Boteco: dos EUA, Moody Tongue

por Marcelo Costa

Abrindo o passeio pelo cardápio da cervejaria Moody Tongue, aberta em 2014 em Chicago, nos Estados Unidos, com a elogiada Smoked Applewood Gold, uma American Light Lager diferenciada, pois seus grãos passam por defumação com madeira de macieira. De coloração dourada cristalina com creme branco de boa formação e longa retenção, a Moody Tongue Smoked Applewood Gold exibe um intenso aroma frutado que remete a maçã e sidra, num primeiro momento, acrescendo mel e defumado suave na sequencia. Na boca, o que o aroma adianta se cristaliza, com sugestão de sidra no primeiro toque seguida de leve mineral, defumadinho, mel e amargor discreto. A textura é leve e levemente picante com o conjunto seguindo, dai pra frente, de maneira refrescante e sem desapegar da sugestão de sidra, que praticamente o define (muito bem). No final, secura e maçã. No retrogosto, mais secura, mais maçã, leve doçura e refrescância.

A segunda Moody Tongue é a Peeled Grapefruit Pilsner, que segue a linha da anterior em utilizar o popular estilo Pilsner como base, mas tentando desvirtua-lo de alguma forma. Nesse caso, quem altera a composição é a edição de suco de toranja, que já muda o conjunto na coloração, mais alaranjada e turva do que o usual dourado cristalino. O creme é branco, efeverscente, de boa formação e longa retenção. No nariz, frutado cítrico envolvente remetento, claro, a grapefruit com leve aproximação de laranja e tangerina. Ainda é possível perceber leve doçura. Na boca, doçura e toranja juntas no primeiro toque abrindo-se na sequencia para um perfil mais frutado e mais exótico, característica primordial da fruta, com um leve azedinho marcando presença. O amargor é baixinho e a textura é inicialmente suave depois levemente efervescente. Dai pra frente segue-se um conjunto bastante tanto interessante quanto refrescante, indicado para o verão. No final, secura e cítrico. No retrogosto, toranja, doçura e refrescância.

Após duas Pilsner, uma Saison, mas não uma Saison comum, e sim uma Lemon Saison. Trata-se da Moody Tongue Steeped Emperor’s Lemon Saison cuja receita combina o lúpulo Sorachi Ace com o limão chinês Meyer. O resultado é uma cerveja de coloração amarelo alaranjada com creme branco de boa formação e longa retenção. No nariz, uma combinação do árido tradicional da levedura belga com a refrescância cítrica e tropical do limão Meyer e do lúpulo Sorachi. Há, ainda, percepção de doçura de mel e de notas herbais sutis puxando para ervas. Na boca, doçura de mel bem rápida no primeiro toque atropelada na sequencia por uma pancada herbal que remete a casca do limão e, logo depois, por um amargor bem suave, mas marcante. A textura é cremosa e levemente picante – devido à levedura do estilo – e, dai pra frente, surge um conjunto interessante, que combina bem as características de aridez, leveza e refrescância do estilo Saison com a boa adição do limão. No final, secura e cítrico de ervas. No retrogosto, limão, mel, ervas e muita refrescância.

Balanço
Abrindo o passeio por três cervejas do cardápio da estadunidense Moody Tongue com a Smoked Applewood Gold, uma Pilsener que tem seu caráter natural totalmente alterado devido aos grãos passarem por defumação com madeira de macieira, o que a aproxima de uma sidra. Bem curiosa! A curiosidade move também a Peeled Grapefruit Pilsner, quase que uma Fruit Pilsner, com a toranja melhorando o estilo, e acrescentando sabor e refrescância. Já a Moody Tongue Steeped Emperor’s Lemon Saison é uma delicinha refrescante.

Moody Tongue Smoked Applewood Gold
– Produto: Pilsner
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 3.34/5

Moody Tongue Peeled Grapefruit Pilsner
– Produto: Pilsner
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 4.5%
– Nota: 3.34/5

Moody Tongue Steeped Emperor’s Lemon Saison
– Produto: Saison
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 6.3%
– Nota: 3.35/5

Leia também
– Top 2001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.