Garimpo Sonoro: Noriel Vilela, eis o ôme do famoso “16 toneladas”

por Sarah Quines

Dono de um vozeirão grave, o carioca Noriel Vilela ficou famoso pela música “16 toneladas”, um clássico do sambalanço. O cantor teve uma carreira curta, lançou um único álbum em 1968, e morreu com apenas 38 anos – ou 39, existem duas versões para o ano em que morreu e também para a causa da morte dele.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro comenta sobre o timbre de Noriel, que é considerado a voz mais grave do Brasil e sobre o álbum “Eis o ôme”, com músicas sobre temas da religiosidade de matriz africana que trazem a batida dos terreiros mesclada com guitarras e metais.

O vídeo também conta a história da música “16 toneladas”, que é uma versão de “Sixteen Tons”, um country norte-americano que, depois de Noriel, também foi lançada pela big band paulistana Funk Como Le Gusta nos anos 90. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.