Garimpo Sonoro: Tim Maia e o carnaval do coro racional

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Uma das maiores vozes da música brasileira, inclusive listado pela Revista Rolling Stone Brasil na primeira posição do ranking, Tim Maia lançou em 1976 um compacto até hoje não muito conhecido: “Tim Maia e Coro Racional”, com quatro marchinhas carnavalescas sobre a cultura racional.

Foi em meados dos anos 70, entre 74 e 76, que Tim Maia se aproximou da cultura racional, uma seita que prega a leitura de uma série de livros chamada Universo em desencanto. Extasiado por aquela doutrina, o músico rompeu com a gravadora e lançou de forma independente os dois discos que se tornaram os mais icônicos de sua carreira: Tim Maia Racional (vol.1 e vol.2), com arranjos primorosos de funk e soul repletos de muito groove.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro aproveita a semana do carnaval para falar sobre o compacto que traz letras de devoção à cultura racional, embaladas pelo ritmo de marchinhas carnavalescas. Um trabalho, no mínimo, inusitado, que merece ser redescoberto. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.