Tiê, a alegre tecelã do dia-a-dia

por Bruno Capelas

De primeira escutada, “A Coruja e o Coração”, o segundo disco da cantora paulistana Tiê parece uma natural continuação de seu primeiro trabalho, “Sweet Jardim”. O álbum lançado em 2008 era marcado por uma melancolia em músicas tristíssimas como “Te Valorizo”, “Assinado Eu” e “A Bailarina e O Astronauta”. Porém, em seu final, surgia a faixa-título, uma redentora canção que conseguia observar a beleza existente em períodos infelizes (“Esse perfume de alecrim / Trouxe de volta um sonho bom / Posso até olhar pela janela / E recitar “une petit chanson”) e parecia abrir caminho para uma época mais feliz. É nessa atmosfera que, dois anos depois, surge “Coruja”.

O universo referencial da cantora permanece o mesmo: paixões rápidas, flertes, chás verdes, passarinhos, varandas, saudades. Entretanto, musicalmente é como se ela tivesse “apertado o interruptor da felicidade”: no lugar de certo minimalismo “pra baixo”, calcado em piano, violão e voz (que se faz presente em “Coruja” na canção “Te Mereço”), seus arranjos soam, na maioria das vezes, mais alegres, com o uso de bandolins, acordeons, banjos, dobros e convenções de metais festivas. É um disco confortável, gostoso de ouvir, carismático, que segue a ideia de mostrar a realidade através de certas idiossincrasias do cotidiano.

Acompanhada por uma competente banda (liderada pelo produtor Plínio Profeta e com direito a participações especiais de Marcelo Jeneci e Hélio Flanders), é desse jeito que, de certa maneira, é possível sentir que Tiê continua a contar histórias comuns. Narrativas como as de dias nos quais deixou o tempo passar (“Na Varanda da Liz”, prima próxima de “Efêmera”, de Tulipa Ruiz) ou queria ficar alegre para compensar a ausência de “um alguém” (“Para Alegrar o Meu Dia”, dos versos: “já que não te tenho por perto/eu vou tomar um sorvete/para alegrar o meu dia”).

Mas, talvez, os pontos mais interessantes do disco residam justamente nos momentos em que Tiê deixa de lado a composição e dedica-se à interpretação. “Só Sei Dançar com Você”, de Tulipa Ruiz, apesar de bonita, fica um pouco abaixo da versão original – mas mostra, de alguma maneira, um esforço de “conexão” entre trabalhos parecidos. Em “Mapa Múndi” (Thiago Pethit), o mesmo não acontece: a persona artística da cantora é muito mais próxima da canção do que a de seu compositor. É no fim do álbum, porém que aparece a melhor das regravações (e a melhor música de “Coruja”): “Você Não Vale Nada”, em arranjo flamenco e apresentação sincera – sim, leitor incrédulo, aquela mesmo canção do conjunto Calcinha Preta.

A presença dessa música no disco dá margem a uma tendência que vem se tornando muito interessante no cenário musical brasileiro: a coverização de clássicos bregas com arranjos inovadores, dando ares respeitosos a essas canções. Assim, é possível ver Leandro & Leonardo folk (com Giancarlo Rufatto), Raça Negra com aparência de Sade (via Letuce) ou Odair José muito próximo a Iggy Pop (versão de Paulo Miklos) sem que isso soe forçado – e muitas vezes, perceber que há uma poesia nessas canções.

É possível dizer que lidar com a quebra de preconceitos e a reabilitação de alguns artistas é um dos pontos-chave da geração que faz música hoje em dia. Talvez até mais do que isso: que o importante é misturar referências, sem se prender a rótulos e que nesse caminho busca-se fazer algo fora do convencional, que seja capaz ainda de chocar ou causar surpresa. Nesse sentido, Tiê se sai bem com o antigo forró: a canção não soa dissonante com as ideias que canta – ainda que a letra soe um pouco mais dramática do que o repertório habitual da cantora.

“A Coruja e o Coração” é um bonito álbum, pop e poético na justa medida. Ainda que habite o mesmo universo de outrora, a cantora traz novidades a ele e continua a representar com destreza seu papel de “tecelã do dia-a-dia”, na linha direta que descende de outras cantautoras como Carole King, Aimee Mann e Regina Spektor. Evocando o clássico clichê conceitual do “teste do segundo disco”, Tiê passa nele com louvor.

Foto: Liliane Callegari: http://lilianecallegari.com.br/

*******

– Bruno Capelas é estudante de jornalismo e assina o blog Pergunte ao Pop

5 thoughts on “Tiê, a alegre tecelã do dia-a-dia

  1. O disco é chato e insalubre! Bacana a Warner contratar amadores. Quando ela aprender a compor e for bem produzida volto a tentar ouví-la por mais de 3 minutos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.