Promoção: Caçadores de Obras Primas

Em “Caçadores de Obras Primas”, o pesquisador norte-americano Robert M. Edsel resgata a história do batalhão especial montado para salvar obras de arte roubadas pelo exército alemão durante a 2ª Guerra Mundial, história que deu origem ao longa-metragem homônimo, que estreia em 14 de fevereiro, com George Clooney, Matt Damon, Bill Murray e Cate Blanchett no elenco.

Estima-se que o Führer e seus homens tenham se apossado de mais de 5 milhões de objetos culturais. Na caça ao tesouro empreendida pelos aliados, havia desde a “Madonna”, de Michelangelo, passando por pinturas únicas de Rembrandt, Leonardo da Vinci e Vermeer, entre tantas outras saqueadas de coleções particulares, igrejas e museus. Edsel parte de extensa pesquisa em diários de campo, agendas, relatos de guerra e nas cartas escritas pelos soldados às famílias para escrever o livro, que ganha agora as telas do cinema, em filme produzido e dirigido por George Clooney.

O trabalho, iniciado na metade da guerra, em 1943, estendeu-se até 1951. Foi a primeira vez na história que um exército foi criado para mitigar danos culturais causados por um conflito armado. E isso foi feito por heróis improváveis – homens com uma carreira bem-sucedida em seus países de origem, que escolheram servir à nação em prol da preservação da arte. O livro concentra-se na atuação de oito dos “Monument Men”, e, a partir de suas histórias, o autor traça um amplo panorama do trabalho desempenhado silenciosamente por esses homens e mulheres – ao todo, eles somavam 350 soldados de 13 diferentes países.

Edsel percorre, por meio do registro da atuação dos soldados, territórios na França, Bélgica e Alemanha, entre outros países por onde tanto tropas alemãs quanto as tropas dos aliados passaram deixando um rastro de destruição. Apesar do foco do livro ser as obras de arte e os monumentos, os leitores se deparam, ao longo dos capítulos, com detalhes sobre a história da Segunda Guerra Mundial e com os mandos e desmandos de Hitler.

O Scream & Yell, em parceria com a Editora Rocco, irá sortear TRÊS exemplares do livro “Os Caçadores de Obras Primas”, de Robert M. Edsel, no dia 28 de fevereiro. Para participar da promoção basta tuitar ou postar no Facebook a frase chave e não esquecer de colocar o link do tuite ou do post no Facebook nos comentários abaixo (o número do comentário é seu número de sorte). Cada pessoa pode participar com um link de twitter e um link de Facebook (caso tenha dúvida, veja aqui como pegar o link) – apenas um link de cada! A frase:

Eu quero ganhar o livro “Caçadores de Obras Primas”, que o @ScreamYell e a @EditoraRocco estão sorteando -> https://screamyell.com.br/site

O sorteio será feito via Random no dia 28 de fevereiro de 2014. Assista ao trailer do filme!

88 thoughts on “Promoção: Caçadores de Obras Primas

  1. Promoção encerrada:

    Os sorteados da promoção “Caçadores de Obras Primas” foram
    – #15 @Nicole_Pitthan
    – #14 @ThRod
    – #74 @JonesBr84.

    Aguardem contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.