21 músicas que são homenagens a outros artistas e bandas

por João Pedro Ramos

Homenagens e tributos são comuns no mundo da música, já que entre os artistas sempre surgem influências, amizades e admiração. São comuns os tributos aos que já se foram, como no caso do clássico single de Elton John “Candle In The Wind”, que já foi lançada como homenagem à Marilyn Monroe e à Princesa Diana. Mas também existem as canções que se originam da mais pura admiração. Confira 21 canções que prestam homenagens a outras bandas e artistas:

Queen – “Life Is Real”
Homenagem a John Lennon

A música do disco “Hot Space” foi composta em homenagem a John Lennon. Ela emula diferentes estilos de música de Lennon, e a letra conta sobre quando Freddie Mercury soube que John havia morrido.


Motörhead – “R.A.M.O.N.E.S.”
Homenagem aos Ramones

Presente no álbum “1916” (de 1991), do Motorhead, a música cita nominalmente todos os membros da banda novaiorquina, inclusive Dee Dee Ramone e Tommy Ramone, que já haviam saído do grupo na época. Os próprios Ramones regravaram a música depois, em uma “auto-homenagem”.


Zé Ramalho – “Para Raul”
Homenagem a Raul Seixas

Zé Ramalho queria ter gravado um disco junto de Raul quando este estava vivo, mas infelizmente não rolou. Quando ele foi gravar o disco-tributo “Zé Ramalho canta Raul Seixas”, fez “Para Raul”, a última faixa do disco, em homenagem ao cantor. A escolha de músicas para o disco foi bem difícil, já que Paulo Coelho não permitiu que nenhum das músicas em que ele fazia parceria com Raulzito entrassem. “Achei grotesco, sem elegância nenhuma. Mas não há como uma pessoa me interromper”, comentou Zé.


Yes – “The Messenger”
Homenagem a Bob Marley

Sim, é isso mesmo: o Yes gravou reggae. No disco “The Ladder”, de 1999, saiu a música “The Messenger”, uma homenagem do grupo de rock progressivo ao nome mais conhecido do reggae.


Raimundos – “Joey”
Homenagem a Joey Ramone

Os Raimundos sempre prestaram todas as reverências possíveis aos Ramones, seus mestres e maior inspiração musical. Quando Joey Ramone morreu, em 2001, inspirou os discípulos (em seu primeiro disco sem Rodolfo Abrantes nos vocais, “Kavookavala”) a gravar “Joey”, uma canção ramônica que homenageava o vocalista da banda punk.


Puff Daddy (ou Diddy, ou qualquer que seja o nome que ele usa hoje) – “I’ll Be Missing You”
Homenagem a Notorious B.I.G.

Sean “Puffy” Combs aproveitou um sample de The Police e a perda de um de seus melhores amigos pra criar uma homenagem que o colocou no topo das paradas do Disk Mtv em 1997 . Detalhe: Sting não cobrou nada pelo sample, e Faith Evans, que canta o refrão, é esposa do falecido Notorious B.I.G.


Titãs – “As Aventuras do Guitarrista Gourmet Atrás da Refeição Ideal”
Homenagem a Marcelo Fromer

No primeiro disco sem nenhuma participação do guitarrista Marcelo Fromer, falecido em 2001, os Titãs gravaram uma música bonita e melancólica para homenageá-lo. Cantada por Paulo Miklos, ela fecha o disco “Como Estão Vocês”, de 2003.


Red Hot Chili Peppers – “Tearjerker”
Homenagem a Kurt Cobain

O Red Hot Chili Peppers fez turnê com o Nirvana em 1992, logo depois que seu guitarrista John Frusciante saiu da banda e caiu em um vício em heroína. A música, presente no disco “One Hot Minute”, homenageia Kurt Cobain, que se suicidou em parte graças ao mesmo vício.


Green Day – “Amy”
Homenagem a Amy Winehouse

“Eu não a conheci, só achei que foi uma perda muito trágica. O interessante é que como o disco tem um clima de festa, ‘Amy’ vem com um gostinho do que são as consequências dessa farra”, disse o vocalista Billie Joe Armstrong sobre a música para a revista Rolling Stone.


Ben Folds – “Late”
Homenagem a Elliott Smith

Ben Folds fez turnê com Elliott Smith em 1998, quando ainda estava com o Ben Folds Five. A letra fala de Smith e cita até suas habilidades no basquete. “Joguei com ele e o Beck uma vez”, disse, “e Elliott estava fazendo cestas como se não houvesse amanhã.”


