CALMANTES COM CHAMPAGNE
Imitação Tosca de Um Blog - Página Principal 
Marcelo Costa

31/07/2006 - 23h10
O Violins colocou duas novas músicas para download: Epitemeteu e Mulher Bomba.

http://www.violins.com.br

30/07/2006 - 21h21
Dias agitados. Três filmes, três shows, boa comida, doação de sangue e frio de nove graus na cidade mais cinzenta da América do Sul. Pequeno resumo:

Filmes:
O Sétimo Selo: Meu primeiro Bergman. Gostei, e gostei muito. A namorada achou pesado. Eu achei bonito, poético e com tons de ironia. Só dei uma rápida cochilada no melhor trecho do filme, segundo ela. Mas gostei muito, mesmo. E quero ver de novo. Imagina se tem como um filme cujo ponto de partida é um rapaz que joga xadrez com a morte não ser sensacional. Uma das coisas legais de São Paulo é poder ver isso numa telona de cinema. Ponto pro HSBC Belas Artes.

Zelig: Acho que até já comentei sobre esse filme aqui. Já o tinha visto, mas hoje fui rever com a namorada e uma amiga nossa. É Woody Allen em plena forma realizando um documentário sobre um personagem fictício que se transforma como um camaleão, adaptando-se as pessoas ao seu redor para ser aceito. E é sensacional. (Jonas, lembro sempre de ti vendo esse filme por causa do Saul Below e do 'Scott')

Herói: Bonito, beeem bonito. Gosto das cores. É um filme de cores.

Shows (terceira noite do Ampli Vol. 2):
Charme Chulo: Gostei de algumas músicas novas e o Leandro está tocando cada vez melhor, tanto a guitarra quanto a viola. O problema, neste momento, é se livrar do fantasma Smiths que parece ter tomado tanto a alma do Igor quanto do Leandro. Riffs, vocais e mesmo os gritinhos do vocalista são extremamente caricatos, exibem imaturidade e fazem a banda ser mais cópia do grupo de Morrissey/Marr do que a Legião Urbana ousou um dia ser. Se musicalmente falta personalidade ao grupo (e apenas o uso da viola não basta para sanar esse defeito), tematicamente eles estão afiados. Não tem como não simpatizar com uma música chamada Barretos, que fala do maltrato aos animais, ou Não Deixe a Vida Te Levar, resposta roqueira para o samba conformista do cachaceiro número 1 do País, Zeca Pagodinho.

Rádio de Outono: Sorry, babes, mas eu não gosto, definitivamente. Eles parecem legais pacas como pessoas, mas sonoramente a banda faz um som bobo e infantil. Talvez façam sucesso em um jardim da infância. A temática do grupo é tão inócua que a melhor música do show, não a toa, foi um cover da conterrânea Lulina (essa sim, uma artista para prestar atenção). E se até uma cover do cantor brega José Augusto é superior ao repertório original, algo está errado. A Rádio de Outono está na época errada. Eles deveriam ter surgido antes da Celly Campelo, para poderem cantar de pulguinhas mais sossegadamente. Hoje em dia não dizem nada... de interessante. Serve para dançar, e deixar os neurônios descansando enquanto a gente balança o corpo (mesmo para isso acho que existem bandas melhores, vá lá).

Lafayette e os Tremendões: Eles são uma boa receita de diversão. Pegue heróis da classe indie brasileira, um músico importante da Jovem Guarda, e a base do repertório dos tempos clássicos do Rei Roberto e jogue tudo isso em um palco. O resultado é uma festa (de arromba). Lafayette foi o arranjador e tecladista de grandes clássicos, não só de Roberto mas de toda Jovem Guarda. Ao vivo ele é acompanhado por Gabriel (Autoramas), o guitarrista e vocalista Nervoso, Renato Martins (Acabou La Tequila e Canastra), o baterista Marcelo Callado (Canastra), o baixista Melvin Fleming (Carbona), além de Érika Martins (ex-Penélope). O resultado é uma festa musicalmente coesa, com Gabriel, Renato, Nervoso e Érika se alternando nos vocais em Negro Gato, Splish Splash, Eu Te Darei o Céu, Namoradinha de Um Amigo Meu, É Papo Firme e Pare o Casamento, entre muitas outras. A cantora Lilian (ex-parceira de Leno) participou do show, mas o grande momento ficou para "a canção proibida", segundo Gabriel: Quero Que Vá Tudo Pro Inferno. E quem andou reclamando que a minha coluna "Detalhes" versava sobre não cantar em shows, precisava me ver cantando ontem. Eu estava falando sobre berrar, atrapalhar a pessoa ao lado. Música é emoção. E, vamos combinar, tudo tem os seus momentos.

*******

O Scream & Yell invadiu a Last.Fm! Dá uma olhada! Valeu, Danilo!

27/07/2006 - 20h37
Eu adoro comédias românticas, você sabe, eu sei. Acho que temos tanto a aprender com um filminho romântico e meloso. Na verdade, parto da premissa que um filme diz mais sobre quem está assistindo do que sobre o próprio filme em si. Desta forma, uma comédia romântica quase sempre têm muito a dizer. Exemplo Separados Pelo Casamento, que vi ontem. O filme é fraquinho. Jennifer Aniston precisa tomar muito leitinho para arranhar os status de Meg Ryan e/ou Julia Roberts. Até a Sandra Bullock se saí melhor. Vince Vaughn até se saí bem. Mas nada salva o roteiro chinfrim: "Após morarem juntos há dois anos, um casal termina o relacionamento. Porém nenhum dos dois aceita deixar o apartamento que vive, o que faz com que ambos continuem a viver sob o mesmo teto". Mesmo assim, é possível tirar coisas muito úteis de Separados Pelo Casamento. A construção do personagem de Vince Vaughn é perfeita. Ele é o típico ser que ignora a vontade dos outros, sempre acha que está certo, e não faz nada por ninguém, pois em primeiro plano vem ele. A derrocada do personagem é magistral, e a cena da redenção (ei, lembre-se: estamos em Hollywood) é ótima, e não estraga o filme, já que o final é um disfarce de final feliz. É o típico filme que todos deveriam assistir para aprender a dar valor não só ao seu par, mas ao próximo mesmo. É fraquinho, mas quebra um galho. Ainda vou escrever um textão dele.

*******

Tudo está nos detalhes

*******

A revista eletrônica MP3 Magazine acaba de disponibilizar sua 19ª edição. Estão lá, para download gratuito com arte de capa e tudo, os discos da Chico Correa & Electronic Band, Sangue de Barro, Red Tomatoes e CSD. Projeto bacana da revista, vale conferir. http://www.mp3magazine.com.br

*******

Mestre Wander Wildner coloca dezenove canções para download gratuito no Trama Virtual. Estão lá seis faixas do antológico Baladas Sangrentas (entre elas, claro, Bebendo Vinho e Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo) e cinco do Paraquedas de Coração, além de faixas esparsas como Refrões (do álbum Buenos Dias) e Fora Da Lei, inédita da coletânea 10 Anos Bebendo Vinho.

http://www.tramavirtual.com.br/wander_wildner

*******

Na terça prometo um Top 80 de 2006, ok (lá vem James Dean Bradfield)...

25/07/2006 - 20h27
Qual o disco mais influente da história? O respeitado The Guardian aponta, em primeiro lugar, Velvet Underground & Nico. Em segundo, Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. O critério não é exatamente a qualidade, mas a influência que eles tiveram em tudo que veio depois. Veja a lista completa no iG Pop.

Se eu concordo? Eu estou com o disco 2 do box Peel Slowly And See comigo aqui, além de outro lacrado na mochila (a versão normal) como presente para a amada. No entanto, Velvet e Beatles no topo de uma lista, não importa quem está na frente.

Ps. Eu também trouxe o Revolver para ouvir hoje...

*******

Beastie Boys no Tim Festival. Será que vai sobrar grana? :/

*******

Lay-out final da Revoluttion: Aqui (Gostaram?) :)

24/07/2006 - 20h09
Gente, será que era só eu achava que o Masp tinha sido feito pelo Niemeyer? Bem, se você também achava, desencana. Quem arquitetou o Masp foi uma mulher, Lina Bo Bardi. Essa foi uma das descobertas da visita à exposição de Edgar Degas, no domingo. Outras coisas:

1) Eu gosto muito de Rodin. Ele é sacana demais, mas eu gosto. Uma das obras que mais gostei de ver na exposição foi uma escultura dele, que anotei como Meditação, mas não estou achando imagem para linkar. Fica para uma próxima.
2) Gostei mais dos quadros de Degas sobre as bailarinas do que das esculturas dos cavalos e destes mais do que das esculturas de bailarinas, exceção, claro, para a Bailarina de 14 Anos, que é uma graça e tão perfeita. Veja
3) A série de desenhos de Picasso zoando Degas é um dos pontos altos da mostra.

******

O Superquadra, ótima banda de Brasília, libera quatro músicas novas no endereço deles no My Space. Confere lá: http://www.myspace.com/superquadra

*******

O Programa Alto Falante estréia novo site, e estou entre os colaboradores. O novo site traz áreas específicas para os programas de tv e rádio, resenhas de cds, dvds, shows, livros e filmes, matérias especiais, entrevistas, podcasts de audio e video, blog da redação, além dos dois quadros mais famosos do programa de tv: Enciclopédia do Rock e Garimpo. Além da equipe que coordena e edita o site (Terence Machado, Thiago Pereira e Rodrigo James), colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo participarão do projeto. Em breve, os internautas também poderão participar de promoções especiais e receber nossos informativos. Para isto, basta ir até a área de cadastro e deixar seus dados. Confere lá:

www.programaaltofalante.com.br

*******

Para ler e ouvir no Impop do amigo Carlos Freitas:

A trilha do terror: trumpet’n’bombs

*******

Saiu o primeiro teste de lay-out da Revoluttion, a minha vindoura coluna no iG sobre tudo aquilo que vocês já se cansaram de me ver escrevendo por aqui. :o) Devolvi elogiando a arte e pedindo apenas a troca de alguns bottons. Dá uma olhadela na arte (os posts ali são apenas para se ter idéia de como vai ficar): Aqui

22/07/2006 - 19h51
Piratas do Caribe - O Baú da Morte é beeeem legal. Me diverti bastante, e fiquei com vontade de ver o primeiro. E a Keira Knightley, hein, hein, hein? :)

Sábado foi dia de passeio na Pinacoteca. E de um belo passeio. Nada como andar escoltado por arquitetas. Bem, desta vez gostei muito de um quadro do Almeida Jr (O Importuno). Acho que foi o que mais me chamou a atenção pelos detalhes. Teve também Nuno Ramos (que eu sempre adoro), várias esculturas de Rodin (ele é foda), alguns bichos da Lygia Clark (a namorada adora), o famosão Paisagem em Brodosqui do Portinari, esboços de Tarsila do Amaral e outras cositas mais.

Neste domingo, Degas no Masp...

20/07/2006 - 22h24
Cositas rápidas, mas bem legais:

O Pullovers libera mais uma música no Trama Virtual. Após as ótimas Futebol de Óculos e 1932, a banda paulista coloca para download gratuito Todas as Canções são de Amor, que, segundo eles, "é uma balada dor de cotovelo em que rapaz tenta esquecer as mágoas mas não consegue: pra onde olha, vê referências ao... amor (snif). É o Fino da Fossa, é a Lama, é a Lama." (hehehe). Gostei dela.

www.tramavirtual.com.br/pullovers

*******

A Rock Life número 8 está nas bancas, acho que em todo o País. É visível o crescimento de uma edição para outra. Os destaques desta edição são Alexandre Matias falando de David Gilmour e Pink Floyd; Sergio Barbo num "Elogio da Loucura" que homenageia Brian Wilson, Arnaldo Baptista e, que alguém em algum lugar o tenha, Syd Barret; Kátia Abreu desvendando o Anti-Herói Pop Thom Yorke; Carlos Messias conversando com Mark Arm (do Mudhoney) direto do estoque da Sub Pop; Juliana Zambelo falando de Cabaret e Secret Machines; Renato Beolchi olhando através do muro o pessoal do Rammstein; e Marcelo Costa namorando Patti Smith, viajando na nova viagem do Primal Scream e tomando cerveja importada com Wander Wildner. Bastante coisa, hein?

Se você não encontrar a revista na sua cidade, e quiser encomendar, tenta o email comercial@rocklife.com.br ou o fone (11) 3354.1555, ok. A revista está custando R$ 5,90 nas bancas, e saí por R$ 7,90 (tudo) com o correio.

*******

Para quem não ouviu o programa de rádio Independência ou Morte nos dois horários anteriores (15h e 21h), ainda tem uma terceira chance, às 3h. Depois, só reprises. (hehehe). Ouvi e está bem legal. E Semáforo, do Vanguart, é realmente bem foda. Qualquer coisa, dá uma passada no blogger do programa. Tem umas aspas minhas e do Danilo Corci por lá.

http://www.independenciaoumorte.blogger.com.br/

*******

O excelente blog Música Social disponibilizou um show inteirinho, acústico, do Black Rebel Motorcycle Club, com direito a cover de... Bob Dylan. Link abaixo:

http://musicasocial.blogspot.com/2006/07/black-rebel-motorcycle-club-kexp.html

19/07/2006 - 15h15
Na semana passada participei da gravação do Independência ou Morte, na Rádio Faap, lembra. O programa vai ao ar nesta quinta em três horários, e vale muito ouvir, não só para ouvir eu e o Danilo (Speculum) falando, mas principalmente para ouvir o Vanguart ao vivo. Abaixo o release oficial do programa. Ouve lá!

O encontro foi grande nesta edição 5 do Independência ou Morte! Doze pessoas reunidas para falar de música, Vanguart (MT) mandando um set acústico lindo, Volver (PE) falando sobre o sucesso de seu disco de estréia, Marcelo Costa (Scream&Yell), Danilo Corci (Speculum) e a qualidade de informação na web.

