20 vídeos: Seleção do Editor 300

Seleção do editor do Scream & Yell, Marcelo Costa
Ouça a playlist no Spotify

“Sankofa”, Amaro Freitas
Explicando o ímpeto por trás de “Sankofa”, o terceiro álbum de sua carreira, Amaro Freitas conta: “Trabalhei para tentar entender meus ancestrais, meu lugar, minha história como homem negro. A história dos povos originários, das diversas etnias que ocuparam este território, de como somos plurais. O Brasil não nos disse a verdade sobre o Brasil. A história dos negros antes da escravidão é rica em filosofias antigas. Ao compreender a história e a força de nosso povo, pode-se começar a entender de onde vêm nossos desejos, sonhos e vontades”.
Canção do álbum “Sankofa” (2021). Ouça o álbum no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/AmaroFreitasJazz


“Jaguatá Tenondé”, Kunumi MC
Em “Jaguatá Tenondé”, Kunumi traz um estilo tradicional guarani. “Com essa música eu apresento um pouco mais da minha cultura para a sociedade. Nossa forma de cantar, de tocar os instrumentos, nossa língua e nosso modo de pensar”. Na letra, ele fala sobre libertação e o poder de Nhanderu, que está sempre em todo lugar e que ilumina o caminho para que todos possam seguir em frente, vencendo as dificuldades. É uma música de cura espiritual como ele mesmo classifica, “nas cerimônias de ayahuasca, músicas como Jaguatá Tenondé nos dão força e nos fazem conectar de forma mais profunda com a nossa espiritualidade”, diz.
Single (2021). Ouça mais no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/wera.kunumi


“Dança das Folhas”, em ti me dar feat. tik
Produzida e mixada por Thiago Brandão, “Dança das Folhas” é uma música instrumental inspirada no vento. O duo de violão e bandolim carrega forte influência do mundo folk com coros que levam a melodia até a fantasia narrativa. Jorge Chichôrro, mais conhecido como Tik, participa tocando bandolim para liderar a melodia. O videoclipe bucólico busca trazer o espectador para a inspiração da música. A calmaria da natureza deixa a experiência mais imersiva, enquanto a música se mistura com o som das folhas.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Instagram oficial: https://www.facebook.com/emtimedar


“Salvador”, Arthur Nogueira feat. Hiran
“A canção é homoerótica e se refere, para mim, a todos os sentidos do termo ‘Salvador’ — a cidade, o adjetivo e o substantivo. É um lugar onde eu gosto de estar, mas que também me fortalece e livra da intolerância”, explica Arthur Nogueira. “No Brasil de hoje, o carnaval é salvador: uma bela e implacável afirmação das liberdades individuais, da liberdade de expressão, da sensualidade, da democracia de um modo geral. E na cidade de Salvador, em fevereiro, é como se todos esses conceitos abstratos pudessem ser vistos a olhos nus”.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/arthur.nogueira
Facebook oficial: https://www.facebook.com/hiranreal


“Flor de Mururé”, Carimbó Cobra Venenosa
O primeiro clipe do grupo paraense aborda o feminicidio e a transfobia num episódio ficcional de violência, tendo como protagonista Gabriela Luz, atriz e travesti, que realizou, com a gravação de “Flor de Mururé”, seu primeiro trabalho após a transição de gênero. A trama, permeada pelo afrofuturismo amazônico, mistura elementos documentais e ficcionais com pitadas de surrealidade. O vídeo traz também, como personagens, as Orixás femininas Iansã, Oxum e Iemanjá.
Single (2021). Ouça mais no Youtube.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/carimbocobravenenosa


“Me Fodi”, Troá!
O duo carioca lança o segundo single do seu próximo álbum, sobre ter consciência de que as coisas vão mal. “Me Fudi” fala sobre não ter respostas, gritar no ar, e torcer pra ouvir outro grito como resposta. “Se a gente tivesse em 2012, seria como aquele post que você compartilha no Tumblr às duas horas da manhã esperando que alguém esteja sentindo o mesmo”, compara a Troá. “É a mensagem na garrafa digital, só que agora em forma de música, de um jeito que a gente nunca disse antes”.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/bandatroa


“Te Amo”, Pratagy
“Acho que foi em 2018/2019 que assisti um show do Boogarins e tava rolando um video mapping bem louco, e quem estava por trás dessa loucura audiovisual era o Rollinos. A gente começou a se seguir no Instagram, se conheceu, começou a trocar ideia e perguntei pra ele se ele tinha interesse de fazer alguma coisa. Mandei a música ‘Te Amo’ pra ele, ele curtiu e acabou que a gente fez uma animação, que é uma parada que ele começou a fazer há pouco tempo. Adorei ter feito o clipe assim em animação”, contou Pratagy em entrevista ao Scream & Yell.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Instagram oficial: https://www.facebook.com/Pratagy


