20 vídeos: Seleção do Editor 301

Seleção do editor do Scream & Yell, Marcelo Costa
Ouça a playlist no Spotify

“Nem Um Pouquinho”, Duda Beat feat. Trevo
“Se apaixonar é uma delícia, mas nem sempre traz coisas boas. Nesse clipe, falamos de como podemos nos perder de nós mesmas e como pode ser difícil se reencontrar. Mas, ao mesmo tempo, se reconectar consigo mesma é um processo catártico e de renascimento, é se tornar dona de si e se emancipar. Tudo ao mesmo tempo”, explica Duda.
Canção do álbum “Te Amo Lá Fora” (2021). Ouça o álbum no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/DUDABEAT


“I’m Trying To Quit”, Letrux
“Letícia fez a música ‘I’m Trying To Quit’ em 2013, mas havia tocado apenas voz e violão. Até que eu fui arrebatada pela música em uma live de 2020 e, trancada em casa na pandemia, resolvi experimentar arranjos, sem pretensões, apenas por terapia e estudo”, conta a produtora Carina Renó. “Quando chegou a hora de gravar vocais tive certeza que aquela produção só faria sentido com Letrux cantando. Arrisquei mandar um email mostrando e a resposta veio positiva, curtiram a produção e a música foi lançada no início de julho. Letrux é uma artista completa que consegue reunir pessoas e histórias incríveis em torno de si”, completa Carina.
Single (2021). Ouça mais no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/leticialetrux
Facebook oficial: https://www.facebook.com/carinareno


“Caroço Coração”, Persie
Uma explosão carnal e sentimental que mistura o balanço do brega à profundidade do dream pop. Na letra, a cantora aborda o âmbito sensorial das paixões. A faixa chega nas plataformas de streaming pelo selo Maxilar, que é capitaneado por Gabriel Thomaz (Autoramas) e Henrique Roncoletta (NDK). O videoclipe traz um paralelo entre o erotismo e a tropicalidade das frutas. A filmagem ocorreu na Chácara Primavera, em Campo Formoso (BA). Na ocasião, Persie dirigiu o material audiovisual em parceria com a filmmaker Thais Demello.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Instagram oficial: https://www.facebook.com/Persie.sound


“Pensando em Mim”, Sandyalê
Clipe que encerra a “trilogia do desapego”, dirigida por Raymundo Calumby, “Pensando em Mim” aposta na ficção científica, que dá o tom sob contornos futuristas buscando referências em clássicos do gênero como Barbarella e Flash Gordon. Nesta história, contudo, não há vilão, mas sim a busca pelo autoconhecimento e a clareza em relação às decisões e intempéries da vida. O recado é de que a cura está no autocuidado, na abertura para o outro e no contato com a natureza.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/sandyaleoficial


“Salomé”, Naiá Camargo
“‘Salomé’ traz uma referência aos anos 50, período no qual o machismo estava estampado descaradamente em propagandas e revistas, e a personagem, uma dona de casa ‘perfeita’ típica dos anúncios da época. O clipe também traz como referência a história bíblica de Salomé, que ordenou a decapitação de João Batista”, conta Naiá. “Essa música e clipe trazem mensagens importantes sobre a mulher que se enxerga no lugar de submissão e busca mudar a narrativa da própria vida. Mas antes se vinga!”, completa.
Single (2021). Ouça mais no Youtube.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/naiacamargooficial


“Cante Pra Chamar”, Larissa Luz
“Quando esse mundo palpável está pesado, denso demais, crer que existem forças para além deste plano que fazem as coisas acontecer é a saída”. Essa é a concepção que Larissa Luz propõe em seu novo single, “Cante Pra Chamar”. Em parceria com o laboratório musical Rumpilezzinho, do maestro Letieres Leite, Larissa evoca o sentimento de fé para atravessar tempos difíceis na canção composta “no auge da pandemia”, como ela conta.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/LarissaLuzOficial


“o Som do Ventre”, Victória Duarte
“‘O Som do Ventre’ apresenta uma reflexão crítica e estética acerca do desenvolvimento humano, em seus ciclos e relações. Um trabalho produzido e dirigido por mulheres pernambucanas a partir de suas próprias vivências, escutas, olhares e percepções sobre o mundo. A obra é retratada no sertão petrolinense, com sua aridez ribeirinha e seu interior metropolitano, consistindo num conjunto de narrativas rítmicas, melódicas e imagéticas, na busca por resoluções sensoriais frente às dissonâncias cognitivas oriundas da desigualdade social historicamente construída pela espécie humana”.
Canção do EP “o Som do Ventre” (2021). Ouça o EP no Spotify.
Instagram oficial: https://www.instagram.com/victoria.d.arte