Em edição especial, este programa vem com uma hora de duração, traz duas bandas e dois jornalistas. Apresenta os cuiabanos do Vanguart em um set acústico, inédito e ao vivo. Sem falar da beleza... Os meninos, exóticos e bonitos, conversam sobre disco novo, turnê pelo Nordeste e até poesia. Volver, os jovenguardianos do Recife, ajudam a mapear o circuito de música por lá, contam a satisfação de ter a primeira edição de seu disco de estréia esgotada e falam sobre a recente turnê pelo Sul e Sudeste do país. Sem falar da diversão...

Marcelo Costa e Danilo Corci entram na conversa para falar sobre qualidade de informação, blogs, música, YouTube, tecnologias e muitas outras coisas.

Rola sorteio também: "Canções Perdidas num Canto Qualquer", CD de estréia do Volver e "Semáforo", single do Vanguart. E-mails com nome e endereço para o radiofaap@faap.br, com assunto Promoção Independência.

O Independência ou Morte! é uma mesa-redonda musical que convida bandas, artistas, produtores, jornalistas e "agitadores" da música.

.:: Independência ou Morte! #5 ::.
www.radiofaap.com.br
dia 20 de julho, às 15h, 21h e 3h

Com: Vanguart (MT), tocando ao vivo e Volver (RE)
+ Marcelo Costa (Scream&Yell) e Danilo Corci (Speculum)
++ Sorteio: CD do Volver e single do Vanguart

Apresentação: Karlo Caruso e Mariângela Carvalho


18/07/2006 - 09h40
"Revolution"

O primeiro nome que me veio à mente foi "popsong". O mundo perfeito cabe numa canção pop de três minutos. Em seguida, o André Caliman sugeriu "popfiction", melhor ainda que o "popsong", mas ambos esbarravam no fato de já existir no iG uma coluna chamada "popload", do Lúcio. A saída foi fugir dos "pops". Pensei então em "Born To Run", que além de ser um grande disco de Bruce Springsteen, é uma verdade. Ainda mais nos dias de hoje. Mas não é que acordei hoje de manhã, olhei para os olhos da amada, e ela perguntou: "E o nome da coluna?". Eu disse qualquer bobagem e veio em seguida: "Revolution". Não tem jeito. Beatles é referência para tudo e todos. Está decidido. Obrigado a quem pensou e me mandou nomes.

*******

O Violins disponibiliza música nova no site oficial: "Lose Weight". Vai lá!

*******

Os mais de dez minutos de outtakes de Wouldn't It be Nice, do Beach Boys, divididos em três trechos no box Pet Sounds Masters são simplesmente arrebatadores.

*******

A Trama lançou dois discos bem bacanas por aqui, que saíram lá fora no ano passado. Give Blood, do The Brakes, e Rabbit Fur Coat, de Jenny Lewis. O primeiro é um projeto formado por integrantes do British Sea Power e Eletric Soft Parade, e algumas canções superam os trabalhos originais de cada banda, caso das excelentes Ring a Ding Ding e NY Pie, e dos deliciosos covers para Jackson - do repertório de Johnny Cash com Liela Moss, do grupo Duke Spirit, fazendo a parte que era de June Carter - e Sometimes Always do Jesus & Mary Chain, com as Pipettes fazendo a parte feminina que no original era de Hope Sandoval. Já Jenny Lewis é ex-vocalista do grupo Rilo Kiley, e em Rabbit Fur Coat é acompanhada pelas gêmeas Chandra e Leigh Watson. Baladas acústicas numa levada country-rock-folk-soul que encantam. Destaque para a faixa de abertura, Run Devil Run e para a cover de Handle With Care, dos Traveling Wilburys, com participação de Conor Oberst, do Bright Eyes.

*******

Eu tinha mais alguma coisa pra falar... mas esqueci...

14/07/2006 - 01h53
Eu choro com uma facilidade tremenda. Quem me conhece já deve ter me visto chorar ao menos uma vez. Ou em show (no do Brian Wilson não vale: eu estava quatro caipirinhas de abacaxi acima do nível do mar), ou em filme ou mesmo na rua. Acontece. Às vezes é por um ato bonito da vida. Na manhã de ontem, por exemplo, enquanto esperava a mãe Vilma, a irmã querida e a pequena Gabriela chegarem na rodoviária do Tietê, em São Paulo, aguardando no portão do desembarque, a cena frequente de pessoas se abraçando por saudade me comoveu tanto que eu pensei que fosse derreter em lágrimas quando as três mulheres da minha família surgissem no corredor. Era um tal de beijos, sorrisos e abraços que deu gosto de presenciar. Pensando bem, poucos lugares no mundo possam simbolizar com tamanha propriedade a palavra saudade. O que acontece no reencontro de pessoas queridas que se encontram em uma rodoviária qualquer é de emocionar o mais cético mortal. É bonito pacas. Dei sorte. Minha irmã ligou avisando que estava entrando no corredor, o que deu tempo de me recompor e abraçar as três sem derrubar lágrimas. Foi por pouco.

No entanto, não tem jeito, eu sou um sentimental tosco e tolo. :o) Durante a exibição de Carros, o novo e fofo desenho da Pixar, agora sob apadrinhamento Disney, me faz derramar lágrimas em ao menos três trechos, não menos, provavelmente mais. Sim, eu choro em filminhos infantis. Até hoje me lembro da namorada de um amigo que, perplexa, dizia: "Que fofo, ele tá chorando". O filme em questão? Ai meu deus. (risos). Um Herói de Brinquedo, com o Schwarzenegger. É nesse que ele vira um herói, não é?

Para fechar a seqüência de lágrimas de hoje, um texto: o final de Guerrilha no Harém, da querida Dulce Quental, me levou aos prantos. Enquanto eu editava as palavras da Dulce, me emociona com o que lia, e concordava com cada palavra. O fechamento, brilhante, serviu para lavar a alma e fechar com chave de ouro um dia bastante especial e familiar. Então, se você um dia me ver chorar, não estranhe. Continue conversando e faça de conta que não viu nada. Eu não conto pra ninguém.

*******

Hoje será dia de ir ao zoológico. O que uma princesa de seis anos pede que um tio coruja não faz, não é verdade? Mas, poxa, eu publiquei quatro tetxos hoje, vai...

*******

Para completar o dia, encontrei um dos meus sonhos de consumo: Pet Sounds Sessions, o box quádruplo que registra as sessões de gravação do melhor álbum de todos os tempos. Estou curioso para ouvir. Depois conto, tá.

*******

Das sugestões de nome que recebi pra coluna, a que mais gostei foi POP FICTION. Porém, ela esbarra num problema que já havia me impedido de usar a primeira idéia, que era POP SONG, pois o mesmo espaço que abrigará a minha coluna abriga a... POPLOAD do amigo Lúcio Ribeiro. Pop demais, não? Alguma idéia, carissimos leitores?

*******

Está chegando nas bancas o número 8 da Rock Life, quilomêtros à frente da edição anterior. Ainda não está perfeito, mas o salto de qualidade de uma edição para a outra é claro e evidente. Na capa, David Gilmour e Syd Barret revivem o mito Pink Floyd. De meu punho saiu uma entrevista bacana com Wander Wildner, e textos sobre Patti Smith e Primal Scream, além de umas resenhazinhas curtas. Vale prestar atenção na ótima entrevista do Carlos Messias com o Sr. Mark Arm, do Mudhoney, no belíssimo texto da Kátia Abreu sobre Thom Yorke, e no Matias falando do Gilmour.

13/07/2006 - 16h49
Tô precisando da sua ajuda, caro leitor. Preciso entregar até o fim de semana o nome de uma vindoura coluna no iG Pop, mesmo lugar que abriga a Popload do camarada Lúcio Ribeiro. O problema é que não consigo pensar em nada, pois não basta ser um nome, tem que ter um conceito. Por exemplo: Calmantes com Champagne, o nome deste blog aqui, tem um conceito. Para quem não sabe, uma mistura de calmantes com champagne foi a responsável por duas tentativas frustradas de suícidio do senhor Kurt Cobain (depois ele descobriu outro método mais eficaz). Além de ser uma homenagem ao cara, o nome reflete a idéia de eu ter um espaço em que eu pudesse ser completamente sincero. E ser sincero, hoje em dia, dizem alguns, é um suícidio. Isso é um conceito. E ai, alguém tem uma dica de nome legal para a minha coluna no iG Pop? Hein, hein, hein? Me escreve correndo! :o)

*******

"Agora nós vamos ouvir o Vanguart com a música 'Semáforo', que já foi definida como um clássico da nova geração".

A frase acima foi citada pela apresentadora Mariângela Carvalho, do programa Independência Ou Morte, da Rádio Faap, durante gravação de uma edição especial do programa em um estúdio pertinho do estádio do Pacaembu, e que além da presença do Vanguart (que tocou, ao vivo, um set de sete músicas), contou com a turma do Volver, e a presença dos jornalistas Danilo Corci (do Speculum) e Marcelo Costa (se o Pelé pode falar em terceira pessoa, eu também posso). Alguém pode até achar a frase citada pela Mari um exagero, mas confesso que até fiquei arrepiado na hora, sabe. E isso aconteceu por um motivo bastante óbvio: estamos vivendo um momento especial no cenário brasileiro, com uma centena de bandas interessantes circulando pra lá e pra cá, e o mainstream completamente falido. As rádios perderam sua função. E no meio desse caos todo, o Vanguart pode ser a banda a fazer a ponte do independente com o mainstream, mostrando que além deles existem um punhado de bandas bacanas escondidas nesse imenso Brasil. Dentro desse panorama, Semáforo tem jeito sim de clássico da nova geração. Uma canção forte, emblemática, inspirada. Prestes a lançar disco novo, e vivendo na estrada, o Vanguart surge como a principal banda do país. No meu gosto pessoal, o pessoal de Cuiabá divide a atenção com os cariocas do Lasciva Lula e os curitibanos do Terminal Guadalupe, ambas bandas preparando disco novo. 2006 pode ser o ano do novo rock nacional. Fique atento.

Ps1: Aviso quando o Independência Ou Morte for ao ar, ok.
Ps2: Já ouviu Semáforo, o clássico da nova geração? Baixe na Trama Virtual.
http://www.tramavirtual.com.br/vanguart

*******

Neste momento, três discos brigam pela atenção dos meus ouvidos. Um deles é o sensacional Nineteeneighties, disco de covers de Grant Lee Phillips, que ao invés de transformar os anos 80 em bossinha cool pra boi dormir como faz o Nouvelle Vague, encheu de violões, melancolia e gaita canções desesperadas como The Eternal (do obrigatório Closer, do Joy Division) e Wave of Mutilation, do Pixies, entre muitas outras. O segundo disco que não saí do repeat por aqui é The Great Eastern, primeiro solo de James Dean Bradfield, do Manic Street Preachers. A voz de James exerce um poder sobre mim que eu não sei explicar. Já ouvi este disco ao menos 10 vezes, e olha que eu estou com ele só desde segunda-feira. O terceiro CD que se aninhou no meu colo é American V: A Hundred Highways, póstumo de Johnny Cash, que encerra a série de standarts gravada pelo homem cuja voz era mais cortante do que uma navalha. Duvida? Ouça Hurt, do NIN, com ele. É de cortar o coração.

Três discos para se ouvir... agora.

*******

No momento, ouço isso daqui nos fones:

De Turim a Acapulco, do Terminal Guadalupe (versão ensaio)

Hoje você vai se cansar de mim
Eu sou o acidente em frente ao portão
O instante que prendeu a sua respiração
E os dias que Nietzsche passou em Turim

Hoje você vai se arrepender
Por tudo o que ficou no retrovisor
Se ainda havia dúvida do meu amor
Nem sempre fez sentido o que eu quis dizer

Quero fugir para Acapulco e me afundar nas ilusões
Enrolado em trapos que foram cortinas brancas
O despudor só revelou minhas piores intenções
Elas sempre se escondem nas conversas francas

Lá se vai o tempo que eu fiz
Fui refém das minhas circunstâncias tolas
Você tentou ser feliz
Eu, também - mas as lembranças são tão boas...


Música: Dary Jr. e Allan Yokohama
Letra: Dary Jr.

*******

Anote: "As piores intenções se escondem nas conversas francas".

11/07/2006 - 18h11
Para quem andava reclamando que as gravadoras andavam ignorando o público brasileiro, uma leva de lançamentos bacanas aportou nas lojas nas últimas duas semanas. O novo de Bruce Springsteen, We Shall Overcome/The Seeger Sessions, primeiro na minha lista de Melhores de 2006, que chegou a ser comentado que nem iria ganhar edição nacional, acaba de aportar no país, em versão dupla, com DVD. Também chegaram por aqui os novos do Keane (Under The Iron Sea), Sonic Youth (Rather Ripped) e Primal Scream (Riot City Blues), além dos lançamentos de She Wants Revenge, Death Cabie For Cutie, Brakes e muuuitos outros.

*******

"O Rafael Reisman estava brigando pela Madonna com o Niemeyer (que trouxe o U2 da primeira vez), e não com o Medina (que não traz mais shows p/ o Brasil, só Rock in Rio Europas)".

A correção é do André Fiori, o todo poderoso dono da Velvet CDs. Valeu, Fiori.

*******

Uma das músicas mais bonitas que ouvi neste ano é de 1973: Augusta, Angélica e Consolação, de Tom Zé, foi lançada no popular álbum da "bola de gude", Todos Os Olhos, e é tão lírica, mas tão lírica, mas tão lírica que sempre me emociona quando ouço. É claro que a letra funciona muito melhor para quem, como eu, trafega por estas três ruas da letra:

Augusta, graças a Deus,
graças a Deus,
entre você e a Angélica
eu encontrei a Consolação
que veio olhar por mim
e me deu a mão.

Augusta, que saudade,
você era vaidosa,
que saudade,
e gastava o meu dinheiro,
que saudade,
com roupas importadas
e outras bobagens.

