Garimpo Sonoro: O que aconteceu com Astrud Gilberto, a voz da bossa nova esquecida pelo Brasil?

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Quando a jovem de 22 anos, que nunca havia cantado profissionalmente, encarou a timidez e soltou a voz nos versos em inglês de “Girl from Ipanema”, ninguém imaginava que aquela gravação tornaria a bossa nova popular no exterior.

Astrud Gilberto, na época casada com João Gilberto, acompanhou o marido nas gravações do icônico álbum “Getz/ Gilberto” em março de 1963, que foi lançado um ano depois. No estúdio, ela seria a única entre os brasileiros (João Gilberto e Tom Jobim não encararam a missão) que sabia falar bem o idioma para cantar a versão de “Garota de Ipanema” em inglês.

Apesar de toda a sensação causada pela música, o nome de Astrud ficou de fora dos créditos da prensagem original do vinil e, enquanto Stan Getz faturou por volta de um R$ 1 milhão com o álbum, para a cantora restou apenas o valor de uma sessão padrão na época: 120 dólares.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro resgata a história da cantora nascida em Salvador, que fez a bossa nova ser ouvida e reconhecida em todo o mundo, e que foi muito mais do que a voz de “Girl from Ipanema”: Astrud Gilberto fez uma carreira solo fora do Brasil, embora por aqui seu timbre doce e aveludado parece ter sido esquecido pela maioria das pessoas. Afinal, o que aconteceu com Astrud Gilberto? Confira no vídeo:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.