Dezembro: 20 discos para download gratuito

Seleção de Marcelo Costa, editor do Scream & Yell

“Garimpo”, compilação do site Brasileiríssimos (2016)
Download: http://garimpo.brasileirissimos.com.br/
Esta coletânea mostra a nova geração da música brasileira na estreia o selo do Brasileiríssimos em onze canções inéditas e selecionadas a partir de mais de 400 artistas diferentes que enviaram seu material para uma pré-seleção secreta.

*****

“Como Um Trator – Bootleg 16”, compilação Outros Críticos (2016)
Download: http://outroscriticos.com/como-um-trator-bootleg16-outros-criticos/
A coletânea é organizada através de uma chamada aberta realizada no final de cada ano no site Outros Críticos. Em sua 8ª edição, a Bootleg inclui faixas extras, takes alternativos, gravações caseiras, ao vivo etc.

*******

Paraíso Perdido nos Bolsos”, Pelos (2016)
Download: https://pelos.bandcamp.com/album/para-so-perdido-nos-bolsos
Terceiro álbum dos mineiros da Pelos, “Paraíso Perdido nos Bolsos” se caracteriza por uma liberdade criativa maior em relação aos trabalhos anteriores. É rock que flerta com o soul e o afrobeat.

*******

“Estou Bem Aqui em Portugal”, compilação do selo português Azul de Tróia (2016)
Download: https://azuldetroia.bandcamp.com/album/estou-bem-aqui-em-portugal
Companhia Discográfica Portuguesa fundada em 2014, a Azul de Tróia mostra nessa coletânea caprichada de 24 artistas um viés revolucionário: “Anunciamos um movimento cultural em plena marcha, aliado à pretensão de criar novas linguagens, uma linha estética englobante e um selo carimbado sem misericórdia. Recusamos o consenso”, eles avisam.

*******

“Sol”, Gustavo Galo (2016)
Download: http://gustavogalo.com.br/
Segundo álbum solo de Gustavo Galo (Trupe Chá de Boldo), conta com participações de Lucinha Turnbull, Luiz Chagas, Juliana Perdigão e Pedro Morais, entre outros, traz parcerias com Iara Renó, Gustavo Cabelo e Júlia Rocha, e versões para criações de Lira, Luís Capucho e Jorge Mautner.

*******

“Sinewave Essentials 2016”, compilação do selo paulistano Sinewave (2016)
Download: http://sinewave.com.br/2016/12/sinewave-essentials-the-best-of-2016-2016/
2016 foi talvez o maior ano da Sinewave até agora. Lançamos vinte e cinco trabalhos, entre álbuns full, EPs e singles, de vinte artistas de todo o Brasil, todos com tags envolvendo experimentalismo, peso, barulho, sangue”. Esta coletânea é uma pequena amostra do trabalho da Sinewave.

 

*******

“Macaco Bong”, Macaco Bong (2016)
Download: http://sinewave.com.br/2016/11/macaco-bong-macaco-bong-2016/
“Após turbulências que quase puseram um fim na carreira do grupo, Bruno Kayapy reformulou o Macaco Bong. Agora, em 2016, Macaco Bong lança seu quarto e mais recente álbum, o auto-intitulado ‘Macaco Bong’, pelo selo Sinewave em parceria com o +Instrumental, selo da própria banda”

*******

“Life is a Minestrone, Volume 21”, compilação do zine francês Benzine (2016)
Download: https://lifeisaminestrone.bandcamp.com/album/life-is-a-minestrone-volume-21
O francês Franck Zeisel segue em sua tarefa de pescar novas bandas aqui e ali e reuni-las em uma coletânea gratuita. Esse o número 21 da série. As ideias sobre o projeto você confere aqui.

*******

“Cosmic Damião”, Frito Sampler (2016)
Download: http://www.tataaeroplano.com/site/discos2016/
Segundo álbum do alter-ego de Tatá Aeroplano, “Cosmic Damião” “traz algumas semelhanças em relação a ‘Aladins Bakunins’, o disco de estreia de Frito Sampler: a presença de Julia, inclusive na capa, que traz só o nome do personagem (e não o título do disco), o canto em uma língua inventada, a psicodelia” (leia mais)

*******

“Essa Noite Bateu Com Um Sonho”, Terno Rei (2016)
Download: https://azuldetroia.bandcamp.com/album/essa-noite-bateu-com-um-sonho
Lançamento do selo brasileiro Balaclava Records ao lado do selo português Azul de Tróia, este é o segundo álbum da Terno Rei. “São arranjos minimalistas, uma psicodelia em preto e branco que cresce ao fundo do disco, vozes submersas, cíclica…”

*******

“Wahyoob”, Beto Mejia (2016)
Download: http://www.betomejia.com.br/
Conhecido como flautista do Móveis Coloniais de Acaju, trabalho que dividiu com outros nove instrumentistas ao longo de 18 anos, Beto vê em “Wahyoob” um recomeço. Nesse novo trabalho, ele assina ainda a produção, guitarras e baixos (todos ao lado de Kelton Gomes). Entre os músicos convidados estão também os saxofones que os acompanharam por quase duas décadas no Móveis: Esdras Nogueira e Paulo Rogério. E, incorporando o espírito “Wahyoob” do disco, 70% de toda a arrecadação pelos downloads no site betomejia.com.br serão destinados às ONGs Santurário Terra dos Bichos, localizada em São Paulo e que já resgatou mais de 500 animais de 18 espécies, e Desabafo Social, de Salvador, projeto que visa a transformar vidas por meio da promoção da cultura dos direitos humanos, do incentivo ao empreendedorismo social e novas práticas pedagógicas embasadas por indicadores e dados. O valor da contribuição é livre e dá direito ao download do disco, que também será disponibilizado nas plataformas de streaming de música.