Roger Daltrey – “Under a Raging Moon”
Homenagem a Keith Moon

“Under A Raging Moon” é um tributo de Roger Daltrey a Keith Moon, baterista do The Who que morreu em 1978. John Entwistle, baixista da banda, queria tocar esta canção em vez de “Won’t Get Fooled Again” no Live Aid de 1985. Como Pete Townshend discordou, Entwistle gravou sua própria versão da música em seu disco “Left For Live”.


Roberto Carlos – “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”
Homenagem a Caetano Veloso

A letra desta música é uma homenagem a Caetano Veloso feita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Foi composta quando Caetano encontrava-se no exílio, em Londres, para onde foi deportado em 1969 pela Ditadura Militar.


U2 – “Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of”
Homenagem a Michael Hutchence

Bono escreveu esta sobre a morte de seu amigo Michael Hutchence, vocalista do INXS, para o álbum ““All That You Can’t Leave Behind”, do U2, lançado em 2000. A música é escrita na perspectiva do autor tendo uma discussão sobre o suicídio, em que ele tenta convencer Hutchence a não fazê-lo.


R.E.M. – “Let Me In”
Homenagem a Kurt Cobain

Presente no disco “Monster”, esta canção foi escrita após a morte de Cobain, que era fã do R.E.M. A banda ganhou muitas das guitarras do líder do Nirvana em 1994, dadas de presente por Courtney Love, e eles as usaram nesta música.


The Who – “Old Red Wine”
Homenagem a John Entwistle

Foi lançada na coletânea “Then and Now”, e usa um riff que chegou a ser tocado por Entwistle em seus últimos shows com o Who. Outra música que foi lançada na coletânea foi “Real Good Looking Boy”, uma homenagem à Elvis Presley.


The Queers – “Brian Wilson”
Homenagem a Brian Wilson

A música leva o nome de seu homenageado, o maluquinho líder criativo dos melhores anos dos Beach Boys. “It’s a good thing, Brian Wilson / It’s a good thing we’ve got you around / It’s a good thing, Brian Wilson / ‘Cause you’ve got your feet on the ground”, diz a letra do grupo punk.


The Replacements – “Alex Chilton”
Homenagem a Alex Chilton

Segundo single de “Pleased to Meet Me”, o álbum mais famoso da banda de Paul Westerberg, esta canção homenageia Alex Chilton, o líder do Big Star, uma paixão de Paul na época. A letra rememora o primeiro encontro de Westerberg com Chilton, em que ele ficou tão nervoso que disse a frase que usaria no refrão: “Eu amo aquela canção sua, qual o nome mesmo?”.


Só Pra Contrariar – “Tributo aos Mamonas”
Homenagem aos Mamonas Assassinas

Logo que os Mamonas Assassinas morreram no trágico acidente de 1996, surgiu esta homenagem de um grupo que não poderia ter menos a ver com o quinteto de Guarulhos: o Só Pra Contrariar. A música chora a perda dos Mamonas em uma balada triste.


Foo Fighters – “Friend Of a Friend”
Homenagem a Kurt Cobain

Escrita primeiramente quando Kurt Cobain ainda estava vivo, em sua demo com o codinome Pocketwatch “Late!”, Dave Grohl fala sobre Cobain e Krist Novoselic e suas impressões ao entrar no Nirvana. Mais tarde, ele gravou a música novamente no disco “In Your Honor”, dos Foo Fighters.


Neil Young – “Sleeps With Angels”
Homenagem a Kurt Cobain

Em sua carta de suicídio, Kurt Cobain citava uma famosa frase de uma canção de Neil Young: “É melhor queimar do que desaparecer aos poucos”. Em uma autobiografia, Neil conta que a citação “fodeu com a cabeça dele”. Ele estava com um álbum (de raiz melancólica) pronto para gravar, e escreveu esta canção, que acabou sendo o título do disco, em homenagem a Cobain.


James Dean Bradfield – “From the Hands of Violeta”
Homenagem a Violeta Parra

Em 2020, o frontman do Manic Street Preachers lançou segundo disco solo, um álbum inteiro em homenagem a Victor Jara, músico chileno assinado cruelmente pela ditadura de Pinochet. Nesta música, porém, ele lança luz sobre Violeta Parra, cuja musicalidade e temática das letras influenciou intensamente Victor Jara.

– João Pedro Ramos é jornalista, redator, social media, colecionador de vinis, CDs e música em geral. E é um dos responsáveis pelo podcast Troca Fitas! Ouça aqui.

One thought on “21 músicas que são homenagens a outros artistas e bandas

  1. Tem muitas…elton john fez empty garden pra john lennon, acho que a legião fez uma pro tavinho fialho; beto guedes fez canção do novo mundo para john lennon; lou reed fez uma para buddy holly, se não me engano;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.