Boteco: Duas cervejas de Curitiba e uma de BH

wals.jpg

por Marcelo Costa

Cerveja de trigo com receita belga produzida em edição limitada sob encomenda do Pão de Açúcar para seu aniversário de 65 anos, a mineira Wäls 65 Anos Pão de Açúcar se diferencia de uma witbier tradicional pela adição de casca de laranja, semente de coentro, baunilha de Madagascar e alfarrobas em sua fórmula, tornando o conjunto ainda mais aromático. De coloração amarelo palha e espuma branca de média formação e baixa permanência, a Wäls 65 Anos Pão de Açúcar – refermentada na própria garrafa – destaca um aroma frutado e cítrico, remetendo a limão siciliano, casca de laranja, abacaxi e leve maçã verde. A condimentação em parceria com a levedura sugere acidez enquanto a baunilha aparece de forma discreta. O paladar é cítrico e refrescante, com leve acidez e percepção de baunilha. As notas que remetem a frutas cítricas surgem com mais intensidade no paladar (e a laranja se sobressai às demais), que também traz especiarias. O toque cítrico risca a garganta e segue até o final, seco, picante e refrescante, enquanto o retrogosto traz algo de cravo e cítrico. Num ranking pessoal dos últimos lançamentos da Wäls (liderado pela Wäls EAP 5 Anos), a Wäls 65 Anos Pão de Açúcar pula à frente da Saison de Caipira, mas fica atrás da Wäls 42. Leve decepção.

chicago.jpg

A Chicago Blues Robust Smoked Porter vem de Curitiba e integra o Projeto The Beer, capitaneado pelo empório online Clube do Malte e produzido pela Cervejaria Curitiba. A ideia, segundo o release, é “engarrafar” estilos musicais, bandas, artistas buscando criar uma experiência agradável e divertida de se tomar cerveja. Por enquanto, existem quatro cervejas planejadas – Chicago Blues Robust Smoked Porter, Underground India Pale Ale, Partido Alto Pilsen e Sierra Maestra Scotch Ale – sendo que só as duas primeiras chegaram ao mercado. No caso da Chicago Blues, a coloração é preta com espuma bege, de média formação e permanência. No aroma, o malte torrado dispersa notas deliciosas e cativantes que remetem a café, cappucino e chocolate ao leite (ao contrário do chocolate amargo, tão tradicional no estilo). No paladar, a textura é suave e o corpo, levíssimo. Há bastante equilíbrio entre amargor e doçura. O malte torrado não só sugere café, chocolate e caramelo como também leveza. O final traz um leve amargor proveniente do malte torrado enquanto o retrogosto reforça essa sensação. Um belo exemplar do estilo Porter nacional que, segundo a campanha publicitária, deve ser harmonizado com Robert Johnson, Jon Spencer Blues Explosion e Robert Crumb.

jankubis.jpg

Novamente de Curitiba, uma das cidades meca da cerveja artesanal no Brasil, surge a Jan Kubis, uma American Pale Lager bastante lupulada lançada em julho pela DUM Cervejaria, a mesma cervejaria responsável pela receita da Petroleum, que nas mãos dos mineiros da Wäls, tornou-se uma das melhores brasileiras mais requisitadas da atualidade (a DUM também está produzindo a sua versão da Petroleum em grande escala). Fabricada e engarrafada pela mesma Cervejaria Curitiba, a DUM Jan Kubis homenageia um herói de guerra tcheco que lutou contra os nazistas e destaca uma coloração âmbar caramelada e de bela formação de creme, de média permanência. No aroma, destaque para o excelente dry hopping que utiliza lúpulos norte-americanos, e dispersa notas cítricas intensas, remetendo a maracujá, acerola, laranja bem madura (quase passada) e resina. Os lúpulos voltam a ser destaque no paladar, refrescante e deliciosamente amargo (IBU 53), replicando algumas notas cítricas do aroma (maracujá e acerola) enquanto bate forte na garganta deixando um rastro cítrico até o final, amargo. O retrogosto é amargor e cítrico em uma cerveja de baixa graduação alcoólica (5,3%) e muita personalidade. É bom acompanhar de perto o trabalho da DUM Cervejeira. De responsa.

Wäls 65 Anos Pão de Açúcar
– Produto: Witbier
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,96/5

Chicago Blues Robust Smoked Porter
– Produto: Porter
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,2%
– Nota: 3,48/5

DUM Jan Kubis
– Produto: Premium American Lager
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,3%
– Nota: 3,91/5

dum.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.