Angélica, que maldade,
você sempre me deu bolo,
que maldade,
e até andava com a roupa,
que maldade,
cheirando a consultório médico,
Angélica.

Quando eu vi
que o Largo dos Aflitos
não era bastante largo
ora caber minha aflição,
eu fui morar na Estação da Luz,
porque estava tudo escuro
dentro do meu coração.

*******

De Turim a Acapulco, música novo do Terminal Guadalupe... foda, bem foda.

09/07/2006 - 14h02
Estou querendo falar um moooooonte de coisas desde que terminei o post passado dizendo que "estava faltando tempo". No entanto, uma das maneiras de se enfrentar um pseudo-problema é assumindo ele, ok. Então, não é que está faltando tempo. É que estou fazendo uma porção de coisas legais, e como minha capacidade de fazer tudo ao mesmo tempo agora é limitada, algumas outras coisas legais acabam se atrasando. Lembro que tive que dar uma parada com o site quando assumi o posto de sub-editor de Diversão e Cultura do Portal Terra. Impossível ter cabeça para escrever algo em casa quando se trabalha 12, 13 horas, como era o ritmo lá. Mesmo assim, com o passar dos meses, consegui organizar minha agenda, e voltei a atualizar o S&Y numa proposta mais leve, de publicar textos legais quando a vontade surgisse, bem diferente de quando o site surgiu, com o lema "Um texto novo todo dia", que rendeu destaques em jornais como a Folha de São Paulo, O Estado de Sâo Paulo, Jornal do Brasil e O Globo. Na proposta mais leve que surgiu pós 2003, o site ganhou foco jornalístico, ficou mais forte textualmente, e com o tempo começamos a chegar num bom nível de material publicado, com uma média de 20 textos novos por mês. E é essa média que perseguimos hoje em dia. Tudo bem que nos últimos dois meses as coisas não andaram tão bem nesse quesito, mas são tantas emoções que estou precisando reorganizar a agenda novamente. Um novo (velho) trabalho que é muito legal. Um segundo trabalho (Rock Life) que está se mostrando cada vez mais divertido e promissor. E um passatempo maravilhoso, pra mim, que é o S&Y. Nunca ganhei dinheiro com o S&Y, mas posso dizer que economizei uma grana de analistas e evitei de encher os amigos, já que escrever, mais do que um vício, é um desabafo. E além destes três "trabalhos" há o amor, soberano, que me faz sonhar, voar e ter vontade de fazer coisas legais. Tudo isso, junto, está construindo um novo Marcelo, que lembra um Marcelo que eu amo, que eu não via fazia muito tempo, e que eu tinha saudade: um Marcelo feliz. Se você gosta realmente de mim, aceite essa minha falta de tempo, sorria pela minha felicidade, e saiba que sempre vou dar um jeitinho de aparecer aqui para comentar uma curiosidade, falar de risotos (minha meta: acertar no risoto de morango), sofás laranja (ainda não tirei as manchas dele) e sonhos que se transformam em realidade. :o)

*******

Atenção: The Great Eastern, primeiro disco solo de James Dean Bradfield, um dos mentores do Manic Street Preachers, está na web. Ainda não sei nada sobre esse CD, pois ele caiu no meu colo ontem à noite, e só tive oportunidade de ouvir algumas músicas na hora do almoço, mas este é um dos caras que mais admiro na música pop desde que This Is My Truth, Tell Me Yours chegou aos meus ouvidos. The Great Eastern está disponível no blog Peanut's World Music, e a senha para descompactar o arquivo zipado é "www.elgrandelupo.org". Vai lá:

http://peanutmusic.blogspot.com/2006/07/james-dean-bradfield-great-western.html

*******

Para reler:

"Know Your Enemy", do Manic Street Preachers, faixa a faixa por Marcelo Costa
"This Is My Truth, Tell Me Yours", do Manic Street Prechers, por Marcelo Costa

*******

Um dos meus companheiros de redação no novo trabalho é o Carlos Freitas. O Carlinhos, pra quem não leu o livro de José Telles, Do Frevo ao Manguebeat, foi dono da loja Discossauros, em Recife, tocou na primeira formação do Mundo Livre S/A, e foi testemunha ocular da cena efervescente da capital pernambucana nas décadas de 80 e 90. Carlinhos mantém o blog Impop, no site Submúsica, e vale muito se perder por ali. Foi ali, por exemplo, que encontrei o link para um monte de versões doidas para canções do Pixies. Você consegue imaginar como ficaria Hey na voz de Prince? E Monkey Gone to Heaven interpretada por Frank Sinatra? E como seria Mr. Grieves se ela fosse tocada e cantada por Bob Marley? Ou Wave Of Mutilation com o Bee Gees? Abaixo seguem os links para o excelente bolg do Carlos Freitas e, também, para o Matthew's Celebrity Pixies Tribute.

Impop, de Carlos Freitas - http://www.submusica.com/impop/
Matthew's Celebrity Pixies Tribute - http://www.pottymouth.org/mcpt/

******

Na próxima quinta-feira, Wander Wildner faz o segundo show da temporada SUB VERSÕES no Café Camalehon, em São Paulo. O baladeiro punkbrega apresenta as suas versões para as músicas que mais influenciam sua carreira. O repertório inclui de Sex Pistols (Lonely Boy) até Bruno & Marrone (Dormi na Praça), passando por Rolling Stones (Out of Time), Ramones (I Love You), Graforréia Xilarmônica (Amigo Punk) e Iggy Pop (Candy). O Camalehon fica na Rua Piauí, 103, pertinho da minha casa, do Mackensie, da Consolação e da Angélica. E tem cerveja de garrafa. Aparece lá. E me paga uma cerveja! (hehehe)

No site do bardo punk brega é possível baixar cinco músicas gravadas em um ensaio com a nova banda que acompanha Wander nos shows em São Paulo. Estão lá Fora da Lei, Beverly Hills, Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo, Falcatruas e Você Já Era. Vai lá: http://www.wanderwildner.com.br/abertura.html

******

E o Bob Dylan, hein? Prestes a lançar disco novo, Modern Times, a maior lenda viva da música mundial pode aportar no Brasil em setembro, mais precisamente em... Florianópolis (Jonas, prepara meu saco de dormir, pliss). O site do Floripa Moto Festival já confirmou as presenças de Jota Quest e Titãs, e está esperando uma confirmação de Bob Dylan. Brincadeira? A produção do evento está nas mãos de Rafael Reisman, ex-chofer do empresário Roberto Medina, o cara que já trouxe ao Brasil Lenny Kravitz, Diana Krall e Alanis Morissette, entre outros, e estava dias atrás brigando com o próprio Medina pela oportunidade de trazer Madonna ao país neste ano. Medina já jogou a toalha. Rafael não. Quanto a Bob Dylan, O próprio secretário municipal de Turismo do Estado, Mário Cavallazzi, andou comentando em roda de amigos a possibilidade do show, segundo o portal A Notícia. Ainda tá duvidando? Dá uma olhada no site oficial do evento:

http://www.floripamotofestival.com.br

O site de Bob Dylan registra shows até o dia 05 de setembro. O Floripa Moto Festival está marcado para os dias 08 e 09 de setembro...

*******

É o meu primeiro final de semana no novo trabalho... e estou de plantão... :)~

06/07/2006 - 21h20
Eu tenho uma série de pensamentos para discorrer sobre o tempo... no entanto, não vou poder fazer isso agora, pois falta tempo. :) Mas eu gostaria dizer que o trabalho novo é bacana demais, que a capa da Rock Life 8 ficou lindaça e que nunca me senti tão feliz, completo e com vontade de fazer coisas como estou me sentindo agora. Mas tá faltando tempo...

05/07/2006 - 18h04
Gustavo Mini Bittencourt, vocalista e guitarrista da Walverdes, assume um 'Drops' na Ipanema FM, em Porto Alegre. Chamado "Ligado, Plugado, Amplificado", o programa trará Mini tocando e falando de só sobre bandas independentes/ novas/ diferentes/ massa. Os horários são às 7h30 com reprise às 18h30, durante o programa College Radio. É uma banda por dia. Às quintas ainda rola o podcast, com dez músicas e muito mais falação: bandas, festivais, sites, aquela função toda. O podcast entra toda quinta no www.ipanema.com.br

*******

Nesta quinta, mais um Independência ou Morte!, uma mesa-redonda que convida bandas, artistas, produtores, jornalistas e “agitadores” da música e é transmitido em três horários pela rádio FAAP. Desta vez, o destaque é o Ludovic, que fala do disco novo, de shows, Campari Rock, construção sonora e mercado. Em estúdio, Rafael Borges, baterista do The Dead Superstars (RE) fala do primeiro trabalho da banda. Ana Garcia, uma das cabeças do coletivo Coquetel Molotov, fala direto lá de Recife sobre projetos, idealizações, programa de rádio e festivais que o Coquetel promove.

Coquetel Molotov também dá prêmios aos internautas nesta edição! Respondendo à pergunta "O que o Coquetel Molotov tem de tão explosivo" você concorre à edição número um da revista Coquetel Molotov e ao lançamento do The Dead Superstars, "Orange Girls in the Blue City". As duas melhores respostas levam os kits. Para concorrer, você manda email para radiofaap@faap.br com resposta, nome e cidade. Os nomes dos ganhadores vêm na próxima edição!

E o nosso programa cresceu! A partir de sexta-feira, 7 de Julho, invadimos o Manhã FAAP com quadro novo: "Uma Banda Só". Nele, apresentamos o trabalho da banda sergipana Rockassetes, falamos com Léo Mattos (baterista do grupo) e tocamos single novo dos caras, As Flechas. Confira os horários abaixo:

Dia 6 de Julho no www.radiofaap.com.br
Às 15h, 21h e 3h.
Apresentação: Karlo Caruso e Mariângela Carvalho
Para ouvir as reprises, acesse www.radiofaap.com.br/programacao.asp

04/07/2006 - 23h07
O amigo André Takeda divulga novo blog: http://peixesbanana.blogspot.com

*******

O leitor Rodrigo, de Porto Alegre, observa: "Venho acompanhando a tua lista dos melhores de 2006 com bastante interesse, nas últimas semanas; Tenho estranhado a ausência do 'Ballad of the Broken Sea's, da Isobel Campbell com o Mark Lanegan - tu não gostou ??!! Está na minha lista dos 10 mais..."

Ih, esqueci, meu caro. Ou melhor: me confundi. A Juliana Zambelo me deu esse disco no começo do ano, e eu jurava que ele era de 2005, mas é de 2006 mesmo. Rodrigo, ele entra no próximo Top, não sei se entre os 10, mas entre os 20 com certeza. :)

*******

E o querido Jonas Lopes enfilera os 10 melhores lançamentos de jazz em 2006, para dar um diversificada nas listas rock'n'roll aqui de casa, ok. :o) Vá atrás!

01. Andrew Hill - Time Lines
02. Dave Douglas - Meaning And Mystery
03. NOMO - New Tones
04. Erik Friedlander - Prowl
05. Nik Bärtsch's Ronin - Stoa
06. Jack deJohnette & Bill Frisell - The Elephant Sleeps But Still Remembers
07. Fred Hersch - In Amsterdam: Live at the Bimhuis
08. Paul Motian Band - Garden Of Eden
09. Brad Mehldau Trio - House on Hills
10. Trio Beyond - Saudades

03/07/2006 - 21h14
Primeiro dia de trabalho é sempre algo tenso, mas legal. Hoje não foi diferente. E, no momento em que teclo estas linhas, estou um bagaço, mais pelo relaxamento pós tensão do primeiro dia do que qualquer outro coisa. Tinha chegado animado pensando em escrever coisas, mas vou dar um enroladinha em vocês, mas uma enroladinha com estilo, claro. :) Assim, atualizei a lista dos melhores discos que ouvi em 2006, até o meio da semana passada. Por exemplo: estou viciado no novo do Grant Lee Phillips, Nineteeneighties, e ele nem está no meu Top 75, assim como o ótimo Blood, Sweat & Towers, do Towers of London, e o bom novo (e homônimo) do Eskobar. E quem estiver atento a este blog e nestas listas verá que algumas mudanças andaram ocorrendo nas posições. É que ando reouvindo muitos discos, para realizar mesmo uma melhor avaliação. O Keane, por exemplo, está estreando no meu Top na 28ª posição, mas deve subir (sim, eu gostei do disco). E mesmo reouvindo o novo do Red Hot Chili Peppers, ainda não entendo: como um disquinho meia boca desses pode vender 1 milhão de cópias em um mês????? Vá entender, vá entender. E abaixo da lista Top 75, os Top 73 que ainda tenho que ouvir...

