O Ben para todo mal: Afro-X

por Homero Pivotto Jr.

Yo! Mais um episódio d’O Ben para todo mal vê a luz do dia! Desta vez, o entrevistado é Afro-X, rapper que tem oito filhos e uma história de vida muito bacana, marcada pela superação. Cristian de Souza Augusto, como foi batizado, se diz um sonhador, tal qual ele mesmo cantou na participação que faz em “A Vida É Desafio”, dos Racionais MC’s. E nunca deixar de acreditar foi o que manteve o cara vivo em um lugar onde o pesadelo da morte é sempre iminente: a prisão.

Dentro do sistema prisional ele viu nascer não apenas parte da prole, mas também uma carreira na música que garantiu segurança e o sustento da família. Foi com o 509-E, gestado na detenção com o parceiro Dexter, que Afro-X ganhou visibilidade e respeito que hoje são importantes na relação com a filharada e na carreira solo.

Conversamos sobre lições de vida, dificuldades da criação, apoio da mãe — que foi até inspiração para uma música —, responsabilidade parental e africanidade na música.

É mais um episódio da temporada “se criando no isolamento”, em que realizamos bate-papos remotamente com os entrevistados em razão das restrições impostas pela pandemia no novo coronavírus. O nome é assim mesmo, com grafia fora do padrão — como nossa ideia de parentalidade — trocando a ênclise, que seria o correto, pela próclise. A expressão “se criando” é uma gíria do Rio Grande do Sul e significa, a grosso modo, “se desenvolvendo”, “nascendo”.

Ainda teremos entrevistas com a cantora Fernanda Takai (Pato Fu) e com o jornalista André Barcinski (que, entre tantos trabalhos, escreveu a biografia de João Gordo, vocalista do Ratos de Porão e um de nossos convidados na primeira temporada). A estreia dessa fase do projeto foi com Iggor Cavalera (Mixhell, Petbrick e ex-Sepultura).

A montagem e edição do projeto segue sob a tutela de Sérgio Caldas, criador da Subverse Filmes. Assista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.