“Não Se Desespere”, Etrusca
“‘Não Se Desespere’ foi composta em 2003, mas expressava o que eu estava sentindo no início da pandemia, em 2020. Por isso retomei sua produção, gravando com equipamentos disponíveis em casa, jogando com as limitações técnicas. A pandemia e a produção foram potencializadas pelo despejo que eu e meus vizinhos passamos no final de 2020, em consequência da venda do prédio onde morávamos, para investidores o construírem um hotel gourmet pra estudantes, seguindo a gentrificação do bairro de Pinheiros. O clipe é dedicado aos vizinhes, amiges, famílias, todas as pessoas despejadas, que ficaram abaladas por ter que sair a procura de imóveis, enquanto a OMS nos recomendava ficar dentro de casa”, diz Carina Renó.
Canção da compilação “Deusa Vol. 1” (2021). Ouça o EP no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/etruscasound


“Bombinha”, Juliana Linhares
O clipe de “Bombinha”, dirigido por Duda Maia, é um plano sequência gravado em uma casa vazia. “Quando chamei a Duda Maia pra dirigir sabia que ela iria buscar um caminho através do corpo. E assim fomos experimentando pelo espaço e criando camadas pra canção. No clipe, me sinto guerreira da minha pequena jornada, como na vida, de pés no chão dançando por um percurso curto dentro de casa. Nossos passos diários pra atravessar estes dias estranhos, e que dependem tanto das forças poéticas”, explica Juliana Linhares.
Canção do álbum “Nordeste Ficção” (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/Juliana-Linhares-253867391985003


“America Latina”, Mallu Magalhães
Com lembranças da infância e idealizado por Bruno Ilgoti, o clipe mostra cenas de Mallu se misturando com recortes de desenhos, imagens da cidade de São Paulo e referências como picolé, paçoquinha, bambolê e jacaré, que vem na letra, lembrando a infância da cantora. “Filmar ‘América Latina’ foi inesquecível e especialmente divertido. O Bruno tinha tudo em mente, desenhado e explicado detalhe a detalhe. Ele é o máximo”, conta Mallu acrescentando que tanto ele quanto a equipe trabalharam muito rápido. “As filmagens da minha parte duraram um dia só, mas a pré e a pós produção exigiram mais tempo”, completa.
Canção do disco “Esperança” (2021). Ouça o álbum no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/mallumagalhaes


“Promessas e Previsões”, Ana Frango Elétrico
O clipe é montado a partir de imagens de arquivo cedidas pela cineasta colombo-brasileira, Paula Gaitàn, que assina a fotografia, montagem e direção. Para Ana, o álbum “Little Electric Chicken Heart” é majoritariamente sobre nostalgia, e a ideia de chamar Paula para somar se deu a partir da vontade de trazer memórias e sensações que não passassem por Ana, mas que fossem ativadas a partir do som. “Eu conheci a Paula num festival de cinema feminino, de curtas, e vi um trabalho dela que me marcou muito. Quando isso aconteceu, eu estava começando a ficar muito fã da Ava Rocha, que começou a ser muito importante pro meu trabalho, e eu não sabia que elas eram mãe e filha. Só depois eu fui fazer a ligação” conta Ana.
Música do disco “Little Eletric Chicken Heart” (2019). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/anafrangoeletrico


“White Peacock”, YMA
“Aqui. Em casa. Pensando nas cortinas, nas telas, nos relógios girando no mesmo eixo há incontáveis dias. aqui. de dentro da minha sala o mundo está distante. cansada dos movimentos engessados do corpo e da automação do pensamento. quando, de súbito, um som desprende meu corpo. não sei se é um grito ou saxofone. mas estou dançando. Livre”.
Canção do álbum “Caroço” (2019). Ouça no Spotify
Instagram oficial: https://www.instagram.com/ymamusic


“A Invenção”, Vivian Benford
“Essa canção veio como sugestão do (produtor Leonardo) Vinhas e a ideia inicial do arranjo era usar muitos elementos eletrônicos, primeiro pela independência que me dava, e depois pela sonoridade. Mas surgiu a necessidade de uma batera de verdade, e partimos pro estúdio. Rodrigo EBA! traduziu muito bem as ideias que eu tive, foi ele quem produziu e mixou a faixa, além de fazer todos os arranjos eletrônicos e tocar baixo. O Marcos Banana chegou pra tocar batera, mas deu muitas sugestões de percussão o que resultou, entre outras coisas, na entrada do berimbau. Fiquei bem feliz com o resultado, principalmente por sair totalmente da minha zona de conforto”, diz Vivian Benford. O clipe foi todo feito por Vivian e Rodrigo.
Canção do tributo a Tom Bloch “Sob a Influência” (2021). Ouça no Spotify.
Instagram oficial: https://www.facebook.com/vivianbenford