TOP 75 Marcelo Costa

01 - We Shall Overcome/The Seeger Sessions, Bruce Springsteen 24/04
02 - Living With War, Neil Young NACIONAL
03 - Fast Man / Raider Man, Frank Black 19/06
04 - Broken Boy Soldier, Raconteurs 16/05
05 - Subtitulo, Josh Rouse 21/03
06 - At War With The Mystics, Flaming Lips NACIONAL
07 - Civillian, Boy Kill Boy 16/05
08 - Riot City Blues, Primal Scream NACIONAL
09 - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, Arctic Monkeys NACIONAL
10 - Powder Burns, Twilight Singers 16/05

11 - The Greatest, Cat Power 24/01
12 - Ringleader of The Tormentors, Morrissey 04/04
13 - Puzzles Like You, Mojave 3 06/06
14 - Eyes Open, Snow Patrol NACIONAL
15 - Hundred Miles Off, The Walkmen 23/05
16 - Sorry I Made You Cry, The Czars 13/02
17 - Rather Ripped, Sonic Youth NACIONAL
18 - With Love And Squalor, We Are Scientists 10/01
18 - Inside in/Inside Out, The Kooks 21/02
20 - Waterloo to Anywhere, Dirty Pretty Things 11/05 (UK)

21 - Peregrine, The Appleseed Cast 21/03
22 - 3121, Prince NACIONAL
23 - Peeping Tom, Peeping Tom 30/05
24 - Tired Of Hanging Around, The Zutons 17/04
25 - Under a Billion Suns, Mudhoney 07/03
26 - Film School, Film School 24/01
27 - Dying To Say This To You, The Sounds 21/03
28 - Under The Iron Sea, Keane NACIONAL
29 - Meds, Placebo NACIONAL
30 - Victory for the Comic Muse, Divine Comedy 18/06

31 - You in Reverse, Build To Spill 11/04
32 - Garden Ruin, Calexico 11/04
33 - Fear Is On Our Side, I Love You But I've Chosen Darkness 07/03
34 - Ships, Danielson 09/05
35 - Carnavas, Silversun Pickups 25/07
36 - Bring it Back, Mates of State 21/03
37 - Pearl Jam, Pearl Jam NACIONAL
38 - From A Compound Eye , Robert Pollard 24/01
39 - Let's Get Out of This Country, Camera Obscura 05/06
40 - Comfort of Strangers, Beth Orton 07/02

41 - The Gun Album, Minus 5 07/02
42 - Black Holes And Revelations, Muse 11/07
43 - We Are The Pipettes, The Pipettes 17/06
44 - The Life Pursuit, Belle & Sebastian NACIONAL
45 - The Million Colour Revolution, The Pinker Tones 07/02
46 - A Blessing And A Curse, Drive By Truckers 18/04
47 - The Black Magic Show, Elefant NACIONAL
48 - Under the Covers Vol. 1, Matthew Sweet & Susanna Hoffs 18/04
49 - Monsieur Gainsbourg Revisited, Varios NACIONAL
50 - Enemies Like This, Radio 4 16/05

51 - Death By Sexy, Eagles of Death Metal 11/04
52 - Declare A New State, The Submarines 20/06
53 - The Corner Of Miles And Gil, Shack 27/06
54 - The Eraser, Thom Yorke 19/07
55 - Keys To the World, Richard Ashcroft NACIONAL
56 - Born Again in the U.S.A., Loose Fur 21/03
57 - How We Operate, Gomez 02/05
58 - First Impressions Of Heart, Strokes NACIONAL
59 - Show Your Bones, Yeah Yeah Yeahs NACIONAL
60 - The Brave and the Bold, Tortoise & Bonnie Price Billy 24/01

61 - You See Colours, The Delays 06/03 (UK)
62 - Love Travels at Illegal Speeds, Graham Coxon 14/03
63 - Fab Four Suture, Stereolab 07/03
64 - Back to the Web, Elf Power 25/04
65 - In Colour, The Concretes 04/04
66 - Bande a Part , Nouvelle Vague 27/06
67 - Fictions, Jane Birkin 27/03
68 - Keep Breathing, The Durutti Column 07/03
69 - Just Like the Fambly Cat, Grandaddy 09/05
70 - The Stars Look Different From Down Here, Cosmic Rough Riders 23/05

71 - Stadium, Arcadium, Red Hot Chilli Peppers NACIONAL
72 - The Rose Has Teeth in the Mouth of a Beast, Matmos 09/05
73 - Flat-Pack Philosophy, Buzzcooks NACIONAL
74 - Drum's Not Dead, The Liars 21/03
75 - The Hardest Way To Make An Easy Living, The Streets 25/04

Mais 72 álbuns para ouvir:

Adem - Love And Other Planets 04/05
AFX - Aphex Twin, Chosen Lords 18/04
Archie Bronson Outfit - Derdang Derdang 03/04
Band Of Horses - Everything All The Time 21/03
Bardo Pond - Sublimation EP
Be Your Own Pet - Be Your Own Pet 13/03
Beirut - Gulag Orkestar 09/05
Bob Dylan - Modern Times 08/2006
Brightblack Morning Light - Brightback Morning Light 20/06
Charlatans, Simpatico 02/05
Dashboard Confessional - Dusk And Summer 27/06
DAT Politics - Wow Twist 18/04
Destroyer - Destroyers Rubies 21/02
El Perro Del Mar - El Perro Del Mar 30/05
Eskobar - Eskobar 11/05
Espers - Espers II 16/05
Evangelicals - So Gone 06/06
Forward Russia - Give Me a Wall 15/06>
Gnarls Barkley - St. Elsewhere 09/05
Goldfrapp - Supernature NACIONAL
Grant Lee Phillips - Nineteeneighties 27/06
Guillemots - Through The Windowpane 10/07
Hot Chip - The Warning 13/06
Josh Ritter - The Animal Years 11/04
Kelley Stoltz - Below The Branches 07/02
Killing Joke - Hosannas From The Basement Of Hell 18/04
Lauren Hoffman - Choreography 20/03
Matthew Herbert - Scale 07/03
Metal Hearts - Socialize 21/02
Mission Of Burma - The Obliterati 23/05
Mogwai - Mr. Beast 06/03
Morning Runner - Wilderness Is Paradise Now 18/04
Mystery Jets - Making Dens 07/03
Najwa - Walkabout (2006)
Norfolk & Western - A Gilded Age Ep 11/04
Peaches - Impeach My Bush 11/07
Phoenix - It's Never Been Like That 23/05
Pretty Girls Make Graves - Élan Vital 11/04
Roommate - Songs The Animals Taught Us 18/04
Royksopp - Night Out Live EP 01/02
Scott Walker - The Drift 06/06
Shearwater - Palo Santo 09/05
Sufjan Stevens, The Avalanche 24/06
Tapes 'n Tapes - The Loon 04/04
The Black Keys - Chulahoma EP 02/05
The Charades - When Shining Blue (2006)
The Church - Uninvited, Like The Clouds 18/04
The Dears - Gang Of Losers 31/08
The Elected - Sun Sun Sun 24/01
The Essex Green - Cannibal Sea 21/03
The Feeling - Twelve Stops And Home 08/06
The Fiery Furnaces, Bitter Tea 18/04
The Futureheads, News & Tributes 13/06
The Holy Fire - In the Name of the World EP 21/02
The Hush Sound - Like Vines 06/06
The Lovely Feathers - Hind Hind Legs 18/04
The Russian Futurists -Me Myself and Rye 10/08
The Secret Machines - Ten Silver Drops 25/04
The Stills - Without Feathers 09/05
The Television Personalities - My Dark Places 21/03
The Upper Room - Other People's Problems 11/06
The Vines , Vision Valley 04/04
Thievery Corporation - Versions 16/05
Thursday - A City by the Light Divided 02/05
Towers of London - Blood, Sweat & Towers 08/06
Tv On The Radio, Return To Cookie Mountain 06/07
Van Morrison, Pay The Devil 07/03
Zero 7 - The Garden 06/06
Whitehouse - Asceticists (2006)
Wolfmother - Wolfmother NACIONAL
Yo La Tengo - Yo La Tengo Is Murdering The Classics
Young People - All At Once 21/03
You Am I -Convicts 20/06

02/07/2006 - 19h37
Bem, não me olha assim. É sério. Sei que parece que ando relapso com este espaço e/ou mesmo com o site, mas são tantas emoções. O que posso dizer é que o site ultrapassou a marca de 50 mil unic visitors em junho, que o Brasil mereceu perder para a França, que é só futebol, e que o disco do Boy Kill Boy não saí do repeat aqui em casa, este e o disco de covers do Grant Lee Phillips. No mais, enquanto organizo a bagunça que está o meu tempo, que tal baixar um show da Banda Vexame? O que? Não conhece a Banda Vexame? Espera que vou colocar aqui o comentário feito no Mercado de Pulgas.

"Cultuada nos anos 90 pelas performances exageradas e piadas durante o show, a Banda Vexame é praticamente um teatro musical. Em cima do palco, Marisa Orth vira a apresentadora Maralu Menezes e seus convidados Carlos Pazzeto, Marcelo Papini e Fernando Salém adquirem as personalidades dos personagens Malcon Ewerson, Cido Campos e João Alberto, respectivamente.

O repertório da banda é composto por resgates de clássicos da música nacional e internacional como: "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula), cantada nos anos 70 por Odair José ou "Chuvas de Verão", de José Augusto. A Vexame criou um rótulo para o repertório que apresenta: MBPBB (Música Bem Popular Bem Brasileira), que inclui ainda canções de Lílian, Pimpinela, Fernando Mendes e até Roberto Carlos.

Em 2006, a Banda Vexame se reuniu novamente para apresentar o show Fim de Carreira. As músicas continuam as mesmas que a banda canta desde o primeiro show em 1989. A encenação e o improviso também fazem parte do espetáculo. Foram quatro shows no Sesc Pompéia, o mesmo palco em que costumavam acontecer as temporadas de shows que consagraram a Vexame. Foi no Sesc que a banda gravou o clipe de "Siga Seu Rumo", e o CD ao vivo Vexame".


Download do disco da banda Vexame no blog Mercado de Pulgas

*******

Eu peguei uma temporada da banda Vexame no Sesc Pompéia dois anos atrás. Foi um dos melhores shows que vi em São Paulo neste sete anos em que estou aqui.

*******

Fábio, estava limpando o outlook no emprego antigo, e um email seu novo que falava dos posts das matérias da Folha de São Paulo acabou indo pra lixeira junto com outros, num desastre cibernético. Me escreve de novo, pliss.

*******

Frio, eu te adoro, mas você pode ir embora. Estou congelando.

29/06/2006 - 00h26
Hoje promete ser a noite mais fria do ano. Então, sem muitas delongas, pois o edredom está me esperando quentinho. Deixo aqui três textos bacanas que andei lendo na Folha de S. Paulo nas últimas semanas, e que merecem ser lidos. O primeiro é sobre a Copa do Mundo. É uma pauta básica, mas vou te falar: o S&Y fez primeiro, em 2002 (hehehe): as piores coisas da Copa (separei só dois momentos). O segundo texto mapeia os grups. Quem? Já o terceiro fala do fim das lojinhas de CDs...

Piores momentos da Copa na TV
"Há duas semanas o Brasil vibra, diverte-se e irrita-se com a Copa do Mundo por meio do veículo mais popular entre nós, a televisão. Com a responsabilidade de comandar a pulsação dos brasileiros-torcedores, a Globo, única emissora aberta a exibir o torneio, não consegue evitar a pieguice desenfreada e, muitas vezes, o humor involuntário, em suas reportagens e transmissões da Alemanha. Na tentativa de sair do convencional, vale desde inventar pautas "engraçadinhas", piadas e trocadilhos infames a ensaiar passos na literatura".
01) Nasce Um Poeta
02) O Advogado do Ronaldo

Roteiro de um 'grup' de 1º escalão, por Lúcio Ribeiro

"Alguns dias depois de sair de uma loja da Urban Outfiters, de camisa e óculos escuros novos, o último CD single da banda indie inglesa Bloc Party na sacola e um iPod no ouvido bombando o Raconteurs baixado na internet (o disco nem saiu), passei numa revistaria. Ainda estava me recuperando do show que tinha visto dos moleques do Wolfmother (australianos), da fila do gargarejo, um dos motivos que me fez sair de São Paulo para ir a um festival de rock no deserto da Califórnia. Na época, por causa da viagem, perdi os veteranos do Echo & the Bunnymen em São Paulo. Nem liguei." Leia mais

Alta Fidelidade, por Thiago Ney
"A música está conosco em todos os lugares. Está na praticidade do iPod, nos CDs piratas de qualquer esquina, no site MySpace, nos podcasts e rádios on-line... Mas, por mais fácil que seja conviver com música, há lugares que lutam para sobreviver neste mundo cheio de música: as lojas de discos... Não megastores impessoais ou supermercados, mas sim aqueles locais pequenos onde se costuma passar horas vasculhando álbuns e trocando dicas com outros clientes, lojas onde os atendentes te tratam como se você estivesse fazendo um favor ao colocar os pés ali, mas, ei, isso é parte do charme". Leia mais

28/06/2006 - 09h49
O dia amanheceu bonito hoje, não amanheceu? E não foi por causa da vitória preguiçosa do Brasil sobre Gana (se Gana ficasse chutando ao gol brasileiro até 2050 não iria conseguir fazer um gol) nem por causa do belo gol do Zidane. O nível do futebol nessa Copa está bem baixo, hein. Acho que, de jogão, jogão mesmo, só os 6 x 0 da Argentina e a vitória raçuda de Portugal contra a Holanda. No mais, só joguinho. Bem, já que eu comecei falando de futebol, queria indicar o blog do Maurício Teixeira, no iG. O Maurício foi meu chefe na minha segunda passagem pelo portal, e a coluna/blog dele está bem bacana, cheia de curiosidades e boas sacadas não só sobre futebol. Hoje, por lá, a inenárravel capa do sensacional jornal Olé, da Argentina. Confere no http://blogueirodacopa.blig.ig.com.br

*******

E já que eu falei no iG, novidades: estou voltando ao portal que me trouxe para São Paulo. Sete anos atrás, após uma longa (e divertida) troca de e-mails com um amigo jornalista, em que a pauta do papo era a genialidade dos Engenheiros do Hawaii (hehehe), surgiu um convite. "Ei, o iG está montando um site de Nova Economia. Não quer vir pra cá tentar a sorte?". Dois meses depois cá estava eu, deixando para trás Taubaté, um emprego concursado em uma universidade, a família, e toda a minha adolescência. Vim para São Paulo para ganhar menos do que eu ganhava na universidade, mas era "a" chance. O emprego durou seis meses (o tal primeiro boom da web), mas me abriu as portas para uma passagem pelo saudoso Notícias Populares, e depois Zip Net, UOL, e uma segunda volta ao iG, que me emociona só de lembrar. Na época, eu havia recebido uma proposta do Portal Terra que, na minha ótica, seria um passo importante para que eu provasse para mim mesmo que eu podia me transformar em um bom profissional. E eu fui. No entanto, antes de ir, fiquei ainda uma semana no iG, e essa semana foi especial como poucas semanas foram em todos os lugares que trabalhei. Todo dia em que eu entrava na redação, era atacado por um bombardeio de bolinhas de papel, frases de carinho e brincadeiras. Meu clima pessoal era de "tenho que fazer isso, mas não queria ter que fazer". E eu fiz. E foi importante demais ter feito. No Terra, cresci como profissional, tanto pelo ambiente pesado (com todos os prós e - mais - contras) da redação quanto pela convivência com pessoas especialíssimas. Foi o tipo de trabalho em que se aprende não só sobre a profissão, mas também sobre a vida. Tem coisas que aconteceram ali que eu nunca teria coragem de desejar a ninguém, no entanto, o laço de amizade que se formou entre algumas pessoas naquela redação justifica a minha presença naquele local por dois anos. Se tivesse a chance de escolher passar por tudo aquilo de novo, ou não, eu passaria, pois não imagino abrir mão de ter conhecido as pessoas especiais que conheci lá. Assim, agora que estou voltando ao ponto de partida (sorrisos), nada mais justo do que agradecer a Sil, a editora que apostou muito em mim no Terra (e que fez valer a pena todos os dias lá por ser sincera, leal e uma profissional extremamente genial), e a companhia da Ani, do Moika, do Tiago, do Edu, da Bia, do Chico e do Rodrigaço, todos especiais demais, amigos que sobreviveram ao local de trabalho, e se transformaram em amigos para se ter saudade, querer ver sempre e desejar todo o bem do mundo.

