Aliança FARO: Panorama ARGENTINA (Destaques de JUNHO de 2022)

JUNHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.

ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy

A chegada do inverno não conseguiu esfriar a agitação da cena argentina. Durante o mês de junho assistimos as mais variadas estreias: algo hip-hop para agitar o ninho de vespas, algo de eletrônica para movimentar o corpo e algo de pop para acalmar as águas. Como se não bastasse, além da quantidade de shows internacionais que encheram a agenda cultural do país, os Early Birds do Lollapalooza 2023 acabam de ser colocados à venda.

Simón Saieg quebrou o silêncio com seu primeiro lançamento oficial sob o nome de Doppel Gangs na direção do tão esperado “Atlas”. Em “Metamorfosis”, o músico de Mendoza radicado em Buenos Aires se mostra como nunca antes; uma versão fresca e renovada que não tem vergonha de quebrar as barreiras para beber do cálice experimental de uma odisseia urbana lisérgica para o interior da mente.

Cinco anos depois de seu álbum de estreia como solista, “Saieg” (2017), o ex-integrante do Perras on the Beach uniu forças com Cajú na produção para nos mergulhar em uma ladeira hipnótica de paisagens sonoras tão estranhas quanto surpreendentes. O single ataca com um cunho camaleônico que amalgama flashes de hip hop, música eletrônica e pop.

O vídeo que acompanha a música foi dirigido por ele mesmo, produzido por NAP e filmado em Super 8 por Iki Mazza. Tem um charme trash em um nível estético que é complementado hipnoticamente por eletrodos que conectam sonhos caleidoscópicos e tormentos narcóticos. Intenso, misterioso e absorvente em doses iguais para corromper a nitidez entre realidade e fantasia.


OUTROS DESTAQUES:
CHANCHA VÍA CIRCUITO Y LOLI MOLINA – “AL SUR”: Um diálogo entre a folktrônica de Pedro Canale e a sensibilidade da cantora e compositora Loli Molina para criar canções emocionais. Composto por quatro músicas, o EP conta com a colaboração de Chango Spasiuk, Mauro Coletti do Los Tekis e Carina Núñez.


LOUTA Y WOS – “QUEREME”: Depois de se dar bem em diferentes momentos da vida, Louta e Wos uniram forças em sua primeira música juntos. Inspirado na famosa obra “Quarto em Arles”, de Vincent Van Gogh, o vídeo foi dirigido pelo próprio Jaime James.


PLASTILINA – “TOBOGÁN”: Um novo single, embora não tão novo realmente. “Tobogán” é uma balada resplandecente que nos remete aos primórdios da Plastilina para falar de amor nos tempos da tecnologia. Conversamos com eles: “Fazer músicas nos permitiu sobreviver emocionalmente à pandemia“.


WESTE – “LAS OLAS”: Uma balada elegante – inspirada em Prince, William Onyeabor e Yahuaki Shumuzi – que oscila entre o pop e o funk com uma performance vocal que mimetiza o sentimentalismo lírico.


MAIS CULTURA
Entre outros lançamentos de destaque, não podemos deixar de citar a publicação de “Reynols: Minecxiología”, pela editora Dobra Robota. O primeiro livro inteiramente dedicado à banda de rock experimental liderada pelo baterista Miguel Tomasín. Por sua vez, publicado pela Vademécum, saiu “Pozoguerrilleroirascible”, de Santiago Segura, a biografia de Don Cornelio e La Zona, a mítica banda comandada por Palo Pandolfo na segunda metade dos anos 80.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.