“Mapa”, Churky
“A melhor tradução da criatividade e do ecletismo sonoro de Churky evidenciou-se no disco ‘É’ (2019), onde convivem pop, rock, psicodelismo, jazz e música brasileira. O mais recente trabalho, o EP ‘mossas’, assume um pendor folk numa temática simultaneamente reflexiva e esperançosa. A base musical assenta na voz e violão e em pequenas orquestrações, bem como arranjos mais vívidos”, conta Pedro Salgado, que entrevistou Churky.
Canção do EP “Mossas” (2021). Ouça o EP no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/thisischurky


“Não te Conheço”, Os Vertigem
Dirigido e fotografado por Joana Caiano, “Não te Conheço” é o segundo clipe dos portugueses d’Os Vertigem, presente em seu EP de estreia, gravado após vencerem o concurso III Mostra de Bandas, organizado pela prefeitura do Montijo (uma cidade pertencente à Área Metropolitana de Lisboa). “A principal marca do trabalho é a fusão de sonoridades portuguesas e jazzísticas com o pop e o indie, refletindo sobre a temática do amor, da tecnologia e da guerra”, avisa o jornalista Pedro Salgado no abre da entrevista que fez com o quarteto para o Scream & Yell.
Música do EP “Cabela Leve, Mundo Quadrado” (2020). Ouça o EP no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/os.vertigem


“NEOUL & Velas Acesas”, Pedro Alex
Esse curta traz a narrativa de um casal (Pedro Alex e Kamila Souto) se conhecendo e ganhando intimidade, com atenção especial aos pequenos detalhes da vida, como tomar café ou sol em que contemplar a vida e aproveitar os momentos construídos é a mensagem. O clipe conta com a direção de Lucca Mendonça. O cenário mostra um passeio pela mágica Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Além de cachoeiras, o principal atrativo do local, o vídeo percorre três cidades e suas diferentes atmosferas: Colinas do Sul, São Jorge e Alto Paraíso.
Os dois singles foram lançados em 2021. Ouça no Spotify.
Instagram oficial: https://www.instagram.com/pedroaleex


“Tudo no Menu”, Matheus Brant
“Tudo No Menu” integra o álbum “Cola Comigo”, segundo da trilogia dedicada a gêneros populares lançado por Matheus Brant. Fundador do bloco carnavalesco Me Beija que Eu Sou Pagodeiro, de Belo Horizonte, o músico tem se dedicado ao que ele chama de “furar a bolha do indie” e mergulhar, sem pudores, em estilos musicais muitas vezes vistos como bregas. O clipe traz pessoas LGBTQIA+ na frente e atrás das câmeras.
“Cola Comigo” (2019). Ouça o álbum no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/matheus.brant.12


“De Novo”, Barro feat. Luísa Nascim
“Há cerca de dois anos, venho interagindo e criando com essa dupla genial de produtores, Marley no Beat e TomBC, e esta faixa surgiu exatamente neste compartilhamento de ideias e pelo interesse pelo brega-funk. Em ‘De novo’ a gente busca unir este o ritmo à uma estética absolutamente pop”, afirma Barro. “Pra mim é um prazer estar envolvida numa produção com essa turma de Pernambuco e neste momento tão sombrio, acho que todo mundo está mesmo querendo se amar de novo. Vamos abalar!”, avisa Luísa.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/barrooficial
Facebook oficial: https://www.facebook.com/luisaeosalquimistas


“robabrisa”, Cigana
“Estamos aproveitando esse momento maluco do mundo pra pirar um pouco também. ‘robabrisa’ traz uma sonoridade totalmente diferente do EP ‘Tudo Que Há De Novo’. Brincamos com um sample de uma peça do Villa-Lobos e um ritmo leve de funk que traz uma sensação de paz, e uma vibe mais tranquila que é muito boa. A ideia da letra veio por causa dessa sensação de não deixar o caos do mundo e das pessoas nos abalar e acabar ‘roubando a nossa brisa’. Temos muitas misturas de influências para esse som, mas podemos citar principalmente Benee, Julio Secchin e Beck”, explica a vocalista Victoria. “robabrisa” é um lançamento do selo Balaclava Records
Single (2021). Ouça no Spotify
Facebook oficial: https://www.facebook.com/ciganamusic


“Pimenta”, Abacaxepa
Gravado no centro de São Paulo e em uma garagem em Cotia, o clipe de “Pimenta” traz uma perspectiva subjetiva ao se referir à opressão, deixando para o público a análise do que nos oprime enquanto sociedade, trazendo um contraste de signos, cores, espaços, que fazem sentido com a evolução das dinâmicas propostas. Dentro da lógica de fugir do cotidiano, a partitura física dos integrantes da banda se estabelece como algo que desafia o “belo” ou “comum”. Os gestos, movimentações e expressões revelam essa tentativa de se aproximar do estranho, para instigar o questionamento ao que é nos apresentado como “normal”.
Canção do álbum “Caroço” (2019). Ouça no Spotify
Facebook oficial: https://www.facebook.com/abacaxepa


