Garimpo Sonoro: “For what it’s worth”, de Buffalo Springfield a Sergio Mendes

por Sarah Quines

Nunca foi tão fácil conhecer tanta música diferente como na era do algoritmo, em que cada faixa ouvida por streaming gera outras sugestões. Para os críticos, estamos cada vez mais fechados numa bolha, ouvindo sempre a mesma coisa, com pequenas variações.

Apesar das ressalvas, há de se considerar que hoje é possível ouvir uma variedade de música feita em diferentes cantos do planeta gravadas neste século ou no passado. Tudo à distância de um clique.

E foi a partir do desafio de furar a bolha do algoritmo que o Garimpo Sonoro surgiu no YouTube e agora chega ao Scream & Yell (assista aos episódios anteriores!). O canal foi feito para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Sem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar.

Neste primeiro episódio de 2022, o Garimpo Sonoro fala sobre a música “For What It’s Worth”, escrita por Stephen Stills e lançada pelo grupo Buffalo Springfield em 1966. A canção se tornou um hino da contracultura norte-americana e ganhou várias versões notáveis, como a do Staple Singers e a gravada por Sergio Mendes e Brasil 66.

A versão mais recente de “For What It’s Worth” foi lançada em 2021 pelos Los Lobos, grande banda de rock tex-mex formada em East Los Angeles nos anos 70 e conhecida mundialmente pela gravação de “La Bamba” (para o filme homonimo de 1987).

O Garimpo Sonoro tem vídeo novo toda terça-feira no Youtube, distribuido na sequencia às quartas aqui no Scream & Yell. Roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines. Assista ao episódio:

Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.