Estou feliz e, um dia, ainda escrevo algo especial para o tal jornalista lá em cima que abriu essa frestinha de luz para mim, e para sua amada, uma das pessoas mais importantes nessa segunda fase da minha vida, a minha vida em São Paulo. Tanta coisa aconteceu nestes sete anos que, parafraseando Ian McCulloch, eu precisaria de sete anos para contar. Aos poucos algumas coisas aparecem aqui. O que eu queria, agora, era poder dividir essa minha felicidade com você, leitor. Acredito nisso, sabe. Acredito que sabermos que existe alguém feliz no mundo, faz a gente um pouco mais feliz. Volto a repetir algo que digo sempre: viver vale a pena, muito.

26/06/2006 - 14h02
Dois amigos estréiam novos blogs. Dary Jr, vocalista e letrista do Terminal Guadalupe resolveu exercitar seu poder de síntese no www.anedotario.blogspot.com. E o jornalista André Azenha está estreando o www.zencultural.blogspot.com. Confiram.

*******

Ando disperso, eu sei. Passei o fim de semana entre compras com a amada, jogos da Copa do Mundo na televisão e textos novos para a revista Rock Life. E o S&Y ficou parado essa semana. Hoje à noite, dedicação completa. Resenhas curtas e mais algumas bobagens entram no site quando eu chegar em casa...

*******

E mais um item precioso destacado pelo Júnior: a discografia completa da Björk, incluindo o badalado box Family Tree e a versão da islandesa para Travessia, de Milton Nascimento, que havia sido gravado para o álbum Medulla, nas sessões brasileiros do disco, mas acabou ficando de fora na última hora. Tudo aqui:

http://www.toxicity.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=5617&PN=0&TPN=1

*******

Martin e Juliano pedem um espaço especial para gritar: CHUPA CORÉIA.

23/06/2006 - 16h10
Não estou com vontade de escrever hoje. Anteontem também eu não estava, mas escrevi. Ontem, não. Deixei para beber uma cerveja importada num papo sem pé nem cabeça na casa de mestre Wander Wildner, que estará na próxima Rock Life. Aliás, o que você achou da Rock Life? Sim, parecem duas revistas em uma. Metade dela, metal, a outra metade, rock. Existem, sim, problemas a serem solucionados, mas até que eu gostei bastante, sabe. Não são os meus melhores textos (embora eu tenha curtido a panfletagem do Neil Young), não é a revista dos meus sonhos (e está a quilomêtros de ser), mas é divertido poder falar de gente legal como Bruce Springsteen e Morrissey numa publicação. Não sei quanto tempo vai durar esse projeto, não sei se a próxima ainda será nessa linha transitória, não sei o que o mestre Alex Antunes está achando de toda essa loucura de ser consultor editorial, mas está divertido. E, você sabe (ou ao menos deveria saber), a diversão é obrigação nesse meio. Tenho que pagar as contas, mas ainda estou conseguindo sobreviver daquilo que mais gosto: escrever. Só isso já faz tudo valer a pena. Tem outras coisas além, e se 2006 está se desenhando um ano bom, logo terei novidades legais para dividir com você. Por enquanto, não estou com vontade de escrever. Mas até que saem umas palavras perdidas, não é? :o)

TOP TEN MÚSICAS INTERNACIONAL 2006

01) Chasing Cars (Snow Patrol)
02) You And Me (The Delays)
03) Nobody Move, Nobody Get Hurt (We Are Scientists)
04) Bang Bang You're Dead (Dirty Pretty Things)
05) The Man Who Doesn't Know How To Smile (Josh Rouse)
06) I Bet You Look Good On The Dancefloor (Arctic Monkeys)
07) Dear God, Please Help Me (Morrissey)
08) Let's Impeach The President (Neil Young)
09) Together (Raconteurs)
10) Hello Consience (The Zutons)

TOP TEN COVERS (QUE OUVI EM 2006)
01) Be My Baby (We Are Scientists)
02) Karma Chameleon (Kevin Johansen)
03) Faith (The Boy Least Likely To)
04) Every Day Is Like Sunday (Colin Meloy)
05) This Charming Man (Death Cab For Cutie)
06) Road To Nowhere (The Editors)
07) Love Will Tears Us Apart (Calexico)
08) A Song For Sorry Angel (Franz Ferdinand & Jane Birkin)
09) Wicked Game (Giant Drag)
10) And Your Bird Can Sing (Jim Reid)

TOP TEN MÚSICA NACIONAL 2006

01) Gênio Incompreêndido (Violins)
02) Semáforo (Vanguart)
03) Ruradélica (Supercordas)
04) 1932 (Pullovers)
05) Diploma (De Leve)
06) México (De Leve)
07) Realismo Convincente (Mombojó)
08) A Dor Não Presta (Chico Buarque)
09) O Amor Verdadeiro Não Tem Vista Para o Mar (Pullovers)
10) Infinito Particular (Marisa Monte)

*******

O Júnior anda caprichando nos achados. Desta vez, ele indica o box quintúplo do The Jam, com praticamente tudo da banda de Paul Weller que fez o Ira! ser o que ele é. Vai lá, baixa as mais de 100 músicas de Direction Reaction Creation. Aqui!

21/06/2006 - 07h01
Por algum bug do meu profile no Last FM (www.last.fm/user/Maccosta), a banda We Are Scientists está há três semanas como o artista que mais tenho ouvido. Não é real (tomei um banho de Robert Johnson e Gotan Project no fim de semana), mas é interessante, pois a Mariana, o Jorge Wagner e Mestre Inagaki apareceram por lá para me perguntar se We Are Scientists era bom, se valia baixar e tal. Quer saber, mesmo? Vale. Baixe, inclua o b-side Be My Baby no pacote, e faça uma cópia para o seu melhor amigo, para sua namorada e para sua mãe.

With Love and Squalor é o debute do trio do Brooklyn, em Nova York, e aposta num rock de guitarras que ao mesmo tempo que soa Pixies, também soa como Manics e como contemporâneos como Hot Hot Heat (mas mais esporrento), Killers (sem os tecladões) e Franz Ferdinand (sem as multiplas variações de som). Na verdade, se você conseguir passar ímune pela chicletuda e sensacional Nobody Move, Nobody Get Hurt, você não precisa se preocupar com os Cientistas. O problema é não se render ao riff circular da guitarra, a bateria quebradeira, e a uma letra e um refrão tão bacana quantos estes:

The day you move
I'm probably going to explode
It's true, I'm probably going to explode
Oh oh oh oh, woah oh oh oh oh
You'll pray for proof,
I'm probably making this up
It's true, I'm probably making this up
Oh oh oh oh, woah oh oh oh oh

Because my body is your body
I won't tell anybody
If you want to use my body
Go for it, yeah

É possível ouvir, ver o clipe (no site oficial do trio), baixar e se apaixonar por Nobody Move, Nobody Get Hurt diretamente pelo My Space da banda. A música está liberada para download lá junto com mais três canções. Aliás, o golpe de misericórdia dos Cientistas pode ser atestado no single de Nobody Move, Nobody Get Hurt, mais precisamente em seu lado b, onde o trio novaiorquino colocou uma versão de Be My Baby (a melhor música de todos os tempos segundo Brian Wilson e André Takeda) entupida de feedback. Faça o seguinte: vá ao bacana Musecology (http://musecology.blogspot.com), tecla "control f" e procura por Be My Baby. Baixe e passe o dia inteiro sorrindo. Depois vá atrás do álbum.

*******

Quinta-feira é dia do programa Independência ou Morte!, na Rádio Faap. Esta edição do programa, que pode ser ouvido no site da Faap, conta com a participação de Astronauta Pingüim (que fala de seu novo projeto, Us Tropicanalhas), do guitarrista Johnny Monster, da banda Daniel Belleza e Os Corações em Fúria (SP), e uma entrevista via telefone com João Neto, vocalista do The Playboys (PE) (do impagável hit underground Paulo André Não Me Ouve. Ouça!), que fala diretamente do Recife e faz um panorama dos 10 anos de banda, comenta sobre shows, Rock na Tamarineira e instrumentos de brinquedo.

Apresentado por Karlo Caruso e Mariângela Carvalho, o Independência ou Morte! é uma mesa-redonda musical e tem três horários na programação da Rádio Faap, quinzenalmente às quintas-feiras. Acompanhe o programa nesta quinta-feira, dia 22, às 15h, 21h e 3h. É só ir ao endereço www.radiofaap.com.br.

*******

Assumi, desde ontem, o guia Out no blog do amigo Lúcio Ribeiro. Cerca de uns três anos atrás, o Lúcio chegou a editar sete edições em papel de um guia de baladas, em São Paulo, com o mesmo nome. Fiz parte do projeto na época, e ele retorna em forma virtual, simplificada, mas aliada ao todo informativo que pretende ser o blog Popload. No canto da Popload, link para uma página de shows que será atualizada diariamente com os shows mais bacanas em todo canto do país. Todo canto? Exagero, né. Somos exagerados e queremos abraçar o mundo, ops, o Brasil. Está lá, e assim como a Popload, estamos começando devagar, conhecendo o espaço...

http://lucioribeiro.blig.ig.com.br/

*******

Outro dica bacana do Júnior para download: The Aeroplane Flies High, o box quintuplo e sensacional do Smashing Pumpkins, que, na época, fechava a trilogia do antológico Mellon Collie And Infinite Sadness, seguramente um dos dez melhores discos da década de 90 (escolha você ai os seus outros nove). Só para provocar, a música que mais gosto do Smashing Pumpkins está neste box: a suave Said Sadly, dueto do guitarrista James Iha com Nina Gordon, vocalista da banda Veruca Salt. No box, que ainda traz cavalos de batalha como Zero, Bullet with Butterfly Wings, Thirty-Three, 1979 e Tonight, Tonight, ótimos lados b como as covers para A Night Like This (do Cure) e Clones (Alice Cooper). Baixe o box completo aqui: http://mp34all.blogspot.com/2006/06/smashing-pumpkins-aeroplane-flies-high.html

A discografia completa dos Pumpkins está disponível aqui:
http://partofthequeue.blogspot.com/2006/06/thesmashingpumpkins-discografia.html

*******

Divirta-se. :)

20/06/2006 - 01h45
Vamos lá, uma hora da manhã, corpo cansado e um monte de coisas para falar e dividir com vocês. Devagar, e sempre. Pra começar, a Rock Life número 7 está nas bancas. Ela traz o Red Hot Chilli Peppers na capa, e um punhado de textos meus sob o conselho editorial de Alex Antunes. Palinhas? Vamos lá, duas rápidas:

Raconteurs, do Led Zeppelin até o Nirvana
por Marcelo Costa
"Se Jack White sempre foi apaixonado pelo Led Zeppelin e Brendan Benson é um moleque do começo dos anos setenta vivendo em 2006, daria para dizer, canhestramente, que o nascimento do Raconteurs seria algo como se o Led Zeppelin chamasse Paul McCartney para uma parceria em plenos anos 70. Parece exagerado, mas transposto para 2006, o resultado desse encontro pode ser ouvido em "Broken Boy Soldier"...

Echo & The Bunnymen ao vivo em São Paulo
por Marcelo Costa
"Do começo com a dobradinha "Going Up" (79) e "Show Of Strenght" (81), passando pela nova "Stormy Weather" (uma das mais aplaudidas da noite) e por clássicos como "The Killing Moon" e "Lips Like Sugar", até o final, no segundo bis, com "Do It Clean" e "Ocean Rain", o Echo mostrou que está envelhecendo dignamente..."

Ainda escrevi sobre Bruce Springsteen (de 1975 para 2006), Neil Young (Fora Presidente!), Loose Fur, Snow Patrol, Elvis Costello e Morrissey. Eu acho que é só. A revista ainda traz textos das queridas Juliana Zambelo e Kátia Abreu. Nas bancas...

*******

Jotabê Medeiros no Estado de São Paulo:
"Pregão: No eterno bloco especulativo dos shows que estão por vir, há coisas de dar água na boca: Morrissey (foto)viria para o Tim Festival, assim como Raconteurs, Bloc Party e Clap Your Hands Say Yeah. Em outros palcos, falam-se nos nomes de Interpol e Black Rebel Motorcycle Club. Já os jazzistas esperam finalmente ver o colosso do saxofone, Sonny Rollins, nos palcos do País, no Tim. Fala-se também no duo Goldfrapp, banda etérea (que está com um CD chatinho, Supernature, sendo lançado no Brasil). Radiohead, segundo fonte oficial do Tim Festival (que flerta com a banda), não vem tão cedo."

