Aliança FARO: Panorama COLÔMBIA (Destaques de JUNHO de 2022)

JUNHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.

COLÔMBIA
por Fabián Páez López do site Shock.co

Um mês intenso de junho finalmente chegou ao fim na Colômbia, e recebemos julho com um novo presidente eleito, com “Bebito fiu fiu” na cabeça e um calendário de lançamentos e eventos em alta tal qual o preço do dólar. São muitas emoções juntas. Estas são as recomendações musicais da Shock.co para o mês de junho!

MARGARITA SIEMPRE VIVA – “UN LUGAR MÁS CIERTO”: Uma das bandas favoritas do indie colombiano retornou depois de dois anos do muito bem recebido “Letanías del Jardín” (2020). Com “Un Lugar Más Cierto”, a banda paisa completa três discos de sua história e nos leva a uma viagem nostálgica por uma longa estrada de terra.

Este é o tipo de álbum que você ouve com meia lágrima pendurando-se no olho enquanto acena com a cabeça contra a janela. O tempo desacelera, mas de vez em quando há um brilho na paisagem (“Nena” e “La Suerte”). Eles fazem joguinhos com os sintetizadores e às vezes pode lhe fazer se lembrar das mudanças de melodia características do Gorillaz.

O disco dura pouco mais de 55 minutos e tem 19 músicas. Há muito para apreender e se perder em cada música do Margarita Siempre Viva. Bem, eles nos disseram nesta entrevista que o novo disco tem muito a ver com cinematografia. “Tiempo e Insistência”, por exemplo, pode muito bem ser trilha de uma comédia romântica.


OUTROS LANÇAMENTOS
VOODOO MELUK – “PAUPÉRRIMO MISERABLE” (EP): Por trás deste EP com quatro remixes da DJ e produtora de Bogotá Juliana Díaz Meluk, conhecida como Voodoo Meluk, há EBM, darkwave, electroclash e sons industriais. Também loops vocais, baixos penetrantes e um golpe afiado na misoginia. É para descarregar a raiva na pista cantando “Paupérrimo Miserable”. Kat Yusti e Diego Veira (Ácido Pántera), djs de Bogotá; The Virginia Valley, de Medellín, e Amantra, da Venezuela, colaboram neste EP. Mas é melhor ler a resenha completa aqui.


FELIPE ORJUELA Y LA NUEVA ESTUDIANTINA ELECTRÓNICA – “LA NUEVA ESTUDIANTINA ELECTRÓNICA”: O álbum de estreia de um combo cumbiero experimental e trance. Um supergrupo retirado do movimento alternativo de Bogotá, famoso com Los Cotopla Boyz, Chivo, Encarta 98, w.y.k, Riosucio e SCUM. Ouça essas 7 faixas se quiser pular como pipoca estourando em uma panela escura e queimada.


SOY EMILIA – “AGRIDULCE”: Juanita Carvajal, mais conhecida como Soy Emilia, lançou este álbum de oito faixas com house, synth pop, músicas groovy e até uma reversão de um velho favorito: “Dos Extraños”, em colaboração com CERO 39. Ela, sem dúvida, usa a frase que melhor descreve o álbum na música “Todo Lo Tiene”: é como se amigos imaginários com uma cor engraçada te acompanhassem.

MAIS CULTURA
Júlio vem carregado. Flash Amazonas, projeto colombiano-japonês de Julián Mayorga e Ryota Miyake, estará de volta. Além disso, na quinta-feira, dia 29, apresentaremos um show ao vivo que você pode assistir de qualquer lugar do mundo através do nosso canal do Twitch, Shockcol, com Kei Linch. Rap puro e pesado do palco El Muelle da Fundação Gilberto Álzate Avendaño, no centro de Bogotá.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.