*****

“Sky High”, Fish Magic (2016)
Download: https://midsummermadness.bandcamp.com/album/sky-high
Segundo álbum do Fish Magic, banda do Mário Quinderé, “Sky High” foi produzido pelo Régis Damasceno, guitarrista do Cidadão Instigado, e conta com participação de Laura Lavieri.

*****

“Oneiric Escapism Vol. 3”, compilação do selo britânico A Lonely Ghost Burning (2016)
Download: https://alonelyghostburning.bandcamp.com/album/oneiric-escapism-vol-3
Mais um álbum do selo britânico que buscar dar exposição a novos artistas, “Oneiric Escapism Vol. 3” segue a linha das coletâneas anteriores apostando em sons etéreos, dream pop e trip hop

*****

“Maus Meses”, A Página do Relâmpago Elétrico (2016)
Download: https://midsummermadness.bandcamp.com/album/maus-meses
“Mesmo com as imperfeições de alguém que esta começando as produções caseiras, esta ai: MAUS MESES, o disco que fizemos com letras baixo astral mas quase tudo em acorde maior pra dar uma animada.”. Outro lançamento Midsummer Madness.

*****

“Sudtopia”, compilação do site uruguaio Cooltivarte (2016)
Download: https://sudtopia.bandcamp.com/album/sudtopia-volumen-i
Sudtopia é um projeto do uruguaio Alejandro Hoffmann, que viajou por “rotas ocultas da música latino-americana” para conhecer e divulgar projetos de música independente. Neste volume 1, 14 bandas de 14 países marcam presença – o Brasil está representado pela Banda de Joseph Tourton.

*******

“Pedro Flores”, Pedro Flores (2016)
Download: https://pedroflores.bandcamp.com/

A música caipira de raiz, fonte em que bebo diretamente, ganha nas canções uma nova e atual roupagem, tratando de temas urbanos, políticos e pessoais, com uma abordagem fortemente influenciada pelo folk americano dos anos 60″. Lançamento do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais.

*******

“Two Sides”, Teach Me Tiger (2016)
Download: https://teachmetiger.bandcamp.com/releases
” Teach Me Tiger é o encontro entre a brasileira Chris Martins com o belga Yannick Falisse, radicados em Belo Horizonte. TWO SIDES é o primeiro álbum cheio da dupla, que faz música com instrumentos analógicos e eletrônicos, numa deliciosa dualidade que namora tanto o rock quanto o trip hop, o indie e o dream pop, numa liga de sombra e luz, vigor e doçura, beleza e estranheza”

*******

“Guizadorbital”, Guizado (2016)
Download: https://guizado.bandcamp.com/
Guizadorbital se trata de uma série de faixas inéditas inspiradas nas forças cósmicas orbitais, ou seja: a trajetória que um corpo percorre ao redor de outro sob a influência de alguma força.”

*****

“Impossível Só”, Fetuttines (2016)
Download: http://dosol.com.br/fetuttines-impossivel-so-2016/
“Música para valorizar a letra, um pouco de minimalismo, um pouco de referência do som eletrônico francês, uma pitada daquela Marina Lima dos anos 90 flertando com os beats. Climas enebriados por reverbs e delays constantes. Essa é a viagerm dos Fetuttines, duo potiguar formado por Anderson Foca (Camarones Orquestra Guitarrística) e Luiz Gadelha (Talma&Gadelha)”. Lançamento DoSol.

*****

“Cosmocolmeia”, Laura Wrona (2016)
Download: http://www.laurawrona.com/
Segundo disco da cantora, compositora e artista visual Laura Wrona, “Cosmocolmeia” conta com as participações de Edgard Scandurra, Guilherme Kastrup, Juliana Perdigão e conta com uma versão da música “Estou Além” do ícone pop português António Variações.

*****

Mais downloads gratuitos liberados pelos próprios artistas. Baixe também:
– The Baggios, Lestics, Murilo Sá, Felix Robatto, Vitor Brauer, Tonho Crocco (aqui)
– Aíla, Meno, Paula Cavalciuk, Felipe Antunes, Joe Silhueta, Guri Assis Brasil (aqui)
– Wado, Graveola, Manuela Rodrigues, Ombu, Fernando Motta, Luziluzia (aqui)
– Metá Metá, Tatá Aeroplano, Fernando Temporão, Caio Castelo, Oxente Uai (aqui)
– Criolo, Jonathan Tadeu, Phillip Long, Lê Almeida, Romulo Fróes, Lineker (aqui)
– Wander Wildner, Mike El Nite, Africania, Henrique Cunha, Falso Coral (aqui)
– Vitor Brauer, Larissa Baq, Rogério Skylab, Objeto Preto, Amigo Imaginário (aqui)
– Juliano Gauche, Continental Combo, Giallos, Bordines, Valciãn Calixto (aqui)

Confira outros grandes discos com DOWNLOAD GRATUITO

One thought on “Dezembro: 20 discos para download gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.