Evolução da indústria da música desde o ano 2000

por Herbert Moura

A música pode nos trazer diversas sensações boas. Muitas das vezes, quando escutamos alguma música antiga, nos vem uma sensação nostálgica, não é mesmo? E você sabe como aconteceu a evolução da indústria da música desde o ano 2000?

Muitas mudanças na música já aconteceram desde esses anos. Seja na maneira em que é produzida, mixada e até mesmo ouvida e compartilhada pelos fãs. A evolução na música é constante, e por isso, vamos falar um pouco mais sobre. Confira a seguir:

A música nos anos 2000
De acordo com uma pesquisa feita pela Betway, nessa época, as músicas mais ouvidas eram consideradas grandes sucessos musicais. A grande maioria das letras falavam sobre o amor ou então sobre términos de relacionamentos.

Era comum que músicas de artistas como Ivete Sangalo estivessem no auge do sucesso. Segundo pesquisas feitas na época, suas músicas foram ouvidas por mais de 10 anos, e isso não significa que o sucesso foi diminuindo, mas muito pelo contrário.

Outros artistas da época, como Beyoncé e Zezé di Camargo e Luciano também tiveram suas músicas nos palcos como verdadeiros sucessos do ano 2000. Suas letras também falavam sobre amor, e os ouvintes amavam.

Como as músicas eram ouvidas nos anos 2000?
Bom, quando vamos falar sobre a evolução da indústria da música desde os anos 2000, não podemos deixar de citar a maneira em que eram ouvidas.

Nesse tempo, a maneira mais comum de ouvir as músicas era através de programas de televisão. Muitos programas faziam sucesso na época, e as pessoas podiam pedir que tocassem suas músicas favoritas.

O sucesso das músicas era medido pela quantidade de vezes em que eram reproduzidas por esses programas de TV. Além disso, os artistas também eram reconhecidos como grandes sucessos através das reproduções.

Nos programas, os artistas internacionais eram os mais escutados. O estilo de música Pop era representado por eles. Depois disso, quem podia ter um discman, mini system, etc. podia ouvir em fita cassete ou CD.”

Evolução da indústria da música desde o ano 2000
Atualmente, podemos dizer que as músicas estão presentes em quase tudo. Com programas de edição de vídeo você pode criar apresentações, vídeos, montagens de fotos, slideshow e muito mais em apenas alguns instantes.

Sendo assim, ela não precisa ser ouvida necessariamente separada ou na TV. Basta ter acesso a uma apresentação ou slide animado nas redes sociais e no smartphone que lá no fundo tem uma música tocando, não é mesmo?

Hoje também podemos contar com diversas plataformas de streaming para escutar a música favorita e repeti-la quantas vezes quisermos.

Essas plataformas podem ser assinadas mensalmente, e com isso, você consegue criar playlist com as músicas que deseja ouvir e ainda acompanhar o quanto elas são consideradas sucesso.

Os sucessos das músicas de hoje em dia podem ser medidos pelo número de repetições. Além disso, também podemos citar sobre a evolução das músicas para os clipes de vídeos.

Existem diversas opções de aplicativos e plataformas onde podemos assistir os vídeos das músicas que gostamos, e com isso, acompanhar o seu sucesso ainda mais de perto, já que conseguimos observar quais os vídeos que engajam.

Hoje, os editores de vídeos possuem um grande trabalho, já que a indústria da música é ainda mais crítica. Isso porque alguns aplicativos, como o TikTok reproduzem vídeos diários produzidos tanto por grandes nomes das edições quanto por vídeos amadores.

Existem pessoas que trabalham com isso e gostam de criar vídeos para postar nas redes sociais.

É interessante lembrar que, se você é um editor de vídeo e gosta de trabalhar com isso, precisa ser profissional e acompanhar a constante evolução da indústria da música desde o ano 2000, e assim, fazer sucesso com seus vídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.