“Alucinação”, Ana Cañas
O clipe de “Alucinação” é estrelado pela atriz Maria Casadevall e dirigido por Ariela Bueno. Nas cenas, inspiradas no longa “Persona”, de Ingmar Bergman, Ana e Maria sentem e provocam uma avalanche de sentimentos baseadas na narrativa da melodia e da letra. “Maria já tinha cantado esta música comigo em alguns shows meus. Ela é louca por Belchior e a pessoa perfeita para estar neste clipe comigo. Esta canção pede alguém preocupada com causas sociais e que é capaz de transformar partitura corporal em sentimento”, opina a cantora.
Música do disco “Ana Cañas canta Belchior Vol. 1” (2021). Ouça no Spotify
Facebook oficial: https://www.facebook.com/anacanasoficial


“Portas”, Marisa Monte
“A vida é como um caixa de lápis de cores e eu tive a sorte de poder desenhar, colorir, escrever e rabiscar mais um capítulo desse corredor da vida, que tão poeticamente minha amiga gênia Marisa criou, pra dar um pouquinho de cores ao nossos corações. O vídeo de ‘Portas’ é isso! A gentileza dessa minha diva! E deixa ventilar…”, palavras do diretor do clipe, Giovanni Bianco.
Música do álbum “Portas” (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/marisamonteoficial


“Mau Feitio”, Joana Espadinha
“Escrevi ‘Mau Feitio’ para brincar com o lado mais cinzento das relações. As pequenas guerras de poder, os amuos, as pazes, o vaivém de emoções que as vezes se apodera de nós. O mau feitio é quase uma entidade externa, a comandar as nossas acções em dias menos bons. Todos temos mau feitio de vez em quando, e lidar com isso requer algum jogo de cintura, e também sentido de humor. A capacidade de nos rirmos de nós próprios é essencial. A canção fala de tudo isso, em tom de brincadeira, com ironia, e espero que vos faça dançar”, diz Joana Espadinha.
Single” (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/JoanaEspadinha


“Viver Sem Dó”, Lara Aufranc Part. Tatá Aeroplano
“A letra da música e essas imagens são a afirmação da vida, sempre ela, que mesmo nos momentos de horror que vivemos temos que segurar sua mão”, diz a diretora Tarsila Araújo. Lara e Tarsila trabalharam de forma remota na construção do roteiro desde o início da pandemia. “‘Viver Sem Dó’ foi o nosso porto seguro. O clipe nos fez enxergar a natureza de uma forma quase infantil, de se encantar e deslumbrar”.
Canção do EP “Viver Sem Dó” (2020). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/laraaufranc
Facebook oficial: https://www.facebook.com/tata.aeroplano


“Modo Aleatório”, Lurdez da Luz
“Íamos gravar na Luz onde eu cresci, porém, mesmo sendo só eu, diretor e maquiadora na equipe, não é momento de rua. Arte é essencial, porém nesse quadro que temos em São Paulo, essencial é ficar vivo! A música tem uma frase que diz: ‘meu corpo é minha casa’, então a partir daí escrevi o roteiro com ações que nos ajudam a manter a sanidade dentro de casa, mas pra não ficar mais um vídeo de registros da pandemia, coloquei cenas bem de clipe mesmo cantando pra câmera, não aquela coisa reality show, cenas mais lúdicas e figurino. Mandei pro diretor que é câmera e iluminação e tudo mais, e ele teve ideias melhores em cima das minhas e assim foi”, conta a artista.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/lurdezdaluz


“Como Noiz Quiser”, Dani Nega
Dentro das atuais condições possíveis por conta da pandemia, o clipe foi produzido em parceria entre Dani Nega e o diretor e roteirista Tide Gugliano, seguindo três narrativas: de arquivos documentais, grafite digital feito pelo artista visual Achiles Luciano e imagens da rapper. A linguagem simples e cheia de ruídos revela a impossibilidade atual do encontro, mas também a falta de recursos que o setor cultural enfrenta, um dos setores mais prejudicados com a Covid-19.
Single (2019). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/daninegaoficial


“Levanta Mina”, MC Carol feat. DJ Thai e Elis MC
“Ao contrário do que muita gente pensa, eu fiz ‘Levanta Mina’ pra mim e não apenas para inspirar outras mulheres. É uma música pra me ajudar nos dias difíceis porque, por mais que eu me ame, não há autoestima que aguente você não encontrar uma base no seu tom de pele, uma roupa do seu tamanho numa loja, não se ver na TV e revistas, entre outras coisas no dia a dia que te excluem direta ou indiretamente”, revela Carol.
Single (2021). Ouça mais no Spotifty
Facebook oficial: https://www.facebook.com/mccaroldeniteroioficial


Confira o acervo de vídeos publicados no Scream & Yell – AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.