Aliança FARO: Panorama MÉXICO (Destaques de NOVEMBRO de 2022)

DEZEMBRO 2022

| México |

Clique no país acima para conhecer seus destaques de dezembro! E ouça nossa playlist.

MÉXICO
por Ana Li Rodriguez do site Indie Rocks!

Enquanto o mundo está enlouquecendo com a Copa do Mundo, incluindo o México, é claro, muitas coisas estão acontecendo no nosso país nos permitindo analisar a fundo sem nenhum problema e constatar que nada está bem. Há falhas no transporte público e cada vez mais insegurança de usá-lo. Em diferentes estações do metrô é observada a presença de fumaça, as instalações são evacuadas e a chefe de governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, não dá nenhuma explicação. Que solução teremos para isso? Por sua vez, o Presidente da República Andrés Manuel López Obrador convocou uma marcha para “comemorar” quatro anos de governo. Há realmente algo para comemorar? Mais de um milhão de pessoas se reuniram no Anjo da Independência para ouvir com atenção o discurso do político que chamou seu governo de “humanismo mexicano”… Difícil de acreditar. Adicionalmente, Obrador apresentou a sua iniciativa de Reforma Eleitoral, que implicaria um corte no orçamento do Instituto Nacional Eleitoral (INE) e dos partidos políticos, bem como a alteração da designação para Instituto Nacional de Eleições e Consultas; uma estratégia para eliminar o INE. O que acontecerá? O desacordo é geral e muitas pessoas estão se manifestando contra.

DESTAQUE PRINCIPAL
NSQK – “ROY”: Em termos de música, novembro marcou a quinta edição do Hypnosis Festival, mais um capítulo da Corona Capital – pela primeira vez em três dias – e também o MUTEK. Entre os lançamentos musicais encontramos NSQK, o projeto nascido em Monterrey que apresenta seu álbum de estreia “ROY”, material criativo inspirado na música eletrônica e no R&B alternativo. As letras que apresentam lembram uma catarse emocional onde você aprenderá a se aceitar e a mudar as coisas.


OUTROS DESTAQUES
RUBYTATES E SOLO FERNÁNDEZ – “LA RUTA NATURAL”: O grupo de Toluca junta-se ao projeto dominicano Solo Fernández em um EP de três faixas. “De Reversa”, “La Ruta Natural” e “Track 3” reúnem o melhor da espontaneidade de ambos os projetos musicais, em meio a uma sonoridade calma com vibrações sonoras que vão te tirar desse mundo, algo que Rubytates já tinha nos acostumado a gostar, e que aqui reaparece em uma colaboração orgânica.


ALEEX RAPTOR – “COLCHÓN”: Alejandro Castañeda, mais conhecido no mundo musical como Aleex Raptor, retorna depois de um longo suspiro para apresentar “Colchón”, uma música que transmite aquele duelo de despedida de alguém que você amou por muito tempo. Ao ouvir a nova música do músico de Michoacán você se sentirá melancólico, mas é a intenção. Então aproveite esta faixa de rock pop.


KOKO CECÊ – “AIFON”: A cantora de Ciudad Juárez segue promovendo sua próxima produção discográfica, “UNIVERSA”, que promete chegar no ano que vem. Antes disso, Koko Cecé nos dá uma prévia desse material; uma sátira ao mundo digital. Nossas obsessões e a decadência da sociedade se refletem em “Aifon”.


NEPTUNA – “VORÁGINE”: O trio, originário de Guadalajara, estreia-se com “Vorágine”, uma canção que consegue fazer um contraste entre a sutileza de uma balada com pitadas de dream pop até chegar à distorção de um rock grunge. O single de Neptuna é acompanhado por uma filmagem dirigida por Carolina Tene e César de Alba.


O QUE VEM POR AI
Dezembro será um mês calmo em termos de atividades musicais e culturais. As férias de dezembro estão chegando, mas o Festival Trópico celebrou mais uma edição de 9 a 11 de dezembro em Acapulco, Guerrero. Nas recomendações, você pode ver “Pinocchio”, o mais recente longa-metragem dirigido por Guillermo del Toro.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.