retorno do Vive Latino, um dos maiores festivais da América Latina que, com estrondoso sucesso, recebeu em seus palcos grandes bandas da Iberoamérica como Los Fabulosos Cadillacs, Love of Lesbian , Residente, Maldita Vecindad, Julieta Vengas, C. Tangana e muito mais. Neste link você pode ler mais detalhes do que aconteceu.

TECHNICOLOR FABRICS – “LA ÚLTIMA VEZ”: A Technicolor Fabrics mostrou o clipe de “La Última Vez”, primeiro single de seu vindouro novo álbum, que surge com uma refrescante batida pop funky. Com a excelente fotografia de Anna Pla-Narbona, a banda Guadalajara exibe um audiovisual com os diferentes momentos que os casais vivem nos altos e baixos que sempre existem em qualquer relacionamento.

CARLA MORRISON – “EL RENACIMIENTO”: Após uma pausa de quase cinco anos, Carla Morrison, originária de Baja California, anuncia novo material, “El Renacimiento”, para o próximo dia 29 de abril. Para isso, ela compartilha um teaser em que fala sobre o reencontro que teve consigo mesma.

ACZINO – “EL G.O.A.T.”: A Universal Music Mexico apresenta o talento mexicano, bicampeão da Batalha de Gallos (Redbull), Aczino com “El G.O.A.T.” Uma poderosa música de hip hop, direta para a comunidade musical, onde ele fala sobre sua vida, suas lutas e decisões, acompanhado por grandes batidas. Co-produzido por El Trill, um dos produtores que mais apoia artistas de rap mexicanos emergentes.

JULIETA VENEGAS – “MISMO AMOR”: Julieta Venegas volta a ser independente, agora pelas mãos da Altafonte, e apresenta “Mismo Amor”, uma brilhante faixa de funk pop eletrônico que canta a mentira de uma relação. Trata-se de um single bastante cativante sob a produção do talentoso chileno Álex Anwandter, e com sua voz particular que nos traz muita emoção. Assista ao vídeo sob a direção das irmãs Anita e Lola Piñero:

CAMILO SÉPTIMO – “INEVITABLE”: Camilo Séptimo não para de surpreender sua grande base de fãs mexicana, e agora lança o single “Inevitable” acompanhado de videoclipe. A canção integra seu próximo álbum, “Ecos”. Experimentando synth pop dos anos 80, a faixa nos diz o quão complexo um relacionamento pode ser à medida que muda ao longo do tempo.

METRONOMY FEAT. BRATTY – “THINGS WILL BE FINE”: “A banda inglesa liderada por Joseph Mount, Metronomy, surpreendentemente lançou uma versão especial para “Things Will Be Fine” ao lado da bem-sucedida compositora sinaloense de bedroom pop: Bratty. Mais do que um remix, como o lançamento vem sendo apresentado, esta é uma inversão especial com guitarras e voz de assinatura de Bratty. O single integra o EP “Things Will Be Fine”.

DANIEL NÚNEZ – “BLUE”: No âmbito experimental, Daniel Núñez, de Guadalajara, apresentou “Blue”, um single eletrônico minimalista introspectivo onde explora com alta sensibilidade a sabedoria dos seres vivos que aparentemente percebe com a cor azul. Este tema é acompanhado por um audiovisual muito especial criado pelo artista visual Vanhuten.

COCO BADÁN – “ASPECTOS POSITIVOS DEL ESPACIO NEGATIVO”: Continuando a experimentação, o produtor Coco Badán está de volta com seu som de vanguarda em um novo álbum de oito faixas, “Aspectos Positivos del Espacio Negativo”, uma produção que é uma exploração das diferentes fases da energia, desde a negativa, a antimatéria, a matéria escura, a energia fantasma até o vácuo quântico.

CÉSAR SALAAR – “TERMINAL”:Terminal” é um belo bolero pop apresentado pelo jovem talento César Salazar em conjunto com mundo ☺, no qual fala docemente sobre a vida. “Mis Simples Decisiones Impulsivas” é o nome do álbum que integra esta faixa e será lançado como estreia deste rapaz da Cidade do México.

COVARLISS – “GLITTER GUTS”: Outra novidade de março foi a Covarliss, dupla mexicana que nos presenteia com sons dark wave e synthpop dos anos 80, que brilham com a voz de Sandrushka Petrova (Descartes a Kant) no single “Glitter Guts”. Produzido por René Camou, esta é a primeira exibição do seu LP, “Grasa Joven”, de onde surge o videoclipe dirigido por Fernando Pacheco.

KIRNBAUER – “ALGO BIEN”: Com um estilo fresco que oscila entre dreampop e electropop, de Monterrey, o primeiro álbum solo de Stefania Kirnbauer aparece no radar independente. “Algo Bien” é um material que fala sobre o amor em todas as suas diferentes fases: amor pandêmico, se apaixonar por uma nova pessoa, vida a dois e ou relacionamentos abertos.

ORESTES GÓMEZ – “HORA AZUL”: Orestes Gómez, excelente compositor e percussionista venezuelano radicado na Cidade do México, apresentou “Hora Azul”, uma bela produção de chill out, lo-fi e acid jazz que pode ser uma ótima opção para curtir em um ambiente calmo.

SIDDHARTA – “00:00”: Durante a pandemia, Siddhartha, de Guadalajara, dedicou-se a trabalhar em seu sexto disco em seu próprio estúdio: “00:00”. Nele, Siddhartha fala sobre sua busca pessoal pelo equilíbrio sonoro contando com a participação de Carlos Tristeza e Ana Torroja. Nas letras, a introspecção do artista também é muito sentida.

O QUE VEM POR AI:
Teve início em 7 de abril na Cidade do México as atividades do MUFO: Museu do Futuro, uma experiência imersiva com peças audiovisuais, tecnologia, arte e criações gastronômicas únicas acompanhadas de coquetéis. Nesta primeira etapa apresentam o trabalho de Ouchhh (Istambul), Tundra (San Petesburgo), Antoni Arola (Barcelona) e Can Can Press (México) dentro das instalações do Antiguo Hotel Reforma.

A Cancun Music Week celebrará sua primeira edição de 13 a 17 de abril de 2022. Eles afirmam que as mentes mais brilhantes da eletrônica underground do mundo se encontrarão no evento.

E no final do mês, 30 de abril, teremos em Morelos o festival Vaivén, que se celebra nos belos Jardines de México (perto de Cuernavaca) com o melhor da música eletrônica, e em Guadalajara, no mesmo dia finalmente após um cancelamento pandêmico, a primeira edição do novo festival Echoes.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.