*******

Lúcio Ribeiro, em seu blog oficial
"Brasil vai ter sua Rolling Stone
Exclusivo e inclusivo. Vem aí a edição brasileira da revista Rolling Stone. O mercado editorial brasileiro vai balançar ainda este ano com a chegada às bancas de mais uma publicação de música, esta com pedigree internacional. E vai balançar não só pela sonoridade das muitas bandas internacionais e nacionais que estrelarão os vários festivais no país, neste súper segundo semestre. Uma editora indie de São Paulo fechou contrato com a matriz americana e deve enfim concretizar um sonho de muito tempo..." Leia mais: http://lucioribeiro.blig.ig.com.br/

*******

Que tal ouvir a melhor música de 2006 em versão ao vivo e descobrir que ela fica ainda melhor do que a versão em estúdio? Confira Chasing Cars, ao vivo em um sessão para a AOL Music. Da mesma sessão ainda há Hands Open, You're All I Have, Run e um cover do Bright Eyes. Aqui: (valeu Júnior, excelente dica!)
http://partofthequeue.blogspot.com/2006/06/sessions.html

*******

"Eu sou só mais um gênio perdido entre os livros da biblioteca pública"

Música nova do Violins liberada para download. Vai lá: http://www.violins.com.br

*******

Tem mais coisas, muito mais, mas eu não consigo manter os olhos abertos. Queria escrever sobre o bonitinho Buenos Aires 100 KM e sobre o interessante Eu, Você e Todos Nós, editar a entrevista do André Azenha com o Ludov e os textos do chapa Danilo Corci, mas um peso enorme de sono pesa sobre meus ombros. Vou ali tirar um cochilo bom, e depois eu volto, prometo. Vá lá votar no S&Y Copa Awards, vai...

19/06/2006 - 06h12
Acabei de fazer as minhas apostas para a terceira rodada da Copa do Mundo, a rodada que decide quem enfrenta quem nas oitavas de final. Desta vez até dei uma pesquisadinha, já que ando mal das pernas no bolão da comuna S&Y, e sou um dos poucos que não acertou nenhum dos 19 jogos na cabeça. Vamos ver como me saio agora. Definidos meus palpites, as oitavas de final da Copa devem ficar assim:

Equador x Suécia (Equador vence a Alemanha, fácil, e vence a Suécia)
Alemanha x Inglaterra (jogão)
Holanda x Portugal (Holanda vence a Argentina, e vence Portugal)
México x Argentina (coitados dos mexicanos)
Itália x Austrália (Esquadra Azzura sempre)
Brasil x Gana (ih)
Coréia x Espanha (olha a Coréia ai gente)
França x Ucrânia (coitada da França)

******

Até que dei uma atualizada no site no feriado, hein. Tem mais coisas pra entrar. Entrevista do André Azenha com o Ludov, textos do Danilo Corci, e a minha visão sobre os filmes Buenos Aires 100 KM (mediano) e Eu, Você e Todos Nós (bem legal). Logo mais no site.

******

Boa dica do Jorge Wagner: Sabe os lançamentos que tenho amontoado em uma listinha todo começo de semana? Então, alguma boa alma caridosa juntou todos os links dos álbuns em MP3 num mesmo lugar. Confira o paraiso dos lançamentos 2006: http://br.geocities.com/indieothers/

E o blog da semana é o El Mundo de Mimi. Especialiazado em bootlegs, o blog já disponibiliza em primeira mão as faixas inéditas que o Radiohead está testando ao vivo nos shows recentes, e que devem fazer parte do próximo álbum do quinteto. Entre as músicas, 4 Minute Warning, Bangers And Mash, Down Is The New Up, House Of Cards e I Want None Of This. Além do Radiohead, o El Mundo de Mimi traz shows inteiros do The Rakes (Paradiso 2004), The Faints (Providence 2005), The Rapture (Black Sessions 2003), Richard Ashcroft (Isle Of Wight 2006), Depeche Mode (Rock am Ring 2006) e mais. http://www.supernovapop.com/blogs/el-mundo-de-mimi/

18/06/2006 - 22h34
A Walverdes está lançando o clipe de Seja Mais Certo, uma das canções mais fortes do álbum PLayback. Download no site da banda: http://www.walverdes.com/video

E hoje, depois de muito tempo, fui rever meus dois curtas predileitos no Portal Curtas. Um deles é o premiadíssimo Ilha das Flores, de Jorge Furtado, que deveria ser item obrigatório no currículo de escolas de segundo grau e faculdades. De maneira ácida e inteligente, Furtado acompanha a trajetória de um tomate, isso mesmo. É simplesmente antológico. Se você ainda não assistiu, assista!
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647

O outro curta concorreu ao Oscar em 2001 e, em época de Copa do Mundo, merece ser visto e revisto. É o Uma História de Futebol, do Paulo Machline, que conta a história de Zuza, companheiro de pelada de Dico nos campinhos de Bauru. Dico, tempos depois, iria se transformar em Pelé, o melhor jogador de todos os tempos.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1349

16/06/2006 - 16h46
Cuidado comigo, meu humor não está nada bom. Como o Tim Maia não queria dinheiro? Eu quero dinheiro, e quero amar. Deixa pra lá. O mundo dá voltas. Ufa!

*******

Já deu uma corrida no blog do amigo Lúcio Ribeiro, no iG? A primeira coluna do chapa escancara a vinda da deusa Patti Smith ao Tim Festival, além de Clap Your Hands And Say Yeah, Daft Punk, Yeah Yeah Yeahs, Devendra Banhart e Goldfrapp. E o Curitiba Rock Festival que mudou o nome para Sonora Festival e irá acontecer em setembro com The Klaxons, Violent Femmes, Giant Drag e Ladytron? Já sabia?
Tudo aqui: http://igpop.ig.com.br/lucioribeiro

*******

No mais, estou nas bancas com um texto especial para a Pipoca Moderna, que resume os filmes concorrentes ao Oscar que estão chegando às locadoras. E logo mais, provável segunda-feira, chega às bancas a "nova" Rock Life, projeto com consultoria editorial de Alex Antunes, com as seis mãos de Marcelo Costa, Juliana Zambelo e Kátia Abreu ali pelo meio. Na capa: Red Hot Chilli Peppers. :o)

14/06/2006 - 20h05
Que correria... Santo Deus... não se pára um minuto nessa cidade!!! Bem, já praguejei bastante, né. Pela frente, um feriadão de quatro dias que irá servir para colocar o S&Y em dia. Tem entrevistas do André Azenha (Ludov e Wonka), textos meus sobre cinema (Pergunte Ao Pó - Buenos Aires 100 KM), coluna nova da Dulce Quental, Jonas Lopes escrevendo sobre Thomas Bernhard e Danilo Corci desbravando a literatura erótica. Tudo isso no fim de semana, prometo.
(as minhas promessas ainda estão valendo?)

:)

Para você ir brincando, enquanto eu trabalho, que tal baixar a caixa Heart and Soul, com tudo, tudo e tudo do Joy Division? É só seguir o link abaixo:
http://indiemusicalternative.blogspot.com

E o bolão da Copa do Mundo na comuna S&Y no Orkut está pegando. A Tatiana chegou a liderar nas cinco primeiras rodadas, mas perdeu a liderança pro Vinicius, que neste momento aparece na frente. Eu estou em quinto... ou sexto. O Jonas está ali por perto. E o CEL estava segurando a lanterna, mas deu sorte do Tiago Agostini entrar atrasado nos palpites. Dá uma olhada: Comunidade S&Y no Orkut

Vou ali, levar minha amada pra jantar, e já volto...

Ps. Sexta tem Jumbo Elektro + Thunderbird e Los Pirata no Stúdio SP. Vamos?

13/06/2006 - 07h51
"Fala Marcelo Costa, tudo bem?

To escrevendo pra avisar que meu novo disco já está no meu site. Como vc escreveu sobre o disco antigo, achei que quisesse saber sobre o novo.

Se tiver tempo dá uma conferida lá, www.deleve.com.br/musicas.htm

De Leve"


Recado dado: Manisfesto 1/2 171, um dos melhores (e mais polêmicos) discos de 2006 está liberado pelo próprio autor, no site acima. Vai lá. E México, México...

*******

"Olá, amigos do orkut. Só para avisar que deixei o colunismo na Folha para me aventurar em blog/coluna/podcast/programa de rádio e o que mais der. Tudo isso vai estar no portal iG e vai ter url própria, tipo www.lucioribeiro.com.br e www.popload.com.br. O blog, diário, estréia hoje, dia 12.

Entra lá para dar uma olhada. Tem muita coisa para ser arrumada, mas logo vai ficar um blog/coluna ajeitadinho. Esta mensagem foi enviada por Lucio Ribeiro."


E o palmeirense começou com o pé direito seu blog diário, noticiando em primeira mão a segunda vinda do Franz Ferdinand ao Brasil. Confere lá.

*******

O Pullovers, já responsável por duas grandes canções do rock nacional em 2006 (1932 e O Amor Verdadeiro Não Tem Vista Para o Mar), entrou no ritmo da Copa do Mundo e disponibilizou na última sexta-feira a música Futebol de Óculos, gratuitamente na Trama Virtual. A banda paulistana fala de futebol como nunca se falou antes: exaltando um fictício jogador "nerd" que seria o primeiro "craque de óculos" da história. Baixe a música em www.tramavirtual.com.br/pullovers

*******

Falando em música nova, o Violins disponibilizou ontem a segunda música "caseira" de sua nova fase. Baixe gratuitamente no site da banda Células Tronco:
http://www.violins.com.br

*******

O sensacional Una Piel de Astracán já está disponibilizando Yo La Tengo Is Murdering the Classics, álbum com 30 covers que junta The Who com Brian Eno, T.Rex com Petula Clark, Sonic Youth com Eurythmics, Burt Bacharach com Lou Reed. Tudo aqui.


*******

Quer ver dois exemplos da home (página principal de notícias) do futuro?

http://www.google.com/ig
Nesta página, você desloca os blocos de notícias de acordo com seu gosto pessoal. É só "pegar" a barra cinza e arrasta-la para o local que mais te agrada na página.

http://www.live.com/
A Windows Live Beta vai adiante. No link "Add Stuff" você seleciona tudo aquilo que te interessa na "sua" página principal de notícias. E vai adicionando e editando ao seu gosto. Você pode até aumentar o número de notícias que quer ler de cada canal. Sensacional.

*******

O amigo Jonas Lopes faz uma interessante reflexão sobre política em seu blog. Confira. http://gymnopedies.blogspot.com/2006/06/alhos-e-bugalhos.html

*******

Hoje é dia de conhecer a colônia croata em São Paulo. Onde será que eles estão?

12/06/2006 - 07h07
Estou gripado. E ranzinza. Porém, hoje é dia dos namorados, e minha amada desfilou de botas no fim de semana. Se não fosse o amor, sei lá o que seria de mim...

*******

A discotecagem no Projeto 2em1 na noite de ontem até que foi boa, mas o show do Violeta de Outono, santo Deus, que coisa chata. Stela Campos abriu a noite e fez uma ótima apresentação. Na seqüência, Fabio Golfetti conduziu o Violeta de Outono para o show mais chato que vi na minha vida. Bateu o show do DJ Patife, que na abertura do Prêmio Claro de Música Independente do ano passado, tocou músicas longuissimas. Quando a batida ia dimuindo, todo mundo pensava: "Acabou". E não acabava!!! (risos) O show do Violeta foi assim. Triste perceber que Um dos grandes expoentes da pós punk nacional virou um dinossauro pseudo-progressivo. Não dá para entender. A pós-punk, como movimento multi-estilístico que sempre foi, é caracterizada pelo resgate dos seventies sem a arrogância nem a pompa que marcaram a pior década para o rock mainstream. Na pós-punk, a idéia é fisgar apenas o essencial daquilo que as grandes faziam no passado. Mais do que qualquer coisa, a pós-punk era um movimento crítico e auto-crítico. Em contraste com tudo isso, o Violeta de Outono se perdeu. E o resultado é um show para poucas pessoas, que nem ousaram se levantar das cadeiras, e nem teve bis, apesar de duas canções estarem listadas no set list como bis. Chaaaaato.

******

De São Paulo para Curitiba: O Segundo Passo, Atalho Clichê, De Turim a Acapulco e Ni são algumas das novas canções que o Terminal Guadalupe lapida no frio outono curitibano. De volta das férias de maio, o grupo retomou os ensaios para a gravação do sucessor de Vc Vai Perder o Chão, vencedor do Prêmio Laboratório Pop de Melhor Disco Independente de 2005 e indicado ao Prêmio Dynamite na categoria Melhor Álbum Pop. O próximo disco deve se chamar Adelante e trará músicas com letras em espanhol e italiano. Enquanto ensaia as novas canções, a banda coloca vídeos no site oficial. E fazia muito tempo que a música não me causava arrepios. O motivo foi o registro em vídeo da banda sendo premiada no Laboratório Pop. O discurso do amigo Dary Jr foi simplesmente de arrepiar. Com a palavra, Dary Jr:

"No começo dos anos 90, Peter Garret, que era vocalista do Midnight Oil, deu uma entrevista dizendo que o mal do mundo é a afluência. Se a gente seguir a lógica do mercado, só tem alguma chance quem garvita no eixo Rio-São Paulo. A periferia dança. Então só peço a vocês, nesta noite, que quando voltarem pra casa, se debruçem sobre o mapa do Brasil, e percebam que de cada Estado, você vai conseguir retirar uma banda ou um artista cujo trabalho tem uma marca autoral forte e produz música de qualidade. Você vai tirar o Vanguart, de Cuiabá; vai tirar o Zefirina Bomba, de João Pessoa; você vai tirar Suzana Flag, de Belém do Pará; Fuga e La Carne de São Paulo; Blanched, Deus e o Diabo do Rio Grande do Sul; Seres, Reverse, Polar do Rio de Janeiro; de Curitiba tem a Poléxia, o AOEOZ, Iris, Pelebrói Não Sei, Charme Chulo. E nós somos o Terminal Guadalupe. Ouçam a música de todo o Brasil".

