Meu disco favorito de 2021: Cassandra Jenkins, por Giancarlo Rufatto

MEU DISCO FAVORITO DE 2020 #8
“An Overview on Phenomenal Nature”, Cassandra Jenkins
escolha de Giancarlo Rufatto

Artista – Cassandra Jenkins
Álbum – “An Overview on Phenomenal Nature”
Lançamento – 19/02/2021
Selo – Ba Da Bing

Posso afirmar que, pra mim, “An Overview on Phenomenal Nature” é o disco mais importante lançado em 2021. Na minha lista ficou em 2º por respeito ao Robert Finley e seu “sharecropper son”, mas “Phenomenal Nature” tocou durante todo ano de maneira que consigo vislumbrar lembranças e decisões que tomei ao som deste disco para chegar até aqui e escrever esse pequeno texto que pouco ou quase nada tem a ver com uma resenha, é mais como a descrição de uma sensação.

É sempre um mistério a razão de alguns poucos discos tocarem no seu coração e outros tantos apenas passarem e desaparecerem como carros japoneses na rodovia (e eu bem sei como é ser um destes carros), acho que você precisa estar na mesma frequência, predisposto a aceitar o que a canção tem a dizer, algumas pessoas irão conviver com você por anos e nunca ouvirão o que você ouve em alguns discos, simplesmente acontece. Talvez isso envolva coisas maiores, uma equação de tudo que você aguentou e deixou crescer até chegar ao momento de claridade que iluminou o que você vinha negligenciando na vida e evitando encarar como real, como o conforto que sufoca a vontade de procurar por coisas que façam seu coração bater novamente, a beleza que existe nos discos que Bob Dylan gravou nos anos 80 ou o som de uma geladeira dizendo “adeus e boa sorte, estou quebrando”.

“Phenomenal Nature” é um disco de sensações, um disco que passou por um momento de bruta lucidez para existir: o suicídio de David Berman, do cultuado Purple Mountains, na véspera de um inicio de uma turnê na qual Cassandra Jenkins participaria em 2019. O que ouvimos no disco é o som do pós-trauma, o som de feridas sendo curadas através da poesia que existe na vida que segue apesar de tudo, enquanto ainda tem pessoas que se importam com você. Em tempos de pandemia o álbum é uma rede de ajuda de palavras que nem sempre confortam, mas precisam ser ditas em voz alta para serem superadas, escrevo isso como alguém que faz isso o tempo todo e se sente preenchido quando encontra um disco terapêutico, um artista capaz de dizer “você está completamente errado” com as palavras mais gentis. Durante várias manhãs de 2021 acordei e ouvi “New Bikini” como um pequeno mantra enquanto ligava o chuveiro e Cassandra cantava sobre pessoas próximas, “a água cura tudo”. Sabemos disso, mas às vezes é preciso ouvir alguém dizer.

“Baby, go get in the ocean
If you’re bruised or scraped
Or any kind of broken
The water, it cures everything”

A primeira canção que ouvi de Cassandra foi o single “hard drive” e quando ela cantou pra si mesma “querida, posso ver que você teve alguns meses difíceis, mas este ano vai ser bom, vou contar até três e tocar seu ombro, vamos colocar seu coração de volta”, me senti preenchido de alívio e comunhão que é difícil explicar sem encher esse texto de frases vindas do cristianismo, mas bem, se você está lendo isso provavelmente entenderá ao ouvi-la ou passará para o próximo disco, acontece.


– Giancarlo Ruffato (@rufatto) é músico (http://giancarlorufatto.blogspot.com.br/). Lançou em 2020 a trilogia de EPs “Canções do Distanciamento Social“ e assina o blog Minha Música, Meus Discos.

TODOS OS DISCOS FAVORITOS DE 2021 ESTÃO AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.