Cinco vazamentos musicais que abalaram a Internet

por Herbert Moura

O vazamento antecipado de discos de artistas famosos é um fenômeno comum na indústria musical desde a virada do século, com a popularização das redes peer-to-peer, principalmente o Napster nos primeiros anos da década 2000. O tema foi bastante explorado no livro “Como a música ficou grátis“, de Stephen Witt. Em anos mais recentes, os casos de vazamentos de músicas e álbuns têm se multiplicado, com artistas como Beyoncé ou Harry Styles entre os mais recentes.

Abaixo você pode conferir cinco dos vazamentos musicais mais famosos das últimas décadas, mas também é importante saber com lidar com vazamentos não autorizados em casos gerais: o vazamento de dados está ocorrendo cada vez mais frequentemente, mas não acontece exclusivamente com grandes artistas. Casos de vazamentos de informações pequenos são um acontecimento cotidiano, e todas as pessoas devem ter cuidado com sua cibersegurança.

Para proteger seus dados privados é recomendável invistir em tecnologia de cibersegurança como um bom antivírus e uma VPN, crist senhas fortes e pouco óbvias, navegar apenas em redes Wi-Fi de segurança (evitando redes Wi-Fi públicas) e tomando o máximo cuidado com o que você compartilha de informação nas redes sociais (como a sua localização atual ou outros dados sensíveis).

Outra forma de evitar o vazamento de dados de dispositivos (desde fotos privadas a coleções digitais de música) passa por usar redes mesh para acessar ficheiros remotos em segurança.

01. Beyoncé – Renaissance
“Renaissance”, segundo melhor disco de 2022 no Melhores do Ano Scream & Yell, impressionou pela sua reinvenção da música house em um formato mais pop não apenas fazendo um convite para que o público retorne às baladas, mas que repense sua relação com elas. No entanto, apareceu na Internet 36 horas antes do previsto, tendo sido vazado sem a autorização da artista no dia 27 de julho de 2022. O lançamento do disco seria à meia-noite de 29 de julho, mas os fãs de Beyoncé foram surpreendidos quando gravações de alta qualidade começaram a circular nos principais serviços de streaming dois dias antes do esperado. Na sequência da polêmica, Beyoncé assumiu o erro, recorrendo às redes sociais para partilhar um pedido de desculpa e uma mensagem de apreço para todos os fãs que “criticaram aqueles que estavam tentando entrar no clube demasiado cedo”.


02. Harry Styles – “Harry’s House”
Com lançamento previsto para 20 de maio, “Harry’s House” vazou na Internet um mês antes. Os fãs puderam escutar todas as faixas do trabalho de Styles já em abril, o que desagradou a cúpula da gravadora do artista. A Sony recorreu então às redes sociais para pedir aos fãs de Styles para ignorarem o vazamento e respeitarem a vontade do artista. A estratégia funcionou: no Twitter, várias pessoas enviaram mensagens de apoio e apelaram a todos para que não ouvissem a versão vazada do álbum. Esse disco também entrou na lista de Melhores do Ano do Scream & Yell.


03. Young Nudy e Pi’erre Bourne feat Playboi Carti – “Pissy Pamper”
Popularmente conhecida como “Kid Cudi”, “Pissy Pamper” é uma canção inédita do rapper americano Young Nudy e do produtor musical americano Pi’erre Bourne, com participação do rapper Playboi Carti. A música inicialmente vazou online em 18 de abril de 2019 através de um upload não oficial de uma versão incompleta, que apresentava apenas um verso de Playboi Carti, e liderou a parada Spotify US Viral 50 no final de maio de 2019. Em 22 de dezembro de 2020, um trecho da música com novos vocais do próprio Kid Cudi foi visualizado na conta do Twitter de Playboi Carti, levando a especulações sobre o lançamento da música. A música, no entanto, não pôde ser lançada oficialmente devido a problemas de direitos autorais, mas circula pela Internet.


04. Madonna – “Rebel Heart”
“Rebel Heart”, décimo terceiro álbum de Madonna, deveria ter sido lançado na primavera de 2015, mas se tornou disponível na Internet muito antes. No final de 2014, duas das canções que integram o álbum vazaram online, motivando Madonna a agir: ela optou por disponibilizar a totalidade de “Rebel Heart,” acreditando ser preferível que os seus fãs ouvissem o disco antecipadamente do que versões incompletas de duas das suas faixas.


05. Lil Wayne – “The Leak”
Uma série de canções de “Tha Carter III” vazaram na Internet muito antes do lançamento previsto para o álbum, em 2007. Lil Wayne assumiu o controle da situação lançando um EP apenas com as faixas vazadas chamando-o de “The Leak” (“O Vazamento” em português) e adicionando uma referência ao vazamento na capa de “Tha Carter III.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.