Assista ao vídeo em http://www.tg.mus.br/videos.php (Prêmio Laboratório Pop)

*******

Descobri mais um blog de Mp3 sensacional: Música Para Ouvir Música (http://musicasocial.blogspot.com/)

O local deste blog é que ele não destaca apenas coisas legais da gringa, mas coisas legais aqui do Brasil também. Por exemplo: neste momento, o blog libera um show inteiro do Raconteurs em Londres. Um pouco mais abaixo, três canções do EP Live dos goianos do MQN, quatro álbuns duplos de shows do Pearl Jam, nove músicas dos alagoanos do Mopho, a histórica coletânea Rumores e muuuuuito mais.

******

Caiu o link do álbum do Keane, certo. Já troquei. Pegue The Under Iron Sea aqui.

******

Assisti a Pergunte ao Pó. Quem disse ao Colin Farrel que ele é ator??????

******

Pra fechar, a minha listinha de discos ouvidos chegou ao Top 60. E a de "não ouvidos" ou "mal ouvidos" tá quase nisso. Confere abaixo, sendo que os destaques principais dessa semana são o malucaço do Danielson e a doideira do novo projeto do Mike Patton, Peping Tom. Hoje, por aqui: Film School e We Are The Scientists.

01 - We Shall Overcome/The Seeger Sessions, Bruce Springsteen 24/04
02 - Living With War, Neil Young 08/05
03 - Fast Man / Raider Man, Frank Black 19/06
04 - Riot City Blues, Primal Scream 05/06 (UK)
05 - Broken Boy Soldier, Raconteurs 16/05
06 - Subtitulo, Josh Rouse 21/03
07 - At War With The Mystics, Flaming Lips 04/04
08 - Civillian, Boy Kill Boy 16/05
09 - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, Arctic Monkeys 28/02
10 - The Greatest, Cat Power 24/01

11 - Ringleader of The Tormentors, Morrissey 04/04
12 - Puzzles Like You, Mojave 3 06/06
13 - Eyes Open, Snow Patrol 09/05
14 - Powder Burns, Twilight Singers 16/05
15 - Hundred Miles Off, The Walkmen 23/05
16 - Inside in/Inside Out, The Kooks 21/02
17 - Peeping Tom, Peeping Tom 30/05
18 - 3121, Prince 21/03
19 - Tired Of Hanging Around, The Zutons 17/04
20 - Waterloo to Anywhere, Dirty Pretty Things 11/05 (UK)

21 - Victory for the Comic Muse, Divine Comedy 18/06
22 - You in Reverse, Build To Spill 11/04
23 - Garden Ruin, Calexico 11/04
24 - Ships, Danielson 09/05
25 - Meds, Placebo 13/06
26 - Pearl Jam, Pearl Jam 02/05
27 - Rather Ripped, Sonic Youth 13/06
28 - Let's Get Out of This Country, Camera Obscura 05/06
29 - The Gun Album, Minus 5 07/02
30 - Comfort of Strangers, Beth Orton 07/02

31 - We Are The Pipettes, The Pipettes 17/06
32 - The Life Pursuit, Belle & Sebastian 07/02
33 - A Blessing And A Curse, Drive By Truckers 18/04
34 - The Black Magic Show, Elefant 18/04
35 - Under the Covers Vol. 1, Matthew Sweet & Susanna Hoffs 18/04
36 - Monsieur Gainsbourg Revisited, Varios 04/04
37 Under a Billion Suns, Mudhoney 07/03
38 - Enemies Like This, Radio 4 16/05
39 - Death By Sexy, Eagles of Death Metal 11/04
40 - The Eraser, Thom Yorke 19/07

41 - Keys To the World, Richard Ashcroft 21/02
42 - Born Again in the U.S.A., Loose Fur 21/03
43 - How We Operate, Gomez 02/05
44 - First Impressions Of Heart, Strokes 03/01
45 - Show Your Bones, Yeah Yeah Yeahs 28/03
46 - The Brave and the Bold, Tortoise & Bonnie Price Billy 24/01
47 - You See Colours, The Delays 06/03 (UK)
48 - Love Travels at Illegal Speeds, Graham Coxon 14/03
49 - Fab Four Suture, Stereolab 07/03
50 - Back to the Web, Elf Power 25/04

51 - In Colour, The Concretes 04/04
52 - Bande a Part , Nouvelle Vague 27/06
53 - Fictions, Jane Birkin 27/03
54 - Keep Breathing, The Durutti Column 07/03
55 - Just Like the Fambly Cat, Grandaddy 09/05
56 - The Stars Look Different From Down Here, Cosmic Rough Riders 23/05
57 - Stadium, Arcadium, Red Hot Chilli Peppers 09/05
58 - Flat-Pack Philosophy, Buzzcooks 07/03
59 - Drum's Not Dead, The Liars 21/03
60 - The Hardest Way To Make An Easy Living, The Streets 25/04

Mais 55 álbuns para ouvir:

Adem - Love And Other Planets 04/05
AFX - Aphex Twin, Chosen Lords 18/04
Band Of Horses - Everything All The Time 21/03
Be Your Own Pet - Be Your Own Pet 13/03
Beirut - Gulag Orkestar 09/05
Charlatans, Simpatico 02/05
DAT Politics - Wow Twist 18/04
Destroyer - Destroyers Rubies 21/02
Espers - Espers II 16/05
Film School - Film School 24/01
Forward Russia - Give Me a Wall
Gnarls Barkley - St. Elsewhere 09/05
Guillemots - Through The Windowpane 10/07
I Love You But I've Chosen Darkness - Fear Is On Our Side 07/03
Keane, Under The Iron Sea 12/06
Kelley Stoltz - Below The Branches 07/02
Matmos - The Rose Has Teeth in the Mouth of a Beast 09/05
Mates of State - Bring it Back 21/03
Matthew Herbert - Scale 07/03
Metal Hearts - Socialize 21/02
Mission Of Burma - The Obliterati 23/05
Mogwai - Mr. Beast 06/03
Muse - Black Holes And Revelations 11/07
Mystery Jets - Making Dens 07/03
Najwa - Walkabout (2006)
Phoenix - It's Never Been Like That 23/05
Pretty Girls Make Graves - Élan Vital 11/04
Robert Pollard - From A Compound Eye 24/01
Royksopp - Night Out Live EP 01/02
Scott Walker - The Drift 06/06
Shack - The Corner Of Miles And Gil 27/06
Shearwater - Palo Santo 09/05
Silversun Pickups - Carnavas 25/07
Sufjan Stevens, The Avalanche 24/06
Tapes 'n Tapes - The Loon 04/04
The Appleseed Cast - Peregrine 21/03
The Czars - Sorry I Made You Cry 13/02
The Elected - Sun Sun Sun 24/01
The Fiery Furnaces, Bitter Tea 18/04
The Futureheads, News & Tributes 13/06
The Pinker Tones - The Million Colour Revolution 07/02
The Lovely Feathers - Hind Hind Legs 18/04
The Secret Machines - Ten Silver Drops 25/04
The Sounds - Dying To Say This To You 21/03
The Submarines - Declare A New State 20/06
The Stills - Without Feathers 09/05
The Television Personalities - My Dark Places 21/03
The Upper Room - Other People's Problems 11/06
The Vines , Vision Valley 04/04
Thievery Corporation - Versions 16/05
Thursday - A City by the Light Divided 02/05
Tv On The Radio, Return To Cookie Mountain S/D
Van Morrison, Pay The Devil 07/03
Zero 7 - The Garden 06/06
We Are Scientists - With Love And Squalor 10/01
Wolfmother - Wolfmother 02/05

******

Prometo atualizar o site logo. Prometo!

09/06/2006 - 07h41
Lembra que dias atrás eu pedi um CD da "Coleção os 4 Elementos da Música Paranaense"?. Então, a Carla se ofereceu para me mandar, de presente, o tal CD. No entanto, ela pediu que, em troca, eu abrisse uma conta na Last FM. Abri. Ainda não sei mexer direito naquele negócio, mas se você tiver curiosidade do que ando ouvindo, é só conferir aqui: http://www.last.fm/user/Maccosta

*******

Ninguém pode dizer que eu só indico bandas que gosto, hein. Ontem indiquei o Muse. Hoje é a vez do Keane. Under The Iron Sea chega às lojas na segunda-feira, mas você pode conferir antecipadamente abaixo. Não gostei do primeiro Keane. Se for mais da mesma coisa, não vou gostar de Under The Iron Sea. Mas se você gosta, é só seguir o link abaixo (e eu continuo te respeitando - risos):

http://pedrinblog.blogspot.com/2006/06/o-retorno-ddd.html

Mas vamos combinar que se você for mesmo baixar o disco do Keane, tem que baixar também Grace, o debute de Jeff Buckley, discão chorão responsável por quase todas essas bandinhas romanticazinhas que circulam por ai. Lançado em 1994, Grace é um clássico e está para download no Mercado de Pulgas:

http://mercadodepulgas.blogspot.com/2006/06/grace-1994.html

*******

O amigo Lúcio Ribeiro publica nesta sexta-feira sua última coluna no caderno Ilustrada da Folha de Sâo Paulo, e na Pensata da Folha Online. A partir de segunda-feira, Lúcio estréia o blog Popload no iG. E a coluna, propriamente dita, vai ao ar às sextas-feiras no mesmo endereço.

O iG comprar o passe de um dos jornalistas mais lidos de cultura pop do país sinaliza bons ventos para a Web nacional. Lúcio deixa a Folha de São Paulo para embarcar em um projetão que têm tudo para ser algo pra lá de bacana. A Popload no iG terá Podcast, um Mapa do Rock, Agenda de Shows, o Blog e a própria coluna. Até dá para bisbilhotar lá agora, mas o cara ainda está testando o novo espaço.

www.popload.com.br

E o iG não vai parar por ai. Mais novidades devem agitar o cenário de Internet nos próximos meses. Para quem não sabe, o novo CEO da área de Internet do iG/BrTurbo/iBest desde o começo de junho é o senhor Caio Túlio Costa, nada mais nada menos que um dos fundadores do UOL, do qual foi diretor-geral de 1996-2002.

******

A Copa começa hoje. Você já conhece bem os 23 jogadores que representam o Brasil? Os intrépidos Juliano Costa e Martin Fernandez fizeram um "quem é quem". Confira aqui. http://www.screamyell.com.br/mais/copa2006_04.htm

*******

No mais, domingão, divido as pick-ups com Danilo Corci, do Speculum, no Projeto 2em1. A balada começa ali pelas 19h30, e terá pela frente shows de Stela Campos e Violeta de Outono. O Projeto 2em1 acontece no Coppola Music, na Rua Girassol, 323, na Vila Mada. Se você mandar um email para show@2emum.com.br, paga R$ 12,50. Vambora!

08/06/2006 - 16h59
Rapidinho: você gosta de Muse? Eu não gosto muito não, mas eu sou chato, você sabe. :o) Então, Black Holes And Revelations, novo disco deles, caiu na rede. E caiu na rede, você sabe, é download (que terrível isso – risos). O Leandro disponibilizou o disco no Zoreiada Profi. Eu, se fosse você, além de pegar o Muse, ainda baixava o novo do Build To Spill (20º disco do ano na minha listinha atualizada), do Bruce Springsteen (primeirão no meu top 2006) e do Neil Young (segundão). Tudo aqui.
http://www.zoreiadaprofi.blogspot.com/

07/06/2006 - 07h31
Cansaço, cansaço, cansaço e cansaço. Mas estou feliz, muito feliz. Sorria por mim. Não, não descobri como tirar as manchas do sofá laranja, mas o mundo está começando a girar em uma órbita interessante ultimamente... estou sorrindo.

*******

Coisas legais 1: Hoje têm início a Trilogia Suja de Sampa, balada de falação e bebeção comandada por Alex Antunes, Clarah Averbuck e Xico Sá. O lance é mais ou menos o seguinte: toda quarta o trio escolherá um convidado e um tema. A turma irá ler textos, debater, e depois som na pista para a galera se esbaldar após o exercício intelectual. Nesta noite de abertura, o trio faz uma première da festa semanal. Na próxima quarta (14), o chapa Alexandre Matias é o convidado do trio com o tema "Drogas e Criação". No dia 21, o queridíssimo Rodrigo Carneiro será o convidado, e o tema bacana será "Nem Toda Poesia É Mala". No dia 28 a piração ficará a cargo de Carlos Eduardo Miranda. Tema: "Quadrinhos". Confira o flyer e o serviço.