“Dis-Ritmia”, Criolina, Estrela Leminski e Téo Ruiz
Sob direção de Sunday James e Tássia Dur, “Dis-Ritmia” foi filmado no Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM). Espaço emblemático da cultura do estado, o local em que os registros audiovisuais foram feitos se tornou palco de toda a pluralidade sonora da iniciativa, que dá protagonismo às cenas do rap, MPB, LGBTQIA+ e à cultura afro diaspórica. “O time de artistas que estamos apresentando aponta para essa fonte que o Maranhão tem e está sempre se renovando com a música da quebrada, das mulheres, dos manos, das minas, do hip hop, da cultura popular, do groove e do brega”, destaca Alê Muniz (Criolina).
Single” (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/duplacriolina
Facebook oficial: https://www.facebook.com/leminskieruiz


“Menina Baiana”, D’ons Maria
Lançado no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o clipe cria conexões com o universo musical e artístico do grupo que é pautado por letras com reflexões sobre questões de gênero, diversidade, mulheridades, política, afeto e arte. A cantora Faustine Taga é travesti e utiliza sua vivência como plataforma de expressão da sua liberdade, valendo-se da sua voz para tanto. O vídeo busca retratar e criar metáforas para a sua jornada, com a presença de personagens que dialogam com a história contada, além da presença dos parceiros de música e composição.
Single (2021).
Facebook oficial: https://www.facebook.com/DonsMariaMG


“Enemy (Versão Alternativa)”, Èkó Afrobeat
“Esta música representa a tentativa do Èkó de fazer um afrobeat ‘clássico’. Enquanto as outras músicas do primeiro disco da banda investem na mistura do afrobeat com a música brasileira, ‘Enemy’ vai por um caminho diferente, privilegiando o gênero nigeriano. Os ritmos, a harmonia, as frases dos sopros, a temática política e a estrutura da letra (com coros em pergunta e resposta) são oriundos do afrobeat”, conta Igor Brasil, guitarrista da banda e um dos autores da música.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/ekoafrobeat


“Guarda do Kapital”, Mocambo Groove
“(A Guarda do Kapital”) atravessa séculos junto à humanidade e atua de acordo com os interesses dos mais ricos e do Estado conivente. Já defendeu faraós, imperadores, reis, senhores de engenho, escravocratas, para nos dias de hoje defender os interesses de presidentes, governadores, grandes empresários. A necropolítica institucionalizada vem ceifando vidas das populações periféricas todos os dias, com a premissa ilusória de combater o tráfico de drogas e a violência”, explica Rafael Costa, vocalista do Mocambo Groove.
Single (2021). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/Mocambo-Groove-154450924639049


“Cotijuba”, Os Amantes (Jaloo e Strobo)
“O Pará é gigantesco. É como se fosse um país dentro de um estado. São muitos lugares pra visitar, parece até impossível conhecer tudo. A música foi surgindo a partir dessa conversa e fomos gravar o clipe lá. São imagens da nossa nossa 1ª vez em Cotijuba! (risos) Foi um prazer imenso documentar o caso de amor entre Jaloo e Strobo nesse lugar extraordinário que também é conhecido como ‘Ilha do Amor’”, lembra Jaloo. A parte musical tem um quê de lambada, música brasileira tropical e brega raiz. “É uma ‘salada’ musical que mistura várias das nossas performances”, diz Jaloo.
Canção do álbum “Os Amantes” (2019). Ouça no Spotify.
Facebook oficial: https://www.facebook.com/JalooMusic
Facebook oficial: https://www.facebook.com/strobooficial


“Anjo Querubim”, Daniel Peixoto e Silvero Pereira feat DJ Chernobyl
“Escolhemos essa canção porque ambos gostamos bastante dela. Ela representa uma geração muito bonita do forró encontrando o pop. É uma dessas canções que está no imaginário popular de todos nós nordestinos, e eu sugeri trazer pro eletrônico mantendo a energia da composição. Reinterpretá-la foi muito prazeroso e divertido, especialmente porque trabalhamos com o DJ Chernobyl, que sabe muito bem entregar os beats certos misturados a guitarra, resgatando o mood tropical que representa de onde viemos eu e Silvero”, comenta Daniel.
Single (2021). Ouça mais no Spotifty
Facebook oficial: https://www.facebook.com/danielpeixoto
Facebook oficial: https://www.facebook.com/silveropereiraator
Facebook oficial: https://www.facebook.com/DJ-Chernobyl-207785835925098

Confira o acervo de vídeos publicados no Scream & Yell – AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.