Aliança FARO: Panorama URUGUAI (Destaques de Março de 2022)

MARÇO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de março!

URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

Março começou com uma agenda cultural cheia, não só de artistas uruguaios, mas também de músicos internacionais que não param de confirmar shows no país desde fevereiro. Por aqui passou El Mató a un Policía Motorizado, que junto com Niña Lobo deu um excelente show diante de um Teatro de Verano lotado; O rapper espanhol Rels B também esteva lá com ingressos esgotados. Mas o evento do mês pode ter sido Florencia Núñez com ingressos esgotados no Teatro Solís, um palco mítico no qual ofereceu um espetáculo de consagração à sua carreira como musicista independente.

E em termos de lançamentos, a lista também chega carregada recarregada.

JORGE DREXLER – “CINTURÓN BLANCO”: “Tinta y Tiempo” é o nome do próximo álbum de Jorge Drexler, e antes da sua estreia a 22 de abril, oferece-nos um novo single: “Cinturón Blanco”. Marcada pela pandemia e pelo confinamento, esta é uma música que reflete parte da vivência do músico, encontrando-se a compor neste novo e estranho panorama. “Descobri que não se escreve sozinho. Que até você compartilhar com outra pessoa, você não é capaz de medir a natureza do que compôs”, disse Drexler. Com “Cinturón Blanco” Drexler pretende, depois de um longo trânsito, voltar ao ponto de partida. E se inspira em uma história que lhe contaram sobre uma escola de artes marciais: “o aprendiz começa a aprender tudo com a faixa básica, a branca. Após anos de prática e estudo, alcança o domínio técnico e recebe a faixa preta. No entanto, uma vez alcançado o grau máximo, ele recebe novamente a faixa branca. Temos que desaprender toda a nossa bagagem para alcançar a excelência”. O vídeo que acompanha este single foi dirigido por Joana Colomar e continua a história iniciada em “Tocarte” através de uma coreografia desafiadora que rebobina o bailarino até encontrar a pessoa que procurava.

MANSALVA – “MANSALVA”: Com o seu álbum de estreia, Mansalva apresenta algo que definem como a fotografia de um momento. Porque para o quarteto, na hora de tocar, suas composições evoluem, se movem e mudam guiadas pelas emoções. Este retrato é de sensibilidades cruas, de reflexões alcançadas depois de olhar para dentro, de gritos de partir o coração, que se fazem e vão ecoar nas lutas feministas. É um disco desafiador, daqueles que revela parte dos sentimentos de seus compositores e, ao longo do caminho, emociona o ouvinte.

LALI GASPARI – “NUEVAS INTENCIONES”: A cantora e pianista Lali Gaspari lançou seu segundo álbum, “Nuevas Intenciones”. O sucessor de “Gris” (2018) marca a diferença desde a capa: embora a vejamos difusamente atrás do vidro molhado, a compositora aparece de frente e em cores. Assim são suas músicas. Se as baladas protagonizaram sua estreia, aqui ela é sustentada por uma instrumentação mais diversificada e ritmos vivos, ganhando em riqueza sonora. Nunca perdendo seu valor introspectivo, incorpora até elementos eletrônicos como na excelente “A Simple Vista”, um dos destaques do disco.

LILA TIRANDO A VIOLETA: “CUERPO QUE FLOTA”:Cuerpo que Flota” é o primeiro single de “Desire Path”, próximo álbum de Lila Tirando a Violeta a ser lançado pelo selo mexicano NAAFI. Em colaboração com o DJ e produtor franco-equatoriano Nicola Cruz, esta faixa rapidamente muda de uma atmosfera ambiente para um dembow fraturado, sendo a única coisa permanente a digitalidade e o ritmo. Assim como seu último trabalho “Limerencia” (2020), “Desire Path” promete ser um dos lançamentos do ano.

EROS WHITE FEAT LA PROPRIA – “VOLUMEN”: Eros White também também antecipou um single do que será seu próximo álbum e o fez com “Volumen”, uma colaboração com La Propia que convida você a se livrar de seus problemas e deixá-los na discoteca. La Propia, por sua vez, é quem dá voz à personagem enquanto ela canta em espanhol e francês. Mas longe de ser uma música luminosa, há uma escuridão subjacente que ecoa em seu outro, muito inspirada no Kanye West de “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” (2010).

LA VELA PUERCA FEAT ARQUERO – “LA PASTILLA”: Quatro anos após seu último álbum, La Vela Puerca retorna com um novo single em colaboração com o rapper Arquero. Dançante e pogueável, “La Pastilla” tem todos os ingredientes que tornam as canções de La Vela particularmente suas, com as trompas dando cor à firmeza de sua base roqueira e o teclado dando as notas certas. Segundo a banda, suas letras “questionam a postura, o ego e a superficialidade do tempo em que vivemos, tudo isso dito no quadro da ironia”. O La Vela acaba de realizar um grande show com ingressos esgotados no Centenario Stadium, e eles lançarão seu novo álbum em maio deste ano.

CELP – “COMO EM LAS PELICULAS”: Após 17 anos liderando o Boomerang, Gonzalo Zipitría criou o CELP, um novo projeto solo que soa pela primeira vez em “Como en las Peliculas”, um single groovy com tons melancólicos dados pelas teclas, que continua a linha pop de sua banda anterior, mesmo trabalhando em conjunto com Gustavo Iglesias (engenheiro de som e produtor de Babasónicos que produziu seus dois últimos álbuns). A letra parece refletir parte do que vivemos nesses dois anos de pandemia, com o estranhamento, as fake news e a lembrança de tempos melhores.

MICA SAPIN – “LO QUE QUEDA DE MI CARGA”: De pop em uma base de trap, Mica Sapin criou seu segundo single produzido por Alemany. Editado pela Faunas, selo independente liderado por mulheres, “Lo que Queda de Mí” carrega pesadas dores e ansiedades, que se enredam e aprisionam em um labirinto apenas aparentemente sem saída. O vídeo dirigido por Guillermo Trochón tem uma coreografia excelente e poética que ecoa a letra.

LOS BOSQUES – “VIENTO DE ARRABAL”: As lofi hip hop radios são um grande gênero no YouTube há vários anos (a ponto de a Disney ter acabado de mergulhar na tendência), e a partir daqui a dupla Los Bosques propõe uma nova faixa que se encaixa perfeitamente nesse clima. “Viento de Arrabal” é o primeiro single de seu próximo álbum, “Monte Nativo”, e foi feito em colaboração com o artista holandês Mindr. O toque uruguaio é dado por bandoneons e violões de tango, além do som inescapável do rio.

HANKENIANA – “):TAN AZUL:(“: A nova cantora e compositora Hankeliana lançou seu terceiro single este mês, “):Tan Azul:(“, dando sequência a “Nota de Voz” lançada em dezembro com Lucas Cary. Esta nova faixa, também produzida pelo músico, continua com a sutil beleza de uma atmosfera dream pop e evoca uma tarde chuvosa onde a solidão parece bater mais forte. Teremos que segui-la para descobrir o que mais ela reserva para este ano.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.