Trilogia Suja de Sampa - Literatura Sem Firulas
No Studio SP - Rua Inácio Pereira da Rocha, 170 - Vila Madalena
Toda Quarta-Feira á partir das 22h
10 REAIS (8 para lista - studiosp@studiosp.org)

Coisas legais 2: A querida Mariângela Carvalho apresenta o segundo programa "Independência Ou Morte", na Rádio FAAP, nesta quinta-feira. O "Independência ou Morte!" é uma mesa-redonda musical apresentada por Karlo Caruso e Mariângela Carvalho e tem três horários de exibição pela Rádio FAAP, quinzenalmente às quintas-feiras. Nesta edição, o programa traz conversas com o Mombojó, com a promotora Flávia Durante (Slag Records e Popscene) e também Jesus Sanches (Los Pirata). Para ouvir o programa basta acessar o site da FAAP amanhã (08/07) às 15h, 21h ou 3h - www.radiofaap.com.br

Coisas legais 3: Domingo tem Stela Campos e Violeta de Outono no Projeto 2em1, em São Paulo. Na discotecagem, assumo as pick-ups para mais uma discotecagem ambiente :) Vou rolar muita coisa nova. E muitos covers. Se o Danilo Corci, editor do Speculum, topar a brincadeira, vamos dividir à noite. Anota ae:

Stela Campos e Violeta de Outono
2em1 no Coppola Music
Rua Girassol 323, Vila Madalena
Domingos a partir das 19hs
12,50 nome na lista (show@2em1.com.br) ou com flyer (imprima aqui)

*******

Os três melhores blogs de covers:

My Old Kentucky - http://myoldkyhome.blogspot.com
Além de listar novidades, esse blog traz a melhor compilação de covers da Web. Tem Franz Ferdinand tocando música da Gwen Stefani, David Gray levando Killers ao violão, Sugababes pagando tributo ao Arctic Monkeys e uma versão matadora de Broken, do Nine Inch Nails, com Bjork. E mais: dezenas de versões de uma mesma canção. Sério. Daria para gravar um Cd inteiro apenas como Love Will Tears Us Apart. O mesmo acontece com There Is A Light That Never Goes Out (Smiths), The Girl From The North Country (Bob Dylan), Hallelujah (Leonard Cohen), Where Is My Mind (Pixies), Suspicious Minds (Elvis), God Only Knows (Beach Boys), Blue Monday (New order) e Sympathy For The Devil (Stones).

Copy, Right? - http://copycommaright.blogspot.com
Este sempre traz covers bacanas. Uma das minhas preferidas atualmente, Karma Chameleon do Culture Club em versão violão cheia de estilo com Kevin Johansen, foi baixada de lá. Neste momento, a versão do The Concretes para Miss You, dos Rolling Stones, é a pedida. Dias atrás tinha Nina Persson cantando Losing My Religion...

Binky The Doormat - http://binkythedoormat.wordpress.com/tag/music/
Outro dos preferidos, sempre revelando coisas ótimas. Hoje tem os novatos do Guillemots tocando The Streets. Se você encarar os "Previous Posts" irá encontrar o Editors tocando Talking Heads e R.E.M., William Shatner encarando o Pulp, Elbow vertendo John Lennon e Massive Attack, e ainda PJ Harvey cantando Bob Dylan.

Ps. Um dos meus covers preferidos do momento é a versão guitarras do We Are Scientists para uma das melhores músicas de todos os tempos, Be My Baby, das Ronnetes. É só procurar no Musecology (link no post anterior)...

06/06/2006 - 01h09
Sono, sono, sono e sono. O tempo está voando... e está frio...

*******

Nesta terça pego nas mãos o número 7 da revista Rock Life...
comento mais amanhã, ok...

*******

Mudanças na Web brasileira... o segundo semestre promete...

*******

Mais vivo do que nunca, o Violins libera música nova: A Canção Pobre. Pega!

*******

Ainda não os ouvi, mas como eles se inspiraram em uma frase lida neste blog para nomear a banda, nada mais justo que eu os indique aqui. Baixe, ouça e me diga:

HOMENS-BOMBA SÓ PRECISAM DE UM ABRAÇO
http://www.tramavirtual.com.br/homens_bomba_so_precisam_de_um_abraco
http://www.myspace.com/homensbomba

*******

Preciso comprar uma mesinha pra cozinha e encontrar o presente perfeito da namorada. E descobrir como tirar as manchas do sofá laranja...

*******

Para guardar
Sete blogs de MP3 para se consultar um por dia da semana

01) Zoreiada Profi - http://www.zoreiadaprofi.blogspot.com
Muita coisa nova, alguns achados e perdidos, tudo escolhido pelo Leandro

02) Una Piel de Astracán - http://unapieldeastracan.blogspot.com
Meu blog de MP3 preferido, de Valência para o mundo: TUDO e mais um pouco!

03) Baby Borderline - http://babyborderline.blogspot.com
Um dos primeiros, de Buenos Aires, da querida Sylvie. Tem sempre coisa boa...

04) Mercado de Pulgas - http://mercadodepulgas.blogspot.com
Extremamente variado, com trilhas de filmes, novidades indies e coisas nacionais

05 - Musecology - http://musecology.blogspot.com
Blog especializado em novidades, com MP3 de singles, bom texto e vídeos

06 - Brazilian Nuggets - http://brnuggets.blogspot.com
Raridades da música brasileira

07 - The Sad Pandas - http://thesadpandas.blogspot.com
Blog gringo com muita novidade e raridade

PS: Cada um destes sites linka para vários outros. Ou seja: só não encontra o que está procurando quem não quer. Dos outros blogs ainda é possível destacar o L0uD, o Feijão Tropeiro, o Indie BR, o Wasted Reprise, o Rock de Índio e o Rock'n'Roll...

05/06/2006 - 00h30
"Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz"

Dei uma sumida nestes últimos dias, né. Eu sei, mas pode ter certeza que eu estava me divertindo muito. A felicidade fez casa nos meus braços. Deixa ela se aninhar e passar o tempo que ela quiser por estes lados, por favor. Você entende, né? :o)

*******

Assisti a Blow Up, de Michelangelo Antonioni. Sensacional. Vou rever.

******

Minha listinha de discos de 2006 chegou a marca de 100 álbuns. Já ouvi 55. Na verdade, Divine Comedy, Beirut, The Secret Machines, I Love You But I've Chosen Darkness, Mystery Jets, Thursday e Robert Polard já passaram pelo som, mas ainda não consegui ouvir direito cada um deles, definir se são bons ou ruins. Nesta semana, na minha parada pessoal, Frank Black (auxiliado pelo pessoal da Motown e da Stax) surge em terceiro, e o chicletudo Boy Kill Boy aparece em oitavo. A estréia solo deja-vu de Thom Yorke aparece apenas em trigésimo quinto lugar... Confira:

Top 55

01 - We Shall Overcome/The Seeger Sessions, Bruce Springstee 24/04
02 - Living With War, Neil Young 08/05
03 - Fast Man / Raider Man, Frank Black 19/06
04 - Riot City Blues, Primal Scream 05/06 (UK)
05 - Broken Boy Soldier, Raconteurs 16/05
06 - Subtitulo, Josh Rouse 21/03
07 - At War With The Mystics, Flaming Lips 04/04
08 - Civillian, Boy Kill Boy 16/05
09 - Powder Burns, Twilight Singers 16/05
10 - Puzzles Like You, Mojave 3 06/06

11 - Eyes Open, Snow Patrol 09/05
12 - Ringleader of The Tormentors, Morrissey 04/04
13 - Hundred Miles Off, The Walkmen 23/05
14 - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, Arctic Monkeys 28/02
15 - Tired Of Hanging Around, The Zutons 17/04
16 - The Greatest, Cat Power 24/01
17 - You in Reverse, Build To Spill 11/04
18 - Monsieur Gainsbourg Revisited, Varios 04/04
19 - Pearl Jam, Pearl Jam 02/05
20 - Rather Ripped, Sonic Youth 13/06

21 - Let's Get Out of This Country, Camera Obscura 05/06
22 - 3121, Prince 21/03
23 - Meds, Placebo 13/06
24 - We Are The Pipettes, The Pipettes 17/06
25 - The Life Pursuit, Belle & Sebastian 07/02
26 - Waterloo to Anywhere, Dirty Pretty Things 11/05 (UK)
27 - Under the Covers Vol. 1, Matthew Sweet & Susanna Hoffs 18/04
28 - Garden Ruin, Calexico 11/04
29 - Comfort of Strangers, Beth Orton 07/02
30 - Under a Billion Suns, Mudhoney 07/03

31 - Enemies Like This, Radio 4 16/05
32 - Born Again in the U.S.A., Loose Fur 21/03
33 - Death By Sexy, Eagles of Death Metal 11/04
34 - Inside in/Inside Out, The Kooks 21/02
35 - The Eraser, Thom Yorke 19/07
36 - Keys to the World, Richard Ashcroft 21/02
37 - How We Operate, Gomez 02/05
38 - Bande a Part , Nouvelle Vague 27/06
39 - A Blessing And A Curse, Drive By Truckers 18/04
40 - Fictions, Jane Birkin 27/03

41 - Show Your Bones, Yeah Yeah Yeahs 28/03
42 - Love Travels at Illegal Speeds, Graham Coxon 14/03
43 - First Impressions Of Heart, Strokes 03/01
44 - Keep Breathing, The Durutti Column 07/03
45 - The Gun Album, Minus 5 07/02
46 - Back to the Web, Elf Power 25/04
47 - The Brave and the Bold, Tortoise & Bonnie Price Billy 24/01
48 - You See Colours, The Delays 06/03 (UK)
49 - Just Like the Fambly Cat, Grandaddy 09/05
50 - The Stars Look Different From Down Here, Cosmic Rough Riders 23/05

51 - Stadium, Arcadium, Red Hot Chilli Peppers 09/05
52 - Flat-Pack Philosophy, Buzzcooks 07/03
53 - In Colour, The Concretes 04/04
54 - The Hardest Way To Make An Easy Living, The Streets 25/04
55 - Drum's Not Dead, The Liars 21/03

Mais 45 álbuns para ouvir:

Divine Comedy, Victory for the Comic Muse 18/06
Elefant, The Black Magic Show 18/04
Sufjan Stevens, The Avalanche 24/06
Tv On The Radio, Return To Cookie Mountain S/D
Stereolab, Fab Four Suture 07/03
The Vines , Vision Valley 04/04
Charlatans, Simpatico 02/05
AFX - Aphex Twin, Chosen Lords 18/04
The Futureheads, News & Tributes 13/06
The Secret Machines - Ten Silver Drops 25/04
Fiery Furnaces, Bitter Tea 18/04
Van Morrison, Pay The Devil 07/03
Mogwai - Mr. Beast 06/03
Beirut - Gulag Orkestar 09/05
I Love You But I've Chosen Darkness - Fear Is On Our Side 07/03
Matthew Herbert - Scale 07/03
Mystery Jets - Making Dens 07/03
Pretty Girls Make Graves - Élan Vital 11/04
The Stills - Without Feathers 09/05
The Television Personalities - My Dark Places 21/03
Thursday - A City by the Light Divided 02/05
Danielson - Ships (Junho)
Adem - Love And Other Planets 04/05
Band Of Horses - Everything All The Time 21/03
Be Your Own Pet - Be Your Own Pet 13/03
Destroyer - Destroyers Rubies 21/02
Kelley Stoltz - Below The Branches 07/02
Metal Hearts - Socialize 21/02
Phoenix - It's Never Been Like That 23/05
Thievery Corporation - Versions 16/05
Thursday - A City By The Ligh Divided 02/05
Zero 7 - The Garden 06/06
Robert Pollard - From A Compound Eye 24/01
The Pinker Tones - The Million Colour Revolution 07/02
Najwa - Walkabout (2006)
DAT Politics - Wow Twist 18/04
Matmos - The Rose Has Teeth in the Mouth of a Beast 09/05
Guillemots - Through The Windowpane 10/07
We Are Scientists - With Love And Squalor 10/01
The Elected - Sun Sun Sun 24/01
The Appleseed Cast - Peregrine 21/03
Silversun Pickups - Carnavas 25/07
The Upper Room - Other People's Problems 11/06
Mission Of Burma - The Obliterati 23/05
Peeping Tom - Peeping Tom 30/05

02/06/2006 - 07h50
Já ouviu The Eraser, do Thom Yorke? Gostei, sabe, mas é tremendamente deja-vu. Muito. Penso: se um cara sai em carreira solo deveria ser porque o que pretende fazer sozinho não cabe no som de sua banda, certo? Então, oras, por que Thom Yorke decidiu lançar um Kid C? Se fosse para fazer uma seqüência para Kid A e Amnesiac, que as canções fossem lançadas como Radiohead mesmo. Ou será que ele saiu em carreira solo para poder cantar sossegadamente a palavra "love"?

Por outro lado, Frank Black reina por aqui. Fastman Raiderman é excelente. O novo álbum, duplo, chega às lojas no dia 19 de junho. Nas lojas gringas. Nas nacionais aporta Honeycomb, disco do ano passado que acaba de aportar no país.

*******

A gastrite. Tenho um certo carinho por ela, sabe. Tenho uma saúde ótima, sou moleque (hehehe), apesar de algumas rugas começarem a insistir em aparecer, não me alimento tão bem quanto deveria, mas posso dizer que sou feliz com tudo isso. Mas a gastrite... Imagino que se não fosse ela, eu deveria ter algo pior, sei lá. A gastrite não é ruim assim. Após anos de convivência, aprendemos a doma-la. Mas ela surge do nada, quase sempre, e diz: "estou aqui, viu". E ela está aqui. Hoje está mais calminha, mas gosto dela. Que seja ela sempre.

*******

Em maio, o S&Y bateu sua marca de page views, e quase bateu o número de unic visitors, tendo sido o segundo melhor número de visitantes na história do site. Tivemos 44039 visitantes únicos (ou seja, computadores diferentes) acessando o site. A marca a ser batida é de 45542, alcançada em maio do ano passado. No entanto, estes 44039 acessaram 145100 páginas do S&Y no mês de maio, batendo o recorde anterior, que era de 140410, de janeiro deste ano. Como as médias estão subindo mês a mês, vamos rumo aos 50 mil unic visitors e aos 200 mil page views...


PÁGINA 13
Maio de 2006
PÁGINA 12
Abril de 2006
PÁGINA 11
Março de 2006
PÁGINA 10
Fevereiro de 2006
PÁGINA 9
Janeiro de 2006
PÁGINA 8
Novembro e Dezembro de 2005
PÁGINA 7
Setembro e Outubro de 2005
PÁGINA 6
Julho e Agosto de 2005
PÁGINA 5
Maio e Junho de 2005
PÁGINA 4
Março e Abril de 2005
PÁGINA 3
Dezembro 2004, Janeiro e Fevereiro de 2005
PÁGINA 2
Outubro e Novembro de 2004
PÁGINA 1
De março 2004 até setembro de 2004

Contato - maccosta@hotmail.com