Exposição: Cinecittà, A Fábrica de Sonhos

por Herbert Moura

Localizada a 9 km do centro de Roma, a Cinecitta Studios é uma importante indústria cinematográfica europeia: um país das maravilhas de 400 mil metros quadrados que, em mais de setenta anos, viu o nascimento de obras-primas do cinema italiano e mundial. Federico Fellini disse: “Eles apelidaram o estúdio de a ‘Fábrica de Sonhos’: um pouco brega, mas verdadeiro. É um lugar que deve ser tratado com respeito, porque dentro de seus muros existem artistas talentosos e inspirados que sonham por nós. Para mim, é o lugar ideal, um vácuo cósmico antes do big bang”.

Neste lugar os sonhos que estavam apenas no papel ou na mente ganharam vida e se transformaram em algo que perdurará por anos. Fellini, sempre fascinado por esse lugar, convenceu o famoso diretor americano Martin Scorsese a filmar em Cinecittà seu filme sobre o nascimento de Nova York.

De fato, dentro dos muros da Cinecittà foram filmados mais de 3000 filmes, entre os quais 90 foram indicados ao Oscar e 47 ganharam: o enorme sucesso “Quo Vadis” (1951), “Ben-Hur” (de 1960, que ainda detém o recorde de 11 Oscars conquistados) “Cleópatra” (1963) e “A Doce Vida” (1960), o drama histórico “As Aventuras do Barão de Münchausen” (de 1988 e indicado ao Oscar de cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais), o romance “O Paciente Inglês” (de 1997 e vencedor de 9 prêmios da Academia); o trabalho de Scorsese “Gangues de Nova York” (2002), o musical “Nine” (2009) além de “Baarìa – A Porta do Vento” (2010) e “Missão Impossível 3” (2006).

Em homenagem aos filmes, os estúdios da Cinettà apresentam a exposição: “Cinecittà si Mostra”, uma espécie de autocongratulação, exibindo a história desse local, através da projeção de cenas de filmes, exposição de diferentes figurinos, reconstrução de cenários, exibição de fotografias e recordações de algumas pessoas que trabalharam neste local, dando sua contribuição para a construção desta “fábrica de sonhos”.

Essa exposição nasceu como uma homenagem a todas as pessoas que trabalharam na Cinecittà: de diretores a atores, de produtores a escritores, passando por quem, mesmo nos bastidores, deram sua contribuição para transformar os sonhos em algo real. A exposição reproduz todas as etapas da criação de um filme, do roteiro à pós-produção, traçando o trabalho dos profissionais envolvidos na criação do filme.

Muitos são os espaços da exposição, tanto internos quanto externos: a casa da Direção Geral, o Palazzina Fellini, a Broadway Avenue, (cenário de “Gangues de Nova York”) e cenários baseados na Roma Imperial. Caminhando no parque, o visitante pode admirar os edifícios históricos da arquitetura racionalista e esculturas usadas em muitos filmes, como a estátua feita para “Ben-Hur”, que se tornou tão icônica quanto o filme.

Você ainda pode visitar teatros e laboratórios onde é realizado todo o processo de produção de um filme. O público é recebido com palavras dos filmes gravados no estúdio. Passando pelo Palácio da Direção Geral Presidencial, o visitante chega ao coração da exposição, cercado por luzes, sons e imagens. Em uma série de salas, você é jogado para o mundo do cinema e de suas estrelas, onde o trabalho de cada um é essencial para o trabalho de todos.

Começando pela sala dedicada aos figurinos, é possível admirar a habilidade e o talento dos estilistas e costureiras através da exibição de uma seleção de vestidos usados por estrelas de cinema durante a filmagem de alguns filmes importantes. O salão dedicado à cenografia presta homenagem à habilidade e criatividade de designers e artesãos, destacando os estudos e o trabalho que a preparação de cenários exige. A exposição continua na sala de pós-produção, onde são explicados em detalhes todos os processos que se seguem à gravação de um filme: edição, desenvolvimento e imprensa.

A exposição termina com o Palazzina Fellini, onde você pode refazer a história da Cinecittà e de seus protagonistas: aqui estão dispostas as salas dedicadas aos produtores de filmes. Um lugar maravilhoso, onde os mitos do passado e do presente, paixão, entusiasmo, profissionalismo e tecnologia se misturam para dar sangue ao cinema italiano e internacional. Um lugar onde os amantes do cinema podem viver sua paixão e os curiosos podem descobrir a “Fábrica dos Sonhos”.

Exposição “Cinecittà si Mostra”
– Aberta todos os dias (exceto as terças-feiras)
– Horário de 9h30 às 18h30 (bilheteria fecha às 14h30)
Mais informações: https://cinecittasimostra.it/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.